PplWare Mobile

Carro mais seguro de 2025? Euro NCAP revelou lista completa mas um elétrico destaca-se

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. B@rão Vermelho says:

    Não se se por serem VE e serem mais pesados ajuda também na segurança,

    • JL says:

      Não faz muito sentido, porque há carros sem serem eléctricos mais pesados que estes.

    • Realista says:

      Quanto mais pesado for um carro, mais seguro ele é…

      • SrBla says:

        mentira….
        o que interessa é construção e os pontos de dissipação e absorção de impacto – isto no que toda à segurança passiva.
        aliás, um carro mais pesado pode ser mais perigoso para quem “leva com ele” – já para os habitantes do carro mais pesado interessa a forma como está construído…. se formos pegar apenas e só no peso – mais massa significa maior inércia o que se torna num fator desfavorável logo à partida
        tal como o JL mencionou e bem, já antes existiam carros pesados e até mais pesados que a maioria dos EV que vemos na rua e não era por isso que eram mais seguros que os restantes….

        • Realista says:

          “A bigger, heavier vehicle provides better crash protection than a smaller, lighter one, assuming no other differences between them. The part of the vehicle between the front bumper and the occupant compartment absorbs energy from crashes by crumpling. As a result, longer front ends offer better protection in frontal crashes. Heavier vehicles also tend to continue moving forward in crashes with lighter vehicles and other obstacles, so the people inside them are subject to less force.”

          (…)

          “Both size and weight affect the forces people inside a vehicle experience during a crash. The magnitude of those forces is directly related to the risk of injury.

          Larger vehicles have a longer distance from the front of the vehicle to the occupant compartment. The longer that distance, the more the frame of the vehicle can be crushed before it crushes the people inside. Long front ends only provide more protection in frontal crashes, but these crashes account for more than half of passenger vehicle occupant deaths.

          Weight is important when two vehicles collide. The heavier vehicle will push the lighter one backward during the impact. That puts less force on the people inside the heavier vehicle and more on the people in the lighter vehicle.”

          (…)

          “Improvements in crash protection have made vehicles of all sizes safer, but bigger vehicles are still safer than smaller ones even with those improvements. ”

          https ://www.iihs.org/research-areas/vehicle-size-and-weight

          É mais seguro para os ocupantes, embora não para os pedestres…

          • SouHumanoNaoOcidental says:

            Pronto vou comprar um tanque. É pesado, lento, o peao consegue se desviar a tempo e se alguém me chatear basta dar-lhe um cheirinho assim de leve…

        • Rui says:

          Num caso de choque frontal, ganha quem estiver no carro mais pesado!!! A física aí sobrepôem-se à qualidade de construção. E quanto maior for o diferencial, mais se nota!!!! Veja bem a fórmula da energia cinética, está lá tudo!

      • Yamahia says:

        Então quando vão de encontro aos rails é um mimo. Qto mais peso melhor sem duvida, não há nada melhor para acabar no fundo da ravina.

        • JL says:

          Também enumeram esse problema dos diesel e híbridos em relação aos gasolina ?

        • Realista says:

          Sendo assim é preciso reforçar os rails, porque os veículos pesados costumam pesar bem mais que os automóveis ligeiros…

        • Rui says:

          Sabes que os rails estão contruidos para dissipar a energia de uma camião certo? Estarem a discutir isto para um carro não faz sentido algum.
          É claro que se forem a 200 contra um rail não há milagres aquilo é feito para dissipar a energia de um encosto não de um embate frontal

          • Realista says:

            Não tenhas dúvidas, ele sabe disso, só não quer admitir…

            Aliás se for preciso afirma que os carros a combustão rebentam com rails e os elétricos não, se o assunto mudar para carros que os rails conseguem deter.

