iOS 12.1 traz gestão da bateria e limite de desempenho ao iPhone X e iPhone 8
Depois de todos os problemas que a Apple teve com o iPhone 6S e o abrandamento deste para evitar problemas de baterias, o iOS passou a incorporar um controlo manual para ativar ou desativar estas funções.
Não se esperava que este mecanismos de controlo fossem aplicados nos modelos do ano passado, mas a verdade é que o iOS 12.1 agora lançado trouxe para o iPhone X e para o iPhone 8 estas medidas para garantir o melhor desempenho.
Quando, com o iOS 11.3, a Apple apresentou esta novidade, declarou na sua página de suporte que os mais recentes modelos não precisariam destas limitações, pois estes equipamentos "usam um projeto de hardware e software mais avançado que fornece uma estimativa mais precisa das necessidades de energia e da capacidade de energia da bateria".
Assim, apenas os modelos anteriores, nomeadamente o iPhone 6, 6S e 7, estavam a usar estes mecanismos que limitavam a utilização da bateria através da imposição de um limite de desempenho.
O estranho, e que foi agora detetado, é que a mais recente versão do iOS traz para estes equipamentos mais recentes, com apenas 1 ano de utilização, estes limites que as versões mais antigas já tinham presente.
Com esta mudança, a Apple acaba por contrariar as suas palavras e mostrar que afinal estes equipamentos podem também vir a padecer dos mesmos problemas de bateria que os modelos anteriores.
A própria página de suporte foi alterada e deixou de referir o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X como estando imunes a este envelhecimento das baterias e ao seu controlo.
Agora, a Apple refere que no caso do iOS 12.1 e do iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, a gestão do desempenho poderá ser menos óbvia devido ao hardware e software mais avançados.
Todo este processo limite de desempenho aconteceu no ano passado e iniciou-se com a descoberta de um utilizador doo Reddit. O caso escalou rapidamente e a Apple viu-se obrigada a admitir que estava a aplicar esse limite de desempenho e a dar aos utilizadores a possibilidade de o desativarem no iOS.
Recentemente a Apple foi multada por uma entidade governamental italiana, precisamente porque abrandou os seus equipamentos sem notificar os utilizadores. A multa atingiu os 10 milhões de euros.
Tendo estes equipamentos apenas 1 ano, não se sabe ao certo o impacto que a degradação da bateria possa estar já a ter. No entanto, a Apple parece estar a preparar-se ativar estas medidas e assim evitar problemas num futuro próximo.
Este artigo tem mais de um ano
só me fazem rir logo pela manhã 🙂
Pois a Apple é muito boa, actualizações até nunca mais chega… eu algum dia aceitava uma situação destas? um telefone que saiu o ano passado e já estar a sofrer com imposições destas. Só demonstra o quanto os smartphones da apple não prestam, usas uma ano e depois deitas fora para comprares outro.
Venham os fans boys!!!
Uma realidade companheiro, o 6S da minha esposa com uma atualização ficou inutilizavel, lentinho, lentinho, resultado, comprou o X. Mas desde quando eu dá-va 1000€ por um smartphone e o dono continuava a ser a Apple????? Iphone é isso, ontem a ver um canal do EUA a publicidade foi um detetor de telefone “desatualizado” e compra já o novo Iphone ehehe, o que interessa é ser Iphone, o que ele trás, faz ou tem isso não interessa para nada.
Vou fazer de conta que acredito no que disseste, podiam ter feito o restore para definições de fábrica: https://support.apple.com/en-us/HT201252
Aqui em casa, iPhone 6 e 6S, impecáveis.
Mas achas que alguém ainda acredita nisso?
https://www.apple.com/iphone-battery-and-performance/
” o 6S da minha esposa com uma atualização ficou inutilizavel, lentinho, lentinho”
Volto a repetir.
Não adianta bater na mesma mentira sempre.
Então foi da bateria ou foi da atualização que ficou lento? Pá decide qual a mentira que queres enfiar.
