Incêndios: os 3 Canadair alugados por Portugal avariaram
Tal como acontece infelizmente todos os anos, Portugal está a arder e há cenários muito complicados. A existência de meios aéreos ajuda muito no combate aos incêndios, mas os 3 Canadair alugados por Portugal avariaram.
Portugal não dispõe de uma frota própria de aviões Canadair
Portugal ficou, nos últimos dias, sem qualquer avião Canadair operacional para combater os incêndios florestais. As autoridades tinham alugado dois aparelhos para operações de combate e um terceiro como reserva.
No final de julho, um dos aviões sofreu um acidente durante uma manobra de abastecimento. Após amarar, quando se preparava para levantar voo, a aeronave embateu com a asa esquerda num muro, ficando danificada e fora de serviço até hoje.
Os outros dois Canadair deixaram igualmente de operar na passada sexta-feira e sábado, devido a avarias graves nos motores.
António Nunes, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, referiu que...
Quando estes meios aéreos não estão disponíveis, sobretudo em semanas críticas como as atuais, isso tem um impacto decisivo – não só na contenção dos incêndios, mas também na sua resolução
Portugal, apesar de ser o país do Mediterrâneo com maior área de floresta ardida, continua a ser o único que não dispõe de uma frota própria de aviões Canadair.
No que diz respeito a este tipo de aeronave, direcionada para o combate aéreo a incêndios, a Croácia tem seis, a Grécia tem 17, Itália possui 18, França tem 12, Espanha conta com 25 e Marrocos tem seis.
Os Canadair refere-se a um modelo específico de avião anfíbio de combate a incêndios, originalmente fabricado pela empresa canadiana Canadair (posteriormente adquirida pela Bombardier e atualmente pela Viking Air).






















Deixem lá temos 2 submarinos.
Pois, e enviamos varias milhares de milhões para arder e mater pessoas na Europa Central, no enatnto dizem que não temos dinheiro, se usassem 1% do que enviam para matar, tinhamos a melhor frota de combate a incêndios da Europa.
Nos precisamos de aviões capazes de manobrar, nas montanhas do norte, e de outro tipo capaz de carregar grandes quantidades de agua, maiores, e que manobrem menos, mas que tenham boa autonomia de voo, pois temos as ilhas também.
“Portugal, apesar de ser o país do Mediterrâneo com maior área de floresta ardida, continua a ser o único que não dispõe de uma frota própria de aviões Canadair.”
Não tem que ser Canadair, até porque esses só são melhores a apagar fogos em montanhas.
São muito pequenos, transportam pouca agua para o resto.
Nos precisamos de 2 tipos, uns tipo Canadair, outro tipo BE-200, ou o Chinês.
eu diria:
* 3 pequenos,
* 1 ou 2 BE200, e 1 Chinês, parece que pode transportar mais agua que o BE200, e pode colhe-la com ondas maiores.
Agora estas aeronaves devem ser capazes de fazer outras missões, como detecção de submarinos enimigos no Mar, detecção de alvos no mar e em terra AWACS, capacidade para largar bombas/misseis, se necessário, e até busca e salvamento, no Mar, e em Rios.
Não podem ser só aeronaves para os Incêndios, em caso de nessecidade teem que servir para outras coisas também.
O que aconteceu aos nossso Kamov??
Ainda temos os Kamovs certo?
Mesmo ultrapassado em 500% os prazos de manutenção, ainda voam certo?
Portugal tem charters de dinheiro, vejam o que se envia para determinado buraco na Europa Central, dinheiro não falta, e o nosso Governo é competente e prepara tudo em avanço, ninguém porre queimado ou perde as suas casas ou bens, pois somos muito profissionais e responsávei.
Isso das pessoas morrerem queimadas, em pleno século 21, é propaganda, e visa atacar o Governo, não acreditem nisso.
Por sorte Portugal tem 3 unidades do C-390 Millennium que os políticos prometeram que iam ser usados para combater incêndios, ainda não tive notícias dos mesmos andarem a combater incêndios, alguém sabe de alguma coisa?