        • Toni da Adega says:

          Tudo que seja maior que smart fica desfeito

    • MLopes says:

      por si só, mais massa significa maior inércia o que poderia ser um fator desfavorável à partida

    • B@rão Vermelho says:

      A nossa percepção é que mais pesado é mais seguro, quando andamos num SUV 4X4, pesado como um porta aviões temos a sensação certa ou errada que nada nos “vai” tocar e se tocar não há problema e dai a minha referência ao peso do carro, e se repararmos os Mercedes sempre foram carros pesados e sempre foram dos mais seguros.

  2. (.)(.) says:

    Não há BYD na lista?

  3. absc says:

    acho muito estranho não haver nenhum Volvo na lista.

    • hv says:

      Do que eu sei os testes considerarem os modelos bases, a grande maioria de carros tipo, volvo, mercedes, bmw, audi, etc, não têm os elementos de segurança activa incluidos.. exemplo o alerta de carros no ponto morto não costuma vir de serie é um extra, o que faria com que o euro ncap seja menor

      • SrBla says:

        por acaso acho que este modelos mais recentes têm já isso tudo… no outro dia estava a simular um CLA destes e o que têm de extra para segurança é algo que de momento nenhuns outros têm ou que se calhar poucos têm, como cortinas de airbag adicionais para os passageiros atrás e o sistema de pré-colisão que antes do embate mexe nas posições dos bancos, cintos, volante e vidros para tentar que os ocupantes estejam na “melhor” posição possível para o embate – melhor no sentido de estarem mais protegidos.

        Mas não digo que sejam todos, ou que às vezes me possa estar a escapar algo.
        De qualquer modo até há bem pouco tempo o que dizes é historicamente verdade.

    • SrBla says:

      eles com a aposta toda na eletrificação a 100% perderam um bocado o norte e a segurança deixou de ser o pilar…. e agora com a nova restruturação para reintegrar o PHEV nas ofertas vamos ver…

      • JL says:

        A Volvo alguma vez deixou de ter a combustão e até híbridos ?

        • SrBla says:

          vai ver os planos da volvo e o catálogo de oferta atual…
          eles estavam a eliminar todos os carros com motor de combustão e não fazer mais desenvolvimento.
          O plano era acabar com esses motores em 2030, agora depois de o mercado não estar a evoluir como se esperava, de a UE cortar incentivos e de a infraestrutura de carregamento ainda não ser suficientemente boa, já estão a alterar os planos. Agora o plano é em 2024 ter 90% a 100% dos veículos vendidos a serem eletrificados….
          olhas para os restantes construtores e vês como estão a abrandar e a retroceder nos planos de 100% elétricos……

          Até marcas chinesas que apareceram com 100% elétricos passaram a integrar PHEVs nas suas ofertas….

          Mas o ponto aqui é que a Volvo, com as mudanças de planos está perder dinheiro – e assim sendo não dá para esticar para todo o lado…..

          • JL says:

            Então quer dizer que nunca deixou de os ter, nem tampouco abandonou o que quer que fosse, além disso, 10% não é grande mudança.

            Como sabe que está a perder dinheiro ?

            Claro que apareceram, quem mudou as metas e meteu tarifas aos eléctricos não foram os chineses, foram os europeus.

          • SrBla says:

            eu nunca disse que deixaram de produzir… disse que apostaram nos 100% e começaram a abandonar o resto…. tens de ler com mais atenção.

            e estás a reforçar o que eu disse, a UE mudou metas, mudou financiamentos e apoios o que mexeu com os construtores.
            a UE fez questão de andar a querer exigir que todos passassem para EVs e agora tirou o pé do acelerador e isso mexe com a gestão das empresas.
            e mais uma vez, ver que aqueles que sugiram com EVs agora apresentam PHEVs, creio que quer dizer algo – talvez que o mercado livre e que os particulares nem todos querem um EV, pelo menos nas condições atuais….

          • JL says:

            Mas nunca abandonaram os restantes, tanto que sempre os tiveram.

            Quem abriu as portas aos a combustão e hibridos foi a UE, e não a vontade dos chineses terem ou não combustão e hibridos, até porque eles produzem mais carros 100% a combustão que 100% electricos.

            Mas eles sempre os tiveram, a byd por exemplo começou com hibridos phev.