Podes por o link em português, e faz um favor a ti próprio. Lê a treta do link em português para ver se percebes o que realmente aconteceu.
https://www.apple.com/pt/iphone-battery-and-performance/
Não teve resolução? O 6s da tua esposa não dava para resolver o problema? É só espertos.
Cá para mim a tua esposa deu te foi a volta ao miolo para poder comprar o X. Não a chamaste a atenção? Lol
Isto é imposicao quando nao se pode fazer nada para alterar isso.
mas a verdade é que o utilizador pode desactivar essa tal “imposicao”
Sim, teoricamente. Pq quando eu tinha o 6S, desativei essa funcao e ao fim de 5 minutos reiniciou e voltou a ativar a funcao, afirmando que nao era possivel utilizar o iPhone com a “free performance”. Enfim…so vendem banha de cobra agora…
haters gonna hate
Tenho um iPhone 5S com 32 GB, a correr o iOS 12.1. Sem espinhas.
Estes comentaristas de fim de semana percebem tanto do assunto, que nem percebem que isto só se aplica a baterias degradadas, mas começam a apregoar que é para todos.
Bateria com 1 ano nao é suposto estar degradada.
Queres dizer tanto que acabas por não dizer nada
Tentas defender o que não se pode defender
A maioria dos terminais Android de gama média e alta tem baterias que aguentam 700-1000 ciclos até perderem 20% da capacidade e são tão grandes que a maioria só precisa carregar cada 1.5 – 2 dias. Isso significa que a maioria só a partir dos 3 anos notará que a bateria já não é o que era e mesmo assim o cpu não abranda.
Pelos vistos os clientes Apple pagam um Premium para terem baterias pequenas,
Para terem que carregar frequentemente e que após um ano sofrem de lentidão.
Ó Ze, se para ti é normal para mim é uma afronta à minha inteligência e carteira…
Bons tempos os do meu iPad (muito) antigo cuja bateria durava e durava… (no entanto a bateria do 3Gs e 4 já era uma vergonha…)
Os comentaristas de fim de semana ficaram ofendidos. E surpresa… continuam a não perceber nada do assunto.
concordo que após 1 ano de uso, não é suposto estar degradada, nem de perto nem de longe
eu uso redmi note 2 de 2015, ainda está com a bateria original, no princípio fazia quase 6 horas de SOT, hoje vou a caminho do 4º ano de uso e faço mais de 4 horas de SOT,
perda média de 2 horas, isto quase 4 anos depois ! e este tlm foi considerado das piores autonomias devido ao meRdiatek guloso e aquecedor e 3000mah é pouco para ecrã 5.5
neste tempo todo quase todos os dias carregar aos 20% até 100% à noite, muitas vezes chegava ao 0% antes do fim do dia,
eu realmente gostava de perceber como é que topos de gama recentes como os iphones e os samsungs s6 para cima já precisarem de substituir, isto lá nos grupos facebook é pão nosso de cada dia perguntarem onde se troca baterias……..
(e ecrãs partidos também, usem capa e vidro temperado)
Problemas de bateria???? Que mentira, nunca houve esse problema.Foi uma boa estratégia da Apple para as pessoas comprarem o novo (aconteceu com a minha mulher ), agora parece que fizeram o correcto, dar a opção ao utilizador de escolher o que prefere, performance ou bateria e não serem eles a decidir sobre um equipamento que supostamente já não é deles, mas com isto tudo já estão a dizer que a bateria é uma porcaria, ou não seria necessário isto. O meu Z2 veio de origem com o modo Stamina, liga automático quando chega aos 10%
Para mim isto deve.se ao ios/ram, isto ah uns anos atras era tudo muito bonito porque o ios sempre foi um sistema leve e com menos conteudo comparado com o android,ai andavam com telemoveis com 2gb de ram e dava para tudo.. hoje em dia vai enfiando mais conteudo ja comeca a pesar o sistema,mania de pouparem uns euros com a ram
bateria… ram…
alheiras… martelos…
Andas com um a gasolina 1.2 a subir estradas em segunda, e depois andas com um 1.6 em terceira a subir td igual, qual e o que vas gastar mais gasolina?.. menos ram implica mais sobrecargas num ios mais pesado ,logo teem que abrandar de alguma maneira, isso implica um drain da bateria maior mas que pouco se nota em baterias que supostamente teem um ano, ja tinha lido sobre isso e faz sentido, se tivessem mais ram teriam menos problemas pois o ios ta cada vez mais pesado
isso faz sentido se só andarmos em estradas a subir..o dia todo..
