Utilizadores dizem ter começado a seguir Trump e Vance nas redes sociais sem quererem. Calma!
Alguns utilizadores reclamaram ter começado a seguir, sem quererem, as contas de Donald Trump e JD Vance nas redes sociais. Se aconteceu consigo, tenha calma, pois não é resultado de uma aliança entre o novo Governo dos Estados Unidos e os líderes das empresas tecnológicas. A justificação é muito simples.
Alguns utilizadores do Facebook e Instagram, dentro e fora dos Estados Unidos, relataram ter ficado surpreendidos quando repararam que, após a tomada de posse de Donald Trump, começaram a seguir o novo Presidente dos Estados Unidos, bem como JD Vance, nas redes sociais.
Por via das suas plataformas, o porta-voz da Meta, Andy Stone, acalmou os utilizadores enfurecidos, explicando que as contas oficiais do POTUS (sigla em inglês para Presidente dos Estados Unidos) e da Casa Branca são geridas por esta última e "mudam quando o ocupante da Casa Branca muda".
Segundo a Associated Press, o mesmo acontece com as contas nas redes sociais do vice-presidente e da primeira-dama dos Estados Unidos.
The https://t.co/LunllS6D3s and https://t.co/ablkLiXAjw accounts are managed by the White House and they change when the occupant of the White House changes. https://t.co/w2cnzz28Gd
— Andy Stone (@andymstone) January 20, 2025
A informação foi dada por Andy Stone, em resposta a uma publicação que diz que "os utilizadores têm reportado que o Facebook está a forçá-los a seguirem Donald Trump".
Mais do que isso, a mesma publicação acusa que "a sua última medida cheira a desespero [...] é uma violação flagrante da autonomia do utilizador".
A cedência de Zuckerberg ao poder político mina a própria essência da liberdade de escolha nas redes sociais.
Apesar do desagrado, importa esclarecer que as contas do Facebook e do Instagram da administração anterior são arquivadas, após a tomada de posse do novo Presidente, assim como as publicações. Por sua vez, os seguidores são preservados, sendo transferidos para as novas contas oficiais.
Segundo o jornal Público, o arquivo é gerido pela Direcção Nacional de Arquivos e Registos (em inglês, NARA). Para consultá-lo, é preciso saber os nomes com que as contas ficaram arquivadas: @potus46archive, @flotus46archive, @vp46archive e @secondgentleman46archive. Pode, também, continuar a seguir o ex-Presidente, @joebiden, e a vice-presidente, @kamalaharris.
É simples, eles sabem em quem é que cada um votou e assumem que gostariam de seguir o pessoal em quem votaram HAHAHA
Ou seja, a malta nem sequer se informa antes de reclamar e, por vezes, os media vão atrás com “breaking news” antes de investigar (aqui não foi o caso pelo menos).
Para quem segue há anos, quando passou do Trump para o Biden, não se devem ter queixado quando passou a seguir o Biden (ou não foi noticia :p ) Ou quando foi do Obama para o Trump. Enfim — sinais dos tempos ^_^
Os reclamações, são 60000 milhões, nestas coisas. Daí o barulho, quando descobrem que foram idiotas, apagam os posts e vão criticar quem não os apagou. Há 16 anos que é 100% igual..
Já aconteceu, o mesmo, em 2016. Foram milhões a protestar. Explicação, foi a mesma. Passou, para o Biden, ninguém deu por isso. Volta o Trump, biliões aparecem, a reclamar.