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Portugal tem 300 mil carros eletrificados nas estradas

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. JL says:

    Onde está o yamahia com os seus 0.8 % ?

    • James says:

      1º – são bem mais que 6 milhões de automoveis que Portugal tem a circular.
      2º – Nunca vão passar destes 300 e poucos mil, tens milhares de exemplos em que as pessoas vendem os EVs para voltar aos a combustão.

      por isso se quiseres continuar a apregoar os EVs como sendo a salvação divina go for it, mas depois não te admires quando daqui a 20 ou 30 anos haver montes de aterros de lixo electronico em que 90% do conteúdo é baterias de litio a poluirem ainda mais o ambiente como quando andaram a extrair os minerais para se produzir essas baterias.

      • Antonio Vasco says:

        É cada lírico… não é mr. James? O seu ganha pão depende dos combustão?

      • JL says:

        Não vão passar porque você não quer ?

        Curioso, porque vejo muitos mais a combustão à venda em segunda mão do que eléctricos.

        Então mostre lá esses milhares de exemplos ?

        Eu disse que era a salvação ? Onde ?

        Ena ? Já foi ao futuro então ? Mostre lá como foi ?

        Então o mundo está errado e você é que está certo ?

        • Rjreis says:

          O facto de existirem muitos mais carros a combustão à venda é de todo normal, afinal sempre existiram muitos mais carros a combustão do que elétricos.
          Gostava de saber é a comparação em termos de proporcionalidade, ou seja, qual a percentagem de veículos elétricos usados à venda comparativamente ao número total de carros elétricos.

          • JL says:

            Nenhuma, então se todos trocam os eléctricos por combustão, quer dizer que não devia de haver combustão à venda, já que os que tinham elétricos passaram para combustão.

        • Yamahia says:

          “…Curioso, porque vejo muitos mais a combustão à venda em segunda mão do que eléctricos. …”
          É normal, só em 2024 foram importados tantas unidades usadas ≈115000, como a totalidade de ligeiros elektros vendidos até ao final de 2023.

          • JL says:

            Então não devia ser o contrário ? já que o argumento é:

            “2º – Nunca vão passar destes 300 e poucos mil, tens milhares de exemplos em que as pessoas vendem os EVs para voltar aos a combustão.”

            Além de que no mundo apenas 1% volta a combustão.

          • Yamahia says:

            Que barbaridade. Onde foi buscar esse nr.? Só se foi numa missa elektra porque a realidade é 49% dos americanos, mais de 50% dos australianos e 30 e tal% dos Alemães estão arrependidissimos de terem comprado elektro e querem voltar ao carro a combustão.
            Qt a mim , dou-lhes 100% de razão. Elektros só servem para andar à volta do quarteirão.
            Apenas pessoas com horizontes limitados terão potencial para apreciar um elektro e mesmo assim tenho dúvidas.

          • JL says:

            Tem aqui um artigo sobre isso, ou vai negar também ?

            Não, esses estudos apenas indicavam intenção e não que voltaram, lá está a missa a combustão a desinformar.

        • Zézito says:

          @JL se precisar de medicação para a amnésia diga pf.
          Farta-se de dizer que são a salvação e que as pessoas não têm elétricos porque não querem, porque há aí elétricos a 5000€ no mercado de usados e que voce até já comprou uns quantos… agora você parece os políticos, ah eu disse, mas não era isso que eu queria dizer.

      • Mus says:

        Há mais de cem anos, certamente, que existiriam muitas pessoas que diriam algo de semelhante, mas aplicado a carroças com tracção animal e a “carroças com motores.”

    • Yamahia says:

      Os cálculos foram com base em 1pc e 1,87pc da fonte RA.
      https://pplware.sapo.pt/motores/incendio-em-prior-velho-fogo-tera-comecado-num-carro-eletrico/comment-page-1/#comment-3507829
      Já agora estas estatísticas elektras apenas acumulam novas matrículas. Nunca consideram o abate (qq pequeno toque o elektro vai pró lixo) nem as exportações de usados, dado q PT é um caso ímpar na UE no q concerne à facilidade na aquisição de elektros novos por parte de empresas e frotistas.

      • JL says:

        Os cálculos estavam errados não é? Como sempre.

        Tenho ali um com um grande toque e não foi para a sucata ? E agora ?

        Não há exportações de usados ? Então mostre lá isso ?

        • Yamahia says:

          Pense lá no q estava a acontecer é já não vai acontecer com a mesma facilidade
          “O governo deliberou q um carro elektro não pode ser exportado antes de concluir 2anos na posse do comprador q beneficiou de subsídios e isenções no acto da sua aquisição ”
          Creio estar tudo dito.