A RAM vai possibilitar a facilidade de multitarefas e de tarefas que precisam de mais memoria. certo. Mas iOS nao usa tanta RAM quanto os Androids devido á optimizacao de hardware e software. Se tens um sistema Android para x marcas diferentes e x modelos diferentes de processadores e graficas, esquece la optimizacao nisso.
2/3 GB de ram nao sao suficientes para os smartphones?
Que raio de comparação, linux e windows não servem para milhares de equipamentos? porque motivo android seria diferente?
O que a Apple sabe fazer melhor é vender banha da cobra! Mas como existem patos com fartura a comprar e a gostarem de ser enganados não há problema!…
+1
Nao foi sempre assim, mas de ha algum tempo para ca (curiosamente desde a morte do Steve Jobs), nunca mais foi a mesma a Apple….
Eu quando tinha iPhone e iPad foi no tempo em que a Apple tinha uma qualidade de construção incomparável, vidro e metal onde os outros andavam com plásticos foleiros; onde a Apple tinha um ecrã tátil de muitíssima precisão e fluidez e a concorrência era muito má. E mesmo nessa altura o iPad e iPhone eram caros mas ainda decentes.
Hoje em dia não vejo vantagem nenhuma na Apple e ainda praticam preços superiores. Eles são uma empresa e fazem tudo por dinheiro, se há quem compre…
passou cá em casa iphone 4s que eu tive de usar pa ver como comportava, configurar para ajudar o meu familiar a vender
o 4s da Era steve jobs, fiquei impressionado com a qualidade e fluidez dele, a qualidade fotográfica é excelente para tlm de 2011.. (e em 2011 os androids eram uma valente porcaria, os tlms de steve jobs reinavam)
esteve com ios mais antigo e coloquei para actualizar o ios9 e ficou mais lento, ios9 da altura do tim cook né ?
pronto seguiu-se para a venda mesmo assim e foi vendido logo por quase 100€, há sempre patos…..
Bem feito para os fans Boys. Kkkkkkkk
Engolem tudo é mais um pouco só pelo símbolo de uma maçã.
quem te dera
Sent from my iPhone
Que moral que tens Rodrigo.
Já tive iPhone, mas já acordei.
Agora falta o vitorM vir ai e dizer que fizeram bem como da ultima vez, sabe.se é la porque andam a levar multas derivado a isto
e se fores a ver ate faz sentido.
vou-te explicar como funciona… as baterias vao-se desgastando e a certa altura as baterias comecam a durar menos. O que acontece eé que a determinado momento eé activada uma funcao para o desempanho ser reduzido de forma ao utilizador continuar a ter mais tempo de utilizacao.
De qualquer maneira, essa opcao pode ser desactivada. ou seja. o utilizador decide se quer ou nao essa limitacao na performance.
Isso tudo que dizes fazia sentido se tivessemos a falar de telemoveis com 3 ou mais anos de bateria com recargargas diarias, isto sao baterias que supostamente teem 1 ano de vida e menos
sim.
e tem agora essa funcionalidade para QUANDO a bateria comecar a dar sinais de fraqueza. Nao estao a dizer que estes modelos passam automaticamente a ter esse modo activado.
Mas segundo o que a apple dizia antes, nem 1% ias perder.
“Com esta mudança, a Apple acaba por contrariar as suas palavras e mostrar que afinal estes equipamentos podem também vir a padecer dos mesmos problemas de bateria que os modelos anteriores.
