PplWare Mobile

Carros elétricos são até 47% mais económicos em custo energético do que os a gasolina

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Grunho says:

    Verdade, mas ser até 47% mais económicos em custo energético significa que em caso nenhum vais conseguir poupar mais de 47%. Por exemplo, 1% é até 47%, 48% é que já não é. Além disso primeiro tens de ter guita para pagar o carro e sítio em casa para o carregar. Se for uma bicicleta eléctrica, aí tens sempre.

  2. Antonio Ferreira says:

    Credo na Alemanha o custo do kWh médio em 2024 é de 35,66 cêntimos/kWh ? eu carrego o meu em casa á noite por 10,72 centimos por kWh. Só são 3.5 vezes menos.

    • Mário says:

      Descanse que para lá caminhamos.
      Só certos iluminados acham que vamos ter geração de energia ilimitada a custo zero.

      • Ri says:

        O sol vai ficar mais caro

        • Mario says:

          o sol nao, mas os paineis precisam de espaço, e a REN tem custos em manter os 230V / 50Hz só com renovaveis.
          Precisa de inércia.

          • rui says:

            Porque a REN é incopetente e já devia estar instalar parques de baterias de litio para fazer a dita inercia como outros paises têm e depois jogar com as barragens para balanciar as necessidades.
            Ou melhor nem tinha de ser a REN, qualquer entidade devia poder ter baterias e comprar e vender, mesmo que fosse em rede virtual com milhares de baterias descentralizadas, provavelmente pensava no assunto se fosse assim em por bateria em casa.

        • Mario says:

          Pode ver isso no PDIRD da REN que esta em consulta publica.

          • Mário says:

            @rui não é assim tão fácil. Não é levantar de manhã e dizer… Vamos fazer isto.
            Depois vêm para aqui chorar que pagam mais na luz de taxas e taxinhas mas esquecem se que é investimento necessário

        • PTO says:

          Achas que está barato agora? Tem calma que os governos, deste e de todos os outros países, são peritos a irem sacar dinheiro a quem tem um EV. Na Nova Zelândia começou já a ser cobrado pela distância percorrida. A cada 1000kms percorridos tens de pagar 43€ de IUC. Agora faz as tuas contas e vê se te adianta muito o Sol ser de borla quando isso for aplicado por aqui, considerando que vários países já demonstraram interesse em seguir o mesmo modelo de cobrança.

      • António Ferreira says:

        Se nós para lá caminhamos também os outros caminham para lá. E quem é que falou em geração de energia ilimitada a custo zero ? Para produzir energia antes tem que investir. Os meus painéis já se pagaram pelo que já há bastante tempo que a energia que produzem é custo zero.

  3. Max says:

    Um estudo que diz o óbvio: “carregar em casa é a chave para poupar” – desde que se possa carregar em casa.
    Na Alemanha, em 2024, os carros elétricos representaram 13,5% dos carros registados. Mas o estudo não responde a uma questão – foi por não os poderem carregar em casa que 86,5% não compraram carros elétricos?
    Para quê comprar um carro elétrico, mais caro, se não se puder carregar em casa?

    • Vítor M. says:

      É preciso saber comprar, isso tens toda a razão. Há que fazer contas, um elétrico não é para todos.

      • Mário says:

        Com base nesses preços é decidir .. pago o sobrecusto do elétrico á cabeça, ou vou pagando a diferença no combustível. Sim sr Vítor, a diferença do sobrecusto do veículo elétrico para o gasóleo alimenta o meu carro durante 15 anos.

      • Grunho says:

        Correcto, mas nesse “todos” não estão incluídas pessoas do proletariado e classe média assalariada, ou seja, dos mais de 80% de baixo.