Será mais uma daquelas promessas que nunca se cumprem apesar de terem os aviões cá em Portugal a voar. Os C-130 Hercules também deveriam ter andado a apagar incêndios, mas de alguma maneira a força aérea conseguiu escapar-se a utilizá-los para isso a maior parte do tempo, e acho que quando os utilizaram para isso não acertavam quase nunca onde era suposto de tão maus que os pilotos eram.
https://eco.sapo.pt/2025/08/06/dez-aeronaves-do-estado-fora-do-combate-aos-fogos-por-falta-de-kits/
No entanto, se os kits existissem, não tínhamos pilotos. https://www.noticiasaominuto.com/pais/2834612/pilotos-da-forca-aerea-tiram-licencas-para-combater-incendios-no-privado
Deixem arder, os Fogos são uma indústria muito lucrativa. Vejam o Cartel https://observador.pt/2025/05/29/cartel-dos-fogos-pj-faz-buscas-a-empresas-de-meios-aereos-no-estado-maior-da-forca-aerea-e-na-anac/
Enquanto não prenderem esses vai tudo andar a mamar, compadrios, amigos, favores …
Pelo menos para os C-130 Hercules havia kits, que pelo que ouvi entretanto estragaram-se, para os C-390 Millennium, apesar da promessa política de os utilizar para combater incêndios, parece-me óbvio que tal não irá acontecer, e se acontecer provavelmente arranjam forma de não acertar nos incêndios, como normalmente acontecia com os C-130 Hercules, para não terem de andar a fazer esse serviço.
Isso é muito grande João,
Até os Canadair são grandes, os BE200 também só dão para zonas mais planas, mas bastante melhores que os C130 ou C390, por isso sugeri 1.
E 1 maior como o Chines, para as ilhas, e zona maritima portuguesa, onde podem encher com ondas maiores.
Bons, para montanhas eram os antigos Canadair, mais pequenos, mas depois faltava-lhes motor.
dos Helicópteros, os Kamov são os melhores, as versões recentes transportam 6T de agua, são também muito bons para operações de busca e resgate, e operações delicadas em altura.
Mas para transporte de doentes, não são eficientes.
O que eu já percebi é que não é possivel ter o melhor num equipamento apenas.
Tens que ter uma mistura de equipamentos, na qual cada um deles é capaz de efectuar pelo menos 2 tipos de missão, com uma terceira de opção.
O problema dos Kamovs é que desde peças que lhes roubaram, até os prazos de manutenção alargados mais do que 5x, epah com este tipo de coisas, nem vale a pena te-los.
Isto é crime!!No entanto não vês ninguém preso.
2 submarinos que nunca sairam do fundo… mas vejamos que são submarinos 😉
Os bons negócios para os amigos dos políticos.
Vai se voltar a gastar dinheiro em 2 kits para os c130. Kits esses que já exigiram e combateram fogos em Portugal.
Por acaso também pensava como você mas li recentemente uma explicação que é a seguinte: os kits dos c130 não são muito viáveis em termos de um utilização prática para combate a incêndios longe da costa marítima, pois um Hércules c130 não pode carrega-los numa lagoa ou numa barragem. São aviões muito menos flexíveis do que os Canadair no que a essa particularidade diz respeito. Significa isso que teriam de ir carregar no oceano atlântico e demorar imenso tempo até chegarem novamente ao local de largada da água. São aviões lentos e desajeitados para combate a incêndios, também em termos de manobrabilidade. Portanto, tal como noutros assuntos, se formos atrás das opiniões do vulgo, estaremos muitas vezes a cometer erros de palmatória. Eu também achava isso e percebi que era simplesmente pela minha ignorância que tinha essa opinião.
Creio que os kits dos C130 só são carregados em hangar.
Os kits tanto levam água como retardante. O retardante não dá no mar. Por isso a água também não.
Mas se vão investir 16 milhões em 2 kits para o ano (segundo diz o Melo) é porque afinal funciona. Os canadair também não funcionavam na madeira até serem usados lá.
Os C-130 precisam de 30 minutos, para carregar o depósito. Precisam de aterrar, numa pista, onde tenham bombas capazes. Levam o dobro, da água, dos Canadair. O maior problema é mesmo o poderem fazer descargas e voltar, à base. São muito parecidos com os bombardeiros americanos, que podem largar 20 vezes a quantidade, de água/retardante, só que demoram 3 horas a abastecer. Ajudam, em grandes incêndios, próximos de vilas/aldeias. De resto, não ajudam, na maioria, dos incêndios.
Acontece é que os pilotos não acertavam na maior parte das vezes onde era suposto.
Agora os C-390 Millennium deveriam ser utilizados para combater incêndios… se for como os C-130 Hercules talvez os utilizem 1 ano e voltem a falhar e depois dizem que não é apropriado e ficam todos felizes, menos a população que continua a ver o país arder ano após ano e os meios aéreos a ser utilizados para tudo menos para o que beneficia a população directamente.
