Carros elétricos são até 47% mais económicos em custo energético do que os a gasolina
O carregamento de carros elétricos continua a ser mais barato do que o abastecimento de veículos com motores de combustão, sendo, no caso dos modelos a gasolina, até 47% mais económico. Mas será também este o cenário no gasóleo?
Carros elétricos devem ser carregados em casa
O preço de aquisição é apenas um dos fatores que determinam o custo de um automóvel. Há também o custo energético e os custos de manutenção, que juntos determinam o custo total de propriedade.
Neste aspeto, os carros elétricos já superam os de combustão em praticamente todos os segmentos. Mas a questão é: quanto mais económicos são os elétricos no consumo de energia elétrica? Há um estudo que quantificou esta diferença.
Resultados do estudo
A comparação foi realizada pelo portal Verivox e teve em conta os custos dos combustíveis e da eletricidade na Alemanha, onde estes são superiores aos de outros países, como Portugal.
O estudo considerou um consumo médio para carros elétricos de 20 kWh por cada 100 km. Com um preço médio da eletricidade residencial de 35,66 cêntimos/kWh em 2024, carregar em casa implicaria um custo de cerca de 7,13 euros por cada 100 km. Num percurso anual de 12.000 km, o custo total seria de 856 euros.
Por outro lado, quem depende de estações de carregamento público enfrenta custos substancialmente mais elevados.
Com preços médios de 54,25 cêntimos/kWh para carregamento em corrente alternada e 64,44 cêntimos/kWh em corrente contínua, o custo por cada 100 km seria de 10,85 euros e 12,89 euros, respetivamente. Para 12.000 km, os custos anuais seriam de 1.302 euros e 1.547 euros.
Comparação com modelos a combustão:
- Modelos a gasolina: Consumo médio de 7,7 litros/100 km. Com o preço médio de 1,739 euros/litro, os custos atingem 13,39 euros/100 km, ou 1.607 euros anuais.
- Modelos a gasóleo: Consumo médio de 7 litros/100 km. Com um preço de 1,649 euros/litro, o custo por 100 km é de 11,54 euros, resultando em 1.385 euros anuais.
Assim, carregar um carro elétrico em casa é 47% mais barato do que abastecer um modelo a gasolina e 38% mais económico do que um a gasóleo.
Nos carregamentos públicos, a diferença é menor. Os carros elétricos são 19% mais económicos do que os a gasolina e 6% do que os a gasóleo em corrente alternada. J
á nos carregamentos rápidos em corrente contínua, a vantagem reduz-se, sendo apenas 4% mais barato do que os a gasolina e 12% mais caro do que os a gasóleo.
Cenário na Alemanha e conclusões
Thorsten Storck, especialista em energia da Verivox, destacou que “quem consegue carregar o seu veículo em casa com uma Wallbox e paga um preço médio pela eletricidade terá custos de condução muito mais baixos com um carro elétrico do que com um motor de combustão”. Contudo, os condutores que dependem de estações públicas enfrentam tarifas significativamente mais altas, o que reduz a vantagem económica dos elétricos.
Por exemplo, nos Supercarregadores Tesla, os preços por kWh variam entre 0,51 e 0,58 euros em Espanha, 0,41 e 0,47 euros em França e 0,34 e 0,39 euros nos Países Baixos. Na Alemanha, contudo, os custos são desproporcionalmente altos, entre 0,58 e 0,64 euros por kWh.
Estudos adicionais, como os realizados pelo ADAC com o Volkswagen Golf em diferentes versões, reforçam que carregar em casa é a chave para poupar.
Segundo uma pesquisa da EUPD Research, 77% dos carregamentos de carros elétricos são realizados em casa, destacando a importância de tarifas de eletricidade doméstica competitivas.
Verdade, mas ser até 47% mais económicos em custo energético significa que em caso nenhum vais conseguir poupar mais de 47%. Por exemplo, 1% é até 47%, 48% é que já não é. Além disso primeiro tens de ter guita para pagar o carro e sítio em casa para o carregar. Se for uma bicicleta eléctrica, aí tens sempre.
É possível poupar muito mais de 47%.
Veja este exemplo:
8€ em 8.000Km
https://www.spritmonitor.de/en/detail/1556154.html
O teu carro a combustão foi oferecido?