        • Vítor M. says:

          Podem estar ou não. Todos também têm direito de comprar carro. E podem escolher um bom elétrico. Além do que eventualmente se pensa em poupar, há a vontade de ter um carro melhor, moderno com certas qualidades que só os elétricos oferecem. E isso está ao alcance de muitas das pessoas que referes serem pessoas do proletariado e classe média assalariada. Essas também compras e têm esse direito. 😉

          Não queriam impingir uma transfusão de ideias para vender os óculos da esquerda, que passa a vida a querer as pessoas miseráveis em Portugal para lhes vender um sonho “se os colocarem no poder… 😉 que já sabemos o desastre que isso depois vai resultar.

        • rui says:

          Só por curiosidade, o que é para ti classe média assalariada?
          pois tens eletricos novos a 9k (AMI) ou mesmo o Spring por 17K.
          Não é propriamente algo impossivel de comprar para salarios medianos…

  4. Veritas says:

    O custo por kW irá continuar subir. Maior procura, leva sempre a aumento de preços.

    Em 2027, o preço do kW num carregador público na Europa ocidental, não irá ficar abaixo de 0,60€
    A juntar ao preço do kW, há ainda as taxas de utilização e similares.

    No mercado Ibérico de electricidade, o preço por kW irá aumentar substancialmente já no verão deste ano.

    E ainda há quem nos queira impingir veículos eléctricos? Fonix !

    • JL says:

      E maior procura leva a maior oferta, tal como sempre foi.

      Pode indicar em que dados se baseou ?

      • B@rão+Vermelho says:

        Exemplo simples o preço das casas muita procura, pouca oferta os preços dispararam, nos carregadores acho que já foi muito pior, em frente ao meu local de trabalho há um carregador rápido e antigamente estava sempre cheio de carros a espera agora é raro lá haver carros a carregar, e segundo as tuas contas no dito carregador não ficava barato, falavas em torno dos 30€ um carregamento.
        Aqui ao lado na Espanha a ideia que tenho é que não há tantos carregadores públicos.

        • JL says:

          Espanha já está melhor que Portugal em termos de carregadores, e mais baratos.

          • Yamahia says:

            Menos os da Tesla que pouco falta para o dobro de PT

          • JL says:

            Falta ? Então quando é?

          • Yamahia says:

            Não sabe ler?
            “…os preços por kWh variam entre 0,51 e 0,58 euros em Espanha…”
            Acusa outros de não lerem as notícias do Pplware mas vc parece que não é melhor!

            Adiante
            0,27€ x2=54€
            e
            0,29€x2=58€
            Portanto Tesla ES quase ao dobro de Tesla PT. Só possível pq a Tesla em PT está a roubar electricidade do poste.

          • JL says:

            Mas em Espanha não custa isso, ou o gasóleo lá também está a 2 euros ?

            Em Espanha estão entre 0.35 a 0.42 o kwh.

            Não, em Espanha é cerca de 20% mais.

      • Anung says:

        Então mas casas é o fartote de ofertas….
        JL e o seu pseudo mundo.

  5. Ambush says:

    Por isso é que quando houve aquelas cheias em Valência, não vimos carros eletrícos a circular… alguem quer explicar porque não se viu um eletrico ou mais a circular nas cheias como se via a Gasolina / Gasoleo?

  6. Veritas says:

    Governments and system operators have projected that power demand in major European countries could increase by as much as 7 percent per year to 2030 after two decades of relative stagnation.

    Eu penso que o aumento da procura será bem superior a 7%

  7. Veritas says:

    Portanto, um aumento da procura de 7% ao ano.

    7 X 5 = 35 %

    Abram a pestana que ainda vão a tempo.
    As redes eléctricas, e os meios de produção, não estão preparados para tamanha procura, o que obviamente, irá levar a mais subidas de preços para colmatar os investimentos.

    • Mário says:

      Daqui a uns anos a pagarmos o kWh a 50 cêntimos e ninguém bufa.
      Depois a culpa é dos sindicatos.

    • JL says:

      E qual foi o aumento antes de haver elétricos ?

      Abra a pestana.