Deixaram de ser produzidos não compraram na altura agora tem de esperar.
Manufacturer of the Canadair planes, sold off the unit in 2016 as it dealt with a series of financial difficulties. Production new planes won’t finish until the end of 2026 at the earliest…
O montenegro tem 1 lá no 5º andar da vivenda dele de Espinho. Se insistuirem muito ele lá regressa de férias e vem a pilotar o canadair quando houver um fogo em Espinho LOL
Tem de existir planeamento e investimento de milhoes no combate aos incendios. Enquanto isso nao acontecer continuamos a usar baldes para apagar os ditos. Isso feito com cabeca tronco e membro teria pernas para andar, mas com estes governos que tivemos e nunca quizeram saber de resolver este problema a longo prazo. Entao e caso para dizer deixa arder.
“Investimento de milhões no combate aos incêndios” é exatamente o contrário, o combate aos incêndios devia ser feito na prevenção. Era durante a primavera que os bombeiros e outras forças deviam andar na floresta. Os Bombeiros neste momento só pretendem o serviço de ambulâncias, que é lucrativo, os incêndios só dão prejuízo aos bombeiros.
Deixar arder até ao rio é o futuro dos fogos em Portugal, casas é não construir no meio do mato, temos que evacuar o povo para as cidades ou vilas e aldeias protegidas.
Isto só muda quando o fogo chegar à casa dos políticos, ou à Assembleia da República.
Se chegar, eles constroem de novo e esquecem o assunto, como a população, que vê as mesmas zonas onde vivem arder a cada 2/ 3 anos, e continuam a não limpar ano após ano.
Enfim tudo isto é…
Tudo normal na República dos Bananas
O site da De Havilland para novas encomendas do DHC-515 (Canadair) está aqui, caso a malta do governo conseguir tirar a cabeça, do sitio onde o sol não brilha!
https://dehavilland.com/de-havilland-canadair-515/
No final da página está a seguinte mensagem:
“For more information about aircraft flexibility and customization, contact sales@dehavilland.com.”
É só criar uma ou duas esquadras da força aérea para operar os aviões depois de adquiridos e acaba-se com os negócios todos os anos.
Se passarem os bombeiros todos para uma divisão do exercito profissionalizados e acabarem e triangulação das associações humanitárias, com os compadrios e esquemas com as autarquias com tachos e tachinhos na proteção civil, poupam uns valentes milhões também… como bónus ainda ficam com uma força militarizada com uma cadeia de comando centralizada, onde quer apguem um fogo ou 100 por mês ganham o mesmo.
De certeza que quantidade de ocorrências ia cair para menos de metade, nem que a temperatura média nos meses de verão fosse 50 graus a sombra!
Mas isto sou eu só a pensar alto com os nervos….
+1
A mesma força aérea que não conseguia acertar onde deveria nos incêndios florestais com o C-130 Hercules? Esses incompetentes é que vão ter tudo centralizado neles?
Força Aérea é para combater inimigos da nação e talvez busca e salvamentos.
Combate a incêndios deveria ser um Serviço Nacional de Bombeiros ou algo similar dedicado só a essa função.
E já agora tirar o bombeiral e ex-bombeiral da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e meter só gente dedicada a tratar da parte de prevenir e de coordenar como deve ser a resposta a incidentes.
A GNR poderia deixar de fazer de bombeiral e dedicar-se a patrulhar de forma exaustiva os seus territórios para a malta não se sentir à vontade para criar incêndios como se não houvesse o amanhã.
E os bombeiros, poderiam ser pré-posicionados. O motivo pelo qual o Estado não tem bombeiros próprios na quantidade necessária é simples: seria economicamente inviável, ou pelo menos não poderiam gastar o dinheiro em linhas de comboio de alta velocidade, mais pontes sobre o Rio Tejo, nem construir novos aeroportos ou pelo menos a infra-estrutura em redor, etc.
As autarquias (municípios e juntas de freguesia) bem que poderiam adquirir o pessoal necessário para limpar os terrenos do Estado, em redor das povoados, e ainda à beira das estradas e assim (em primeiro lugar) e depois de forma coerciva todos os terrenos privados que os proprietários não limpassem (poderiam cobrar, e caso não recebessem, em vez de andar a lixar a vida aos proprietários o terreno era perdido a favor do Estado e ficava anulada a dívida por tais serviços, claro com a possibilidade de recuperarem o terreno caso pagassem a dívida, durante um determinado período de tempo após perderem a favor do Estado).
