TOP 10 – Distribuições GNU/Linux mais populares em 2016
Com o aproximar do fim do ano de 2016, é hora de saber quais foram as distribuições Linux mais populares. Se por um lado as novidades do mundo Linux, ao nível do Desktop, não foram muito surpreendentes, no segmento da Internet das Coisas e Cloud, o Linux tem sido um dos sistemas em destaque.
Conheça hoje quais as distribuições GNU/Linux mais populares em 2016.
O TOP 10 apresentado neste artigo foi baseado no site Distrowatch, assente no parâmetro hits per day.
10 - Manjaro Deepin
Com um aspecto totalmente elegante e inovador, o projecto Deepin, proveniente da China, continua a mostrar que poderá ser uma excelente alternativa ao popular Windows. Esta distribuição Linux vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.
09 - CentOS
O CentOS (Community enTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat e mantida pelo projecto CentOS . Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal.
08 - ZorinOS
Zorin OS é daquelas distribuições Linux que se destaca mais do que outras pelo facto de ter algumas inovações e por ter um aspecto muito parecido com o Windows. O Zorin OS traz como ambiente gráfico de trabalho o Zorin Desktop.
07 - Fedora
O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêem em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Actualmente, o Fedora vai na versão 25.
06 - elementary OS
O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu, e direccionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas três versões até ao momento – Júpiter, Luna e agora Freya), esta distribuição tem um fantástico look and feel , garante um bom desempenho e é bastante estável.
05 - Manjaro
O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).
04- openSUSE
O projecto openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das versões Linux mais usadas o openSUSE. O projecto openSUSE tem como objectivo oferecer aos programadores e entusiastas de Linux as melhores ferramentas de trabalho com uma interface bastante atractiva.
03 - Ubuntu
Com milhões de utilizadores em todo o mundo, o Ubuntu é o terceiro sistema operativo mais popular do mundo. Esta distribuição GNU/Linux já foi a mais popular do mundo e tem ganho nos últimos anos algumas (pequenas) melhorias.
02 – Debian
O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) foi, sem dúvida, um dos sistemas que marcou o ano de 2013 e que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. Esta é uma distribuição muito estável, limpa e bastante fluída.
01 – Mint
O Linux Mint continua a ser a distribuição Linux mais popular do mundo. Características como a simplicidade, elegância e suporte fazem desta distribuição um caso de sucesso.
E são estas as 10 distribuições Linux mais populares do mundo. Grande parte delas é direccionada para Desktops, mas há algumas que são muito populares no mundo dos servidores, como é o caso do CentOS.
Há alguma distribuição que destacaria este ano?
Este artigo tem mais de um ano
debian jessie rules 🙂
Como utilizador de arch linux recomendo o manjaro. Muito estável e fácil de usar com ferramentas que ajudam muito na instalação de drivers de gráficas por exemplo..
concordo
ola, tenho um i3 que uso como segunda maquina, ele é todo montado numa placa mae asus h81c, sera que terei problemas com os drivers dela, e com o driver da pv de 1gb asus pci-e ? obg
Estranho, o linux mint ser a mais usada. Eu coloquei ele num i3 e tive umas dores de cabeça de drivers da intel, aí coloquei uma pv 1gb e mesma coisa…formatei, e coloquei uma versao nova do mint, e só depois no fim ao cansar do mint, que consegui solução.
Que tal acompanhar o processo de instalação!!???
“O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) foi sem duvida um dos sistemas que marcou o ano de 2013″…. terá sido copy paste de algum lado? 2013?
Terá sido? Claro que foi… É o pplware.
Sim, é mesmo isso. Marcou 2013 e tem vindo a um dos preferidos. Qual a dúvida?
Não liga, Pedro. Se leram, certeza que nada entenderam. Humans 🙁
Pedro Pinto devias sentir orgulho, procura tanto interesse noutros media e verás que nem sequer comentários têm.
Pessoalmente ainda uso o UBUNTU mas agora ando com problemas no micro porque o meu pc é AMD. Aparece um ruido de fundo. Ando a ver se resolvo. Não penso mudar porque gosto do ubuntu. Só não gosto muito de uma parte do design mas para mim é a distribuição mais completa.
openSUSE é ótimo, recomendo.
+1 openSUSE e Manjaro KDE
Mais 1.
http://opensuseblogbr.blogspot.com.br/
Ora, ora o mey querido PCLINUXOS Br não esta na relação?????
Esta questão só poderia vir de um brasileiro, isto é as top 10 distribuições mais populares e não as “top 10 distribuições que os leitores usam!”
Se souberes ler, evitavas essas questões especialmente quando o título está bem a mostra lol.
o que quis dizer com isso Pedro? Isso me soou como uma ofensa gratuita.
Bem contraditório esse teu comentário, se são as top 10 mais populares, logicamente que elas são as mais usadas também.
