Navio de carga com milhares de carros afundou e o prejuízo vai em 120 milhões de dólares
O Morning Midas, do qual falámos recentemente, afundou com milhares de carros a bordo, após um incêndio em alto mar. O valor dos carros está estimado em 120 milhões de dólares, num prejuízo que deverá ser consideravelmente superior.
Recentemente, informámos que a tripulação de um navio de carga que transportava cerca de 3000 veículos abandonou-o ao largo da costa do Alasca após um incêndio a bordo. Os 22 tripulantes terão sido evacuados, depois de não terem conseguido extinguir o fogo.
De nome Morning Midas, estava localizado a 300 milhas (ou 482,8 km) a sudoeste de Adak, no Alasca, tendo partidp do porto de Yantai, na China, e seguindo a caminho de Lazaro Cardenas, no México.
No total, o navio transportava 3159 veículos: cerca de 681 a 861 eram híbridos e outros 65 a 70 eram modelos totalmente elétricos.
Sabe-se que todos os veículos eram assinados por fabricantes de automóveis chinesas, incluindo a Great Wall Motor e a Chery.
Entretanto, o Morning Midas afundou e levou consigo mais de 120 milhões de dólares em carros.
Danos vão além dos carros
Os analistas estão a começar a calcular os danos, com as primeiras estimativas a prever que a perda pode custar à indústria automóvel cerca de 559 milhões de dólares, segundo a imprensa.
Embora o Anderson Economic Group (AEG) estime o valor da carga destruída em cerca de 120 milhões de dólares, o impacto económico mais amplo vai mais além.
Os esforços de limpeza, os danos ambientais e a perda de receita para uma série de pessoas e indústrias fazem parte das consequências.
A estimativa da AEG inclui, também, os custos projetados para operações de salvamento e reparação ambiental.
No entanto, não considera as perdas que concessionárias de automóveis, empresas de logística e clientes à espera podem enfrentar devido à interrupção das cadeias de fornecimento.
Morning Midas não foi o único navio a perder milhares de carros
O incidente do Morning Midas junta-se a outros, protagonizados pelo Felicity Ace e o Fremantle Highway.
Juntos, enviaram cerca de 11.000 veículos para o fundo do oceano e causaram mais de 1,8 mil milhões de dólares em perdas, de acordo com dados do Anderson Economic Group.

Em 2022, o navio Felicity Ace perdeu a estabilidade e afundou a cerca 25 milhas náuticas (o equivalente a 46 quilómetros), fora do limite da Zona Económica e Exclusiva de Portugal, numa área cuja profundidade rondava os três mil metros.
O valor da carga perdida pelo Morning Midas é, contudo, muito menor do que o dos desastres do Felicity Ace e do Fremantle Highway.
Em ambos os casos, os navios transportavam carros mais caros, resultando em perdas de carga estimadas 334,5 milhões de dólares e 302,6 milhões de dólares, respetivamente.






















A culpa é dos carros elétricos em 3, 2, 1…
Pode até ser..mas
Reparem sai da China , chega aos EUA, porquê?
Aproveitaram para largar lá alguns carros?
Pois e acabaram a perder tudo, com destino ao México.
Os EUA estão completamente fora de controlo, é o que posso dizer.
Tempos muito tristes,
hoje em dia já não se pode andar de barco, ia para Tróia este fim-de-semana, se vir entrar algum Tesla não entro no barco
X2
Este fim de semana fui pescar a Vila Velha… aluguei um bote e fui para o meio do rio. De repente o rio começou a pegar fogo. Afastei as chamas e olhei para a água e lá estava… um tesla estacionado debaixo do bote. Irra….
Cuidado que isso vai trazer pesadelos a estas pessoas.
Com a quantidade de carros a gasóleo que arderam este fim de semana, eu não entrava era se tivesse algum desses a bordo.
Eu nem nos supermercados. Qd. vejo um tesla vou logo para outro sítio…bem longe!!!
Curioso, porque ardeu outro na semana passada, mas a combustão..
Entretanto a maior companhia fe ferrys do Canadá já não quer transportar eléctricos com danos.
https://cheknews.ca/transport-canada-change-forces-bc-ferries-to-prohibit-many-evs-1264072/
Devagarinho lá vão abrindo os olhos.
Sim, devagarinho vão abrindo, é dar tempo, entretanto passam a proibir os que realmente ardem.
Já agora, não é uma proibição para veículos eléctricos, é para todos:
“Vehicles with minor or cosmetic damage that isn’t affecting wiring or the battery will be allowed at the discretion of the vessel master, so long as they are driven under their own power.
Vehicles with major damage including exposed batteries, fluid leaks or wiring issues won’t be allowed on board. That also includes vehicles that are placed on flat-bed trucks such as tow trucks.”
E no fim ainda diz que a empresa não confirmou esta informação e que está a verificar os regulamentos.