Credo na Alemanha o custo do kWh médio em 2024 é de 35,66 cêntimos/kWh ? eu carrego o meu em casa á noite por 10,72 centimos por kWh. Só são 3.5 vezes menos.
Descanse que para lá caminhamos.
Só certos iluminados acham que vamos ter geração de energia ilimitada a custo zero.
O sol vai ficar mais caro
o sol nao, mas os paineis precisam de espaço, e a REN tem custos em manter os 230V / 50Hz só com renovaveis.
Precisa de inércia.
Porque a REN é incopetente e já devia estar instalar parques de baterias de litio para fazer a dita inercia como outros paises têm e depois jogar com as barragens para balanciar as necessidades.
Ou melhor nem tinha de ser a REN, qualquer entidade devia poder ter baterias e comprar e vender, mesmo que fosse em rede virtual com milhares de baterias descentralizadas, provavelmente pensava no assunto se fosse assim em por bateria em casa.
Pode ver isso no PDIRD da REN que esta em consulta publica.
@rui não é assim tão fácil. Não é levantar de manhã e dizer… Vamos fazer isto.
Depois vêm para aqui chorar que pagam mais na luz de taxas e taxinhas mas esquecem se que é investimento necessário
Achas que está barato agora? Tem calma que os governos, deste e de todos os outros países, são peritos a irem sacar dinheiro a quem tem um EV. Na Nova Zelândia começou já a ser cobrado pela distância percorrida. A cada 1000kms percorridos tens de pagar 43€ de IUC. Agora faz as tuas contas e vê se te adianta muito o Sol ser de borla quando isso for aplicado por aqui, considerando que vários países já demonstraram interesse em seguir o mesmo modelo de cobrança.
Que é cerca de metade que aquilo que pagam os a combustão no mesmo pais.
Ou seja, continua a ter vantagens.
Quando isso for aplicado aqui, vamos ver o que acontece lá, as vendas de ve a aumentarem:
https://evdb.nz/ev-stats
Se nós para lá caminhamos também os outros caminham para lá. E quem é que falou em geração de energia ilimitada a custo zero ? Para produzir energia antes tem que investir. Os meus painéis já se pagaram pelo que já há bastante tempo que a energia que produzem é custo zero.
Um estudo que diz o óbvio: “carregar em casa é a chave para poupar” – desde que se possa carregar em casa.
Na Alemanha, em 2024, os carros elétricos representaram 13,5% dos carros registados. Mas o estudo não responde a uma questão – foi por não os poderem carregar em casa que 86,5% não compraram carros elétricos?
Para quê comprar um carro elétrico, mais caro, se não se puder carregar em casa?
É preciso saber comprar, isso tens toda a razão. Há que fazer contas, um elétrico não é para todos.
Com base nesses preços é decidir .. pago o sobrecusto do elétrico á cabeça, ou vou pagando a diferença no combustível. Sim sr Vítor, a diferença do sobrecusto do veículo elétrico para o gasóleo alimenta o meu carro durante 15 anos.
Também tens razão. Eu digo isto há 10 anos: um carro elétrico é bom, mas não é para todos. E não tem a ver com o poder de o comprar 😉
Correcto, mas nesse “todos” não estão incluídas pessoas do proletariado e classe média assalariada, ou seja, dos mais de 80% de baixo.
Podem estar ou não. Todos também têm direito de comprar carro. E podem escolher um bom elétrico. Além do que eventualmente se pensa em poupar, há a vontade de ter um carro melhor, moderno com certas qualidades que só os elétricos oferecem. E isso está ao alcance de muitas das pessoas que referes serem pessoas do proletariado e classe média assalariada. Essas também compras e têm esse direito. 😉
Não queriam impingir uma transfusão de ideias para vender os óculos da esquerda, que passa a vida a querer as pessoas miseráveis em Portugal para lhes vender um sonho “se os colocarem no poder… 😉 que já sabemos o desastre que isso depois vai resultar.
OK. Todos têm o direito de comprar jacto privado, digo eu. Claro, primeiro precisam de ter gravete para o pagar, não é? E já sabemos que 99,99X % não tem. Mas não faz mal, o importante são as liberdades que só o glorioso capitalismo traz.
