Portugal tem 300 mil carros eletrificados nas estradas
O segmento dos veículos elétricos tem vindo a crescer em Portugal. A Associação Automóvel de Portugal - ACAP, apresentou recentemente o Balanço Anual e revelou que no nosso país há cerca de 300 mil carros eletrificados nas estradas.
20% do total de veículos ligeiros matriculados em Portugal
A ACAP apresentou o balanço anual do setor automóvel que, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), contribuiu com 42,6 mil milhões de euros para a economia nacional, representando 7,7% da faturação da totalidade das empresas em Portugal.
Segundo o balanço anual, 20% do total de veículos ligeiros matriculados em Portugal já são elétricos (41.757 matrículas nos ligeiros de passageiros). De referir que a média europeia ronda os 14%, posicionando Portugal na sexta posição do ranking os países da União Europeia (UE). O ranking é liderado pela Dinamarca (52%).
Revela o balanço anual que circulam nas estradas portuguesas 167.356 veículos 100% elétricos, ao que se soma 132.131 modelos híbridos, perfazendo os (cerca) de 300 mil carros eletrificados nas estradas.
De referir que o parque automóvel nacional tem cerca de seis milhões de veículos. No que diz respeito aos eletrificados, estes representam "apenas" 5% do total. Se analisarmos os 100% elétricos são "apenas" 3%. Portugal tem a circular 1,5 milhões de automóveis com mais de 20 anos - ver aqui.
Onde está o yamahia com os seus 0.8 % ?
1º – são bem mais que 6 milhões de automoveis que Portugal tem a circular.
2º – Nunca vão passar destes 300 e poucos mil, tens milhares de exemplos em que as pessoas vendem os EVs para voltar aos a combustão.
por isso se quiseres continuar a apregoar os EVs como sendo a salvação divina go for it, mas depois não te admires quando daqui a 20 ou 30 anos haver montes de aterros de lixo electronico em que 90% do conteúdo é baterias de litio a poluirem ainda mais o ambiente como quando andaram a extrair os minerais para se produzir essas baterias.
É cada lírico… não é mr. James? O seu ganha pão depende dos combustão?
Não vão passar porque você não quer ?
Curioso, porque vejo muitos mais a combustão à venda em segunda mão do que eléctricos.
Então mostre lá esses milhares de exemplos ?
Eu disse que era a salvação ? Onde ?
Ena ? Já foi ao futuro então ? Mostre lá como foi ?
Então o mundo está errado e você é que está certo ?
O facto de existirem muitos mais carros a combustão à venda é de todo normal, afinal sempre existiram muitos mais carros a combustão do que elétricos.
Gostava de saber é a comparação em termos de proporcionalidade, ou seja, qual a percentagem de veículos elétricos usados à venda comparativamente ao número total de carros elétricos.
Nenhuma, então se todos trocam os eléctricos por combustão, quer dizer que não devia de haver combustão à venda, já que os que tinham elétricos passaram para combustão.
“…Curioso, porque vejo muitos mais a combustão à venda em segunda mão do que eléctricos. …”
É normal, só em 2024 foram importados tantas unidades usadas ≈115000, como a totalidade de ligeiros elektros vendidos até ao final de 2023.
Então não devia ser o contrário ? já que o argumento é:
“2º – Nunca vão passar destes 300 e poucos mil, tens milhares de exemplos em que as pessoas vendem os EVs para voltar aos a combustão.”
Além de que no mundo apenas 1% volta a combustão.
Que barbaridade. Onde foi buscar esse nr.? Só se foi numa missa elektra porque a realidade é 49% dos americanos, mais de 50% dos australianos e 30 e tal% dos Alemães estão arrependidissimos de terem comprado elektro e querem voltar ao carro a combustão.
Qt a mim , dou-lhes 100% de razão. Elektros só servem para andar à volta do quarteirão.
Apenas pessoas com horizontes limitados terão potencial para apreciar um elektro e mesmo assim tenho dúvidas.
Tem aqui um artigo sobre isso, ou vai negar também ?