Estes alucinados andam mesmo nervosos.
Claro q a empresa confirmou q não transporta elektros nas condições referidas.
Nem em cima de um reboque os aceitam.
Querem garantir acima de tudo a segurança dos seus passageiros.
Os possuidores de carros elektros das ilhas do Canadá estão ferrados e devem estar a amaldiçoar o dia em q optaram por elektros ( cuja taxa de adopção nessas ilhas é muito alta) dado q os carros têm q vir ao continente para reparar e não havendo transporte terão q ser deitados no lixo q afinal é o lugar deles.
Tanto não confirmou que está na notícia que não confirmou, porque insiste em mentir ?
Nesse caso também os donos de carros a combustão que tenham danos, é o que está no artigo não confirmado pela empresa.
Exato, o mesmo acontece com os donos de carros a combustão e híbridos, têm de se lamentar e reparar o carro fora dali.
Ou então, para poder ser transportados em barco, desconectar o fusível HV. Fica logo protegido de incêndios.
Não pode @Jorge, lamento.
A solução é retirar a bateria e enviá-la por outras vias, a BC Ferries, apesar de ter navios dedicados ao transporte de carga perigosa, tb não as vai aceitar nos seus navios dedicados à carga perigosa…
Terá q ser um qq porta contentores que por ali passe e q aceite correr o risco de transportar as baterias. O q a acontecer implicará custos desproporcionados.
Já são muitos casos de navios que q afundam ou ficam inutilizados por causa dos elektros. É natural q as pessoas se retraiam.
Lá vem a invenção, onde está provado que foram eléctricos ?
Olhe mais um incêndio num eléctrico, olha, afinal apagaram o fogo em minutos, não se entende como…..
https://e24.pt/esposende-incendio-atinge-carro-em-apulia/?fbclid=IwY2xjawLSUPdleHRuA2FlbQIxMABicmlkETBKUjBrZUtHUFVFS0JiTWJ2AR4Z-TLs3ojSv_VrSzdmL7Tq4WSOpHAw0Cf8gt1J0qpumbnFvSsG4Nnrzp8z8g_aem_OUc_HMGfyyQsDC9P6tyUMw
curioso, fiz muita estrada e só vi parados carros a gasolina e eléctricos, principalmente eléctricos sem bateria, de pessoas que não contabilizaram as perdas devido ao calor
Nunca vi nenhum eléctrico parado, será que sabe identificá-los ?
Até o testador de carros elektros viu. E só viu pq estava em directo e teve medo que a malta tivesse visto. Caso contrário tb não via. Andaram todos na mesma escola vcs. eheheh
Já agora eu tb vi:
https://pplware.sapo.pt/internet/apagao-de-energia-cuidado-com-as-noticias-falsas-que-ja-circulam/comment-page-1/#comment-3663587
Faltou acrescentar que estava escoltado por um carro da GNR Quem paga? 1 carro de GNR e mais uma série de agentes que deviam estar a apanhar ladrões e não a aturar malucos.
Será que também sabe identificá-los ? que carro era ?
Viu na rádio ? e na razão automóvel ? mas esse não estava parado na estrada. LOOOL
Era um Model Y.
Na radio falaram em muitos elektros parados mas não identificaram os modelos.
Em muitos ? Às centenas. Loooooool
Que desperdicio, ao menos podiam dar carros aos pobres que ganham menos de 2000 euros por mes. E uma vergonha. Salario minimo em Portugal devia ser 2500 euros igual a Holanda
Eles ainda lá estão, é só lá irem buscar.
4500 metros de profundidade… é, quase, o dobro de onde está o Titanic.
Só ? não será a 4500 milhões de metros de profundidade ?
O Titanic está a 3843 metros de profundidade, portanto não é o dobro, ok, mas tem desculpa, já sabemos que também não é bom com números.
Não podes falar em aumento, de salários. Por senão ainda dizem que és comunista.
Basta o governo baixar os impostos que nos tiram do salario e dar diretamente ao empregador. Um salario de 3800 brutos apenas recebes 2300 liquidos. O estado se desse 700 euros desses impostos uma pessoa ficava com 3000 e para a empresa era igual logo mais dinheiro para gastar e melhor economia
E depois, pagas 80000 euros, para estradas, 90000000 euros para o PPR, que te vai dar 50% negativos, quando fizeres 85 anos…
Olha para os EUA. Em 2007, perderam 6300000000000000000000000000000 dólares, das pensões, Quase 70 milhões, de reformados, ficaram sem reforma e sem PPR.
Ena, não tem mais zeros para meter ai ?
Bastava era fazeres a mínima ideia do que falas para teres vergonha de qualquer uma dessas afirmações…e sim, eu também gostava que o salário mínimo fosse o triplo…
Ainda a semana passada me interroguei como é permitido circular com carros electricos no canal da mancha.
