Passageiros denunciam câmaras a bordo em aviões de algumas companhias
As câmaras de vigilância estão hoje em todo o lado, tornando-se tão banais e, ao mesmo tempo, tão incomodas. Dentro e fora da legalidade, existem câmaras em praticamente todo o lado. Contudo, nos aviões, mais concretamente, no sistema de entretenimento, fica ainda mais suspeito existirem estas câmaras.
Alguns passageiros de várias companhias aéreas publicaram imagens destes dispositivos inseridos no ecrã do assento, o que obrigou as empresas a dar explicações.
Aviões poderão ter vídeo-vigilância?
Vivemos numa época da total disparidade no que toca ao tema privacidade. Se por um lado se fazem regras, regulamentos e leis mais apertadas, por outro lado, há câmaras, microfones em tudo o que é espaço público e privado.
Assim, não é de estranhar que até nos aviões, onde as pessoas estão confinadas, existam estes componentes eletrónicos. O que é de estranhar é que estas câmaras sejam colocadas nos sistemas de entretenimento individual de cada passageiro.
Alguns passageiros de várias companhias aéreas suspeitaram destas câmaras e denunciaram online os locais onde estavam colocadas. As companhias aéreas sentiram-se pressionadas a explicar.
Just found this interesting sensor looking at me from the seat back on board of Singapore Airlines. Any expert opinion of whether this a camera? Perhaps @SingaporeAir could clarify how it is used? pic.twitter.com/vy0usqruZG
— Vitaly Kamluk (@vkamluk) February 17, 2019
Câmaras colocadas, mas inativas
Conforme foi revelado, a Singapore Airlines e a American Airlines possuem câmaras no sistema de entretenimento a bordo de algumas das suas aeronaves. No entanto, as empresas dizem que nunca foram ligadas, não foram captadas imagens ou observados passageiros.
A Singapore Airlines adianta que a presença destes dispositivos tem a ver com o padrão de fabrico. Segundo a empresa, estes ecrãs trazem por predefinição uma câmara. Contudo, não é usada e nem está prevista a sua utilização no futuro.
No caso da American Airlines, como referiu um porta-voz, as câmaras não foram ativadas, mas há planos para as usar. Se existem dentro dos aviões é porque existem fabricantes que as incluem para uso futuro, quando for criada uma utilização. Por exemplo, estas câmaras poderão ser úteis para usar gestos nos controlos dos sistemas de entretenimento.
O problema com a presença das tecnologias de captação de imagem é que o simples facto de estarem lá significa que podem ser usadas sem que o utilizador saiba ou dê autorização. Depois, existe a captura de imagem e de som, os passageiros parecem não se sentirem confortáveis com isso. Os recentes acontecimentos, que envolveram, por exemplo a Google, no seu dispositivo Nest Secure (que incluiu um microfone e não foi referida a existência nas especificações) está a gerar controvérsia.
Confrontada, a Google admitiu que o dispositivo está equipado com tecnologia para o utilizador interagir usando os comandos de voz da Google Assistant.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Airbus
Fonte: El Mundo
Neste artigo: avião, câmaras, passageiros, privacidade
Fita adesiva em cima como se faz às câmaras dos portáteis e siga caminho.
Ora ia dizer isso mesmo.
e o som?
Pastilha elástica e já era.
alcatrão a ferver ou dois baldes de ácido sulfúrico por cima do banco
Bem vindo ao novo mundo. Estão apenas amaciando a carne.
Sério que as pessoas não sabem que são tablets adaptados?
Poderia ser o caso, mas normalmente este tipo de equipamentos passa por um rigoroso caderno de encargos, o que não será só “adaptar” algo que não foi desenvolvido para este tipo de utilização.
Então utilizar iPad em hospital também está errado?
A tecnologia ja existe e está bem estabelecida, estão apenas aplicando aos diversos usos que ela pode ter. Não somente assistir Netflix e joguinhos.
Não disse que era errado, digo que para a aeronáutica as medidas em termos de exigência são muito maiores e, quase sempre (para não dizer mesmo SEMPRE), dedicadas. Não costuma haver “adaptações”. Há fatores que num hospital não se colocam e nem se pode comparar uma coisa com a outra.
Desde que o equipamento tenha sido submetido as devidas analises e testes e sendo aprovado, assim não teria necessidade de um tablet OEM especifico para aviões.
senso de luminosidade??
Poderia ser sim, mas ao que indica são mesmo câmaras. Desligadas, ok, mas estão aptas.
Eu vou vender sanitas com câmaras! Vai ser um sucesso! 🙂
E vias muita gente a expulsar o “ demónio “
Ainda à pouco tempo foi aqui notícia uma app de 2 companhias aéreas que gravavam o que aparecia no ecrã do smartphone.
Se já fazem isso, não acredito que estejam desligadas. É mais “data” para vender !