A própria página de suporte foi alterada e deixou de referir o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X como estando imunes a este envelhecimento das baterias e ao seu controlo.
Agora, a Apple refere que no caso do iOS 12.1 e do iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, a gestão do desempenho poderá ser menos óbvia devido ao hardware e software mais avançados.”
Depois do ios 12 o que tem mais e pessoas a reclamar disso , do drain da bateria,ate nos novos iphones, o QUANDO é agora o que é mau, e o raciocínio que fazes é um flop tao grande porque o que estas a dizer e que passado tao pouco tempo de comprares o teu phone que custou cerca de 1000 euros ou nao ativas a funcao e o telemovel a bateria evaporase ,ou ativas e vasse tornando mais lento, e para nao te dizer que a apple forçate a que tenhas essa opção sempre ativa pois antes bastava reiniciar o telemovel, nao seria mais facil meterem mais ram e mais uns mah na bateria?, vao engolindo sempre essa da optimização que eles querem e disso, qualquer dia vao limitar o numero de fotos a tirar por dia porque senao a bateria nao dura 1 hora, e facil irem todos os anos brincando com o software e a mandar palas para os clientes ,o pior é que uma grande quantidade de gente como tu pensa que isto é mais uma feature e de ano para ano vao comprando iphones
entendo o que dizes Rodrigo, mas nem tanto ao mar, nem tanto á terra.
compro o que quero porque quero, e porque acho que eé o ideal pra mim.
e so troco de telefone a cada 3 anos mais ou menos, ja tive android, ja tive outros modelos da apple e agora tenho o X.
o que sempre vi e continuo a ver eé que a bateria depende do uso de cada um. Usando o meu uso como referencia propria, e o modelo X que tenho actualmente, nao vejo qualquer problema, tudo está impecavel ate ao momento. se a bateria se vai degradar? ah pois vai, tal como nos outros modelos e como nos outros SO/marcas.
quanto a pessoas queixarem-se é normal, mas tb tens as que nao se queixam. A minha esposa tem o 6s, essa opcao está activa. Mas a verdade eé que na utilizacao que faz do telefone nao se queixa de nada. nem de performance nem de bateria a acabar mais depressa.
Já que não sabes bem do que se trata…
“Com esta mudança, a Apple acaba por contrariar as suas palavras e mostrar que afinal estes equipamentos podem também vir a padecer dos mesmos problemas de bateria que os modelos anteriores.
A própria página de suporte foi alterada e deixou de referir o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X como estando imunes a este envelhecimento das baterias e ao seu controlo.
Agora, a Apple refere que no caso do iOS 12.1 e do iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, a gestão do desempenho poderá ser menos óbvia devido ao hardware e software mais avançados.”
Ou seja, a apple uma vez mais enganou os seus clientes dizendo que estes iphones que saíram no ano passado NUNCA iriam padecer deste problema, passado um ano voltou com a palavra atrás.
Se para ti isto não é um problema (enganar as pessoas) então quer dizer que eu mesmo também te posso vender aquilo que eu faço na sanita a preço de ouro, basta fazer o marketing.
se es das pessoas que acredita que qualquer bateria nao vai vir nunca a desgastar ou a ter problemas, já é contigo.
O que me fica é que ha uma alternativa implementada para quando as baterias perdem performance.
E há a possibilidade do utilizador ter isso activo ou nao.
Tao simples quanto isso
O que há é uma promessa desta empresa e a falta de compromisso com essa promessa, por isso foram a correr alterar o texto no site.
Se eles diziam que a bateria era imune a este problema é porque o iphone NUNCA iria precisar dessa opção, mas não, eles foram mentirosos ainda para mais num produto que é tão caro.
Não é a questão de “se es das pessoas que acredita que qualquer bateria nao vai vir nunca a desgastar ou a ter problemas”, é a questão de que pagas mais de mil euros por um mero telemóvel, que te garantem que a bateria nunca vai padecer deste problema, e ao fim de um ano voltam com a palavra atrás como se nada fosse com eles.