      • Mario says:

        Houve! Bastante! A partir do momento em que o seu amigo Sócrates inventou as FiT em que estava a pagar uma média de 100€ por MWh ás eólicas e na altura a média do mibel andava nos 40-50€ / MWh.
        Afinal tão liberais e foi preciso dar esmolinhas para investir nas renováveis? Empresário que é empresário arrisca! Não precisa de esmolinhas do estado.

        • JL says:

          Eu investi com o meu dinheiro, não tive qualquer ajuda, e você quanto investiu ?

          • Mário says:

            Foi ao fundo ambiental de certeza… ah mas vai dizer não era subsidio, era incentimo. palavras diferentes, mesmo fim.

          • JL says:

            Fui? Então prove lá ?

            Só vai ao fundo ambiental quem compra novo, eu meti paineis em 2020, nessa altura nem havia nada de incentivos.

            Eh que vem logo, foi de certeza. Enfim, já deve ser doença.

        • António Ferreira says:

          Tb investi com o meu dinheiro, ninguém me subsidiou com um único cêntimo. Empresário português gosta de pagar pouco, de preferência que seja de borla, e muito menos pagar impostos.

    • FilipeB says:

      Este argumento de a rede não estar preparada é verdadeiro agora, mas não quer dizer que o seja no futuro. Acredito que o aumento da procura não será rápido ao ponto de causar problemas sérios. Tenho fé no capitalismo…
      Mas tenta usar o mesmo argumento no início do século passado… Carros a gasolina? Só se fossemos malucos. Não existem estações de serviço/postos abastecimento suficientes!!! Para quê mudar o meu cavalo se funciona tudo bem? Faço poucos km, porque vou comprar uma coisa que não consigo abastecer e avaria com frequência? E o meu cavalo é melhor nas estradas que temos agora! E é tão caro!!! Porquê mudar??? Isto é coisa de ricos!!!!
      Familiar?

  8. Leonel matos says:

    Ok fez se as contas á parte boa mas e quanto custa 1 carro elétrico da mesma gama a mais que 1 a gasolina. Quando coloquei o meu a gasolina ficou 20800 com todos estes e 700 km autonomia. 1 elétrico dentro do mesmo espaço ficava e ainda está entre os 35000. Então nesse dinheiro a mais que custa o elétrico mesmo tirando 850 euros anuais de poupança até chegar 10 ou 15 mil euros dá para meter quantas gasolina? Quantos anos? Bom teremos de ter em conta também que os elétricos não pagam IUC mas mesmo assim levaria quantos anos a ficar saldo positivo pelo valor de compra?

  9. Leonel matos says:

    Até onde sei maior concorrência gera preços mais baixos. Menos opções leva sempre a precisa mais altos. Bem me lembro por exemplo antes de vir a digi os preços que se pagavam e os que se pagam agora e com muito mais internet.a mim duplicaram a NET nos cartões e ainda 14 euros na fatura. Antes da digi os 3 grandes faziam o que queriam

  10. PTO says:

    Ou seja, considerando esses valores da Alemanha, a carregar fora de casa o custo por 100km de um EV em comparação com a meu carro atual, era mais caro 1,65€. Faço cerca de 1200 k m por mês o que significaria que gastava mais 19,80€ por mês e mais 237,60€ por ano.

    A carregar em casa o EV dava-me uma poupança de 2,07€ por 100km, ou seja, 24,84€ por mês e 298,08 por ano.

    O meu Corolla D4D faz 5,3 litros aos 100 e o meu valor por km é de 0,092€. E o gasóleo que meto é mais caro que o da Alemanha, ainda hoje abasteci o carro e foi a 1,764€ (Galp Evologic).

    • JL says:

      Se quer fazer comparações use os valores que eles usaram, e nesse caso o seu carro passava a gastar 7 litros, fora que lá o diesel é mais caro, tal como a eletricidade.

