Quiz: Sabe (mesmo) tudo sobre carros elétricos?
A tremenda discussão que tivemos em torno dos carros elétricos, e de quem os nunca conduziu, levou-nos a não largar o tema e a lançar um desafio à nossa audiência. Um quiz com algumas perguntas sobre mobilidade elétrica versus veículos a combustão. Há perguntas mais fáceis que outras, mas o desafio aqui fica: afinal, quanto sabe mesmo sobre este tipo de veículos?
Veículos elétricos: quem sabe e quem se "deita" a adivinhar
Ora aqui estamos de novo a bater na tecla dos carros elétricos e da eterna polémica sobre a sua eficiência, versus os veículos a combustão.
Goste-se ou não, a verdade é que a transição para a mobilidade elétrica está a mudar radicalmente a forma como pensamos transporte, energia e impacto ambiental.
Se, por um lado, os carros elétricos oferecem uma eficiência energética incomparável e menores emissões locais, por outro, os veículos a combustão continuam a dominar determinados cenários devido à sua autonomia, rapidez de reabastecimento e maturidade tecnológica.
Este quiz foi concebido para explorar as nuances técnicas, económicas e ambientais que se escondem por detrás da comparação entre carros elétricos e carros a combustão. Aqui, não basta saber que um elétrico “é mais limpo” ou que um carro a gasolina “anda mais rápido a encher o depósito”.
Vamos testar o eu conhecimento sobre eficiência, ciclo de vida, limitações tecnológicas e contextos de utilização. Prepare-se então! As perguntas que se seguem exigem atenção aos detalhes e algum raciocínio crítico. Não se trata apenas de escolher a resposta certa, mas de perceber porque é a certa.
Diga-nos nos comentários as suas respostas (exemplo 1A, 2B, 3C…) para vermos quantas acertou.
Pronto? Aqui estão as questões!
1. Qual destes fatores mais influência a degradação da bateria de um carro elétrico a longo prazo?
- A) Número de quilómetros percorridos
- B) Número de ciclos de carregamento e temperatura de operação
- C) Velocidade máxima do veículo
2. Em que situação um carro elétrico pode consumir mais energia do que o habitual?
- A) Ao circular numa descida longa
- B) Ao conduzir com o ar condicionado ligado e em autoestrada a alta velocidade
- C) Ao circular lentamente em engarrafamento
3. Porque é que os carregamentos rápidos (DC) não devem ser usados constantemente?
- A) Porque exigem maior atenção do condutor
- B) Porque reduzem a eficiência do motor elétrico
- C) Porque aceleram a degradação da bateria
4. O que distingue um sistema de carregamento trifásico de um monofásico num carro elétrico?
- A) A forma como o motor é refrigerado
- B) A possibilidade de carregar mais rapidamente devido à maior potência disponível
- C) O tipo de tração do veículo
5. Um carro elétrico com uma bateria de 75 kWh e consumo médio de 15 kWh/100 km terá uma autonomia teórica de:
- A) 400 km
- B) 500 km
- C) 600 km
6. Qual é a principal função de um inversor num veículo elétrico?
- A) Arrefecer a bateria durante a condução
- B) Converter corrente contínua (DC) da bateria em corrente alternada (AC) para o motor
- C) Regular a pressão dos pneus automaticamente
7. Que parâmetro melhor indica a eficiência energética de um carro elétrico?
- A) A sua potência máxima em cavalos
- B) O consumo em kWh/100 km
- C) A capacidade da bateria em kWh
8. Qual a razão pela qual carros elétricos utilizam frequentemente travagem regenerativa em vez de travagem convencional?
- A) Reduz o desgaste dos pneus
- B) Permite recuperar parte da energia cinética para recarregar a bateria
- C) É mais silenciosa
9. O que acontece quando um carro elétrico é ligado a um posto de carregamento com potência inferior à que suporta?
- A) A bateria pode sobreaquecer
- B) O carregamento será mais lento, mas totalmente seguro
- C) O carregamento é automaticamente recusado
10. O que é um PHEV?
- A) Um carro híbrido plug-in
- B) Um carro 100%elétrico
- C) Um carro a gás natural
11. Num teste de condução urbana, porque é que um carro elétrico pode ter consumo proporcionalmente menor do que em autoestrada, ao contrário de um carro a combustão?