Não, esses estudos apenas indicavam intenção e não que voltaram, lá está a missa a combustão a desinformar.
@JL se precisar de medicação para a amnésia diga pf.
Farta-se de dizer que são a salvação e que as pessoas não têm elétricos porque não querem, porque há aí elétricos a 5000€ no mercado de usados e que voce até já comprou uns quantos… agora você parece os políticos, ah eu disse, mas não era isso que eu queria dizer.
Eu disse ? Onde ? Então a si é que faltam os comprimidos, porque não disse nada disso.
Há mais de cem anos, certamente, que existiriam muitas pessoas que diriam algo de semelhante, mas aplicado a carroças com tracção animal e a “carroças com motores.”
Os cálculos foram com base em 1pc e 1,87pc da fonte RA.
https://pplware.sapo.pt/motores/incendio-em-prior-velho-fogo-tera-comecado-num-carro-eletrico/comment-page-1/#comment-3507829
Já agora estas estatísticas elektras apenas acumulam novas matrículas. Nunca consideram o abate (qq pequeno toque o elektro vai pró lixo) nem as exportações de usados, dado q PT é um caso ímpar na UE no q concerne à facilidade na aquisição de elektros novos por parte de empresas e frotistas.
Os cálculos estavam errados não é? Como sempre.
Tenho ali um com um grande toque e não foi para a sucata ? E agora ?
Não há exportações de usados ? Então mostre lá isso ?
Pense lá no q estava a acontecer é já não vai acontecer com a mesma facilidade
“O governo deliberou q um carro elektro não pode ser exportado antes de concluir 2anos na posse do comprador q beneficiou de subsídios e isenções no acto da sua aquisição ”
Creio estar tudo dito.
Então mas só se vendem com esses incentivos ? e não subsídios como diz ? em 2024 foram quantos ? 700 ?? é que se venderam mais de 40 mil, veja bem o universo do seu argumento.
Sim, está tudo dito que inventou mais uma sem sentido.
Meu caro 90% (NOVENTA POR CENTO) dos elektros vendidos em PT foi para empresas.
Agora pense!
Ainda há dias comentei, uma empresa de q ninguém tinha ouvido falar comprou assim de uma assentada 500 elektros BYD. Assim de repente PUM!
Até já criam empresas para comprar elektros por atacado.
Agora pense novamente.
Mostre lá que foram para empresas ? e quantos foram a combustão ?
Para empresas não podem vender ? desde quando ? o incentivo que recebem é o iva, nem que vendam ao fim de 20 anos têm de vender com iva e entregar ao estado, essa é a regra.
Penso ? não entendi, pensar é inventar ? que raio de novo significado deram à palavra.
Então e se fosse a combustão ? era diferente em quê ? não entendi o argumento ?
Qual empresa ? a uber ? portanto não podem comprar os carros que mais rentabilidade lhes dá ?
Então quer dizer que são mesmo bons ? é que se os compram, pensava que compravam carros para serviço, mas segundo você não, é para receberem incentivos no fim de gastarem o dinheiro. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Os 100% elétricos (BEV) representaram 20% dos automóveis ligeiros de passageiros novos – matriculados em 2024.
No total, a circular são cerca de 167 mil. Mas tem graça como se aumenta o número para 300 mil de “eletrificados” juntando-lhe os PHEV e outros híbridos elétricos, que, segundo os dados conhecidos são movidos principalmente, senão exclusivamente, a combustíveis fósseis.
Já a ACAP fala em “energias alternativas”, juntando-lhe os GPL : Em 2024, “No total, chegaram às estradas portuguesas 209.715 novos automóveis ligeiros de passageiros. Os veículos movidos a energias alternativas continuam a liderar as matrículas dos automóveis ligeiros de passageiros novos, representando um peso de 57 por cento. Destaque para os veículos elétricos (BEV), com 41.757 matrículas nos ligeiros de passageiros, o que representa 20% do total de ligeiros de passageiros matriculados”. Resumindo, movidos exclusiva ou principalmente a combustíveis fósseis, foram 80% … e não 43%.