Sem o capitalismo não podias comprar um corno.
Não tenho intenção em ter isto. Vocês compram e a angariam cada coisa. 😀
Só por curiosidade, o que é para ti classe média assalariada?
pois tens eletricos novos a 9k (AMI) ou mesmo o Spring por 17K.
Não é propriamente algo impossivel de comprar para salarios medianos…
O custo por kW irá continuar subir. Maior procura, leva sempre a aumento de preços.
Em 2027, o preço do kW num carregador público na Europa ocidental, não irá ficar abaixo de 0,60€
A juntar ao preço do kW, há ainda as taxas de utilização e similares.
No mercado Ibérico de electricidade, o preço por kW irá aumentar substancialmente já no verão deste ano.
E ainda há quem nos queira impingir veículos eléctricos? Fonix !
E maior procura leva a maior oferta, tal como sempre foi.
Pode indicar em que dados se baseou ?
Exemplo simples o preço das casas muita procura, pouca oferta os preços dispararam, nos carregadores acho que já foi muito pior, em frente ao meu local de trabalho há um carregador rápido e antigamente estava sempre cheio de carros a espera agora é raro lá haver carros a carregar, e segundo as tuas contas no dito carregador não ficava barato, falavas em torno dos 30€ um carregamento.
Aqui ao lado na Espanha a ideia que tenho é que não há tantos carregadores públicos.
Espanha já está melhor que Portugal em termos de carregadores, e mais baratos.
Menos os da Tesla que pouco falta para o dobro de PT
Falta ? Então quando é?
Não sabe ler?
“…os preços por kWh variam entre 0,51 e 0,58 euros em Espanha…”
Acusa outros de não lerem as notícias do Pplware mas vc parece que não é melhor!
Adiante
0,27€ x2=54€
e
0,29€x2=58€
Portanto Tesla ES quase ao dobro de Tesla PT. Só possível pq a Tesla em PT está a roubar electricidade do poste.
Mas em Espanha não custa isso, ou o gasóleo lá também está a 2 euros ?
Em Espanha estão entre 0.35 a 0.42 o kwh.
Não, em Espanha é cerca de 20% mais.
Então mas casas é o fartote de ofertas….
JL e o seu pseudo mundo.
E vai ver que vão aparecer.
Anung e o seu mundo da fantasia.
Por isso é que quando houve aquelas cheias em Valência, não vimos carros eletrícos a circular… alguem quer explicar porque não se viu um eletrico ou mais a circular nas cheias como se via a Gasolina / Gasoleo?
É mentira. Tudo era elétrico. E até se viu que os carros das forças de emergência e tudo eram elétricos e para um cenário de catástrofe é o futuro. Liga um carro de bombeiros a um painel solar e carrega 1000km em 2 horas.
Mas viu algum eléctrico com problemas ?
Nem os viu porque foram logo para o caixote do lixo.
Ah só você é que viu ? Estranho como o mundo anda a dormir, menos você.
E viu algum parado ?
Simples, porque não tiveram problemas.
VI sim! Vi uns quantos em cima dos reboques.
Então mostre lá ?
Governments and system operators have projected that power demand in major European countries could increase by as much as 7 percent per year to 2030 after two decades of relative stagnation.
Eu penso que o aumento da procura será bem superior a 7%
Veio para o sitio errado dizer isso. Vem já o sacerdote dizer que vamos ter energia á borla. E que esse estudo está errado. Eu digo que não.
Já para não falar que as renováveis dão zero inércia ao sistema elétrico, e que os custos de regulação de tensão e frequência estão cada vez mais altos.
Mas mais uma vez os cordeirinhos dizem que é mentira apesar do relatório da ren explicar ipsis verbis isso.
Já para não falar do problema ambiental quando o pessoal começar a abandonar as baterias como abandona um frigorífico aí no meio das terras.
Porque haviam de abandonar ? porque você quer ?
Porque a mentalidade tuga assim o dita. Assim como metem frigoríficos e maquinas de lavar no meio dos pinhais… assim vai ser com as baterias.
Fale da sua, não da dos outros, mas se tiver alguma diga, eu aproveito.
Quantas já meteu do seu carro no pinhal ?