É meter cada “macaco” no seu “galho” para ver se isto começa finalmente a melhorar.
3 alugados … velhos, com mais de 30 anos.
Em Portugal só funciona a corrupção.
A Força Aérea Portuguesa (FAP) já possui em mãos, embora ainda não pagos, dois aviões brasileiros KC390 com capacidade de COMBATE A CHAMAS que tem igual ou maior capacidade que estes aviões.
A FAP não usa porque não quer.
https://youtube.com/shorts/dqa7T9bc98c?si=RzeFYvLUiizVAIH1
Ninguém quer morrer a apagar fogos, por isso é que não usam
A apagar fogos não querem morrer, mas depois vão morrer para a Ucrânia.
Enquanto isso, a Espanha ocupa território Português, mas ninguém quer saber, os incêndios a mesma coisa.
Depois tem que andar os machos civis a fazer piscinas, para apagar os fogos que lavram durante a noite, nas senhoras dos destacados para a linha de combate.
Eu ja passei á reserva, agora os novos que andem ai noite a dentro a “apagar fogos”, que tem menos idade e como tal, mais performance do que os velhotes, se bem que eu ainda me considero especialista em corridas de fundo, extremamente perigoso nos atalhos.
Mas estas guerras templarias, para mim estão acabadas.
Mas tu Zé,
Tu podes ajudar, inclusivé em conbate na Ucrânia.
TECNOLOGIA BRASILEIRA A SERVIÇO DO COMBATE A INCÊNDIOS.
PORTUGAL TEM DUAS AERONAVES PRONTAS PARA USO, SÓ A ESPERA DA AQUISIÇÃO DO ACESSÓRIO.
https://youtube.com/shorts/dFFAYFsiBDY?si=JLcCSo744Dnu9llQ
PS.: Correção .Já recebeu a Terceira aeronave brasileira.
Já são 36.000 litros de água a voar e a poder ser despejada nas chamas do país…. Mas estão nos angares da FAP, para inglês ver.
https://youtu.be/Cb1jq_vnk0c?feature=shared
Acho que devíamos pagar os impostos em função das regalias que o estado disponibiliza ao cidadão de um determinado local. Alguém que more num lugar onde não tenha polícia, assistência médica e bombeiros num raio em km aceitável, não tem sentido andar a pagar quando o estado não cumpre com as suas funções básicas. Se fosse para a TAP o antigo 1⁰ ministro já tinha comprado meia dúzia de aviões
Aviões pouco funcionam a combater incêndios. É simplesmente um espetáculo montado para mostrar que se faz alguma coisa.
Tudo isto tresanda.
Só negociatas ruinosas.
Este país não tem solução.
Basta escrutinar os contratos e fazer as contas. De certeza que já teríamos uma frota de 15 desses em pouco mais de 7 anos de aluguer…
tem…mas depois chamam extremistas a quem quer acabar com os extremos,cambada…/&$&%
A única lei que se cumpre em Portugal é a lei da gravidade
Então eu preciso desses aviões durante 2 meses em todo o santo ano, e quando preciso deles estão avariados… Coincidência? Não me parece…
Nao podiamos esperar outra coisa. Muito conveniente ficarem avariados. A proposito nao ha mecanicos para resolver essas avarias ? Vao ficar tipo como na justica a espera de uma assinatura para o processo avancar ?
Se são de aluguer, alugam-se no período em que se precisa deles. O que não custa perceber é que se forem alugados num país em que a época de fogos coincide com a nossa, vão dispensar a sucata que lá tiverem.
Os três aviões têm motores velhos, com mais de 30 anos e não aguentaram o esforço intenso a que estavam a ser submetidos – e não há nenhum centro de manutenção em Portugal.
Hoje, para os substituir, entravam ao serviço outros dois, alugados a Marrocos.
Não é preciso juntar conspiração nenhuma à estupidez habitual. É só querer poupar dinheiro onde não se deve e depois dá desastre.
Já com os Kamovs é a mesma coisa.
Não se preocupem o Marcelo resolve isso num instante com umas pastilhas el3asticas e uns paus, ficam novos…
Isto dos incêndios são ” sensações”…
Toda a gente sabe o que se passa e todos assobiam para o lado.
É todos os anos a mesma história.
Para o ano há mais.