Phev são híbridos plugin, portanto também se móvel a energia eléctrica.
Só que a UE veio dizer que, em média, consomem tanto ou mais combustível que os com só com motor de combustão interna.
Isso depende do uso que lhe dão, e não dos veiculos em si.
Precisamente. Eu, se tivesse comprado um modelo PHEV, teria feito a instalação de carregador em casa para maximizar a tecnologia híbrida. Mas, como comprei apenas um híbrido ligeiro, a pequena bateria é recarregada pelas retenções (desacelerações e travagens). E funciona bem. Quanto a consumos, após 1 mês de uso, é muito variável, dependendo do pé, percurso realizado e desníveis vencidos. Já fiz consumos num percurso de apenas 4,4L/100, como também já fiz consumos na ordem de 12L. Para melhor comparação, num mesmo percurso, a mesma distância, no mesmo sentido, já percorri com um resultado de 4,8L, e noutra vez cerca de 5,2L/100. Dependeu do pé, já que as condicionantes foram as mesmas. Em estrada nacional/municipal. Modelo: SUZUKI S-CROSS.
Os PHEV parados não gastam combustível. Os só com motor de combustão também não. Depende do uso que lhe dão – La Palice não diria melhor.
A questão é que, com o uso que lhe dão, os “eletrificados” PHEV, em média, estão a gastar tanto ou mais combustível.
Lá está o disparate, se os carregarem não gastam combustível dentro da autonomia que têm, e mesmo que andem mais, ajuda a diminuir o consumo.
Foi isso que eles concluíram, coloquei aqui então um link .
Nem mais GM, num hev se não fizer muita auto-estrada, é de esperar pelo menos um litro a menos que num carro não híbrido. Com muita AE, óbvio que até pode fazer mais que um não híbrido.
Mais uma razão para não haver benefícios de homologação para os PHEV. Homologa de bateria vazia, ou por média ponderada pela totalidade do depósito, e depois quem quiser que carregue todos os dias para aproveitar o que investiu.
Mais uma razão para não haver benefícios de homologação para os PHEV. Homologa de bateria vazia, ou por média ponderada pela totalidade do depósito, e depois quem quiser que carregue todos os dias para aproveitar o que investiu.
Os 5% de cima numa população de 10,4 milhões são 520 mil indivíduos. Se virmos que uma fatia desses eléctricos, mesmo pequena, são Springs, Twingos e Zoes para a classe média assalariada, nem toda a burguesia aderiu aos eléctricos. A maioria, ou perto disso, continua fiel ao diesel.
Diesel nos automóveis ligeiros de passageiros novos está em vias de extinção. Pelos dados da ACAP, em 2024 foram apenas 18.440 (8,8%) com uma queda de 24,7% em relação a 2023,
Convenientemente chutam para o canto das energias energias alternativas 5500 carros a gasóleo.
Para se ter uma ideia do ridículo da coisa, o carro mais belo ao alcance das massas, a A5 Avant 2.0TDI, acabadinho de chegar ao mercado, não vai contar para as vendas de carros a gasóleo. O seu destino é ser classificado genericamente como electrificado só pq em substituição do alternador e do motor de arranque vai ter um sistema mHEV.
O curioso é q esta carrinha(B10) emite mais CO2 (140gkm) do que a sua antecessora B9 que apenas emite 103 g/k.
https://www.ultimatespecs.com/car-specs/Audi/106631/Audi-A4-(B9)-Avant-20-TDI-122HP.html
Entre o ridículo desta e classificar os bi-fuel, não como carros a combustão mas sim como carros a energias alternativas, explica o grau de insanidade que grassa na cabeça dos padres elektros. Os mesmos q impedem a compra de um carro normal NOVO a gasóleo por via da forte discriminação q sofrem no ISV e dupla tributação de IVA s/ISV.
Portanto os padres eléctricos é que têm a culpa dos padres a combustão considerarem bifuel como eléctricos ?
