Renovado Model Y mais perto da Europa: Tesla iniciou a produção na fábrica de Berlim
A Tesla anunciou o início da produção do renovado Model Y na fábrica de Berlim, aproximando-o da Alemanha e da Europa. Esta versão marca a primeira grande atualização do modelo desde a sua estreia, em 2020, após as atualizações do Model 3, em 2023.
Segundo um porta-voz da Tesla à German Press Association, no dia 14 de janeiro, "estamos a começar a fabricar os primeiros veículos". A fabricante iniciou a produção do renovado Model Y para os mercados europeus na sua fábrica, em Gruenheide, perto de Berlim, na Alemanha.
Este renovado Model Y procurará impulsionar as vendas da Tesla na Alemanha e em toda a Europa, num contexto de abrandamento da procura de carros elétricos por parte dos consumidores.
O renovado Model Y acrescenta bancos ventilados, um ecrã de infoentretenimento no banco traseiro, uma suspensão mais suave e monitores de ângulo morto junto aos espelhos retrovisores laterais.
Esta versão, que é a primeira grande atualização do modelo desde a sua estreia, em 2020, conta com jantes mais macias, pneus mais silenciosos e uma suspensão mais suave.
Para já, não há informações relativamente aos preços europeus para o modelo.
Contudo, conforme informámos, recentemente, a Tesla abriu as encomendas para esta versão renovada, na China, com preços a começar nos 263.500 yuan (cerca de 34.900 euros).
Com o nome de código Juniper, este modelo é considerado fundamental para inverter a recente queda nas vendas da Tesla. Afinal, segundo o Dataforce, as vendas europeias do Model Y caíram 48% nos primeiros 11 meses de 2024, para 181.781 unidades.
Leia também:
A Tesla só tem carros antigos (S, 3, X, Y) e o Cybertruck, não pode andar na estrada. O Roadster, Semi, Robotaxi, Robovan e Optimus não dão lucro. Para a Tesla crescer, precisa de um modelo mais barato (2/Q), mas o Musk está mais interessado em robots. A BYD (Biadi) vai dominar tudo, elétricos e híbridos. As marcas europeias têm de se reorganizar. A fábrica de Berlim, foi uma jogada para ter acesso aos engenheiros da Mercedes, BMW, Audi, Porsche e Volkswagen.
Carros antigos ? Toda a frota foi renovada recentemente, o Cybertruck está a ser vendido e anda nas estrada nos EUA assim como o Semi.
No entanto concordo a Tesla podia fazer um “model 2” com uma autonomia de 400km ia vender que nem paezinhos quentes aqui na Europa mas é verdade o Musk quer é brincar aos robots.
O fabrica de Berlim foi uma jogada para não ter de gastar uma fortuna a trazer os carros dos EUA porque razao é que eles querem engenheiros da Mercedes e Bmw aqui em Berlim ? Os carros são desenhado nos EUA Berlim é apenas uma fabrica
E alguma fabrica funciona sem engenheiros?
Claro que não mas não me parece que seja esse tipo de engenheiros que a Tesla precise da Mercedez e etc
Musk, se quiseres ser rico contrata o Rui para teu conselheiro…
Penso que será mais ao contrario, com os tiros que dao nos pés os fabricantes europeus é que necessitam dos engenheiros da Tesla
Graças a Deus o motinhas já estava preocupado não fossem os trabalhadores de Berlim ficar sem nada para fazer
O antigo era mais bonito na minha opinião…
Tenho um model Y long range e é o melhor carro que ja tive, sem duvida toda a gente devia comprar um eletrico. Silencioso, aceleracao incrivel, comforto, facil de conduzir, perfeito! O silencio dos eletricos nas cidades é a maior inovacao, aqui na quinta da marinha ja ninguem tem carros a combustao, e se alguem ousar ter é posto na rua!
LOOOL
Na quinta da marinha os bentley, os Ferrari, os Porsche. Etc… não ficam na garagem, claro que são postos na rua… a combustão! E também deixam os taycan e os eqs 580 silenciosos na garagem. Eu é que ando com meu eléctrico silencioso na rua porque não tenho dinheiro para um Urus barulhento a combustão 🙂
Perfeito? tens mais de 1000Km de autonomia em 5min? preço ao dobro do equivalente a combustao? aceleração pode ser, mas tambem la se vai a bateria mais rapidamente. Posto na rua? havia de ser bonito
A Alemanha agradece de joelhos já que hoje soubemos que estão em recessão pelo segundo ano consequtivo, já não acontecia desde o período subjacente da segunda guerra mundial (1950), a economia alemã está de rastos…
Tem de ser o faxo do Musk a dar trabalho aos despedidos dos europeus!