Tinham tanta mania com os carros a gaz mas agora todos assobiam pro lado com os carros electricos não se pode tocar nos lobbys do clima, até um dia em que um desastre acontece e depois está-se bem porque não existe responsaveis.
A segurança é proporcional aos interesses.
antigamente o diesel é que era bom, só se falava nos carros diesel, não existia mais nada.
O gaz nas garagens, nos parques subterraneos nem pensar.
Agora diesel é grande vilão o que está a dar é o electrico, chegou a nata, até que se perceba que a radiação electrica está a tratar da saude dos ocupantes , vai ser o mau , a seguir a solução é voltarmos a carroça , mas dpois vamos ter poluição …….
Essa da radiação elétrica está boa
Entretanto na cama onde dormes deves apanhar 20 redes Wi-Fi
Mas onde é que o diesel é bom? Era porque tinha benefício fiscal e fecham os olhos às partículas… em mícron… mas as mentes por cá são mícron…
O GPL era uma questão de aprovarem as instalações e de as fiscalizarem… o mal de sempre neste país.
Explique lá como funciona a radiação elétrica no ser humano vinda das baterias e motor…
Como à paciência para tanto disparate…
Os elétricos vêm salvar o mundo! Esta foi a premissa que os “patos” acreditaram!
Os governantes têm enchido os bolsos e a natureza já está a mostrar sinais que os elétricos não são a solução. Toda esta eletrónica, mineração, baterias e transporte marítimo aceleraram o aquecimento global.
Daqui a 10 anos temos verões de 50ºC.
Então mostre lá que a natureza já está a mostrar esses sinais ?
Sim, se não for feito nada, culpa dos a combustão.
E se amanhã vierem a dizer que os a combustão são o futuro?
Vai a correr também?
Por mim podem dizer à vontade, não vai alterar nada, não vê que nem todos pertencem a rebanhos, onde um diz e os outros obedecem !!
Já experimentou a viver pela sua própria cabeça ?
o que é incrível é que ainda não percebeste as mais simples das coisas: os elétricos são muito provavelmente o futuro. só não serão de certeza nos termos em que os elétricos estão a ser produzidos atualmente e que atitudes como a tua prejudicam mais a adoção dos elétricos do que convencem as pessoas dos seus potênciais benefícios futuros.
outra coisa, falas e falas mas nunca aqui provaste o impacto da adoção dos elétricos hoje.
mas dou-te uma borla, o grande impacto atual ocorre, na saúde pública ao nível das doenças dos sistema respiratório, nas cidades com taxas de adoção de elétricos elevada e, ainda assim, com muito baixa quantidade de circulação de veículos em geral no interior da cidade.
em termos globais, todo o planeta, ainda estamos à espera que proves os impactos que alegas sistemáticamente. ahhh e não chega dizer, há que cita as fontes
Qual é a minha atitude ?
Eu não sou ambientalista, logo não tenho de falar sobre isso, quando acontece, uso os dados deles, ao contrário de alguns que se entretém a inventar.
Exato, foi o que você fez, até tem aqui no Pplware vários artigos sobre o impacto que os evs têm trazido às cidades, mas é mais fácil inventar.
Como já disse, não sou ambientalista nem cientista para provar isso.
Procure as fontes nos artigos da pplware, assim não precisa de inventar.
mais uns habitats para os peixinhos <3
Certamente que navio e carros estavam Bem SEGURADOS.
Nada se perde, nada se cria……. tudo se transforma bitcoins !!!!
Pode ser mais um negócio a explorar…….
Nada preocupado, o seguro paga.
Ponham um tesla no meio da concorrência a ver se não arde, é um tipo de terrorista suicida!
O navio já estava a ser rebocado. 2 reboques, de grande porte, chegariam ao local, 2 dias depois do afundamento. Objectivo era analisar se existam danos, na estrutura. Existia mesmo e o barco tombou, acabando por se afundar.
Chinarias….
Coincidência ou não, ainda no mês passado tinha ardido outro navio chinês de carroS.
Agora é todos os meses!?
Aqui é só tipos inteligentes. Gastam muito tempo a escrever em vez de aproveitarem para desenvolver (_se).
Já agora vou considerar que esta conta está certa, então vejamos:
No total, o navio transportava 3159 veículos: cerca de 681 a 861 eram híbridos e outros 65 a 70 eram modelos totalmente elétricos.
ora 861+70=3159 e agora é ver os tipos do ppware a saltar 😉
Os restantes eram 100% a combustão.
Carro elétrico no meu condomínio, fica na rua. Aqui todos votaram em ter a casa sem risco de incêndio! E há vários condomínios assim aqui no parque das nações
Não há nenhum, porque isso não tem qualquer apoio legal.
Não podem decidir isso… se isto fosse um pais como deve ser, se fosse o dono, processava esse condomínio, anos de mudar de fracção e numero de rua… :))))
Como sempre, a inveja é uma coisa feia