Google perde batalha no caso da Epic Games e isso mudará o Android
O processo da Epic Games contra a Google teve num novo desfecho negativo. A gigante das pesquisas perdeu o recurso contra a decisão anunciada em 2023. Isso vai levar a que o Fortnite regresse À Play Store e abre outras portas no Android.
Google perde batalha no caso da Epic Games
Um tribunal dos EUA confirmou a decisão contra a Google, representando uma vitória significativa da Epic Games. Tim Sweeney usou a sua conta no Twitter para celebrar a decisão. “Vitória total no caso Epic vs. Google!”, escreveu o empreendedor. Com a decisão anunciada, a empresa liderada por Sundar Pichai será obrigada a implementar mudanças na operação da sua loja de aplicações para Android.
Após o veredicto no final de 2023, um juiz federal ordenou que a Google abrisse a Play Store às lojas rivais durante três anos. Isto significaria que a empresa teria de alojar a Epic Games Store no seu catálogo. Mas não só, seria também necessário garantir que a Epic Games Store e outras lojas rivais tinham acesso ao catálogo de aplicações atualmente distribuídas pela Play Store.
Total victory in the Epic v Google appeal! https://t.co/6jE6Wudqd6
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) July 31, 2025
No entanto, poucos dias após a decisão, o mesmo juiz concedeu à Google uma suspensão administrativa temporária. Esta travou a implementação da medida, sob o argumento de que não havia tempo suficiente para mitigar os riscos da sua implementação. No entanto, com a decisão de hoje, tudo volta a mudar.
Fortnite volta à Play Store e muda Android
O facto de o Tribunal de Recurso não ter anulado a decisão contra a Google significa que a suspensão temporária já não está em vigor. É claro que a Google não vai ficar de braços cruzados. Um porta-voz da empresa confirmou que vão recorrer para o Supremo Tribunal dos EUA.
Thanks to the verdict, the Epic Games Store for Android will be coming to the Google Play Store! It's already available worldwide from our web site, https://t.co/f77ZSrBMGd.
Epic Games Store for PC already carries several other PC stores (https://t.co/92elnB3IGv, GOG Galaxy). https://t.co/4ndkMmhLUX
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) July 31, 2025
A necessidade da Google abrir a Play Store a lojas como a Epic Games Store implica também mudanças significativas na implementação de formas de pagamento. Em vez do Google Pay, cada loja poderá utilizar o seu próprio sistema para as transações. Isto pode representar uma perda financeira significativa devido à perda de receitas de comissões.
O processo da Epic Games contra a Google começou em 2020, após a remoção do Fortnite da Play Store. A equipa de Tim Sweeney acusou a Google de pagar aos fabricantes de smartphones para beneficiar a sua loja de aplicações e jogos. Foi ainda revelado que a gigante das pesquisas ponderara comprar a Epic Games para “sufocar” a ameaça que representava.




















Agora o mesmo em iOS
A apple já foi condenada há pouco tempo a ter que fazer exatamente o mesmo. A Epic ganhou contra eles em tribunal também. É só uma questão de tempo agora para implementarem a solução a que foram obrigados.
Já se esperava. A Apple perdeu. A Google perdeu.
Mas, há um pormenor, que pode dar cabo disto, a longo prazo: a publicidade.
É que, para disponibilizar, as apps e outras funções, será normal que a promotora (google ou apple ou outra loja qualquer) poderá cobrar 500000 dólares, de comissão, para publicitar aquelas apps, pois não são do seu serviço (o mesmo já acontece aí por todo o lado, caso dos franchisings). E isso, está dentro das normas.
Perdem os 30%, de comissão de disponibilização (e publicidade) e dos processamentos, de pagamentos, ganham pela publicidade.
A longo prazo, as empresas vão ter de pagar os serviços, de acesso, os serviços, de pagamentos, e os serviços de publicidade. Que as shops forneciam, num só pacote.
É verdade, que desde 2019, as comissões dispararam 942%. Nalguns serviços, o valor subiu, mais de, 2000 vezes, nestes 6 anos. Com as falências de 87000 milhões de startup, que ofereciam serviços, quase, gratuitos, as que sobreviveram, foram adquiridas pelos grandes operadores.
Porque insistes em inventar os números? Só prejudicas os teus argumentos quando eles estão correctos.
@Manuel da Rocha, ainda não trocou o teclado? Algumas teclas continuas a ficar presas….