- A) Porque o motor elétrico é mais eficiente a rotações baixas e recupera energia nas travagens
- B) Porque a bateria arrefece melhor na cidade
- C) Porque o peso do veículo influencia menos a baixas velocidades
12. Qual destes cenários favorece mais um carro a combustão face a um elétrico?
- A) Longas viagens contínuas em regiões remotas com pouca infraestrutura de carregamento
- B) Utilização em cidade com arranques e paragens constantes
- C) Condução em descidas longas com travagens frequentes





















1. B
2. B
3. C
4. B
5. B
6. B
7. B
8. B
9. B
10. A
11. A
12. A
As minhas Respostas:
1B, 2B, 3C, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B, 10A, 11A, 12A
1B, 2B, 3C, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B, 10A, 11A, 12A
Não vale copiar.
1.B
2.B
3.c
4.B
5.A
6.B
7.B
8.B
9.B
10.A
11.B
12.A
Isso são perguntas para quem não conhece. Loool
Deixa as tuas então 😉 ou estas com receio de errar?
Aqui estão 😀
1B, 2B, 3C, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9b, 10A, 11A, 12A
Copiar do ChatGPT não vale. XD
É isso que usa ? Pois, há pessoas que não precisam disso.
1B
2B
3C
4B
5A
6B
7B
8B
9B
10A
11A
12A
1a, 2b, 3c, 4b, 5b, 6b, 7b, 8b, 9b, 10a, 11a,12a
1b
2b
3c
4b
5a
6b
7b
8b
9b
10a
11a
12a
1B, 2B, 3C, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B, 10A, 11A, 12A
Só abri para ver as respostas do JL
Já pode ver, se tiver dúvidas diga.
Já vi, fiquei surpreendido.. mas foi por te teres dado ao trabalho de responder 😀
Foi a pedido.
1B,2B, 3C,4B,5B,6B,7B,8B, see 9B,10A,11A,12A
Onde estão as respostas do JL?
Já pode copiar.
hehe, boa resposta
1 – 9: B, excepto a 3: C e 10 – 12: A
Estas são as respostas certas sem qualquer dúvida:
1.B)
2.B)
3.C)
4.B)
5.B)
6.B)
7.B)
8.B)
9.B)
10.A)
11.A)
12.A)
1b, 2b, 3c, 4b,5b, 6b, 7b, 8b, 9b, 10a, 11a, 12a
Até da Dó vir a estes topicos de VE por causa de uma pessoa que so vem ao plware responder neste assunto
Enfim
Qual deles ? O Mário ? Anung ? Zé Fonseca ?
https://pplware.sapo.pt/motores/inspecoes-nao-retire-o-filtro-de-particulas-do-seu-carro/
https://pplware.sapo.pt/motores/programa-e-lar-ja-se-sabe-o-valor-do-apoio-por-equipamento/
https://pplware.sapo.pt/motores/combustiveis-gasolina-e-gasoleo-descem-na-proxima-semana-saiba-quanto/
1a) 2b) 3c) 4b) 5a) 6b) 7c) 8b) 9c) 10a) 11a) 12a.
1B 2B 3C 4B 5B 6B 7B 8B 9B 10A 11A 12A
B b c b c b b b b a a a
Não respondo.
Desde que vi um elektro fabricado pela autoproclamada fábrica mais melhor boa e eficiente do mundo a papar quase 30 kWh aos 100, em cidade (Portimão), a velocidades moderadas e com o pé muito leve, que fiquei traumatizado e com medo de errar.
Tipo aquelas velocidades que você faz e não mostra ?
Até fazem 50 kWh se for preciso.
Sim, é um tesla. Não se acanhe.
E ainda por cima com bateria de 100. O desgraçado do homem q tinha carregado até aos 90, ainda não tinha chegado a 200kms e já andava com o coração nas mãos com 12% tsss…tsss.