Que grande barreta anda na sua cabeça.
Desde quando um bifuel é considerado um híbrido eletrificado ? esta invenção só mesmo vinda de si.
Nos “eletrificados” o post junta PHEV e MEV, 63.366 carros, ou seja 30,2% dos carros.
Nos a “energias alternativas” a ACAP junta mais os GPL que são 17.077 (8,1%), o que dá 80.443 (38,4%) dos carros.
(Discriminei num comentário abaixo)
Os padres dos elétricos é que não se importam nada de amplificar os elétricos (BEV) para os “eletrificados” e os “a energias alternativas” para parecer muitos.
Correção:
Nos a “energias alternativas” a ACAP junta mais os GPL que são 15.077 (7,2%), o que dá 78.443 (37,4%) dos carros.
Engano, os verdadeiros VEs não ser importam nada que não haja mais VEs, quantos menos melhor, para não ocuparem os postos.
Agora o que eles dizem é que depois de ter um, e sentir as vantagens de o ter, pensam que o futuro é eléctrico, sem dúvida.
Também assim pensam os que fazem testes, seja a VEs seja a combustão , é seguir o YouTube
Os padres dos elétricos não estão preocupados com os postes de carregamento. Para eles, todos os VE são carregados em casa, a custos de eletricidade baixos.
Vc é que tem a carola toda “barretada”
É mais que evidente que quem anda a tentar desviar as atenções de que a esmagadora maioria de carros vendidos permanessem os carros a combustão são os padrecos elektros. Isso é mais que evidente.
Ainda este ano, na UE, em vez de aumentarem levaram um arrepio de -5,9%
Vergonhoso quanto estão a ser subsidiados com milhares de milhões todos os dias
Claramente as pessoas não querem esses carros e os politiqueiros alucinados só têm que dar a mão à palmatória, de contrário, fora!!!, A porta da rua é a serventia da casa.
Os diesel levaram -11%, os phev outra barretada e os a gasolina também, mas não fala nesses porquê ?
Já agora, não sei se viu, mas importados foram 13900..
Vergonhoso é ainda subsidiarem os a combustão, onde o objetivo é fazer a transição deles.
Mas não estão a baixar, estão a aumentar.
Tanto querem que cada vez compram mais.
Isso há de ir parar na classificação da ACAP aos HEV/gasóleo. Também não foram muitos: 3.333 (os HEV/gasolina foram 31.687).
Já agora a distribuição por tipo de energia da ACAP:
– Total: 209.722 (100%) +1,2% que em 2023, automóveis ligeiros de passageiros novos matriculados em 2024
– Gasolina 71.079 (33,9%) -3,4%
– Gasóleo 18.440 (8,8%) -24,7%
– BEV 41.757 (19,9%) +9,1%
– GPL/Gasolina 15.077 (7,2%) +26,7%
– PHEV/Gasolina 25.891 (12,3%) -3,8%
– PHEV/Gasóleo 2.455 (1,2%) +76,2%
– HEV/Gasolina 31.687 (15,1%) +18,3%
– HEV/Gasóleo 3.333 (1,6%) +14,0%
“– PHEV/Gasóleo 2.455 (1,2%) +76,2%
– HEV/Gasóleo 3.333 (1,6%) +14,0%…”
O @JL até se vai espumar pela boca looolooolool
– HEV/Gasóleo 3.333 (1,6%) +14,0%
Então mas afinal o padre yamahia diz que está a diminuir ? parece que ele ficou irritado porque os gasóleo levaram uma batelada de 24.7 %.
Realmente vou-me rir, não era você que dizia que os hibridos a gasóleo é que faziam sentido ? tem ai a sua resposta, até se vendem menos que os GPL.
Diesel está em declínio mas em segmentos de luxo para a burguesia exploradora continua atractivo, por não se sentir tanto os aumentos de custos como nós carros pequenos ditos citadinos e continuarem a usufruir de combustível bonificado à custa da gasolina. Portanto, o último diesel que for vendido vai ser comprado pela burguesia exploradora.
