NASA regista uma explosão magnética nunca antes vista na atmosfera da Terra
De vez em quando, o campo magnético que protege a Terra muda as suas linhas, enviando chuvas de partículas explosivas para a atmosfera.
Pela primeira vez, a NASA detetou uma explosão magnética no lado escuro da Terra.
NASA testemunha explosão magnética nunca vista
O quarteto de satélites Magnetospheric Multiscale (MMS) da NASA, lançados em 2015, registou em alto detalhe o lado noturno do planeta, fornecendo informações vitais sobre um fenómeno que agita os ventos do espaço em todo o Sistema Solar.
Segundo informações publicadas no artigo da revista Science do passado dia 15 de novembro, a missão obteve imagens inéditas que fornece à NASA informações sobre o funcionamento da reconexão magnética, “um processo de conversão de energia que ocorre em muitos contextos astrofísicos, incluindo a magnetosfera da Terra”.
Esta é a primeira vez que os cientistas conseguem observar o fenómeno graças a uma corrente de partículas alinhadas simetricamente, como explica o site Science Alert, esta é uma "versão mais calma" de uma atividade caótica que se regista no lado solar da magnetosfera terrestre.
Isto é muito importante, porque quanto mais sabemos sobre estas reconexões, melhor nos podemos preparar para estes eventos externos que podem acontecer a partir deste fenómeno, em torno da Terra ou em qualquer ponto do Universo
Revelou Roy Torbert, investigador do MMS.
Os cientistas, que já tinham mapeado os detalhes deste fenómeno nesta parte da atmosfera, em outubro de 2015, viram-no agora em forma de cometa no lado noturno da Terra, o que lhes permite ter uma nova visão do planeta, porque revela fluxos suaves de jatos de eletrões de alta energia que se movem a uma velocidade de mais de 15 mil quilómetros por segundo.
Mighty magnetic space explosions, just a fraction of a second long, can fling millions of electrons at supersonic speeds. NASA’s MMS mission has been studying these explosions, and recently saw such an event behind Earth, away from the Sun: https://t.co/1SfOcmGcK0 pic.twitter.com/zNCa9i3hsG
— NASA Goddard (@NASAGoddard) November 16, 2018
A superfície da Terra é protegida da chuva constante de eletrões e protões de alta velocidade emergentes do sol através de um "guarda-chuva magnético", cujo "tecido se contorce e ondula com a energia enquanto as partículas são arrastadas para o comprimento dos canais em loop" e, finalmente, voltam para o espaço.
No caso de haver uma grande acumulação dessas partículas, poderia "causar o caos nas redes e sistemas elétricos".
A MMS é uma missão não tripulada da NASA, lançada em 13 de março de 201,5 e composta por uma formação tetraédrica de satélites, tendo como objetivo reunir informações sobre a microfísica da reconexão magnética, a aceleração de partículas energéticas e a turbulência, bem como os processos que ocorrem nos plasmas astrofísicos.
Este artigo tem mais de um ano
O nosso sistema solar aproxima-se de uma parte da galáxia de muita energia, daí estas explosões magnéticas, o “aquecimento global” e cada vez mais energia vai atingir o sistema solar.
Pedro, esta informação é nova para mim que sou um leigo na matéria.
é nova para toda a gente!! pelos vistos, só avisaram o Pedro…
E eu a pensar que o aquecimento global era obra do homem.
Pois… XD
Não houve até agora aumento da atividade solar que contribuisse de forma alguma para o aquecimento do planeta.
Aliás, estamos a caminhar para uma nova idade do gelo. (https://www.skepticalscience.com/translation.php?a=18&l=10)
Para já não existe nenhum indício que estejamos a caminhar para uma nova idade do gelo, lamento mas isso é um mito.
“reconexões”?
Ainda sorrio quando acreditam que existe espaço fora da Terra…lá em cima só o ceu e os nossos antepassados
Também sorrio quando vejo que o pplware não tem mão nestes trolls.
Aleluia irmão!
Sou leigo na matéria. Mas acho que o aquecimento global já começou aquando da última glaciação. Por que raois o Vale Glaciat da Serra da Estrela já não tem gelo? E o gelo desapareceu ontem?
Aquecimento global, eras glaciares, whatever…vão sempre acontecer com ou sem o homem a dar o tal “empurrãozinho”.
Esta dita explosão magnética, nunca antes vista, foi em 2015?
“Os cientistas,que já tinham mapeado os detalhes deste fenómeno nesta parte da atmosfera,em outubro de 2015,viram-no agora em forma de cometa no lado noturno da Terra,o que lhes permite ter uma nova visão do planeta,porque revela fluxos suaves de jatos de eletrões de alta energia que se movem a uma velocidade de mais de 15 mil quilómetros por segundo.” E o quarteto de satélites também foi lançado em 2015,há 3 anos atrás.