        • SrBla says:

          Youtube – watch?v=zkPTK3pQ08Q

    • Zé Fonseca A. says:

      NCAP é tipo estrelas dos hoteis, é uma checklist, há fabricantes que apostam na checklist em alguns modelos apenas para fazerem marketing, tipicamente modelos que precisam de empurrar no mercado

      • SrBla says:

        acho que tens um quê de razão….
        no que toca à segurança passiva, a NCAP teve um trabalho e importância enorme, de tal modo que hoje em dia grande parte dos carros têm cotações altas e as diferenças acabam por estar em melhorias e inovações onde alguns investem para se tentar distinguir – como a Volvo, por exemplo, vinha a fazer até há uns anos.

        Agora quando entramos no campo da segurança ativa, cada vez estou mais cético em relação aos resultados dos testes. Alguns sistemas parecem funcionar muito bem, mas depois no mundo real não é bem assim. Tal como havia aldrabice nas emissões, hoje em dia com os sensores e cameras que os carros têm eu não sei até que ponto é que os construtores não treinam os seus algoritmos para reconhecer os ambientes, objetos e condições de teste utilizados pela NCAP e homónimos.

        • Rui says:

          Isso é só desconversar porque não gostam da lista, a segurança ativa impede que a passiva seja usada e poupa uns belos trocos já agora e eles testam isso tudo.
          Para mim é muito importante que o carro trave por mim quando está um obstaculo a frente, impede me logo de bater nem tenho de me preocupar com a segurança passiva e poupa me uns trocos e distrações toda a gente tem, assim como o sensor de angulo morto e afins

          • SrBla says:

            Creio que te perdeste.
            Desconversar é o que estás a fazer.
            Não sou contra a segurança ativa, mas sou contra aquela que funciona mal e que quando funciona mal não me a deixa descativar.
            E a questão que levanto é a até que ponto os testes as esses mecanismos são validos. Se vires os testes, são sempre iguais e com os mesmo objetos e condições idênticas – por razões obvias, as de garantir conformidades – mas isto levanta um tema pertinente na minha opinião, que é que tu podes ter o teu sistema desenhado para operar de forma ideal nesses cenários pré-concebidos. Eles não criam cenários diferentes para cada carro, eles por vezes notam comportamentos e padrões e desenham então novos cenários.
            E levanto isto exatamente pelo facto de nem sempre os sistemas funcionarem como anunciados nos testes da NCAP.

            pegando nos teus exemplos, nunca tive necessidade que o carro travasse por mim pois tenho cautela na condução – mas acho que não faz mal lá estar. Mas agora vai ver ai um caso interessante com novo CLA em que aquilo travou num edge case que na realidade não fazia sentido travar, é procurares no youtube. A situação deixa algumas questões no ar….

            Sensor de angulo morto, estou contigo, então em SUVs e carros longos é do melhor – mas dou-te um exemplo, eu no model 3 não posso confiar minimamente naquilo o led para além de não ser facilmente visivel, não reage sempre nem em condições…. eu que vinha habituado de sistemas que funcionavam 10/10 ao inicio apanhei cagaços com aquilo – tive de me reformatar e passar a ignorar o sistema do carro e olhar com mais atenção – por exemplo aqui, se calhar nos testes dizem que é sublime mas depois no mundo real não é…..

          • JL says:

            Só o highland tem led indicador de angulo morto.

          • SrBla says:

            certo, eu tenho highland como já te disse várias vezes, o carro é da segunda metade de 2024….. os anteriores nem isso tinham.

      • JL says:

        Curioso como eles acabaram por ser copiados por outros ao redor do mundo, deve ser pela sua falta de rigor. Lool

    • Pedro P says:

      Não estar na lista, não quer dizer que não tenha recebido as 5* do teste. Tal como aconteceu no EX90 e no EX30.

