Nissan cancela planos da nova fábrica de baterias para elétricos no Japão e soam alarmes
A Nissan cancelou a construção de uma fábrica de baterias para carros elétricos, num investimento de mais de mil milhões de dólares. A queda nas vendas está a fazer soar os alarmes!
Nissan tenta desesperadamente mudar o rumo da empresa
Num esforço para reverter a sua situação, a Nissan decidiu abandonar os planos para construir uma nova fábrica de baterias LFP no Japão — uma unidade que era considerada essencial para reduzir os custos das baterias de veículos elétricos (VE) e competir com líderes do setor como a BYD.
Na sexta-feira, o fabricante japonês anunciou que vai “abandonar os planos para construir uma nova fábrica” no Japão, destinada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP).
Esta decisão surge no contexto de uma análise interna mais ampla, em que a Nissan está a “considerar todas as opções para recuperar o seu desempenho”.
A marca referiu que continuará a desenvolver uma estratégia para baterias de VE “alinhada com as necessidades do mercado”, como parte dos seus esforços de reestruturação.
Um projeto fundamental para a recuperação da Nissan, mas...
A Nissan tinha obtido aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI) em setembro para avançar com o projeto da nova fábrica.
As baterias destinavam-se a ser utilizadas em veículos elétricos da marca a partir de 2028, integradas num investimento a rodar os 153,3 mil milhões de ienes (cerca de 900 milhões de euros).
Estava previsto que a Nissan recebesse até 55,7 mil milhões de ienes (cerca de 327 milhões de euros) em apoios governamentais para ajudar a desenvolver uma cadeia de abastecimento doméstica.
À semelhança de outros fabricantes japoneses, a Nissan enfrenta quedas nas vendas em mercados-chave como a China e a América do Norte.
A empresa antecipa um prejuízo líquido de até 750 mil milhões de ienes (4,41 mil milhões de euros) no exercício fiscal que termina em março de 2025.
A nova fábrica de baterias LFP tinha como objetivo ajudar a Nissan a reduzir os custos de produção das baterias VE em 20% a 30%, com uma capacidade anual de produção até 5 GWh.
Novo LEAF chega em breve com maior autonomia
Ainda este ano, a Nissan lançará a nova geração do LEAF nos EUA e no Canadá. Após a apresentação do modelo atualizado em março, a marca afirmou que o novo LEAF terá “melhorias significativas na autonomia”.
O clássico design hatchback foi substituído por uma silhueta mais próxima de um crossover. O modelo incluirá também uma porta de carregamento compatível com a rede Supercharger da Tesla (NACS).
Embora as especificações e preços oficiais sejam revelados mais perto da data de lançamento, o responsável pelos programas de veículos da Nissan, François Bailly, afirmou ao TopGear.com que o novo LEAF deverá ter uma autonomia de cerca de 600 km, segundo o ciclo WLTP.
Os veículos eléctricos a pilhas, deveriam permitir pelo menos 1000 km de autonomia ao fim de 30 anos de utilização.
Isso e as pilhas não arderem… também dava jeito… tantos cuidados e restrições com os veículos a gás (e bem), e estes a pilhas que são um perigo, com estes nada.
30 anos e 1000km nem os carros a combustão mais modernos conseguem isso.
Isso eram os carros feitos antigamente.
A nissan não tem nada a pilhas, só a Toyota, e não chega bem de perto aos 1000 KMS, e 30 anos muito menos já que dão menos garantia às pilhas do que às baterias.
Os a pilhas têm os mesmos cuidados, tanto que a Toyota não aconselha a estacioná-los durante muito tempo em garagens fechadas, e nos espaços públicos têm as mesmas restrições que os a gás.
E 1000km é pouco. Dá para fazer Braganca -> Faro. Ou Lisboa -> Madrid. Mas depois como é que volta para trás?
E para quem faz regularmante Lisboa -> Barcelona? Vai parar a meio?
Vais de aviao ou entao de autocarro 😛
Fazes 1000km sem parar? >8-10h em condução sem parar para um xixi, comer ou beber?
Eu continuo a demorar o mesmo tempo a chegar aos sítios de quando tinha carro a combustão, e nem sequer tenho uma versão long range. Mas eu sempre parei para esticar as pernas e fazer um xixi / beber um café / comer ou beber qualquer coisa a cada 2h30-3h00 de viagem.
A maioria do pessoal que não compra VE essa é a razão. Um veiculo tem que ter no Minimo 1000km de Autonomia, menos que isso não dá para uma utilizacão diaria.
Acho que na verdade seria melhor 10.000km de autonomia, para fazer 10 por dia!
Mas ainda assim iriam ter ansiedade de autonomia, se não tivesse um posto de carregamento em cada 10 metros…
Não sei como fazem com carros a combustão, em que a maior parte só têm autonomia de 500-800km…
Será que vai ser desta que o Tim Cook e a Apple vão entrar no mercado automóvel?
Mais um carro para os 45 a 50 mil euros.
Depois “ai jesus que os EV’s vendem-se pouco”…
… porque será?
A questão é: A Nissan vende?
Acho que o Leaf, deixo muito má imagem à Nissan.
O problema não é o LEAF mas sim os outros modelos todos…
As vendas da Nissan globalmente estão em declínio faz vários anos.
Elétricos nunca serão o futuro…
São o presente. Pelo menos uma das opções.
O futuro é andar a cavalo e curtir o cheiro a bosta.
Pois não, já são presente.
Dou-te uns anos para mudares de ideias.
Se me disseres “nunca”, mais tarde lembra-te disto 🙂
Actualmente há muita desinformação e teimosia.
Pessoalmente o que vejo mais, é malta a experimentar eléctricos e mudar de ideias rapidamente, principalmente quando se informam um pouco.
Tenho quase 20 anos de carros a combustão, desde que mudei para eléctrico, não me vejo a ter um a combustão novamente.
As baterias chinesas da CATL estão a papar tudo é complicado competir contra eles.
A BYD é sempre a somar número de vendas, constrói fábricas por todo o mundo.
1000 km na publicidade. Na pratica: Carregas aos 20%. Paras o carregamento aos 80%. Resultado=600Km.
É isso que faz no seu ?
600Km já era excelente, mas na prática o ZeManel tem razão. Se por uma questão de prolongamento da vida útil da bateria devemos seguir a regra dos 20/80%, então a autonomia são 600km… e calma… 600 em condições excelentes….
Mas seja como for estou contente com o meu elétrico.
Que regra é essa ?
600km será que dá para ir trabalhar todos os dias sem carregar várias vezes ao dia? Duvido
A Nissan com motores fabulosos motor do nissan primeira 1 dos 10 melhores motores de sempre nissan almera outro motor fabuloso um almera pardo a 7 anos na rua foi comprado por gajo buscar uma bateria nova e pegou a primeira !!! façam o mesmo nos carros novos e depois falamos , resumindo tinham carros fabulosos robustos e de baixa manutenção, estão na moda das pilhas , mais uma no rumo de fechar portas.