Sim, Com Estes Aconteçimentos , Cósmicos. Benefeciam Todos Os Terráqueos, e quem se Vê em Circunstânçias, Pouco ou nada Favoraveis Sâo os Controladores do Planeta , os Draconianos Reptelianos , que Vêem a Granja Prisão..(Planeta Terra) a Escaparse-lhes do Control. Desta Matrix.
Queres experimentar em Português?
Não existe aquecimento global, tem inúmeros cientistas que corroboram essa questão. Acredito mais nestes cientistas do quê os que dizem existir aquecimento global. O nosso planeta sempre vivenciou ciclos de temperaturas altas e baixas e o homem não interfere em nada. A não ser no clima Local. Abram os olhos, pois estão sendo enganados a acreditar em algo que não existe.
Dizes que são inemuros os cientistas que corroboram que o aquecimento global não existe. No entanto, na realidade, mais de 97% dos cientistas climatólogos afirmam que o aquecimento global é antropológico. Mas já sei, é tudo uma conspiração.
E só porque no passado houve outras mudanças de clima significa que nós não podemos causar este? Antes do homem existir, a extinção das espécies eram todas de origem não antropológicas. Seguindo a tua lógica impecável, as espécies que nós levamos à extinção, na realidade não fomos nós a o fazer porque no passado já havia extinções de espécies. Ganha juízo.
E se pensas que o homem não tem capacidade de afectar o clima de forma global estás claramente a subestimar-nos.
Em outras (não) notícias, não relacionada com esta, o grande cometa continua a aproximar-se da Terra.
Seus efeitos já se começaram a fazer sentir aqui na Terra há algumas décadas (todas as catástrofes naturais cada vez mais frequentes e de toda a espécie que parecem acontecer quase em simultâneo e/ ou com pouco espaçamento entre si) e vão ser cada vez mais intensos/ violentos com o pico de influência/ actividade quando passar muito próximo da Terra dentro de algumas décadas. Não é um “novo normal”, é algo que tem também como objectivo ajudar a “acordar” cada um individualmente à força dos acontecimentos sobre os quais não tem qualquer controlo.
A Terra ficará limpa em todos os sentidos depois da sua passagem, e ficará mais bela do que alguma vez o foi.
Não se apavorem com o que ainda está para vir, tenham confiança inabalável em Deus, esforcem-se por ser o máximo correctos possíveis e não terão de passar por sofrimentos desnecessários.
Tenta fumar tabaco
olhando com desagrado para o servo prostrado a Seus pés, o Senhor disse-lhe em voz poderosa:
“desconfia do teu pastor que anda a comer a tua mulher e a tua filha enquanto escreves parvoíces na internet”.
Sabes, também sou o pai natal.
Oh gente! Oque há com esta iretoria de que “não existe “Aguecimento Grobal” olhem os fatos.
O degelo das calotas polares, As Interferências intertropicais, os grandes incêndios e as erupções vulcânicas. Os raios ultravioletas.
Tá tudo ai medido calculado e previsto nos Estudos que deu Origem da Teoria Gaia. É fato.
Tudo é Efeitos dos Efeitos Estufas causado pelo Aquecimento Grobal provocado pela poluição produzida pelas indústrias poluentes e pelas guerras. Reparem os dados e lembrem da Querra do Golfo 1972.
quando oncediaram milhares de poços de petróleo .
Somo nos Os irresponsáveis pela destruição do Planeta.
Por que? A quem interessa omitir nossa culpa ou negar os fatos.
E o cara ainda fala sou “leigo no assunto” . Deve ser um grileiro, industrial ou vendedor de agrotóxico ou garimpeiro de Madeira ou coisa pior.
Negar os fato de que precisamos mudar para melhor, para gerar extinção em massa!!!.
Eu fico estarrecido com esta massa de bichos traídos. Que defendem a destruição da Casa comum.
Será que ele não tem filhos?
Se achas que isso são factos, estás a ignorar os factos que dizem o contrário.
importa-se de repetir as suas doutas palavras em português?
“No caso de haver uma grande acumulação dessas partículas, poderia …”
Novamente, a tradução do could, should, would, alterna entre o poderá/deverá/será e poderia/deveria/seria, consoante o contexto.
Neste caso –> poderá
Não sei se isso é mais preocupante ou se são as explosões solares… que nos ultimos tempos tem andado a preocupar a própria NASA… mas é bem melhor não avisar o mundo, se não, fica tudo louco…