Poderão os smartwatches trazer problemas aos condutores?
Seja o Moto 360, o Samsung Gear S ou mesmo o Apple Watch, entre tantos outros dignos exemplares tecnológicos, são sem dúvida uma moda que veio para ficar e que, mesmo contra a vontade dos cépticos e dos velhos do Restelo, vão mudar hábitos e formas de utilização, mas também irão trazer problemas...
Cada vez mais o tempo está mais perto dos nossos olhos, as notificações, os mails, as apps... tudo é mais susceptível de roubar a nossa atenção quando vamos a conduzir e o smartwatch vem agravar esse problema.
Segundo a CTV News, Jeffrey Macesin, habitante do Quebec no Canadá, foi parado pela polícia local e pagou uma multa que rondou os 120 dólares por ter utilizado o seu relógio para mudar de música enquanto conduzia. Segundo Macesin, o seu smartphone estava pousado e conectado às colunas do seu carro através de um cabo e apenas acedeu ao seu Apple Watch para mudar de música.
Ao abrigo da secção 439.1 do Código de Segurança Rodoviária do Quebec, é proibido utilizar qualquer dispositivo portátil com funções de telemóvel enquanto se está a conduzir mas, a verdade, é que o Apple Watch não é em si um telemóvel, é apenas um relógio emparelhado com um iPhone via Bluetooth.
Poderá, devido a isto, o Apple Watch ser considerado um “telemóvel”? Quem utiliza este dispositivo enquanto conduz cá em Portugal, poderá vir a ter problemas com aos autoridades pelas mesmas razões que Macesin?
Este artigo tem mais de um ano
O grande problema dos smartwatches é que é, regra geral, sempre necessária a utilização de duas mãos para o seu manuseio (no que toca a funções tácteis e ignorando comandos de voz).
A conduzir isto causa um grande transtorno.
Nossa, se o carro tiver comandos no volante não era mais fácil parear o dispositivo que tenha as músicas com o aparelho de som via bluetooth e assim comandar pelo volante?, bem mais prático e evita distrações.
“…proibido utilizar qualquer dispositivo portátil com funções de telemóvel enquanto se está a conduzir mas…” O Apple watch tem praticamente as mesmas funções de um telemóvel, ler mensagens, mudar de música entre outros…
Nao, os smartphones distraem mto mais…o relogio distrair? esta a frente da cara quando seguro o volante, a atencao que lhe dou e mto mais controlada e segura que um gps ou tlm
sim, mas para operar o smartwatch, tens de ter o pulso em que o tens colocado virado para ti, para veres o ecrã, e tens de utilizar a outra mão para efectivamente o utilizar… ou seja, quando estás a conduzir acabas por não ter o número de mãos e de não as ter em posição conveniente para uma condução segura… Aliás, gostava de saber como é que é mais pratico utilizar um smartwatch para mudar de musica em vez dos comando normais que os carros e auto-rádios já têm… então se admitires que não não tens o smartwatch no pulso acabas por estar a fazer o mesmo que fazes com um telemóvel.
Lol!
Deves conduzir so com uma mão, colocada na parte de cima do volante e com a outra mão livre para mexer no relógio, à patrão… ou então conduzes com os joelhos, como o outro.
O principal problema nem é o facto de se usar as mãos para mexer neles, mas o facto de distrair o condutor e aqui é pior que os telemóveis, para além do écran mais pequeno e difícil de ler, chama a atenção do condutor mais vezes que o telemóvel.
Eu pergunto: Como é que a policia soube que ele tinha usado o smartwatche?
Provavelmente eles toparam o que ele estava a fazer.
Considero um problema os smartwatches.
Quando vou a conduzir, recebo constantemente notificações e tenho de as ignorar. Isto porque a tentação de recebermos uma notificação e clicarmos para ler é grande e como o texto é pequeno o mais certo é termos de nos focar mais tempo no relógio e, na minha opinião, como utilizador destes dispositivos (Apple watch e Moto 360) torna-se mais complicado e perdemos mais tempo o foco da estrada.
Eu as notificações vejo-as. Mas não lhes respondo pelo motivo que referi no meu anterior comentário: é necessário utilizar as duas mãos. Mesmo quando queremos responder por voz, é praticamente sempre necessária a intervenção com recurso a toque.
No Apple Watch não precisas de estar sempre a olhar para elas…
Simplesmente ignoras, quando o levantares, ele mostra-te as notificações…
Certo, mas se a queres ler, a atenção que necessitas é maior, tens mais informação em menos espaço, necessitas de mais tempo para perceber o que lá diz. isso retira a atenção à condução. Na minha opinião, não quer dizer que todos tenham a mesma.
Eu diria que isso é mais um facto que uma opinião. ..
No Android Wear também.
O que eu quero dizer é que vejo-as porque as quero ver, mas não lhes respondo se envolver tocar no ecrã.
Isto, claro, a conduzir.
Isso quer dizer que o condutor perde tempo a mais para executar alguma tarefa nesses equipamentos. Logo pode tornar-se um elemento que pode facilmente provocar a distracção.
Precisamente. Ler as notificações nem tanto. Responder-lhes sim, caso envolva interacção física com o ecrã.
Quando é falado não tem nada que saber. Por exemplo “OK Google, Enviar SMS para “Daniel” com o texto “Estou a caminho””. Isto é simples, rápido. Ao contrário de tocar no ecrã.
ainda estou a procura de saber a utiidade deste gadget
Ninguém consegue fazer duas coisas em simultaneo. Logo, ou conduz, ou… Ah! E quem diz que consegue ser multitarefa…é porque ainda não viu bem a porcaria que fez numa delas.
No problem, a Cortana dá conta do recado, nem preciso de olhar para o telemóvel / band. O único problema é que só posso enviar as mensagens em inglês (ainda) xD