          • JL says:

            Então mas só se vendem com esses incentivos ? e não subsídios como diz ? em 2024 foram quantos ? 700 ?? é que se venderam mais de 40 mil, veja bem o universo do seu argumento.

            Sim, está tudo dito que inventou mais uma sem sentido.

          • Yamahia says:

            Meu caro 90% (NOVENTA POR CENTO) dos elektros vendidos em PT foi para empresas.
            Agora pense!

            Ainda há dias comentei, uma empresa de q ninguém tinha ouvido falar comprou assim de uma assentada 500 elektros BYD. Assim de repente PUM!
            Até já criam empresas para comprar elektros por atacado.
            Agora pense novamente.

          • JL says:

            Mostre lá que foram para empresas ? e quantos foram a combustão ?

            Para empresas não podem vender ? desde quando ? o incentivo que recebem é o iva, nem que vendam ao fim de 20 anos têm de vender com iva e entregar ao estado, essa é a regra.

            Penso ? não entendi, pensar é inventar ? que raio de novo significado deram à palavra.

            Então e se fosse a combustão ? era diferente em quê ? não entendi o argumento ?

            Qual empresa ? a uber ? portanto não podem comprar os carros que mais rentabilidade lhes dá ?

            Então quer dizer que são mesmo bons ? é que se os compram, pensava que compravam carros para serviço, mas segundo você não, é para receberem incentivos no fim de gastarem o dinheiro. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

  2. Max says:

    Os 100% elétricos (BEV) representaram 20% dos automóveis ligeiros de passageiros novos – matriculados em 2024.
    No total, a circular são cerca de 167 mil. Mas tem graça como se aumenta o número para 300 mil de “eletrificados” juntando-lhe os PHEV e outros híbridos elétricos, que, segundo os dados conhecidos são movidos principalmente, senão exclusivamente, a combustíveis fósseis.
    Já a ACAP fala em “energias alternativas”, juntando-lhe os GPL : Em 2024, “No total, chegaram às estradas portuguesas 209.715 novos automóveis ligeiros de passageiros. Os veículos movidos a energias alternativas continuam a liderar as matrículas dos automóveis ligeiros de passageiros novos, representando um peso de 57 por cento. Destaque para os veículos elétricos (BEV), com 41.757 matrículas nos ligeiros de passageiros, o que representa 20% do total de ligeiros de passageiros matriculados”. Resumindo, movidos exclusiva ou principalmente a combustíveis fósseis, foram 80% … e não 43%.

    • JL says:

      Phev são híbridos plugin, portanto também se móvel a energia eléctrica.

      • Max says:

        Só que a UE veio dizer que, em média, consomem tanto ou mais combustível que os com só com motor de combustão interna.

        • JL says:

          Isso depende do uso que lhe dão, e não dos veiculos em si.

          • GM says:

            Precisamente. Eu, se tivesse comprado um modelo PHEV, teria feito a instalação de carregador em casa para maximizar a tecnologia híbrida. Mas, como comprei apenas um híbrido ligeiro, a pequena bateria é recarregada pelas retenções (desacelerações e travagens). E funciona bem. Quanto a consumos, após 1 mês de uso, é muito variável, dependendo do pé, percurso realizado e desníveis vencidos. Já fiz consumos num percurso de apenas 4,4L/100, como também já fiz consumos na ordem de 12L. Para melhor comparação, num mesmo percurso, a mesma distância, no mesmo sentido, já percorri com um resultado de 4,8L, e noutra vez cerca de 5,2L/100. Dependeu do pé, já que as condicionantes foram as mesmas. Em estrada nacional/municipal. Modelo: SUZUKI S-CROSS.

          • Max says:

            Os PHEV parados não gastam combustível. Os só com motor de combustão também não. Depende do uso que lhe dão – La Palice não diria melhor.
            A questão é que, com o uso que lhe dão, os “eletrificados” PHEV, em média, estão a gastar tanto ou mais combustível.

          • JL says:

            Lá está o disparate, se os carregarem não gastam combustível dentro da autonomia que têm, e mesmo que andem mais, ajuda a diminuir o consumo.

            Foi isso que eles concluíram, coloquei aqui então um link .

          • JL says:

            Nem mais GM, num hev se não fizer muita auto-estrada, é de esperar pelo menos um litro a menos que num carro não híbrido. Com muita AE, óbvio que até pode fazer mais que um não híbrido.

          • Grunho says:

            Mais uma razão para não haver benefícios de homologação para os PHEV. Homologa de bateria vazia, ou por média ponderada pela totalidade do depósito, e depois quem quiser que carregue todos os dias para aproveitar o que investiu.