A burguesia exploradora, como, por exemplo, alegadamente o BE?
O BE é masculino, a burguesia exploradora é feminino. Atenção à gramática.
É tão masculino como a actual direcção.
Haja paciência. Burguesia exploradora.
Sim, a actual direcção.é feminina, mas até elas mudarem o nome do partido no tribunal constitucional, é um nome do género masculino. Burguesia exploradora paciência??? Isso é o que eles menos têm.
Sim, a actual direcção.é feminina, mas até elas mudarem o nome do partido no tribunal constitucional, é um nome do género masculino. Burguesia exploradora paciência??? Isso é o que eles menos têm.
O meu próximo assim será!
3%…
Ainda há muito trabalho a fazer, e subsídios.
“…167.356 veículos 100% elétricos…”
Algo não bate certo. Em Dez de 2023 haviam em PT, de acordo com a Pordata, 115936 elektros ligeiros, se adicionarmos o total de 41.757 vendidos este ano, o resultado é 157 693.
Portanto a ACAP a inflacionar o hype e logo na dezena de milhar, nada meiga.
Considerando os ligeiros comercias (total ligeiros 44 080) tb não chega lá, ficando-se pelos 160 016 (isto só para enquadrar na Pordata)
“Segundo o balanço anual, 20% do total de veículos ligeiros matriculados em Portugal já são elétricos”
Segundo a ACEA foram 19.9%. Novamente a ACAP a arredondar para cima.
“a média europeia ronda os 14%”
Novamente a ACAP a criar hype elektro. Que mania pá!!!
De acordo com a ACEA são apenas 13.6% e levaram uma castanhada de -5,9%.
Mas o hype é apenas uma mania elektra, pq quando toca aos combustas fazem tudo pelo “disinterest”… :
“parque automóvel nacional tem cerca de seis milhões de veículos”
Em Dez de 2023 haviam em PT, de acordo com a Pordata, 7 154 892 ligeiros.
“…parque automóvel nacional … os 100% elétricos são … 3%…”
Da mesma forma posso adicionar aos 7 154 892 ligeiros os 242 019 ligeiros vendidos em 2024, não posso? Claro que posso e devo. E porque não adicionar as ≈ 115 000 novas matrículas resultantes de carros importados em 2024, resultantes da politica bacoca de PT que taxa ferozmente com ISV os carros novos normais e com dupla tributação de IVA s/ISV? Posso? Obviamente que sim!
Então já circulam por aí 7 511 911 ligeiros e, portanto, a percentagem de elektros não é 3% mas sim ≈ 2,13%
Ui credo, fico tão incomodado com os dados, não posso.
Errado, os 7 milhões já incluem tudo, até pesados.
Então mas nos a combustão já conta importados e nos eléctricos não? Enfim.
Está enganado.
Pq é que antes de fazer figuras tristes não vai consultar o que foi dito?
Ainda por cima foram-lhe indicados todos os caminhos para o fazer.
Se resolveu permanecer na ignorância foi pq quis.
Lamento
Dito por quem ? é que você não acerta uma:
Você não vê as trapalhadas que faz ? então o total de veículos não inclui já os importados ?
E depois engana-se nos números, provavelmente de propósito.
No final de 2023 havia 128 369 elétricos puros, e o artigo da pplware quando fala em 167 mil não divide os ligeiros.
https://www.pordata.pt/pt/estatisticas/transportes/por-terra/veiculos-rodoviarios-motorizados-por-tipo-de-veiculo-e
300 mil potenciais focos de incêndio. No meu condomínio, é estritamente proibido o estacionamento de elétricos, no parque coberto. Ninguém deseja ficar sem a sua habitação.
Agora venham daí os discípulos… Ah ah ah
Muito bem, não são os únicos.
Cada vez mais são as pessoas, entidades e até governos que abriram os olhos
Pois é, por isso compram cada vez menos carros a gasóleo, já que são os piores.
Errado, até porque os restantes 6 milhões e tal ardem 20x mais.