      • LR says:

        Mas o carro dele não gasta 7 litros, e essa é a realidade dele, não de um estudo…

      • Toder says:

        Como sabes que o diesel aqui é mais caro? Epa JL tu es mesmo um Toni que vives numa bolha. A eletricidade está sim muito mais caro, eu pago 30cent /kW e isto ainda é uma preço bom, agora o diesel ainda hoje abasteci com 1,59 e o PTO abasteceu com 1,76, onde é que está mais caro? Para de dizeres disparates sem saberes coisa alguma.

      • PTO says:

        As contas estão feitas ccom os valores deles mas o meu carro gasta o mesmo aqui ou na Alemanha, não vai passar a gastar 7 litros aos 100 se o levar para lá, ou vai?

        O valor do diesel que está no artigo é de 1,649 euros/litro e eu referi que abasteci mais caro em Portugal. Ou não sabe ler?

    • Lex says:

      Se quer usar o seu carro use também valores reais de EV em Portugal.
      Posso lhe dizer que gasta mais 92€ por mês mínimo no seu.

      Pt custo 0,10€ Kw.
      Carro eletrico equivalente ao seu gasoleo 15kw/100 km, dá
      1.5€ aos 100km.
      Resumindo só em combustível mais 1000€ gasta a mais ao ano fora tudo o resto.

      • Leonel matos says:

        10 cêntimos o kW vocês têm de me dizer onde compram a esse preço pork a maior parte dos portugueses está a ser bem burlado.o mínimo que arranjei na minha zona e corri todas foi 15.9. Bom temos de ter em conta também que o preço varia da potência contratada ainda assim 10 cêntimos deve ser tão verdade como eu ser dono da Ferrari

        • JL says:

          Eu tenho no vazio a .098 euros na ibelectra.

        • Lex says:

          Parabéns pelo Ferrari!
          Simples BI-horario e não estou a contar com o Potencia pois essa já a pago para ter eletricidade em casa. Mas quer subir para 0,15 mesmo assim poupa 900€ ano.
          GALP BI horario tarifa vazio 0,939€/kWh

        • rui says:

          O Preço Kwh não varia pela potencia contratada, o preço diario sim.
          eu para simples pago 14 centimos mais IVA…
          bi horario pode ou não compensar, mesmo com carro eletrico é necessário fazer contas…

        • António Ferreira says:

          Mercado regulado, bi-horário , a noite custa 10.72 cêntimos o kWh

          • Leonel matos says:

            Sim mas a partir de que horas e até que horas? Pork tem muita gente que gasta a maior parte da luz até às 10 da noite depois vai dormir. Vai a pena por bi horária só para carregar o carro e depois duram te o período que gasta luz em todo resto como fica?

      • PTO says:

        Convém saber interpretar o que se lê.
        A comparação fque fiz foi o que custaria usar o meu carro, em contrapartida de usar um EV… na Alemanha, pois é sobre esse país que se está a falar.

  11. Nirelle says:

    Depende de onde vives, onde trabalhas que vias usas. A poupança é negativa se viveres em Lisboa e trabalhares no Porto sendo a via usada a auto-estrada.

  12. OiOi says:

    Carros elétricos mais económicos em custo energético e um bom passatempo para quem tem tempo de sobra.

    http://www.facebook.com/reel/1061099619107706

    • Vítor M. says:

      😀 o vídeo é revelador: há muito Tesla vendido. Apesar disso, onde se passa essa saga, há poucos carregadores. Notoriamente 😀

      • Yamahia says:

        É na Suécia. Não há assim tão poucos carregadores. O problema está mais relacionado com a falta de energia disponível. Uma estação com 20 carregadores como ali se vêm V3 ou V4, cada um a fornecer até 250 kW, totaliza um consumo de 5 MW. Isto é um valor elevado para a rede elétrica, que pode não ser capaz de suportar esta procura, o que resulta em velocidades de carregamento mais baixas e maior demora a concluir os carregamentos. Neste quesito, o tempo frio tb não ajuda.

        • Vítor M. says:

          Exato. Eles, em hora de ponta, no inverno, têm de desligar alguns carregadores em certas cidades para haver energia para o metro.