Depende, é que até são os países que estão mais atrasados na eletrificação que têm os índices de maior aumento.
https://www.mckinsey.com/industries/electric-power-and-natural-gas/our-insights/electricity-demand-in-europe-growing-or-going
https://www.statista.com/statistics/1418493/electricity-demand-by-sector-and-scenario-european-union-2030/
Portanto, um aumento da procura de 7% ao ano.
7 X 5 = 35 %
Abram a pestana que ainda vão a tempo.
As redes eléctricas, e os meios de produção, não estão preparados para tamanha procura, o que obviamente, irá levar a mais subidas de preços para colmatar os investimentos.
Daqui a uns anos a pagarmos o kWh a 50 cêntimos e ninguém bufa.
Depois a culpa é dos sindicatos.
E claro que a culpa é dos elétricos. LOOOL
Claro. E com as politicas dos governos em ter tudo elétrico.
Quando foi do Leslie tive 1 semana sem luz, e veja lá a queimar gasolina para ter luz. Não fosse o fogão a gás, bem que me lixava. e a juntar o aquecimento de água.
Claro, a culpa foi dos eléctricos, se não os houvesse, não havia leslie.
Ah, já agora, não existe nenhuma politica para ser tudo eléctrico, isso é coisa dos seus botões cheios de preconceitos.
E qual foi o aumento antes de haver elétricos ?
Abra a pestana.
Houve! Bastante! A partir do momento em que o seu amigo Sócrates inventou as FiT em que estava a pagar uma média de 100€ por MWh ás eólicas e na altura a média do mibel andava nos 40-50€ / MWh.
Afinal tão liberais e foi preciso dar esmolinhas para investir nas renováveis? Empresário que é empresário arrisca! Não precisa de esmolinhas do estado.
Eu investi com o meu dinheiro, não tive qualquer ajuda, e você quanto investiu ?
Foi ao fundo ambiental de certeza… ah mas vai dizer não era subsidio, era incentimo. palavras diferentes, mesmo fim.
Fui? Então prove lá ?
Só vai ao fundo ambiental quem compra novo, eu meti paineis em 2020, nessa altura nem havia nada de incentivos.
Eh que vem logo, foi de certeza. Enfim, já deve ser doença.
Tb investi com o meu dinheiro, ninguém me subsidiou com um único cêntimo. Empresário português gosta de pagar pouco, de preferência que seja de borla, e muito menos pagar impostos.
Este argumento de a rede não estar preparada é verdadeiro agora, mas não quer dizer que o seja no futuro. Acredito que o aumento da procura não será rápido ao ponto de causar problemas sérios. Tenho fé no capitalismo…
Mas tenta usar o mesmo argumento no início do século passado… Carros a gasolina? Só se fossemos malucos. Não existem estações de serviço/postos abastecimento suficientes!!! Para quê mudar o meu cavalo se funciona tudo bem? Faço poucos km, porque vou comprar uma coisa que não consigo abastecer e avaria com frequência? E o meu cavalo é melhor nas estradas que temos agora! E é tão caro!!! Porquê mudar??? Isto é coisa de ricos!!!!
Familiar?
E o cavalo tinha “combustível “ na Berna da estrada e não demora 30 a encher a pança:). :). 🙂
Ok fez se as contas á parte boa mas e quanto custa 1 carro elétrico da mesma gama a mais que 1 a gasolina. Quando coloquei o meu a gasolina ficou 20800 com todos estes e 700 km autonomia. 1 elétrico dentro do mesmo espaço ficava e ainda está entre os 35000. Então nesse dinheiro a mais que custa o elétrico mesmo tirando 850 euros anuais de poupança até chegar 10 ou 15 mil euros dá para meter quantas gasolina? Quantos anos? Bom teremos de ter em conta também que os elétricos não pagam IUC mas mesmo assim levaria quantos anos a ficar saldo positivo pelo valor de compra?
Compare com um igual, e tem a sua resposta.
Já agora, estes valores não são para Portugal.
Até onde sei maior concorrência gera preços mais baixos. Menos opções leva sempre a precisa mais altos. Bem me lembro por exemplo antes de vir a digi os preços que se pagavam e os que se pagam agora e com muito mais internet.a mim duplicaram a NET nos cartões e ainda 14 euros na fatura. Antes da digi os 3 grandes faziam o que queriam
Ou seja, considerando esses valores da Alemanha, a carregar fora de casa o custo por 100km de um EV em comparação com a meu carro atual, era mais caro 1,65€. Faço cerca de 1200 k m por mês o que significaria que gastava mais 19,80€ por mês e mais 237,60€ por ano.
