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Ao-Solar Extender: a solução da Nissan para prolongar a autonomia dos veículos elétricos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Zé Fonseca A. says:

    3000 km por ano.. LOL.. isso serve para quê?

    • BurroFuiEuQueEstudei says:

      Para fazer 3000 Km por ano.

      • Realista says:

        Que é 30% das necessidades médias do condutor português…

        Agora dos condutores do PPLware que fazem 1000km por dia, só para irem almoçar a casa, é que não dá para nada.

    • JL says:

      Para 33% da média que os tugas andam por ano.

      • Zé Fonseca A. says:

        Os tugas fazem 9000 km por ano em média?
        Então para que querem carro? Mais vale andarem a pé..
        Faço cerca de 40.000 km por ano, é rara a semana que faço menos de 1000 km, em 2 meses já andei isso.. qual o sentido de ter carro então? Se eu andasse isso preferia andar de uber e alugar carro quando precisasse e poupava muito dinheiro, só em portagens e estacionamentos..
        Não me parece que o pessoal seja muito bom de finanças.. conta lá JL, quantos kms fazes tu?

        • Toni da Adega says:

          Isso quer dizer que os tugas fazem em média 40/50k por ano?
          Dado a idade média do parque Automóvel, quer dizer que os carros portugueses tem em média 700,000KM e existe mais de 1 milhao de automoveis com mais de 1 milhao de KM.
          E depois dizem que duram pouco

        • JL says:

          Sim, fazem, essa é a média de KMS dos carros em Portugal, portanto não admira que muitos cheguem aos 20 anos, óbvio, não fizeram nada.

          Meu caro, são estatísticas, esta até vem do ACP, eu já cheguei a fazer mais de 30 mil, neste momento devo andar pelos 28 a 30.

  2. Grunho says:

    ATÉ 3000 kms faz sempre: 1km, 10, 20; 50, 100; é tudo ATÉ 3000. Mais do que isso não faz de certeza. E principalmente não vai render em energia o que custou.

  3. Rui says:

    Encher uma bateria de 30 kWh a 500 w demora cerca de 60 horas, é melhor que nada, mas anda lá perto.
    Outra forma de ver será: 1 hora de carregamento permite andar cerca de 3 km (consumo 16 kWh/100km), é melhor que nada…

    • Realista says:

      Não me acredito que isto gaste 16kWh/100km…
      Um carro citadino destes gasta uns 11 a 12kWh/100km.

    • Realista says:

      Este Nissan Sakura gasta 12.6kWh/100km (Ciclo WLTP) e possui uma bateria de 20kWh.

      Se estiver parado 5 horas, e assumindo uma produção por hora média de 0.4 (porque os 0.5 é de pico) estamos a falar de 1.5 a 2.5kWh por dia – 7.5 a 13% da capacidade da bateria – ou cerca de 12 a 20km por dia.

      Nada mau.

      • GM says:

        Mas, primeiro, é preciso que haja sol (hoje, teria sido para esquecer). Havendo sol, é preciso que haja lugar de estacionamento disponível, sem obstruções de horizonte. Caso contrário, o aproveitamento da ideia (excelente) cai por terra.

    • JL says:

      Mas onde dizem que precisa de encher ? Isto é uma ajuda.

  4. VAOpoK says:

    O pior é se faz vento…

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