          • Yamahia says:

            Essa do metro vem a calhar…
            Para arrancar o “comboio ” precisa 1 MW o q significa que a demanda dos chargers da Testa dava para colocar 5 comboios a arrancar em simultâneo (nem nas grandes cidades isso deve acontecer qt mais em Malung que tem apenas 4.873 hab.) e a velocidades constantes, fica-se 0,5 MW.
            Os 4.873 habitantes precisam apox. 1.949 casas que consomem em média 2,28kW por hora pelo que apenas são necessários aprox. 4,45 MW por hora para alimentar todas as habitações de toda a Vila.
            Ou seja, qd cheio o chargers da Tesla em oo Malung exigem mais potência que a população total da vila. Coisa esperta.
            E qual é a moralidade de esbanjar 5MW em carregadores para 20 carros quando estes podiam servir para mais 2000 habitações, garantindo aquecimento, iluminação e conforto a milhares de pessoas. Que prioridades no uso de recursos energéticos são estas? Ainda por cima em zonas remotas…
            Claro que qd a demanda aumenta a rede eléctrica vai reduzir a tensão para evitar o apagão.
            Um pouco à imagem do que se passava nos Ionity neste Verão. Carregadores de 320 não estavam a dar mais de 170, por x’s nem 150 e não era por causa da gestão dos carregadoresda energia na estação porque estas,em muitos casos ,estavam praticamente vazias.

        • PJA says:

          O vídeo é na Suécia, mas penso que tem a ver com uma situação laboral. No entanto, esta é uma realidade que pode acontecer, rede está muito longe de estar preparada, tirando o caso da Noruega.

        • JL says:

          Não faz muitos anos que cá aconteceu algo idêntico nos combustiveis, até andaram à mocada por isso.

    • JL says:

      Quem tem tempo de sobra compra um a combustão.

      • Leonel matos says:

        Como assim quem tem tempo de sobra compra a combustão? Agora fiquei baralhado com o teu comentário

        • JL says:

          Porque se gasta mais tempo com eles, até nas revisões.

          • Leonel matos says:

            Concordo com mais tempo mas revisões. Mas a atestar o depósito do no máximo 5 minutos já com o pagamento feito. É como eu sempre digo para uns tem vantagens elétricos para outros ainda tem a combustão. Não entendo tanta discórdia sendo que cada 1 ainda é livre de comprar o que quer, gosta e muito importante pode

          • JL says:

            São quase 5 minutos a mais que aquilo que se leva para carregar a bateria.

            Claro que sim, mas as vantagens só as vêem quem as testa na prática.

            Também não entendo, e principalmente vinda de quem não os conhece.

          • Luís Costa says:

            Porra meu tu só dizes mer^^, sempre que venho aqui é só bacoradas, desde quando é que levas mais tempo a encher um depósito do que a carregar o teu carro a pilhas? Dasssssss

          • Yamahia says:

            Claro que sim. Por isso é q a Hertz acabou com os teslas. Uma das razões era exactamente pq estavam pouco tempo nas oficinas. lool NOT

          • JL says:

            A hertz não acabou com os teslas, não minta nem invente.

            Sim, estão menos tempo nas oficinas, pagam é mais mão de obra.

          • Yamahia says:

            Ficam meses imobilizados, isto qd não vão para perda total.
            Se a Hertz não acabou com eles anda lá perto.
            20mil foram logo à vida e a encomenda seguinte de 100mil foi cancelada. Só dão prejuízo tanto pela imobilização como pela chatisse que resulta do elevado nr de idas à oficina.
            Vai na volta eles são todos burros e não sabem fazer contas.

          • JL says:

            Ficam imobilizados porquê ? porque você quer ? ou não há lá quem arranje chapa ?

            Despachou como ? afinal compram carros em segunda mão, estranho.

            dos 120 mil que já tinham, incluindo outros de outras marcas, mas teslas são a grande maioria, mas pronto, até já sabemos que valem mais que os a gasolina que lá têm, entretanto voltam atrás.