A medida implementada serve só para tapar os olhos a pessoas como tu.
diz lá onde está isso do “NUNCA iriam padecer deste problema”.
off-topic:
sem estar a ser ironico, dava geito a pplware ter um chat, para podermos fazer esta troca de opinioes mais rapidamente.
“A própria página de suporte foi alterada e deixou de referir o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X como estando imunes a este envelhecimento das baterias e ao seu controlo.”
Imune (significado):
“isento de algo a que os outros estão sujeitos”
“que não é afetado”
Isso é o que refere o artigo da PPlware.
ve a pagina da apple… ou mesmo o primeiro artigo que a pplware escreveu sobre isto: https://pplware.sapo.pt/apple/ios-11-3-desativar-gestao-bateria/
“Os modelos iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X usam um projeto de hardware e software mais avançado que fornece uma estimativa mais precisa das necessidades de energia e da capacidade de energia da bateria para maximizar o desempenho geral do sistema. Isso permite um sistema de gestão de desempenho diferente permitindo que o iOS antecipe e evite um encerramento inesperado.”
em lado nenhum a Apple refere “imune” ou “nunca”.
Isso não tem nada a ver com o que se está a debater.
Mas se gostas de ser comido de cebolada, estás no bom caminho.
como nao tem a ver?
referes isso do “nunca” e do “1%” e agora nao eé isso que se está a debater?
o que se esta a debater é. todos estes modelos teem essa funcao implementada. Essa funcao fica activa a determinado momento de degradacao da bateria. O utilizador pode manter activa ou desactivar essa opcao.
“A própria página de suporte foi alterada e deixou de referir o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X como estando imunes a este envelhecimento das baterias e ao seu controlo.”
Se não percebes o que isso quer dizer, também não venhas trazer coisas que não têm nada a ver.
Continuas a referir um pedaço de texto escrito pela Pplware.
Esse texto nao é o que a Apple diz.
O primeiro artigo da pplware tb n refere isso do “imune” ou do “1%” que referes. Nem a Apple refere tal coisa.
So estás a ver o que queres.
Nao adianta continuar com isto, pk nao consegues mostra que a Apple referiu isso em lado algum.
“A própria página de suporte foi alterada e deixou de referir o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X como estando imunes a este envelhecimento das baterias e ao seu controlo.”
Se não percebes o que isso quer dizer, também não venhas trazer coisas que não têm nada a ver.
Isso faz tanto sentido como ter um carro, que quando o deposito está a menos de meio a velocidade máxima é reduzida para 20km/h.
é isso do deposito a meio… ou mais o facto do deposito ter um furo e andares mais devagar para chegar ao destino, se quiseres.
Se tiveres um furo mesmo que desligues ou pares continua a gastar.
Nao sabia que o iPhone gastava bateria mesmo quando está desligado ou a carregar…
nao consigo debater contra este tipo de street smart!
Ganhas! 🙂
Nem mais, até que no Android há essa função de raiz!
O que nao se ve nas noticias ‘e que a Samsung fez a mesma coisa com o Note 4. E eles tambem levaram multa.
Mas ninguem fala disso pois nao??
O meu 8 plus ao fim me um ano já perdeu 10% da bateria, mas não tem qualquer opção de limitar bateria.
Mas segundo o que a apple dizia antes, nem 1% ias perder.
“Com esta mudança, a Apple acaba por contrariar as suas palavras e mostrar que afinal estes equipamentos podem também vir a padecer dos mesmos problemas de bateria que os modelos anteriores.
A própria página de suporte foi alterada e deixou de referir o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X como estando imunes a este envelhecimento das baterias e ao seu controlo.
Agora, a Apple refere que no caso do iOS 12.1 e do iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, a gestão do desempenho poderá ser menos óbvia devido ao hardware e software mais avançados.”
Eles nao disseram isso. Apenas disseram que o bater health que saiu no 11.3 ira ser aplicado apenas aqueles modelos . mas inclusive chamaram a atenção que futuros modelos também o ia ter , apenas não na naquela altura.