A carregar em casa o EV dava-me uma poupança de 2,07€ por 100km, ou seja, 24,84€ por mês e 298,08 por ano.
O meu Corolla D4D faz 5,3 litros aos 100 e o meu valor por km é de 0,092€. E o gasóleo que meto é mais caro que o da Alemanha, ainda hoje abasteci o carro e foi a 1,764€ (Galp Evologic).
Se quer fazer comparações use os valores que eles usaram, e nesse caso o seu carro passava a gastar 7 litros, fora que lá o diesel é mais caro, tal como a eletricidade.
Mas o carro dele não gasta 7 litros, e essa é a realidade dele, não de um estudo…
Então tem de comparar com o gasto de cá e com o preço de cá, ou também foi no sensacionalismo ?
Como sabes que o diesel aqui é mais caro? Epa JL tu es mesmo um Toni que vives numa bolha. A eletricidade está sim muito mais caro, eu pago 30cent /kW e isto ainda é uma preço bom, agora o diesel ainda hoje abasteci com 1,59 e o PTO abasteceu com 1,76, onde é que está mais caro? Para de dizeres disparates sem saberes coisa alguma.
Paga ? Então mostre lá a fatura ?
Se paga é porque quer, porque existem fornecedores muito mais baratos.
Eu disse, lá o diesel é mais caro.
Para de dizeres disparates sem saberes coisa alguma.
Será que na Alemanha têm EDP. Gostam de dar dinheiro aos chineses.
Posso-lhe dizer que em UK pagam a 25-28p + IVA
Errado, para carregar cardos pagam 5 a 10 cêntimos em cada.
Errado, para carregar carros pagam 5 a 10 cêntimos em cada kWh.
Peço desculpa o erro.
Também tinha o email incorreto. Lol
O JL tu es mesmo um Toni, eu viva na Alemanha. Es mesmo brasileiro tu, não percebes nada e ainda te a mania…
Ah, sobre o diesel mais caro, você deve ser como muitos por aqui, ficam logo com os olhos em bico quando lêem “eléctrico”, “epá tenho de dizer algo, senão o meu mestre dá me nas orelhas”
Simples, está no artigo, tivesse lido.
Vê como sabe? Você é o meu mestre. O que eu me rio com o fanatismo.
Então deve estar a rir-se do seu, por não há outro motivo.
As contas estão feitas ccom os valores deles mas o meu carro gasta o mesmo aqui ou na Alemanha, não vai passar a gastar 7 litros aos 100 se o levar para lá, ou vai?
O valor do diesel que está no artigo é de 1,649 euros/litro e eu referi que abasteci mais caro em Portugal. Ou não sabe ler?
Se quer usar o seu carro use também valores reais de EV em Portugal.
Posso lhe dizer que gasta mais 92€ por mês mínimo no seu.
Pt custo 0,10€ Kw.
Carro eletrico equivalente ao seu gasoleo 15kw/100 km, dá
1.5€ aos 100km.
Resumindo só em combustível mais 1000€ gasta a mais ao ano fora tudo o resto.
10 cêntimos o kW vocês têm de me dizer onde compram a esse preço pork a maior parte dos portugueses está a ser bem burlado.o mínimo que arranjei na minha zona e corri todas foi 15.9. Bom temos de ter em conta também que o preço varia da potência contratada ainda assim 10 cêntimos deve ser tão verdade como eu ser dono da Ferrari
Eu tenho no vazio a .098 euros na ibelectra.
Parabéns pelo Ferrari!
Simples BI-horario e não estou a contar com o Potencia pois essa já a pago para ter eletricidade em casa. Mas quer subir para 0,15 mesmo assim poupa 900€ ano.
