Ao-Solar Extender: a solução da Nissan para prolongar a autonomia dos veículos elétricos
No Japan Mobility Show, a Nissan anunciou um protótipo equipado com um sistema de produção de energia solar integrado. De nome Ao-Solar Extender, o sistema de painéis solares procura reduzir a dependência da rede elétrica e aumentar a conveniência da utilização de veículos elétricos.
No sentido de reduzir a dependência da rede elétrica e simplificar o carregamento diário, a Nissan desenvolveu internamente o sistema Ao-Solar Extender.
Para demonstrá-lo, a fabricante automóvel instalou-o num Nissan Sakura, o veículo elétrico mais vendido no Japão nos últimos três anos consecutivos e elogiado pela sua autonomia para as deslocações diárias.
Entenda o Ao-Solar Extender da Nissan
Montado no tejadilho, o sistema permite carregar o veículo tanto em movimento como estacionado.
- O painel fixo capta energia solar durante a condução, enquanto um painel adicional e extensível aumenta a superfície de captação e a produção de energia até aproximadamente 500 watts.
- O painel extensível oferece ainda sombra, reduzindo a entrada de luz pelo para-brisas e, consequentemente, a temperatura no habitáculo, diminuindo a necessidade de utilização do ar condicionado.
Todo o sistema foi concebido "de forma a minimizar a resistência ao vento e a integrar-se harmoniosamente no design do Nissan Sakura, sem comprometer a aerodinâmica e a estética do veículo".
Este conceito exemplifica o segundo pilar da estratégia Re:Nissan, um compromisso renovado com a entrega de produtos e soluções de mobilidade inovadores que melhorem a experiência do cliente, segundo a empresa, num comunicado.
A integração da tecnologia solar no Nissan Sakura reflete o compromisso da marca com soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras, reforçando a sua posição no competitivo segmento dos kei cars, no Japão.
Afinal, a equipa de desenvolvimento estima que o sistema possa gerar energia suficiente para suportar até 3000 km de autonomia por ano.
Nissan criou uma resposta à necessidade real dos clientes
Dados de condução dos proprietários do Nissan Sakura indicam, segundo a empresa, que muitos realizam principalmente percursos curtos, como deslocações escolares ou compras.
Este hábito sugere que a energia solar pode praticamente eliminar a necessidade de carregamento na rede para uma parte significativa dos utilizadores.
Além disso, o Ao-Solar Extender pode funcionar como fonte de energia de emergência em situações de desastre.
O conceito deste sistema nasceu no concurso interno de ideias da Nissan, em 2021, e prevê-se que seja lançado comercialmente no futuro, com a data a anunciar posteriormente.






















3000 km por ano.. LOL.. isso serve para quê?
Para fazer 3000 Km por ano.
Que é 30% das necessidades médias do condutor português…
Agora dos condutores do PPLware que fazem 1000km por dia, só para irem almoçar a casa, é que não dá para nada.
Almoçar em casa é um luxo de quem vive na aldeia. Se eu quisesse ir almoçar a casa demorava 1h só em viagens, e é perto
Para 33% da média que os tugas andam por ano.
Os tugas fazem 9000 km por ano em média?
Então para que querem carro? Mais vale andarem a pé..
Faço cerca de 40.000 km por ano, é rara a semana que faço menos de 1000 km, em 2 meses já andei isso.. qual o sentido de ter carro então? Se eu andasse isso preferia andar de uber e alugar carro quando precisasse e poupava muito dinheiro, só em portagens e estacionamentos..
Não me parece que o pessoal seja muito bom de finanças.. conta lá JL, quantos kms fazes tu?
Isso quer dizer que os tugas fazem em média 40/50k por ano?
Dado a idade média do parque Automóvel, quer dizer que os carros portugueses tem em média 700,000KM e existe mais de 1 milhao de automoveis com mais de 1 milhao de KM.
E depois dizem que duram pouco
Sim, fazem, essa é a média de KMS dos carros em Portugal, portanto não admira que muitos cheguem aos 20 anos, óbvio, não fizeram nada.
Meu caro, são estatísticas, esta até vem do ACP, eu já cheguei a fazer mais de 30 mil, neste momento devo andar pelos 28 a 30.
ATÉ 3000 kms faz sempre: 1km, 10, 20; 50, 100; é tudo ATÉ 3000. Mais do que isso não faz de certeza. E principalmente não vai render em energia o que custou.
Encher uma bateria de 30 kWh a 500 w demora cerca de 60 horas, é melhor que nada, mas anda lá perto.
Outra forma de ver será: 1 hora de carregamento permite andar cerca de 3 km (consumo 16 kWh/100km), é melhor que nada…
Não me acredito que isto gaste 16kWh/100km…
Um carro citadino destes gasta uns 11 a 12kWh/100km.
Este Nissan Sakura gasta 12.6kWh/100km (Ciclo WLTP) e possui uma bateria de 20kWh.
Se estiver parado 5 horas, e assumindo uma produção por hora média de 0.4 (porque os 0.5 é de pico) estamos a falar de 1.5 a 2.5kWh por dia – 7.5 a 13% da capacidade da bateria – ou cerca de 12 a 20km por dia.
Nada mau.
Mas, primeiro, é preciso que haja sol (hoje, teria sido para esquecer). Havendo sol, é preciso que haja lugar de estacionamento disponível, sem obstruções de horizonte. Caso contrário, o aproveitamento da ideia (excelente) cai por terra.
Mas onde dizem que precisa de encher ? Isto é uma ajuda.
O pior é se faz vento…