Honda lança pequeno carro elétrico por cerca de 16 mil euros
A Honda levou para a pista em julho um kei car elétrico de quatro portas chamado Super EV. Agora, tudo indica que o conceito entrou em produção, com a empresa a lançar no Japão o compacto N-One e:.
Carros elétricos baratos?
Como era de esperar, o modelo de produção perdeu algum brilho exibido enquanto modelo protótipo. Contudo, o que foi apresentado já permite termos uma ideia completa do que esperar deste citadino compacto.
Este novo veículo segue a introdução do N-Van e:, lançado há alguns anos para clientes corporativos. A base é o N-One não elétrico, inspirado no Honda N360 de 1967, mas com ajustes específicos de elétrico, como linhas mais limpas e curvas mais arredondadas nos guarda-lamas e na traseira.
Enquanto o design exterior segue as características do N-One anterior, ele tem uma redondez volumosa e de alta qualidade, uma textura suave que dá vontade de acariciar, e uma frente adorável que faz querer passar todos os dias com ele. Acredito que criámos um carro que vai conquistar o condutor como parceiro diário.
Afirmou Hidetomo Hotta, da Honda.
Está a chegar a moda dos kei car elétricos
Os faróis redondos do conceito passaram à produção, mantendo a aparência com “pálpebras superiores”, graças ao capô que ocupa parte da curva. Os faróis dianteiros e traseiros estão rodeados por anéis LED de circulação diurna.
O N-One e: traz uma bateria de 29,6 kWh instalada sob o piso, oferecendo uma autonomia WLTC de 295 km por carga, o que é bastante razoável para um citadino deste porte. O carregamento normal demora cerca de 4,5 horas, mas também suporta carregamento rápido. A arquitetura da bateria permite ainda aplicações vehicle-to-home até 1.500 W.
Apesar de não ser mencionada a velocidade máxima, a Honda confirma que o carro atinge velocidades de autoestrada. É também o primeiro mini-carro da marca com controlo de pedal único, em que acelerar, desacelerar e parar pode ser feito com o mesmo pedal. A função é ativada por botão, mas mantém-se um pedal de travão convencional para quem preferir.
Tal como outros kei cars, o N-One e: tem dimensões compactas que facilitam a manobrabilidade em ruas apertadas e o estacionamento. Dispõe de quatro portas e uma bagageira, prometendo conforto para quatro adultos apesar do tamanho reduzido. Os bancos traseiros podem ser rebatidos para ampliar o espaço de carga ou levantados para transportar objetos altos.
Terá interesse no mercado europeu?
A versão e:L vem com ecrã tátil de 9 polegadas para métricas do EV e navegação, mas quem percorre trajetos habituais pode optar pela versão e:G, que dispensa o painel. Ambas oferecem painel de instrumentos, Bluetooth para música e controlos físicos.
O capô rebaixado melhora a perceção da distância do carro da frente. Inclui ainda as tecnologias de apoio ao condutor da Honda, como cruise control adaptativo, prevenção de colisões, reconhecimento de sinais, assistência de faixa, máximos automáticos e assistência em tráfego intenso.
Os proprietários podem subscrever o Honda Total Care (gratuito), que oferece funções remotas através de app. Recursos adicionais estão disponíveis para a versão e:L mediante mensalidade.
Por fim, a grelha dianteira é feita a partir de para-choques reciclados de veículos Honda em fim de vida, enquanto outros detalhes ecológicos incluem plásticos de origem vegetal e carpetes fabricados a partir de garrafas recicladas.
Preços no Japão:
- Honda N-One e:G (sem carregamento rápido, sem touchscreen): 2.699.400 ienes ≈ 16.770 €
- Honda N-One e:L (com carregamento rápido, touchscreen, jantes em alumínio, etc.): 3.198.800 ienes ≈ 19.870 €
Ainda não há informação sobre disponibilidade internacional, mas a presença do conceito Super EV em Goodwood deixa a porta aberta.

























Os chineses têm o Wuling – com bateria de metade do tamanho e carroçaria mais fraquinha, mas faz tudo o que este faz – por 3.000 euros na China. Pelo preço deste na Espanha compra-se um BYD dolphin mini, que já é um carro a sério.
estas a comparar alhos com bugalhos, o wuling mini ev sim custa 3000 na china ( financiado pelo governo) , nao esta á venda nem vai estar á venda na europa porque nao cumpre com os requizitos europeus de segurança, se um dia cumprir o preço na europa vai passar dos 12 ou 14 mil e no entanto se fores á pagina da wiling ( https://wulingcars.com/product/hongguang-miniev-classic-2024-model/ ) podes ver que nao tem a tecnologia nem a autonomia deste honda sendo o wuling 120km ou 170 km com o pack extra de bateria .
O BYD dolphin ok ja estamos a comparar coisas comparaveis, o o Dolphin mini ou seja o Dolphin Surf ainda nao esta a venda em Portugal mas se fores ao site Espanhol podes ver que esta á venda com um preço a comecar nos 19990 € com iva 20% em portugal é 23% e sim tem mais autonomia 310km vs os 295 do honda . mas se te derem a escolher o que queres um honda ou um byd vais escolher o byd? eu nao .
é demasiado cedo para tirar conclusoes, falta o honda entrar no mercado europeu e ver os comparativos mas uma coisa é certa , fiabilidade, segurança, tecnologia qualidade dos materiais e de engenharia, por muito que o chinês seja bom, o japones é sempre melhor
BYD Dolphin com preço a partir de 20.885 € para a versão Active (valor antes de despesas de legalização, transporte e pintura).
Autonomia 280 Km
Não me parece assim tão mais barato que o Honda, mas enfim.
EM Espanha, não é EM Portugal.