GALP BI horario tarifa vazio 0,939€/kWh
O Preço Kwh não varia pela potencia contratada, o preço diario sim.
eu para simples pago 14 centimos mais IVA…
bi horario pode ou não compensar, mesmo com carro eletrico é necessário fazer contas…
Mercado regulado, bi-horário , a noite custa 10.72 cêntimos o kWh
Sim mas a partir de que horas e até que horas? Pork tem muita gente que gasta a maior parte da luz até às 10 da noite depois vai dormir. Vai a pena por bi horária só para carregar o carro e depois duram te o período que gasta luz em todo resto como fica?
Convém saber interpretar o que se lê.
A comparação fque fiz foi o que custaria usar o meu carro, em contrapartida de usar um EV… na Alemanha, pois é sobre esse país que se está a falar.
Depende de onde vives, onde trabalhas que vias usas. A poupança é negativa se viveres em Lisboa e trabalhares no Porto sendo a via usada a auto-estrada.
Carros elétricos mais económicos em custo energético e um bom passatempo para quem tem tempo de sobra.
http://www.facebook.com/reel/1061099619107706
😀 o vídeo é revelador: há muito Tesla vendido. Apesar disso, onde se passa essa saga, há poucos carregadores. Notoriamente 😀
É na Suécia. Não há assim tão poucos carregadores. O problema está mais relacionado com a falta de energia disponível. Uma estação com 20 carregadores como ali se vêm V3 ou V4, cada um a fornecer até 250 kW, totaliza um consumo de 5 MW. Isto é um valor elevado para a rede elétrica, que pode não ser capaz de suportar esta procura, o que resulta em velocidades de carregamento mais baixas e maior demora a concluir os carregamentos. Neste quesito, o tempo frio tb não ajuda.
Exato. Eles, em hora de ponta, no inverno, têm de desligar alguns carregadores em certas cidades para haver energia para o metro.
Essa do metro vem a calhar…
Para arrancar o “comboio ” precisa 1 MW o q significa que a demanda dos chargers da Testa dava para colocar 5 comboios a arrancar em simultâneo (nem nas grandes cidades isso deve acontecer qt mais em Malung que tem apenas 4.873 hab.) e a velocidades constantes, fica-se 0,5 MW.
Os 4.873 habitantes precisam apox. 1.949 casas que consomem em média 2,28kW por hora pelo que apenas são necessários aprox. 4,45 MW por hora para alimentar todas as habitações de toda a Vila.
Ou seja, qd cheio o chargers da Tesla em oo Malung exigem mais potência que a população total da vila. Coisa esperta.
E qual é a moralidade de esbanjar 5MW em carregadores para 20 carros quando estes podiam servir para mais 2000 habitações, garantindo aquecimento, iluminação e conforto a milhares de pessoas. Que prioridades no uso de recursos energéticos são estas? Ainda por cima em zonas remotas…
Claro que qd a demanda aumenta a rede eléctrica vai reduzir a tensão para evitar o apagão.
Um pouco à imagem do que se passava nos Ionity neste Verão. Carregadores de 320 não estavam a dar mais de 170, por x’s nem 150 e não era por causa da gestão dos carregadoresda energia na estação porque estas,em muitos casos ,estavam praticamente vazias.
Loool
O vídeo é na Suécia, mas penso que tem a ver com uma situação laboral. No entanto, esta é uma realidade que pode acontecer, rede está muito longe de estar preparada, tirando o caso da Noruega.
Não faz muitos anos que cá aconteceu algo idêntico nos combustiveis, até andaram à mocada por isso.
Quem tem tempo de sobra compra um a combustão.
Como assim quem tem tempo de sobra compra a combustão? Agora fiquei baralhado com o teu comentário
Porque se gasta mais tempo com eles, até nas revisões.
Concordo com mais tempo mas revisões. Mas a atestar o depósito do no máximo 5 minutos já com o pagamento feito. É como eu sempre digo para uns tem vantagens elétricos para outros ainda tem a combustão. Não entendo tanta discórdia sendo que cada 1 ainda é livre de comprar o que quer, gosta e muito importante pode
São quase 5 minutos a mais que aquilo que se leva para carregar a bateria.
Claro que sim, mas as vantagens só as vêem quem as testa na prática.
Também não entendo, e principalmente vinda de quem não os conhece.
Porra meu tu só dizes mer^^, sempre que venho aqui é só bacoradas, desde quando é que levas mais tempo a encher um depósito do que a carregar o teu carro a pilhas? Dasssssss
Claro que sim. Por isso é q a Hertz acabou com os teslas. Uma das razões era exactamente pq estavam pouco tempo nas oficinas. lool NOT
A hertz não acabou com os teslas, não minta nem invente.