Boas festas.
Qual distro aconselham para instalar num eeepc 4g com 4g de disco?
Penso que não dá para instalar num cartao de memoria.
Cumps
Qual distro para instalar num sd car de 64GB?
Mint ou PCLinux…
Boa lista.
Destaco algumas features únicas do Fedora:
– Usa Wayland por default
– SELinux de raiz
– Delta RPMs nos updates
Binary: Solus Linux
Binary sem GNU/cancro: Void Linux
Source/Hybrid: Gentoo
Instalei o Void Linux e simplesmente rápido o boot. DEpois de muita pancada instalei o Gentoo, mas não consigo colocar aquilo em pt-PT. Estou a instalar o Funtoo, já tem o kernel instalado, sempre se ganha mais uma meia-hora, no meu caso claro.
Manjaro sem duvida a mais bonita, de base Arch e com algumas ferramentas importantes como o Manjaro-settings.
Tenho instalado o Manjaro openrc num Asus com mais de 9 anos com os repositórios instáveis habilitados.
Manjaro Deepin … Baseado no Debian, escreve direito isso aí u.U
Bem obsevado Lucas, eu também percebi esse erro na matéria, realmente o (Manjaro Deepin) não é baseado no Debian. Abraços do Brasil
corrigido
Para um EeePC Seashell com Atom DualCore N570 e 1Gb de Ram? Será que devo ficar-me pelo W10Home ou teria interesse ame mudar para o Linux? E nesse caso, optar por Mint ou Ubuntu?
Com um Mint mate ou xfce até parecerá (e será) que tens um computador a sério (recomendo-to se quiseres mudar de OS com apenas 1GB RAM e teres um desempenho normal).
2016 não foi bom para versões de ubuntu e derivados…
Mxlinux: debian fácil; Archlinux sempre!!
No fixo tenho o Linux Mint KDE… tenho de trocar, não estou a gostar. No laptop corre o Ubuntu com tema é pack de ícones personalizados: muito fixe, mas os ícones ficam fanhosos em alguns programas. A ver se a coisa corre melhor com o meu regresso ao Manjaro XFCE no desktop: sem dúvida uma distro que adorei no passado.
Ubuntu 16.04 LTS, personalizado com CairoDock e um ou outro tweak. Nao me agrada o Unity mas tendo em conta a estabilidade, a facilidade de resoluçao de problemas, a ajuda da comunidade e o facto de haver uma versao com LTS, estou mais que satisfeito e assim me vou manter.
Nada tenho contra o Windows mas….estou melhor com Linux.
Esqueceram-se do Elementary OS Loki :p
Está em 6º, Vitor. Não especificam que é a Loki, mas não é preciso, é a actualmente disponivel para descarregar no site do EOS.
Convém irem mudando o texto quando falam do elementary OS… Sempre a mesma frase, (… Apesar de pouco popular (apenas três versões até ao momento – Júpiter, Luna e agora Freya).
Não podem passar informações erradas para os leitores.
pelo que testei,
– ubuntu parece preso no tempo. usei à varios anos ubuntu gnome remix, versao 13… mesmo agora na versao mais atual mal notei diferenças… embora seja um SO dos mais estaveis que já vi.
– Mint é bom, embora os seus DE não sejam lá grande coisa, gosto de interfaces bonitas, faceis de usar e que têm estilo… só aquela barra de tarefas mete-me medo, lembra-me de certa forma o inicio do sec 21… o meu padrão minimo de “bonitez” é o gnome3, não passo disso para baixo.
– O elementary OS é tudo escolhido a dedo, arranjar programas que combinem com a interface é um autentico ano de juizo, para além disso os desenvolvedores são do tipo “quem não doa à empresa não merece usar o OS”
– Fedora foi a melhor distro que já usei, super estavel, como dito, tem updates de 6 em 6 meses, o que o torna dos OS mais atualizados do mundo linux. é super bonito e como usa gnome3 pode-se instalar gnome extensions e fazer dele ainda melhor. super recomendadissimo, até para quem nunca usou linux.
– Zorin OS é excelente, exceto na parte de o instalar… este OS tem muitos problemas a instalar o Grub2, nas vezes que o tentei instalar, 90% delas a instalação do grub falhou. funciona de maneira diferente do Ubuntu por exemplo, se o grub nao instala, o OS não é instalado, ao contrario do UBuntu, que mesmo que o grub falhe, o ubuntu fica instalado à mesma… para instalar o Zorin sem falhas de grub, é preciso instalar outro OS linux primeiro de modo a que o PC já tenha grub instalado, só assim consegui instalar o zorin.