      De qualquer forma, ter o Polestar 3 aí mencionado, faz com que a volvo esteja presente 🙂

      (agora vamos ver se este comentário é igualmente banido como anteriores )

  4. SrBla says:

    Sou sincero, cada vez acho mais que estes testes estão viciados e os carros treinados para os mesmos – na parte que toa à segurança ativa.
    há dois dias ia tendo uma colisão frontal com o model 3 e ele nem ai nem ui…. estrada urbana com uma faixa para cada lado e traço continuo, eu ia normalmente e a pessoa do outro lado com um Qashqai ia a olhar para o lado e começou a sair de faixa estava com metade do carro na minha faixa (eu ia a uns 35 km/h e a outra pessoa +/- o mesmo) se eu não estou atento e não entrevenho tinha batido de frente – o model 3 não assinalou nada nem travou nem virou, nada (sim claro temos de ir com atenção e no controlo, as máquinas falham – mas é mesmo por a´s, ainda poucas vezes vi o carro alertar ou intervir de forma correta).
    O mesmo as saídas de faixa é muito irregulares no funcionamento – fora quando faz intervenções erróneas como atirar o carro para contramão comum camião em sentido contrário.

    Para comparação, quando andava com classe A de 2020, o sistema de saída de faixa também era altamente inconsistente – nunca percebi bem como raio aquilo detetava ou não saídas de faixa.

    • JL says:

      Nesse carro muita coisa falha, curioso que no meu tive de desativar alguns avisos e comportamentos por ser muito ativo, e alguns até incomodam como o saída de faixa, começa a tremer a direção como se algo estivesse errado, o que me incomoda quando ando em nacionais.

      • SrBla says:

        verdade, muita coisa falha e funciona mal….
        não é à toa que não gosto minimamente do carro…. não por ser elétrico ou não, é mesmo porque é insipido e tem comportamentos erróneos…..
        e para acrescentar mais uma, acho que a porta da mala do porta bagagens está a ficar desalinhada e quando abre não vai até à altura maxima, fica estranha….

        • JL says:

          Isso é porque alguém definiu a abertura máxima.

          Isso é coisa de quem está habituado e valoriza carros velhos.

          • SrBla says:

            o que queres dizer com “Isso é coisa de quem está habituado e valoriza carros velhos.”?
            estás a dizer que é bom os carros terem comportamentos erróneos?
            é bom um carro ser aborrecido e uma pessoa sentir-se entediada dentro do carro?
            é bom o mala do porta bagens estar a ficar desalinhada com o resto do carro? e já não abrir por completo?
            estás a dizer que os carros novos que são assim são melhores porque têm mais defeitos e anomalias?
            estou confuso com a tua argumentação……

            quanto ao “alguém definiu a abertura máxima” – não mesmo, o carro do nada começou a apitar sempre que se abre a mala e apresentava uma mensagem para definir a altura maxima. fui procurar diziam que era exatamente porque tinha de definir a altura, já fiz e desfiz, etc. quando está definida já não apita, mas quer estando definida ou não continua-me a parecer que não está totalmente aberta…. mas aprece-me não tenho a certeza, tenho de ver consigo comparar com o model 3 de outra pessoa.
            quanto ao desalinhamento, nada tem a ver com isso a não ser que reforça a minha suspeita que algo se passa com a porta da mala, fora isso só mesmo com má construção e qualidade…

          • JL says:

            O que falou não tem nada a ver com comportamento errôneo, ele abre até o máximo que foi definido.

            Se bateu com ele ou alguém lhe bateu é normal desalinhar.

            Esqueça isso, já vimos da outra vez que software é muito para si.

          • Mário says:

            Eletrónica é muito para o JL que nem sabe a lei de ohm. O mesmo que diz que a rede eletrica n precisa de modernização para aguentar com novos consumos.