Sim, estão menos tempo nas oficinas, pagam é mais mão de obra.
Ficam meses imobilizados, isto qd não vão para perda total.
Se a Hertz não acabou com eles anda lá perto.
20mil foram logo à vida e a encomenda seguinte de 100mil foi cancelada. Só dão prejuízo tanto pela imobilização como pela chatisse que resulta do elevado nr de idas à oficina.
Vai na volta eles são todos burros e não sabem fazer contas.
Ficam imobilizados porquê ? porque você quer ? ou não há lá quem arranje chapa ?
Despachou como ? afinal compram carros em segunda mão, estranho.
dos 120 mil que já tinham, incluindo outros de outras marcas, mas teslas são a grande maioria, mas pronto, até já sabemos que valem mais que os a gasolina que lá têm, entretanto voltam atrás.
Então que bacorada eu disse ?
Simples, porque eu não estou lá a segurar o cabo, entende agora ?
Os carros a pilhas não se carregam, abastecem-se, portanto se não entende nada de automóveis, nem vale a pena discutir aquilo que ainda é mais complexo.
Luis, mas se quiser podemos usar numeros ? quantas vezes abastece por ano e quanto tempo gasta, não é apenas o tempo do abastecimento, mas todo o tempo, desde que se move para lá, agora sair.
Quem não sabe o que fazer ao tempo e ao dinheiro compra um a combustão, porque além de esperar para carregar ainda tem que ir comprar café, um bolo, uma revista e não sei que mais para passar o tempo numa area de serviço.
Nem isso pode fazer, tem se ficar lá a olhar para os números a subirem.
Sobre esta questão achei piada a um chino q resolveu ir do Porto a Madrid de Tesla.
Para lá parou 3x’s para carregar e nunca conseguiu comer nem petiscar nada nos locais de carregamento Tesla.
Após o último carregamento,
já em desespero e mortinho de fome, imagino eu, lá pesquisou no gmaps um BurgerKing no caminho para saciar a desgraçada.
No regresso, depois de secar a bom secar num dos carregamentos diz que tem q parar numa AS para ir ao WC. Só mesmo para rir a argumentária elektra.
Não acabou mais vai trocar 20 mil por veículos a gasolina. Ou não viste a notícia.
O Chino faz aquilo para o vídeo, até porque não justifica as maiores tiradas dele, parece que tem medo de ficar com o carro a 10%.
Claro que imagina você, você imagina sempre o pior.
Mais um estudo inquinado pelos padrecos elektros
1º à velocidade que um elektro tem que andar para gastar 20 kWh/100, um diesel não gasta mais de 5 lts/100 e eles põem lá que gasta 7 lts/100.
2º Nunca contam com a energia dissipada (mas que tem que ser paga) nos carregamentos que dependendo se é DC ou AC pode variar entre os 15 e os 30%..
Uns são padrektros, outros velhos do Restelo… venha o diabo e escolha 😉
Tá certo, isto é um pouco como a história do ovo e da galinha. Quem começou 1⁰?
Eu independentemente de reconhecer que posso estar errado, tenho para mim que foram os elektros quem começou com as hostilidades.
Não tem de haver hostilidades, para quê? Ambos os sistemas vão coabitar décadas… por que razão se estão a “esgadanhar” uns aos outros? Não entendo.
Correto e cada 1 compra o que entender não sei para quê denegrir os elétricos ou a combustão . Quanto mais alternativas melhor
Extamente.
Proibições, imposições, coimas, limitação das liberdades… São razões mais do que suficientes para esgravatar tudo o que possa ajudar a desmascarar estes opressores com narrativas mentirosas! Estamos a assistir à destruição da indústria automóvel europeia, empurrada para uma transição que nos tornará inevitavelmente dependentes da China, que controla a maior parte dos materiais essenciais para as baterias. Isto tem que parar! E como se não bastasse, surgem as negociatas com os créditos de carbono: – Se entregar milhares de milhões a uma empresa de carros elétricos chinesa ou americana, então já pode “poluir” à vontade? Mas afinal, o que é isto? Estamos a brincar às marionetes!