E o basqueiro q aquilo faz a 64kmh? Ainda dizem q os elektros são silenciosos eheheh
7 aninhos e já está todo escafiado. Não duram nada estes elektros.
Quer um screenrecording ?looolooolool
E sabe a velocidade que ele andou ?
São mais silenciosos que os a combustão que têm mais algumas coisas para fazer barulho, eu entendo porque é que alguns de vocês gostam de barulho do motor, é que assim não ouvem mais nada, pensam que têm um carro silencioso.
Não, esse também eu vi.
Mas onde andam as suas médias ?
Como viu poupa-me trabalho eheh. Tudo normal portanto. Já suspeitava.
Qt ao barulho de vaca choca tbm é normal, é pq não tem motor. VCS realmente… looolloolloool
As médias VC já tem para se entreter. Quanto à média de AE, calma que ainda não me fui embora.
Eu vi um pequeno trecho, foi o que o homem publicou, não tem o video inteiro, portanto alegar que consome isso sem ter o resto, é apenas mais uma invenção sua, um X só acima de 120 kmh consome isso, e ele está convencido que é um 100, que eu duvido.
Não foi embora ou as contas saíram furadas ? Loooool
A media da velocidade está lá escarrapachada no painel (52), caso não lhe baste o testemunho sincero do homem que só andou em Portimão e de pé muito leve. Ou seja o terreno dito de eleicão para o consumo dos elektros.
Outra métrica curiosa é constatar que esfumaram-se 78% da bateria em 182 kms ou seja um consumo médio de ≈ 42,86 kWh/100 km.
Uma grande diferença para o que é indicado no painel.
Já sabemos que os teslas mentem nos dados dos consumos, ao não considerarem os consumos dos periféricos no consumo por km, mas assim tanto? Até eu estou espantado. Looolooolool
Está escarrapachada onde ? no ultimo 1.8 kms ? UAUUUUU isso realmente dá para tirar a média dos últimos 183 kms.
Você inventa com cada 1.
Oh senhor, é 52 kWh, e não kmh, veja com olhos de ver.
Outro erro, o consumo médio dos 183 kms é de 284.3 wh/km.
Não sabemos, o que sabemos é que a energia que entra na bateria é diferente daquela que está a carregar, isto porque se estiver a carregar e usar o ar condicionado, ela não chega a entrar na bateria, logo não é contabilizada.
LOL, não arranje desculpas. Factos são factos. O elektro sai com 90 kWh na bateria e, ao fim de 182 (ou 183 km – não vou estar a olhar para aquela tristeza novamente, looool), o proprietário já está com o coração nas mãos (12%).
O resto está nos comentários e explicações do próprio. Escusa de tentar dar a volta eheheh
Não são desculpas, você ou vê mal ou como sempre inventa, os teslas só mostram a velocidade média na viagem atual, assim que pára e começa outra viagem só mostra os kWh.
Não, não sai, se ele é de 100 kWh o maximo que saí a 100% é com 92 kWh, portanto 78% são 64.58 kwh, para 183 KMS são 35.52 kWh / 100 KMS.
Apresenta a fazer contas.
Ah afinal sempre é um mais um infiltrado, a outra do enviaram é apenas mais uma mentira sua.
*Aprenda…
1B,2B,3C,4B,5B,6B,7B,8B,9B,10A,11A,12A
Olá boa tarde,
1B,2B,3C,4B,5B,6B,7B,8B,9B,10A,11A,12A
Feito
Sou vendedor de automóveis eléctricos
Bom tópico. Ora aqui vai:
1B
2B
3C
4B
5B
6B
7B
8B
9B
10A
11A
12A
1B
2B
3C
4B
5B
6B
7B
8B
9B
10B
11A
12A
Ca vai uma resposta de quem gosta de conduzir carro electrico.
B-B-C-B-A-B-C-B-B-B-A-A
Bom dia eu como condutor gosto da condução electrica mas o melhor para mim é a menor poluição do ambiente
1B
2B
3C
4B
5B
6B
7B
8B
9B
10A
11A
12A
1B 2B 3C 4B 5B 6B 7B 8B 9B 10A 11A 12A