          • JL says:

            Então que bacorada eu disse ?

            Simples, porque eu não estou lá a segurar o cabo, entende agora ?

            Os carros a pilhas não se carregam, abastecem-se, portanto se não entende nada de automóveis, nem vale a pena discutir aquilo que ainda é mais complexo.

          • JL says:

            Luis, mas se quiser podemos usar numeros ? quantas vezes abastece por ano e quanto tempo gasta, não é apenas o tempo do abastecimento, mas todo o tempo, desde que se move para lá, agora sair.

      • Mário says:

        Quem não sabe o que fazer ao tempo e ao dinheiro compra um a combustão, porque além de esperar para carregar ainda tem que ir comprar café, um bolo, uma revista e não sei que mais para passar o tempo numa area de serviço.

        • JL says:

          Nem isso pode fazer, tem se ficar lá a olhar para os números a subirem.

          • Yamahia says:

            Sobre esta questão achei piada a um chino q resolveu ir do Porto a Madrid de Tesla.
            Para lá parou 3x’s para carregar e nunca conseguiu comer nem petiscar nada nos locais de carregamento Tesla.
            Após o último carregamento,
            já em desespero e mortinho de fome, imagino eu, lá pesquisou no gmaps um BurgerKing no caminho para saciar a desgraçada.
            No regresso, depois de secar a bom secar num dos carregamentos diz que tem q parar numa AS para ir ao WC. Só mesmo para rir a argumentária elektra.

          • Leonel matos says:

            Não acabou mais vai trocar 20 mil por veículos a gasolina. Ou não viste a notícia.

          • JL says:

            O Chino faz aquilo para o vídeo, até porque não justifica as maiores tiradas dele, parece que tem medo de ficar com o carro a 10%.

            Claro que imagina você, você imagina sempre o pior.

  13. Yamahia says:

    Mais um estudo inquinado pelos padrecos elektros
    1º à velocidade que um elektro tem que andar para gastar 20 kWh/100, um diesel não gasta mais de 5 lts/100 e eles põem lá que gasta 7 lts/100.
    2º Nunca contam com a energia dissipada (mas que tem que ser paga) nos carregamentos que dependendo se é DC ou AC pode variar entre os 15 e os 30%..

    • Vítor M. says:

      Uns são padrektros, outros velhos do Restelo… venha o diabo e escolha 😉

      • Yamahia says:

        Tá certo, isto é um pouco como a história do ovo e da galinha. Quem começou 1⁰?
        Eu independentemente de reconhecer que posso estar errado, tenho para mim que foram os elektros quem começou com as hostilidades.

        • Vítor M. says:

          Não tem de haver hostilidades, para quê? Ambos os sistemas vão coabitar décadas… por que razão se estão a “esgadanhar” uns aos outros? Não entendo.

          • Leonel matos says:

            Correto e cada 1 compra o que entender não sei para quê denegrir os elétricos ou a combustão . Quanto mais alternativas melhor

          • Yamahia says:

            Proibições, imposições, coimas, limitação das liberdades… São razões mais do que suficientes para esgravatar tudo o que possa ajudar a desmascarar estes opressores com narrativas mentirosas! Estamos a assistir à destruição da indústria automóvel europeia, empurrada para uma transição que nos tornará inevitavelmente dependentes da China, que controla a maior parte dos materiais essenciais para as baterias. Isto tem que parar! E como se não bastasse, surgem as negociatas com os créditos de carbono: – Se entregar milhares de milhões a uma empresa de carros elétricos chinesa ou americana, então já pode “poluir” à vontade? Mas afinal, o que é isto? Estamos a brincar às marionetes!
            Do lado oposto não se assiste a nada disto, apenas se levantam questões pertinentes, e bem, que já levaram a uma série de correcções tanto no discurso elektro como em demissões na ala política elektra.
            A propósito. Mais um relé de um Mercedes com 25 anos:
            https://barrie.ctvnews.ca/huntsville-school-bus-erupts-into-flames-en-route-to-school-1.7173528
            Um dia, alguém terá de ser condenado por negligência criminosa.