– Deepin é bonito, estavel e facil de usar… o unico problema dele é que não tem servers na europa… ou seja, os updates chegam à europa através de mirrors espalhados no mundo, que não passam de computadores ligados à net 24h por dia que têm a função de enviar os updates… o problema é que os mirrors mais proximos estão em Inglaterra e Itália… boa sorte nas 4h de espera para sacar 700MB de atualizações…
os outros não testei, só por um motivo: são feios pra caramba. a interface é muito importante para mim e não vou andar cá com essas tretas de instalar outros DE… ou o OS é bonito por defeito ou nao uso, ponto paragrafo xd.
Gnome3 até doi…
pois eu acho que Gnome3 é dos DE ” mais standard” mais bonitos que andam por aí… KDE? tem de comer muita sopinha para ter uma interface agradavel, que se encontre nos padroes da segunda decada do seculo 21. Mate? XFce? cinnamon? LxQT? para além de alguns destes terem uma interface que me lembra os anos 90, outros como o cinnamon até têm uma boa interface e facilidade de uso… depois têm um menu… se é que me faço entender.
gnome3, pantheon, dde… até podem não ser exatamente uns modelos de agilidade ou performance, mas pls, ao menos vivem na segunda decada do seculo 21…
Espreita o Korora, Zenwalk, Pinguy OS, Antergos e LuninuX OS, depois diz o que achaste.
Pinguy OS deixou de ser desenvolvido, se não me engano.
O Korora por acaso n conhecia, mas está porreiro, a ver, para ser honesto, korora parece um Fedora com outro nome… tive a ver videos e Korora parece apenas um fedora com alguns tweaks e outros programas… teria de testar.
zenwalk… não me parece lá muito moderno… lembra-me versões antigas do OSx e por alguma razão lembrou-me o windows vista…
Antergos é baseado em Arch linux, o que já é um motivo para não o usar… toda a gente minimamente sabe que o Arch linux é necessário alguma dedicação para o manter a funcionar em condições…
luninux até parece bonzinho, baseado em debian e ubuntu… mas parece que não tem imaginação nenhuma, fui ao site e lá em vez de meterem screenshots do que diferencia o OS dos outros meteram screenshots do gnome….
Pinguy está extinto…
para dizer a verdade não encontrei nada que disse-se porque razão iria alguem usar o Korora, o zenwalk ou qualquer um dos que disse em vez dos mais populares como o UBuntu, fedora, ou até mesmo o debian… falam todos que é estavel, robusto, bla bla bla… e apresentam screenshots do DE… não vejo razão nenhuma para sequer os testar, o proprio site não convida o utilizador a fazê-lo…
Tens assim tantos problemas a sacar os updates do deepin dos mirrors europeus? Eu vou buscar um cafezito e quando volto já tenho tudo atualizado…
Houve uma versão que era completamente impossível seleccionar e usar um mirror europeu sem ser pelo terminal… por muito que escolhesses na interface gráfica, o mirror não ficava seleccionado… mas da última versão que testei já estava ok!
Acredito João Carvalhinho… ele vai na versão 15.3, eu testei a 15… talvez volte a testar o deepin então, nunca pensei que corrigissem o problema dos updates tão rapido…
Esta lista nao faz sentido sem o Solus
Isso mesmo
Para mim sem dúvida é o manjaro com xfce, mas o meu portátil hp 6730s está a adorar o Litle Linux.
Meu Slackware 14.2 é e continua sendo o melhor de todos. Insubstituível!!
Ja uso o Gentoo a mais de 10 anos. Tudo sempre compilado do código fonte otimizado para o meu hardware e kernel. Algo semelhante ao que a apple faz.
Muito legal essa lista! Eu só adicionaria de alguma forma o próprio Arch Linux e quem sabe até mesmo o Antergos pela popularidade dentre as distros para usuários mais leigos. Abraço e sucesso!
Antergos, estou a gostar mas ainda ando as voltas com o pacman, muitas X acabo fazendo apt update… Velhos hábitos xD
Protip: a lista do distrowatch não é, nem pretende ser, um ranking de popularidade das distribuições Linux…
Penso que tem um erro na hiperligação do Mint, vai para o Debian
que linux recomendam para:
servidor ftp + nas/cloud
Fedora-24-mate foi o melhor Linux que testei em 2016.
Qual a melhor distro para um principiante, que nunca saiu do windows?
Obrigado.
Experimenta o Mint com Cinnamon, se a tua máquina não for muito fraca.
Gostos não se discutem, lamentam-se.
https://q4os.org/ – https://www.linuxliteos.com/
http://linuxnopc.blogspot.pt/2015/05/escolher-distro-ii.html
Essa desordem de Linux mais popular ja esta me dando nos nervos.
Porquê ver essa zona de distribuições, como Mint, tomar a frente de distribuições sérias como Fedora, Suse e o Ubuntu só faz afastar desenvolvedores que pretendiam adaptar softwares para Linux
Espero que o Debian arranque de uma vez essa primeiro lugar.