          • Grunho says:

            Mais uma razão para não haver benefícios de homologação para os PHEV. Homologa de bateria vazia, ou por média ponderada pela totalidade do depósito, e depois quem quiser que carregue todos os dias para aproveitar o que investiu.

  3. Grunho says:

    Os 5% de cima numa população de 10,4 milhões são 520 mil indivíduos. Se virmos que uma fatia desses eléctricos, mesmo pequena, são Springs, Twingos e Zoes para a classe média assalariada, nem toda a burguesia aderiu aos eléctricos. A maioria, ou perto disso, continua fiel ao diesel.

    • Max says:

      Diesel nos automóveis ligeiros de passageiros novos está em vias de extinção. Pelos dados da ACAP, em 2024 foram apenas 18.440 (8,8%) com uma queda de 24,7% em relação a 2023,

      • Yamahia says:

        Convenientemente chutam para o canto das energias energias alternativas 5500 carros a gasóleo.
        Para se ter uma ideia do ridículo da coisa, o carro mais belo ao alcance das massas, a A5 Avant 2.0TDI, acabadinho de chegar ao mercado, não vai contar para as vendas de carros a gasóleo. O seu destino é ser classificado genericamente como electrificado só pq em substituição do alternador e do motor de arranque vai ter um sistema mHEV.
        O curioso é q esta carrinha(B10) emite mais CO2 (140gkm) do que a sua antecessora B9 que apenas emite 103 g/k.
        https://www.ultimatespecs.com/car-specs/Audi/106631/Audi-A4-(B9)-Avant-20-TDI-122HP.html
        Entre o ridículo desta e classificar os bi-fuel, não como carros a combustão mas sim como carros a energias alternativas, explica o grau de insanidade que grassa na cabeça dos padres elektros. Os mesmos q impedem a compra de um carro normal NOVO a gasóleo por via da forte discriminação q sofrem no ISV e dupla tributação de IVA s/ISV.

        • JL says:

          Portanto os padres eléctricos é que têm a culpa dos padres a combustão considerarem bifuel como eléctricos ?

          Que grande barreta anda na sua cabeça.

          Desde quando um bifuel é considerado um híbrido eletrificado ? esta invenção só mesmo vinda de si.

          • Max says:

            Nos “eletrificados” o post junta PHEV e MEV, 63.366 carros, ou seja 30,2% dos carros.
            Nos a “energias alternativas” a ACAP junta mais os GPL que são 17.077 (8,1%), o que dá 80.443 (38,4%) dos carros.
            (Discriminei num comentário abaixo)
            Os padres dos elétricos é que não se importam nada de amplificar os elétricos (BEV) para os “eletrificados” e os “a energias alternativas” para parecer muitos.

          • Max says:

            Correção:
            Nos a “energias alternativas” a ACAP junta mais os GPL que são 15.077 (7,2%), o que dá 78.443 (37,4%) dos carros.

          • Antonio Vasco says:

            Engano, os verdadeiros VEs não ser importam nada que não haja mais VEs, quantos menos melhor, para não ocuparem os postos.
            Agora o que eles dizem é que depois de ter um, e sentir as vantagens de o ter, pensam que o futuro é eléctrico, sem dúvida.
            Também assim pensam os que fazem testes, seja a VEs seja a combustão , é seguir o YouTube

          • Max says:

            Os padres dos elétricos não estão preocupados com os postes de carregamento. Para eles, todos os VE são carregados em casa, a custos de eletricidade baixos.

          • Yamahia says:

            Vc é que tem a carola toda “barretada”
            É mais que evidente que quem anda a tentar desviar as atenções de que a esmagadora maioria de carros vendidos permanessem os carros a combustão são os padrecos elektros. Isso é mais que evidente.
            Ainda este ano, na UE, em vez de aumentarem levaram um arrepio de -5,9%
            Vergonhoso quanto estão a ser subsidiados com milhares de milhões todos os dias

            Claramente as pessoas não querem esses carros e os politiqueiros alucinados só têm que dar a mão à palmatória, de contrário, fora!!!, A porta da rua é a serventia da casa.

          • JL says:

            Os diesel levaram -11%, os phev outra barretada e os a gasolina também, mas não fala nesses porquê ?

            Já agora, não sei se viu, mas importados foram 13900..

            Vergonhoso é ainda subsidiarem os a combustão, onde o objetivo é fazer a transição deles.

            Mas não estão a baixar, estão a aumentar.

            Tanto querem que cada vez compram mais.

