Os carros elétricos perdem autonomia no inverno? Um novo teste mostra a verdade
Os carros elétricos estão a conquistar o mercado, mas há ainda muitos pormenores que os consumidores desconhecem. A questão da autonomia traz ainda muitas dúvidas e em particular o desempenho no inverno. Um novo teste trouxe mais informação e mostrou quais os que têm melhor autonomia face ao prometido pelas marcas.
Elétricos perdem autonomia no inverno?
Como se sabe, um dos maiores testes dos carros elétricos é a autonomia que oferecem em condições reais de estrada durante os meses de inverno. O Winter Range Test anual realizado na Noruega revelou quantos modelos elétricos de diferentes segmentos funcionam em condições de clima frio.
Em particular, embora alguns modelos oferecessem uma gama muito próxima dos dados de fábrica, alguns ficaram muito aquém das expectativas. Os resultados são interessantes e mostram uma realidade em alguns casos muito diferentes do que as marcas anunciam e usam como argumentos de venda.
Conforme os resultados obtidos nos testes, o Tesla Model 3 (LR RWD) prometia uma autonomia de 702 km segundo os dados de fábrica. Este carro elétrico apresentou um desvio de 24 por cento ao oferecer uma autonomia de 531 km em condições de clima frio.
Winter Range Test - resultados
- Polestar 3 – 531 km (WLTP: 560 km, desvio de 5%)
- Tesla Model 3 LR RWD – 531 km (WLTP: 702 km, desvio de 24%)
- Porsche Taycan – 499 km (WLTP: 592 km, desvio de 16%)
- Kia EV3 – 499 km (WLTP: 590 km, desvio de 15%)
- BYD Tang – 482 km (WLTP: 530 km, desvio de 9%)
- Audi Q6 e-tron – 481 km (WLTP: 616 km, desvio de 22%)
- VW ID.7 GTX Tourer – 440 km (WLTP: 571 km, desvio de 23%)
- Peugeot E-3008 – 347 km (WLTP: 510 km, desvio de 32%)
Results from the annual Norwegian Winter Range Test: Polestar 3 and Tesla Model 3 LR RWD went the furthest, with the Tesla showing one of the largest WLTP deviations and the Polestar the smallest. Impressive range from the boxy Kia EV3 (FWD). VW ID.7 GTX Tourer disappoints. pic.twitter.com/PK7pMmZgQI
— Arnþór (@arnthorjon) January 16, 2025
Teste aos carros mostram verdade das marcas
Embora o Polestar 3 tenha entrado no teste com um alcance declarado de 560 km, tornou-se um dos modelos com melhor desempenho com 531 km. Em particular, atingir o valor WLTP com apenas um desvio de 5% mostra que o veículo oferece um desempenho muito estável em condições de inverno.
Além disso, os resultados de alguns modelos foram muito dececionantes. O Volkswagen ID.7 GTX Tourer oferecia uma autonomia 23% inferior aos dados de fábrica e podia percorrer apenas 440 km. O Peugeot E-3008 foi o modelo que sofreu a maior perda da lista, com um desvio de 32 por cento.
Os resultados provaram mais uma vez que os carros elétricos podem sofrer mais perda de autonomia do que o esperado em condições de tempo frio. Especialmente os modelos com baterias de alta capacidade podem oferecer um alcance aceitável mesmo nos meses de inverno.
Os BYD apesar de seem LFP não estão mal colocados.
É pena não colocarem o Y ,o carro que mais se vendeu em 2023
Penso que há já vários automóveis que aquecem as baterias para evitar temperaturas extremamente baixas.
Para um desvio tão baixo, certamente q aqueceram as baterias antes de iniciarem a prova.
O Polestar não ganhou nada
Tb não sabemos a que temperatura foi realizado o teste. Ficamos tipo 1 burro a olhar para um palácio.
Tb não sabemos qual foi a velocidade media do percurso dos carros em análise. Uns podiam ter dado mais que outros, inadvertidamente.
A Polestar não ganhou nada. A Polestar simplesmente anuncia um WLTP mais realista.
O teste apenas prova aquilo que já se sabia há muito. A Tesla é a que mais mente nos anúncios de autonomia. Para criar hype e falsa sensação de liberdade de alcance junto dos potenciais clientes.
Dizer q a Polestar é melhor, qd se sabe que o Pol3 tem uma bateria monstra, tb é uma mentira por parte dos promotores do teste suecos visando favorecer a marca que de sueca tem zero. Mas “prontes” é o circo a q já nos habituaram.
Tão baixo, por acaso é muito alto.
Não, ganhou você.
O wltp é igual para todos.
Ela não mente, até porque em condições de ambiente mais próximas dos testados em ambiente de wltp fica bem proxima.
É verdade que tem a maior bateria, daí não sofrer tanto em relação aos mais eficientes.
Mas agora a polestar já é sueca ? Você muda de conversa conforme a música.
Eu disse q s Polestar é Sueca? Vc é q anda com os olhos em bico!
Então o argumento está todo baralhado, para quê favorecer uma marca que não é sueca ? Está mesmo todo baralhado, efeito do preconceito.
Mas sim, é sueca, como sempre foi e sempre será.
Não está nada. É bom q os fregueses acreditem que é sueca. Historicamente com carros com boa qualidade percebida e comprovada por decadas iam la desperdiçaro legado. Se disserem que agora é Chino vendem menos.
Não viu como foi com o Volvo EX30? Fartaram-se de vender lataria chinesa aos fregueses q na boa fé actrditaram que era um produto sueco e até trazia a bandeira nos bancos e tudo. looolooolool
Praticamente todos, mas isso tem um gasto energético. Há um truque que muitos podem usar para diminuir essa perda em estrada, é aquecer a bateria antes de sair para a viagem quando ainda está ligado na tomada, eu faço isso e também fico com o carro quentinho de manhã.
O problema da eletricidade sempre foi e será sempre o armazenamento, produzir é “fácil “
O frio sem ser em demasia é benéfico para as baterias assim como para os carros a gasolina e gasóleo, a nível de performance no mundo das corridas de Mota e carros é normal arrefecer os combustíveis, já os lubrificantes o frio extremo é inimigo, tenho familiares no Canadá e dizem que de inverno o carro tem de ser ligado à corrente para o óleo não congelar no carter
Nem só pelo óleo, mas também pelo combustível, não por ele congelar, mas sim pela viscosidade que aumenta consoante a temperatura.
Lá no Canadá não há óleo 0W30 ou 0w20? Ou são as temperaturas q andam abaixo dos -35⁰C?
A esses -35⁰C, mais depressa descarrega a bateria de 12V do q congela esse óleo.
Para quê ? para quando forem meter combustivel meterem também óleo ? bem, tem a vantagem de nunca ser preciso mudar o óleo, já que está sempre novo. LOOOL
Não diga disparates.
Simplesmente em PT não justifica pq nc estão -35⁰C.
Os testes incluíram o aquecimento dos ocupantes? Ou conduziram embrulhados em mantas como os chineses.
Então os carros têm compartimentos de passageiros separados ?
Em mantas ?
https://www.youtube.com/watch?v=Gf9Ax4Crcy8
Hmmm esse vídeo tem coisas estranhas. 😉 repara bem.
Podem ter levado kispos de penas.
Mas tiveram que despi-los pq afinal estiveram +7⁰C.
Rico teste reprentativo do Inverno da NO looolooolool