          • JL says:

            Não sei a lei de Ohm ? LOOOOL

            Mas usa a lei de ohm para calcular a rede ? depois diz que os outros não entendem do assunto ? LOOOL

          • SrBla says:

            ora bem, o carro não teve colisão nenhuma, a unica coisa que faço é abrir e fechar a mala normalmente…
            já nas gerações anteriores era sobejamente conhecido o problema de desalinhamento…. nesta prometeram ter resolvido – não me parece bem ser o caso, não é no mesmo grau, mas eu noto.
            Tal como referi num comentário mais abaixo o carro está atualizado… eu nem disse que o problema é de software neste caso, nem percebo o porquê de estares a falar nisso… aliás quanto muito pode ser um problema dos motores – inicialmente suspeitei disso, tendo em conta que o carro começou do nada a mostrar as mensagens para definir a altura maxima de abertura.
            De resto vais calando lentamente e tentando dizer que os utilizadores é que estão errados e são borregos…. mas olha, que quando o fazes está-te a ver ao espelho 😉

          • JL says:

            Eu não vou calando, só estou a achar estranho tanto problema junto, essa do abrir a mala é bem óbvio de quem é o problema.

            Eu falei disso porque houve atualizações no modo como os sensores são lidos.

      • Zé Fonseca A. says:

        gadgets com rodas dá nisso

      • SrBla says:

        btw, quando digo “ainda poucas vezes vi o carro alertar ou intervir de forma correta” – não estou a dizer que ele não alerta de todo, pois ele adora alertar para carros estacionados, pessoas que estão no passeio (mas pessoas em passadeiras ou no meio da estrada é um hit and miss que normalmente falha em situações de mais perigo).
        O que digo é que ou não deteta quando é situação de detetar, ou deteta com um falso positivo, ou então faz falsos negativos e ainda intervém de forma errada e perigosa nessas situações.

        Mas nota, eu tenho noção que não são só os tesla a padecerem deste problema, há mais carros ai a circular com comportamentos destes – o classe A com que andei só não faria mais asneira pois não tinha os mesmo tipo de capacidades de intervir como este tesla tem, mas quando como disse também tinha comportamentos marados na deteção de saída de faixa.

        • JL says:

          Já pensou em atualizar o carro ?

          • SrBla says:

            o carro está atualizado… e como sei que gostas de perguntar qual versão, como se isso tivesse muito a ver….
            a versão que o carro tem de momento e no momento em que estes últimos eventos ocorreram é a 2025.44.25.3

            mas caro JL, apontar meramente para versão só ajuda a confirmar como estes sistemas e o tesla em particular são maus e pouco confiáveis, ao ponto que até tu tentas dar a entender que “olha que na versão X há um bug – a coisa não foi bem testada”

            até hoje, em sensivelmente ano e meio que tenho este carro, ainda não vi um único update melhorar o quer que seja….

          • Mário says:

            Como não conseguiu contradizer, calou se

          • JL says:

            Apesar de não estar atualizado, não está desatualizado.

            Que esse sistema do model 3 é mau, já todos sabemos, ainda bem que o meu não tem.

          • SrBla says:

            Apesar de não estar atualizado?!
            Acorda para vida…. e teu refugo em todas as situações quando deixas de ter saber o que inventar mais é apontar falta de updates – quando nem sequer existem updates disponíveis (pelo menos o carro não deteta nenhum novo de momento)….
            Eu tenho sempre o hotspot ligado e como tenho dados “ilimitados” deixo-o fazer download sempre que quer, por isso nem sequer ando a evitar fazer updates.

          • JL says:

            Não está, já saíram mais versões, mas não vai alterar muito.

            O meu que é mais velho já tem a 2025.44.25.4.

            Isso não quer dizer nada, nem todos os carros atualizam ao mesmo tempo.

  5. Olé says:

    Model Y é um SUV compacto e o Smart #5 um familiar ?!

    • SrBla says:

      olha que essa passou-me ao lado….
      fui ver, e se não vi mal o Y é maior que o #5… :O
      de facto, não dá para perceber….
      1) estariam troados
      2) dizer que qualquer um dos dois é um compacto parece-me estranho atendendo à dimensões, mas ok……

      • Olé says:

        Sim, o Y é mais comprido ( cerca de 10cm ), capacidade de carga muito superior, diferença da distância entre eixos é insignificante.
        Apenas um pouco mais baixo…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.