        • Max says:

          Isso há de ir parar na classificação da ACAP aos HEV/gasóleo. Também não foram muitos: 3.333 (os HEV/gasolina foram 31.687).
          Já agora a distribuição por tipo de energia da ACAP:
          – Total: 209.722 (100%) +1,2% que em 2023, automóveis ligeiros de passageiros novos matriculados em 2024
          – Gasolina 71.079 (33,9%) -3,4%
          – Gasóleo 18.440 (8,8%) -24,7%
          – BEV 41.757 (19,9%) +9,1%
          – GPL/Gasolina 15.077 (7,2%) +26,7%
          – PHEV/Gasolina 25.891 (12,3%) -3,8%
          – PHEV/Gasóleo 2.455 (1,2%) +76,2%
          – HEV/Gasolina 31.687 (15,1%) +18,3%
          – HEV/Gasóleo 3.333 (1,6%) +14,0%

          • Yamahia says:

            “– PHEV/Gasóleo 2.455 (1,2%) +76,2%
            – HEV/Gasóleo 3.333 (1,6%) +14,0%…”
            O @JL até se vai espumar pela boca looolooolool
            – HEV/Gasóleo 3.333 (1,6%) +14,0%

          • JL says:

            Então mas afinal o padre yamahia diz que está a diminuir ? parece que ele ficou irritado porque os gasóleo levaram uma batelada de 24.7 %.

          • JL says:

            Realmente vou-me rir, não era você que dizia que os hibridos a gasóleo é que faziam sentido ? tem ai a sua resposta, até se vendem menos que os GPL.

      • Grunho says:

        Diesel está em declínio mas em segmentos de luxo para a burguesia exploradora continua atractivo, por não se sentir tanto os aumentos de custos como nós carros pequenos ditos citadinos e continuarem a usufruir de combustível bonificado à custa da gasolina. Portanto, o último diesel que for vendido vai ser comprado pela burguesia exploradora.

        • GM says:

          A burguesia exploradora, como, por exemplo, alegadamente o BE?

          • Grunho says:

            O BE é masculino, a burguesia exploradora é feminino. Atenção à gramática.

          • GM says:

            É tão masculino como a actual direcção.
            Haja paciência. Burguesia exploradora.

          • Grunho says:

            Sim, a actual direcção.é feminina, mas até elas mudarem o nome do partido no tribunal constitucional, é um nome do género masculino. Burguesia exploradora paciência??? Isso é o que eles menos têm.

          • Grunho says:

            Sim, a actual direcção.é feminina, mas até elas mudarem o nome do partido no tribunal constitucional, é um nome do género masculino. Burguesia exploradora paciência??? Isso é o que eles menos têm.

  4. Ricardo says:

    O meu próximo assim será!

  5. Rjreis says:

    3%…
    Ainda há muito trabalho a fazer, e subsídios.

  6. Yamahia says:

    “…167.356 veículos 100% elétricos…”
    Algo não bate certo. Em Dez de 2023 haviam em PT, de acordo com a Pordata, 115936 elektros ligeiros, se adicionarmos o total de 41.757 vendidos este ano, o resultado é 157 693.
    Portanto a ACAP a inflacionar o hype e logo na dezena de milhar, nada meiga.
    Considerando os ligeiros comercias (total ligeiros 44 080) tb não chega lá, ficando-se pelos 160 016 (isto só para enquadrar na Pordata)

    “Segundo o balanço anual, 20% do total de veículos ligeiros matriculados em Portugal já são elétricos”
    Segundo a ACEA foram 19.9%. Novamente a ACAP a arredondar para cima.

    “a média europeia ronda os 14%”
    Novamente a ACAP a criar hype elektro. Que mania pá!!!
    De acordo com a ACEA são apenas 13.6% e levaram uma castanhada de -5,9%.

    Mas o hype é apenas uma mania elektra, pq quando toca aos combustas fazem tudo pelo “disinterest”… :
    “parque automóvel nacional tem cerca de seis milhões de veículos”
    Em Dez de 2023 haviam em PT, de acordo com a Pordata, 7 154 892 ligeiros.

    “…parque automóvel nacional … os 100% elétricos são … 3%…”
    Da mesma forma posso adicionar aos 7 154 892 ligeiros os 242 019 ligeiros vendidos em 2024, não posso? Claro que posso e devo. E porque não adicionar as ≈ 115 000 novas matrículas resultantes de carros importados em 2024, resultantes da politica bacoca de PT que taxa ferozmente com ISV os carros novos normais e com dupla tributação de IVA s/ISV? Posso? Obviamente que sim!
    Então já circulam por aí 7 511 911 ligeiros e, portanto, a percentagem de elektros não é 3% mas sim ≈ 2,13%

  7. Jota says:

    300 mil potenciais focos de incêndio. No meu condomínio, é estritamente proibido o estacionamento de elétricos, no parque coberto. Ninguém deseja ficar sem a sua habitação.
    Agora venham daí os discípulos… Ah ah ah

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