Quantcast

Vacina personalizada de mRNA contra o cancro passa teste decisivo de fase 3

12 Comentários

A tecnologia de mRNA poderá estar prestes a dar um dos seus maiores saltos desde as vacinas contra a COVID-19. Desta vez, o alvo é o cancro e os primeiros resultados de fase 3 são suficientemente fortes para abrir caminho a uma possível aprovação.

Ilustração de uma vacina mRNA para combater vários tipos de cancro

Combater o cancro: Moderna e Merck conseguem resultado histórico

A Moderna e a Merck anunciaram resultados positivos do ensaio clínico de fase 3 INTerpath-001, que avaliou o intismeran autogene, uma terapia personalizada baseada em mRNA, combinada com o medicamento de imunoterapia Keytruda.

O estudo envolveu 1.137 pessoas com melanoma de alto risco, nos estádios IIB a IV, depois de o tumor ter sido removido cirurgicamente.

Principais dados do ensaio clínico:

👥 1.137 doentes

🧬 Fase 3 concluída com resultados positivos

✅ Melhoria significativa na prevenção da recorrência

📉 Menor risco de metástases à distância

🛡️ Sem novos sinais de segurança identificados

A combinação conseguiu melhorar significativamente a sobrevivência livre de recorrência e a sobrevivência livre de metástases à distância, quando comparada com Keytruda administrado isoladamente.

Uma vacina criada para o tumor de cada pessoa

Este não é um medicamento exatamente igual para todos os doentes.

É analisado o tumor de cada pessoa para identificar as suas mutações específicas. A partir dessa informação é produzido um tratamento de mRNA personalizado capaz de codificar até 34 neoantigénios.

O objetivo é ensinar o sistema imunitário a reconhecer características específicas das células cancerígenas e atacá-las caso permaneçam ou voltem a surgir no organismo.

Infografia de como atua a vacina mRNA para combater vários tipos de cancro

Estudos anteriores já tinham mostrado resultados impressionantes

Os números completos desta fase 3 ainda não foram divulgados. Contudo, o estudo anterior de fase 2b já tinha mostrado resultados importantes ao fim de cinco anos:

  • 49% menos risco de recorrência ou morte
  • 59% menos risco de metástases à distância ou morte

Estes valores dizem respeito à combinação intismeran + Keytruda comparada com Keytruda isoladamente.

É importante não confundir estes números com os resultados agora anunciados para a fase 3. A Moderna e a Merck dizem apenas, para já, que houve uma melhoria estatisticamente significativa e clinicamente relevante.

Os valores detalhados serão apresentados numa próxima reunião médica internacional.

Vacina conta o cancro pode chegar ao mercado em 2027

Os resultados representam a primeira fase 3 positiva de uma terapia contra o cancro baseada em mRNA e personalizada para cada doente.

A Moderna e a Merck vão agora apresentar os dados completos e discutir com os reguladores os próximos passos.

Segundo informações, o tratamento poderá mesmo ter lançamento comercial já em 2027, caso obtenha as necessárias aprovações.

E o melanoma poderá ser apenas o começo. O programa INTerpath já inclui nove ensaios de fase 2 e 3 que abrangem diferentes tipos de cancro, incluindo pulmão, bexiga e rim.

Se os resultados se confirmarem, o grande legado das vacinas de mRNA poderá acabar por surgir num território muito diferente daquele que tornou esta tecnologia conhecida: tratamentos contra o cancro desenhados especificamente para cada pessoa.

Ainda estamos longe de falar no fim do cancro. Mas poderá este ser o princípio de uma nova era no seu tratamento?

Comentários

12
  1. DG
    David Guerreiro

    O grande problema dessas vacinas é que serão personalizadas, o que vai encarecer e muito.

  2. CO
    Coiso

    Óptimas notícias.

  3. JO
    João

    calma que a malta anti-vacina vai conseguir provar que a vacina contra o cancro produz cancro, isto vai desaparecer do mercado juntamente com os chips de 5g

    1. AS
      Asiim

      a vacina é apenas para tratamento de doentes já com cancro

      1. DA
        Danny

        Não te preocupes, vão dizer que depois morreu de ataque cardíaco vascular provocado pela vacina.

    2. AL
      AlexS

      Há vacinas boas, más e inúteis e algumas podem ser as 3 coisas dependendo do doente e há ainda como neste caso o doente que não tem muito a perder.
      Esta vacina tem tido tempo para ser testada.

  4. OR
    OraBolas

    Excelente!!

  5. TM
    Técnico Meo

    Isto são boas noticias. O que tive a ler é que em casos avançado isto pode ser complementados com mais inmunoterapias que até já temos algumas interessantes actuais e mais quimioterapia avança que bloqueia a mitose das células anormais, e que , infelizmente, a quimioterapia continua a afectar ainda o corpo (células saudáveis) mas já não tanto como antigamente. Talvez este triplo ataque consiga salvar muitas vidas- O cancro é uma valente me%##

  6. EU
    Eu

    Todos podem falar mal ou das suas intenções, mas na hora do aperto, todos irão querer.
    Quanto ao COVID, até poderia haver muito oportunismo, mas quando familiares e amigos morriam no hospital, os seus próximos foram a correr para a vacina mais próxima.

  7. GA
    gambito

    se a ciência e a investigação fossem prioridade, teríamos um mundo muito melhor

  8. MA
    Mundo do Avesso

    É bom ver varios estudos e testes.

    A Russia já tem a,
    Enteromix,

    Estão a testar pelo menos estas:
    neoOncoVac,
    Oncopepts?? algo assim.

    Eles querem criar umas 20 diferentes, e vão ser produzidas por AI, individualmente.
    Há muitos intitutos a trabalhar para vacinas para o cancro.
    Já teem a vacina para o ébola, mas não entendo porque ele está a alastrar em África.
    Ou será que houve mutações que tornaram a vacina, ineficaz?

    Estive a ver os pacemakers, dos Russos, são extremamente pequenos, e finos.Fiquei impressionado, e podem ser submetidos a ressonâncias magnéticas e afins.wow.
    Mas talvez haja já soluções no mundo melhores, mas devem ser colossalmente mais caras.

    Em relação á produção, em outros paises, vai ser a mesma coisa, porque é humanamente impossivel produzir a mão, para tanta gente diferente, milhões e milhões.

    O mundo devia se unir, e lutarmos todos em prol da humanidade.
    Deixar as ganancias, o terrorismo, a pirataria, o crime organizado internacional, de lado, e lutarmos por causas nobres, como a saude.
    Melhorar a vida das pessoas, irradicar doenças graves, tratar os doentes de forma digna.

    Se todos colaborassem, eu acho que era possivel, e seria um grande avanço para a humanidade.

    Lutarmos também pela recontrução da camada de Ozono, que está a ficar cada vez mais deficitária e ameaça, a nossa existência, com efeitos já demasiado nefastos para ignorarmos o problema.

    Nos Anos 90, foi criado em Portugal, um medidor da camada de Ozono revolucionário, numa escola técnica, Fonseca Benevides.Ganhou o primeiro prémio, em França quando foi apresentado no concurso da Legran.

    Os nossos institutos medem a camada de Ozono?
    Em todas as estações móveis pelo País??

    Enfim tanta coisa boa que podiamos fazer.

  9. JO
    Joao

    Com o g-r-a-f-e-n-o podem personalizar e garantir que passa nos testes, pois gera sempre resposta imunológica… O problema é que é inflamatório e cancerígeno… Isto segundo o comunicado da União europeia de Fev. 2015.

Deixe um comentário