    • JL says:

      Gasta, e alguns até gastam mais, estou farto de dizer isso.

      Está a ver como afinal bate certo, estes valores já eu usava.

      Contam pois, é aquela que é faturada pelo posto, você ou outra pessoa paga, falam ali nos kwh, são aqueles dos contadores, tal como mostra os dados da mobie.

      Errado, pode ir de 5% a 30% em alguns zoes a carregar em monofásico, é a única hipótese de um zoe ter tantas perdas.

  14. José Dinis says:

    O valor da substituição da bateria gasta pela nova, também deverá ser considerado nestas contas.

    • ACF says:

      Sim, tal como a mudança da correia de distribuição, do turbo, do alternador, do próprio motor, etc, etc, etc.

      • Camões says:

        Esse argumento é válido para carros velhos ou lowcost. Mudo de carro entre 8 a 10 anos e a única coisa que gasto é pneus e revisões, tudo isto em 8h ou menos. Absteço em 5 minutos e não tenho preocupação de programar viagens para encher depósito.
        Carros a “PILHAS” não servem os meus objetivos.

        • JL says:

          Carros a pilhas também se abastecem, e demoram mais de 5 minutos, e tem de programar bem as viáveis, até porque não tem onde abastecer.

          Se muda de 8 a 10 anos não entendi o argumento para evs, já num a pilhas já lhe estava a trocar as pilhas e entretanto os tanques de combustível.

        • rui says:

          não? ainda na ultima revisão de um clio com 6 anos a conta da distribuição ficou quase 800€ na Renualt e tinha 90k km…

          • Via Jante says:

            “clio” = Lowcost, confirmo o que o @Camoes argumentou, porque não tenho automóveis lowcost.

            Faço muitos quilómetros, nacionais e internacionais, automóveis a pilhas nunca vão ser viáveis para a minha atividade. Se devem existir os dois, sim, só sou contra a imposição dos VE, tanto que a prova esta na raridade ver um anúncio na TV de consumidor fóssil.

          • JL says:

            Nunca vão ? mas já são viáveis, não os a pilhas, que esses nem existem cá, mas os a bateria.

            Já agora, não existe imposição nenhuma.

            Vê-se mais anúncios na tv de carros a combustão do que elétricos, tal como sempre foi, a pilhas nem nunca vi nenhum.

          • Yamahia says:

            Ainda não percebi qual é que é o seu problema com esta questão. Enquanto uma pilha recarregável é uma única célula reutilizável, uma bateria é um conjunto de células igualmente recarregáveis que trabalham em conjunto para fornecer energia a dispositivos mais exigentes.
            Está a dizer que 6 não é meia dúzia ou vice-versa.

          • Leonel matos says:

            Bolas Rui essa correia de destruição ficou ao preço do ouro. Por esse dinheiro até por menos metia se até o de corrente não deve ser tão caro

          • JL says:

            Eu também não entendo a questão de vocês não entenderem algo tão simples.

            Mas não existem carros a usar esse tipo de pilhas, já agora, a essas chamam pilhas porque têm o formado normal das pilhas não recarregáveis.

            Mas sim, existem carros a pilhas, mas não são estes.

    • JL says:

      E porque tem de substituir a bateria ? Está a falar da de 12v ?

  15. Leonel matos says:

    Em 8 ou 10 anos já se deve mudar a correia distribuição no mínimo. Geralmente é entre os 90 a 120 mil dependendo do veículo mas sem andar muito faz se em 8 a 10 anos. Além de óleo e filtros

  16. PJA says:

    Estudos valem o que valem, consumos de 7l, só se for a 180. Contas também as sei fazer, por isso é que digo, BEV para quem pode carregar em casa pode ser um bom negócio, agora a carregar fora nem pensem nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.