“A própria página de suporte foi alterada e deixou de referir o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X como estando imunes a este envelhecimento das baterias e ao seu controlo.”
Imune (significado):
“isento de algo a que os outros estão sujeitos”
“que não é afetado”
estas a replicar algo escrito por outros e que eé algo que a Apple nunca disse. A nao ser que me mostres que estou errado, que a Apple realmente escreveu isso, e aí dou-te toda a razao.
Comprei recentemente um Android, porque o meu WM10 – “sofreu um banho” muito bem dado pela minha esposa, que num ano, deu “banho a dois telefones, um dos quais o seu IPhone tendo que gastar mais uma fortuna para ter algo que não a obriga a dar “mil voltas” para fazer o que pretende, é o que ela entende e eu como a quero ver feliz e sobretudo manter a boa aparência física, nem me atrevo a dizer nada. Até o seu tablet de eleição é o Ipad, que não larga por nada até para ver televisão, mas aparelhos e ela não combinam, é capaz de cabo de um só com o olhar, mesmo ao carro novinho apenas com 3 dias “deu-lhe” uma aparência nova e já entrava na garagem onde eu metia um TIR – e vem já com essa função, a de poupar a bateria e prevenir o desgaste! O que me parece útil. Depois do WM10, uma maravilha de sistema, digam lá o que disserem, mas opiniões cada um tem a sua e a minha é esta, pois voltaria a mudar já hoje. Tenho agora que lidar com as inconsistências do Android: ter o cuidado com os virus por todo lado, e publicidade que nunca mais acaba e não ter apesar de ter retirado tudo o que podia da Google e afins e colocar lá os meus serviços da Microsoft, perdi e muito a fluidez e a ligação entre aparelhos com que trabalhava, as aplicações falham imenso e no processo perde-se tempo e trabalho – e afinal, nem tem as apps dos jogos que eu tinha no WM de longe com melhor oferta apesar de relativamente pequena, o seu grande defeito. Basta de X-box não temos praticamente nada, e nem SmartGlass há para X-box360, nem a reconhece, apenas tenho a da One, a PlayStation quase que tenho o mesmo que tinha no WM10! E eu pensava que nos equipamentos Android cá de casa – uma tvbox e um tablet, não os tinham por irem morrer com a versão do S.O. com que nasceram! Até enjoa. Porque raio a Microsoft faz de tudo e mete-se em tudo, mesmo manter o seu sistema móvel? Perderam os consumidores aprisionados em dois sistemas: o Android, apesar de haver por aí outros com uma presença quase marginal, com todos esses defeitos e o IOS que é caro, demais para o que oferece. O WM oferecia o melhor dos dois mundos. Outra questão importante o meu telefone “morreu” no mês em que fez 4 anos, sem se notar nada na bateria, nem na fluidez desde o dia em que o comprei, e isso tudo com 1 giga de ram, batia-se contra quase igual para igual, com um que tem agora um dos mais recentes processadores e 6 gigas de ram. É obra. Já pensei compra outro, mesmo usado para manter aquilo que perdi.
Apple no seu pior! Meterem esta opção nos iPhones com 1 ano diz muita coisa.
Era de prever, o iphone X está com melhor desempenho que os novos XS’s, perigo…
Troco de telefone todos os anos por isso é me indiferente.
Mas o Android não faz isso também? Não tem a função de baixar a resolução para aumentar a durabilidade da bateria nos equipamentos e além disso não tem também esta opção, ou equivalente, para aumentar ainda mais a durabilidade do equipamento, ou ele morre ao fim de dois anos de utilização e siga para outr€?
o android não faz, a samsung faz.
vou para o 4º ano de uso no meu Redmi Note 2 de 150€.. tudo igual ao 1º dia que o comprei, vê o meu comentário acima.
Desde que actualizei para IOS 12.1 tenho tido problemas com menos durabilidade de bateria e problemas no carregamento. Tenho verificado algumas dificuldades com a rede também. 🙁