Do lado oposto não se assiste a nada disto, apenas se levantam questões pertinentes, e bem, que já levaram a uma série de correcções tanto no discurso elektro como em demissões na ala política elektra.
A propósito. Mais um relé de um Mercedes com 25 anos:
https://barrie.ctvnews.ca/huntsville-school-bus-erupts-into-flames-en-route-to-school-1.7173528
Um dia, alguém terá de ser condenado por negligência criminosa.
Gasta, e alguns até gastam mais, estou farto de dizer isso.
Está a ver como afinal bate certo, estes valores já eu usava.
Contam pois, é aquela que é faturada pelo posto, você ou outra pessoa paga, falam ali nos kwh, são aqueles dos contadores, tal como mostra os dados da mobie.
Errado, pode ir de 5% a 30% em alguns zoes a carregar em monofásico, é a única hipótese de um zoe ter tantas perdas.
O valor da substituição da bateria gasta pela nova, também deverá ser considerado nestas contas.
Sim, tal como a mudança da correia de distribuição, do turbo, do alternador, do próprio motor, etc, etc, etc.
Esse argumento é válido para carros velhos ou lowcost. Mudo de carro entre 8 a 10 anos e a única coisa que gasto é pneus e revisões, tudo isto em 8h ou menos. Absteço em 5 minutos e não tenho preocupação de programar viagens para encher depósito.
Carros a “PILHAS” não servem os meus objetivos.
Carros a pilhas também se abastecem, e demoram mais de 5 minutos, e tem de programar bem as viáveis, até porque não tem onde abastecer.
Se muda de 8 a 10 anos não entendi o argumento para evs, já num a pilhas já lhe estava a trocar as pilhas e entretanto os tanques de combustível.
não? ainda na ultima revisão de um clio com 6 anos a conta da distribuição ficou quase 800€ na Renualt e tinha 90k km…
“clio” = Lowcost, confirmo o que o @Camoes argumentou, porque não tenho automóveis lowcost.
Faço muitos quilómetros, nacionais e internacionais, automóveis a pilhas nunca vão ser viáveis para a minha atividade. Se devem existir os dois, sim, só sou contra a imposição dos VE, tanto que a prova esta na raridade ver um anúncio na TV de consumidor fóssil.
Nunca vão ? mas já são viáveis, não os a pilhas, que esses nem existem cá, mas os a bateria.
Já agora, não existe imposição nenhuma.
Vê-se mais anúncios na tv de carros a combustão do que elétricos, tal como sempre foi, a pilhas nem nunca vi nenhum.
Ainda não percebi qual é que é o seu problema com esta questão. Enquanto uma pilha recarregável é uma única célula reutilizável, uma bateria é um conjunto de células igualmente recarregáveis que trabalham em conjunto para fornecer energia a dispositivos mais exigentes.
Está a dizer que 6 não é meia dúzia ou vice-versa.
Bolas Rui essa correia de destruição ficou ao preço do ouro. Por esse dinheiro até por menos metia se até o de corrente não deve ser tão caro
Eu também não entendo a questão de vocês não entenderem algo tão simples.
Mas não existem carros a usar esse tipo de pilhas, já agora, a essas chamam pilhas porque têm o formado normal das pilhas não recarregáveis.
Mas sim, existem carros a pilhas, mas não são estes.
E porque tem de substituir a bateria ? Está a falar da de 12v ?
Em 8 ou 10 anos já se deve mudar a correia distribuição no mínimo. Geralmente é entre os 90 a 120 mil dependendo do veículo mas sem andar muito faz se em 8 a 10 anos. Além de óleo e filtros
Portanto compram veículos para fazer KMS e depois não os fazem. Lol
Nem todos os carros precisam de mudar a correia de distribuição porque simplesmente não a têm.
É o caso do meu Corolla D4D e já vai com quase 195 mil km.
Tem corrente que pode fazer cerca de 200 mil dependendo do tipo de motor. Mas quando fores meter ficará 3 ou 4 x mais caro. Não existe milagres
Estudos valem o que valem, consumos de 7l, só se for a 180. Contas também as sei fazer, por isso é que digo, BEV para quem pode carregar em casa pode ser um bom negócio, agora a carregar fora nem pensem nisso.