PplWare Mobile

Poderão os smartwatches trazer problemas aos condutores?


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.
Artigo escrito por Hugo Sousa para o Pplware

Destaques PPLWARE

  1. Daniel de Melo says:

    O grande problema dos smartwatches é que é, regra geral, sempre necessária a utilização de duas mãos para o seu manuseio (no que toca a funções tácteis e ignorando comandos de voz).

    A conduzir isto causa um grande transtorno.

  2. Valter says:

    Nossa, se o carro tiver comandos no volante não era mais fácil parear o dispositivo que tenha as músicas com o aparelho de som via bluetooth e assim comandar pelo volante?, bem mais prático e evita distrações.

  3. Diigo says:

    “…proibido utilizar qualquer dispositivo portátil com funções de telemóvel enquanto se está a conduzir mas…” O Apple watch tem praticamente as mesmas funções de um telemóvel, ler mensagens, mudar de música entre outros…

  4. Mario says:

    Nao, os smartphones distraem mto mais…o relogio distrair? esta a frente da cara quando seguro o volante, a atencao que lhe dou e mto mais controlada e segura que um gps ou tlm

    • SrBla says:

      sim, mas para operar o smartwatch, tens de ter o pulso em que o tens colocado virado para ti, para veres o ecrã, e tens de utilizar a outra mão para efectivamente o utilizar… ou seja, quando estás a conduzir acabas por não ter o número de mãos e de não as ter em posição conveniente para uma condução segura… Aliás, gostava de saber como é que é mais pratico utilizar um smartwatch para mudar de musica em vez dos comando normais que os carros e auto-rádios já têm… então se admitires que não não tens o smartwatch no pulso acabas por estar a fazer o mesmo que fazes com um telemóvel.

    • LP says:

      Lol!
      Deves conduzir so com uma mão, colocada na parte de cima do volante e com a outra mão livre para mexer no relógio, à patrão… ou então conduzes com os joelhos, como o outro.
      O principal problema nem é o facto de se usar as mãos para mexer neles, mas o facto de distrair o condutor e aqui é pior que os telemóveis, para além do écran mais pequeno e difícil de ler, chama a atenção do condutor mais vezes que o telemóvel.

  5. JJ says:

    Eu pergunto: Como é que a policia soube que ele tinha usado o smartwatche?

    • Vítor M. says:

      Provavelmente eles toparam o que ele estava a fazer.

      Considero um problema os smartwatches.

      Quando vou a conduzir, recebo constantemente notificações e tenho de as ignorar. Isto porque a tentação de recebermos uma notificação e clicarmos para ler é grande e como o texto é pequeno o mais certo é termos de nos focar mais tempo no relógio e, na minha opinião, como utilizador destes dispositivos (Apple watch e Moto 360) torna-se mais complicado e perdemos mais tempo o foco da estrada.

      • Daniel de Melo says:

        Eu as notificações vejo-as. Mas não lhes respondo pelo motivo que referi no meu anterior comentário: é necessário utilizar as duas mãos. Mesmo quando queremos responder por voz, é praticamente sempre necessária a intervenção com recurso a toque.

      • Mário says:

        No Apple Watch não precisas de estar sempre a olhar para elas…

        Simplesmente ignoras, quando o levantares, ele mostra-te as notificações…

        • Vítor M. says:

          Certo, mas se a queres ler, a atenção que necessitas é maior, tens mais informação em menos espaço, necessitas de mais tempo para perceber o que lá diz. isso retira a atenção à condução. Na minha opinião, não quer dizer que todos tenham a mesma.

        • Daniel de Melo says:

          No Android Wear também.

          O que eu quero dizer é que vejo-as porque as quero ver, mas não lhes respondo se envolver tocar no ecrã.

          Isto, claro, a conduzir.

      • JJ says:

        Isso quer dizer que o condutor perde tempo a mais para executar alguma tarefa nesses equipamentos. Logo pode tornar-se um elemento que pode facilmente provocar a distracção.

        • Daniel de Melo says:

          Precisamente. Ler as notificações nem tanto. Responder-lhes sim, caso envolva interacção física com o ecrã.

          Quando é falado não tem nada que saber. Por exemplo “OK Google, Enviar SMS para “Daniel” com o texto “Estou a caminho””. Isto é simples, rápido. Ao contrário de tocar no ecrã.

  6. Pinheiro says:

    ainda estou a procura de saber a utiidade deste gadget

  7. censo says:

    Ninguém consegue fazer duas coisas em simultaneo. Logo, ou conduz, ou… Ah! E quem diz que consegue ser multitarefa…é porque ainda não viu bem a porcaria que fez numa delas.

  8. PFerreira98 says:

    No problem, a Cortana dá conta do recado, nem preciso de olhar para o telemóvel / band. O único problema é que só posso enviar as mensagens em inglês (ainda) xD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.