PplWare Mobile

Apple e Samsung multadas por abrandarem propositadamente os seus smartphones

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Mateus says:

    A multa parece-me bem mas a Itália deve estar mais preocupada com construir dinheiro pelo seu orçamento não passar na UE lol

  2. One Armed Bandit says:

    Esta é, sem dúvida, uma decisão importante e justa dos tribunais.

  3. Eu Mesmo says:

    Para onde vai o dinheiro das multas? Alguém me consegue dizer?

    • Far says:

      Claramente que não vai para os utilizadores lesados. Mas é assim que acontece com investigações / acusações feitas pela procuradoria (geral). Mais importante do que dar, por exemplo, 100€ ou 200€ de volta a um desses utilizadores é as corporaçoes perceberam que não podem fazer estes “abusos” sem serem responsabilziadas evitando assim futuras ocorrências – e é nisto que está o verdadeiro ganho para os consumidores.

  4. Rafael Encarnação Cardoso says:

    E quanto lucraram as empresas com estas politicas? Certamente muito mais de 10 milhões de euros… O crime compensa.

  5. SSilva says:

    Acho bem este apoio aos consumidores. Mas por outro também é preciso certo equilibrio no assunto. Acho bem que caso as marcas abrandem de propósito o desempenho dos equipamentos mais antigos sejam aplicadas multas às marcas. Mas há que haver um equilibrio neste assunto porque há muita gente que se queixa que o equipamento está mais lento, mas temos que nos lembrar que as atualizações das Apps são constantes, às vezes os telemóveis “param no tempo” a nível de atualizações de Software, mas as Apps não param de ser atualizadas o que a longo prazo acabará por tornar o equipamento mais lento, até porque as apps cada vez requerem mais processamento e memória dos equipamentos. Acho que é preciso um equilibrio neste aspecto, vejo muita gente que compra baixa gama, e depois queixa-se de estar lento ou perder o desempenho mesmo que faça um restauro de fábrica, têm que se lembrar que às vezes é preço que se paga pelas baixas tecnologias, perde-se a potêncialidade de um equipamento a longo prazo.

    • BGG says:

      Um Samsung S8 ter baixa de rendimento nesta altura quando ainda é dos melhores no mercado, não considero normal…se for daqui a uns bons anos aí sim tudo bem…porque tem capacidade para se aguentar muito bem uns bons anos mesmo com o avançar da tecnologia e actualizações, senão não faz sentido as marcas lançarem novos smartphones no mercado muito inferiores ao S8…estou a falar disto porque li uma notícia em que falavam da baixa de rendimento nos Samsung S8…

      • SSilva says:

        Nesses casos acho justificável a multa até porque do S8 para o S9 não existiram diferenças grandes em termos de hardware que justifique a lentidão.

  6. cK says:

    É o que faz a ‘sede’ para atualizar o sistema operativo num hardware já antigo. Não há milagres. Patches de segurança sim, o resto não é muito prioritário.

  7. o Obvio says:

    … ai está uma boa ação da Samsung e da Apple, para os fan-boys … para competirem qual dos dois grupos são os mais aptos para serem manipulados …

  8. TugAzeiteiro says:

    10 milhões para a Apple e 5 milhões para a Samsung? Isso são trocos para estas empresas….

  9. Joao Magalhães says:

    Loooool, Sony Z2, 4 anos e igual ao dia 1, sem as chamadas atualizações que não servem para nada ( a segurança sou eu ) , sem truques da marca, qualidade de construção e sem estes esquemas.

    • Ney Vigas says:

      Tenho esta mesma certeza. Se está funcionando, pra que mexer? Durante minha vida de técnico de informática e de eletronica de modo geral, não vi aumento/ganho de desempenho com atualizações sob o mesmo hardware. Não faço nos meus equipamentos e nem indico.

    • Toni da Adega says:

      Ui, o que foste fazer vais ser aniquilado pelo exercito dos Apple fans

    • Hugo dos Santos says:

      Isto já me aconteceu com um smartphone HTC dentro da garantia. Não é política de uma empresa, é a política de todas elas.

      • Cortano says:

        A questão grande em torno desta situação já nem é o custo dos ararnjos, é a questão de que a Apple quer proibir dos seus equipamentos serem arranjados fora da sua rede e de não vender peças a externos. 😉

        Ou seja, se a politica da Apple avançar, neste caso, ou pagavas os 1200 euros ou compravas novo, porque nem podias ir a um tecnico fora da loja.

        • Hugo dos Santos says:

          Eu percebi. Só estou a dizer que todas as grandes empresas têm a mesma política, mas só vejo criticas à Apple.

          Vê isto: https://www.youtube.com/watch?v=ZKLip7Q_Y0s&list=PLAEd2M4zxQEWgjLMcouxrx0pd3rTdgSx8

          É uma política velha em constante actualização, chama-se Capitalismo.

        • pedro says:

          muitas marcas teem a assistência exclusiva e abusiva , olhem o exemplo da worten , as marcas deles teem que ser reparadas nos reparadores autorizados , porque eles não cedem material a 3ºs , , quem diz wortem , tem mais em portugal , fui levar a minha vizinha a uma loja de material electrónico porque avariou 2 das 3 lâmpadas de halogênio do aquecedor , a maior casa da zona e uma das maiores de portugal não possuía lampadas daquele tamanho , porque o fabricante (portugues) manda fabricar lâmpadas com uma medida especial para eles , que só é fornecido para a fabrica e reparação dos mesmos na fabrica . vejam a bronca do apoio tecnico da insys , a muitas por ai

          • Cortano says:

            A tua vizinha é um robot?

            Tu falas de marcas que são fabricadas por outras marcas e que não existem peças no mercado porque não justifica haver stocks.

            Insys? Compra marcas de jeito e sem serem feitas com restos de outros e a coisa vai correr melhor.

  10. V.T. says:

    Acho que são dois casos que nada têm a ver um com o outro. Mas a noticia está de tal maneira que dá a sensação de serem os mesmos procedimentos da parte das duas marcas. Será só por acaso?

  11. Miguel says:

    Que ganham os lesados com estas multas? Como em tudo, ganham os Estados, poços sem fundo.

  12. z/OS says:

    Os utilizadores gastam dinheiro, apresentam a queixa e no final os outros é que recebem o dinheiro. Não deveria o dinheiro da multa ser rever tudo para os donos dos equipamentos!!!????

    • carlitos says:

      Mesmo que assim fosse, o que faria todo o sentido, devido ao poder de mercado que estas corporações têm, encontrariam uma forma de recuperar o mesmo montante dinheiro, pois os lucros já foram oficializados e os indices de rentabilidade para os acionistas têm de ser mantidos.

  13. Lucas says:

    Deviam mutar a Samsung por não atualizar por mais de 3 anos.
    Deviam mutar a Apple por colocar valores estrondosos a seus aparelhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.