BYD não ultrapassou a Tesla em 2024, mas o seu objetivo é mais ambicioso
Ainda que silenciosa, o ano de 2024 terminou com uma batalha renhida no mercado dos carros elétricos. A BYD e Tesla estiveram a disputar de forma muito ativa o prémio de fabricante com mais carros elétricos vendidos no mundo. Com os dados da Tesla revelado, já se sabe quem ganhou.
BYD não passou a Tesla em 2024
Tudo indica que a Tesla foi a empresa que alcançou esta posição de destaque. Num quarto trimestre com entregas recorde, a equipa de Elon Musk terá ultrapassado por pouco a BYD. Esperava-se que a batalha fosse intensa e em janeiro já previa se que a BYD iria ultrapassar a Tesla.
Num quarto trimestre único, ambas as empresas bateram recordes de entregas. Mês após mês, a BYD conseguiu bater o seu próprio recorde ao ponto de vender quase 600 mil carros elétricos no último trimestre do ano e mais de 900 mil híbridos plug-in.
Isso colocou a Tesla em problemas, mas, no entanto, entre outubro e dezembro de 2024, a empresa entregou 495.570 carros elétricos, o que lhe permitiu manter a primeira posição nesta tecnologia. Segundo as suas contas, este ano entregou 1.789.226 carros elétricos, enquanto a BYD entregou 1,76 milhões de carros elétricos, segundo o Financial Times.
Objetivo da marca é mais ambicioso
Mas a grande novidade para a BYD é que conseguiu colocar 4.272.145 automóveis em todo o mundo, longe dos 3,6 milhões de automóveis que colocou no mercado em 2023. Podemos esperar que a empresa chinesa começará a ocupar uma posição entre os cinco maiores fabricantes do mundo.
Por agora parece difícil para a BYD conseguir entrar entre os cinco maiores fabricantes do mundo, mas espera-se que não resista muito. Importa lembrar que em 2023 vendeu 2,88 milhões de automóveis. Um ano depois, enquanto grupo, ultrapassou largamente os quatro milhões de unidades.
Além disso, tudo indica que o mercado chinês continuará a privilegiar os carros elétricos locais , em detrimento das marcas estrangeiras. A tudo isto devemos acrescentar que a BYD mantém uma posição de destaque no campo dos híbrido plug-in. Numa Europa cujos fabricantes têm saltado diretamente para o carro elétrico, a empresa chinesa tem uma vantagem para atingir um público que não tinha até agora, com preços muito mais atrativos que os dos restantes rivais.
Ubers, taxis e autocarros tem de ser todos eletricos e de preferencia sem indianos e paquistanucas
Se é para ser vigarizado que seja por um taxista português, é isso ?
Como e que es vigarizado por um uber? Explica
Então na tua ideia se for vigarizado por mais nacionalidades é que é ser mais inteligente. Eu não ando de táxi mas já andei e nunca fui vigarizado. Paguei sempre o que estava no taxímetro. Nunca andei de Uber mas até onde sei paga se primeiro logo não devem exigir mais no fim do percurso.
BYD nunca vai ultrapassar Tesla por ser chines. BYD vende mal nos paises ocidentais uma vez que a media ocidental funciona como um todo na disseminacao de perigos da china. Mas os Teslas vendem muito bem na china tal como qualquer outro produto de lixo ocidental. Exemplo e o iPhone e outros produtos da apple. Conheço chineses que instalam vm de windows no mac so pra dizer que tem mac
Os ocidentais sempre foram um exemplo. Basta irem visitar a China ou outro pais asiatico e somos recebidos como deuses, em Shangai ate chinesas me vinham pedir para tirar fotos com elas so por ter cabelos longos e olhos azuis. Chegaram a oferecer champanhe e bar aberto e sermos tratados como vips quando saimos a um club
Basta ser Ocidental, então portugues, somos muito bem recebidos. Gosto imenso do povo de certas zonas, detesto, o regime que os domina.
Confia. Na China garantidamente passará a Tesla e no máximo até o segundo trimestre e na Europa as pessoas buscam cada vez mais carros com as mesmas características mas os mais baratos. A BYD tem aumentado cada vez mais as suas vendas mesmo na Europa e este ano provavelmente será também a que mais vende na Europa. Nos EUA será mais difícil pois os eles valorizam mais as suas marcas. E depois se começar a ameaçar realmente a Tesla já sabemos o que o Trump vai fazer. Isso se ele não vier (exigir) á Europa que faça o mesmo
A BYD (e outras marcas chinesas) continuarem a crescer na Europa depende da fiabilidade demonstrada nos seus primeiros carros que foram entregues nestes 2 anos. Se tiverem poucos problemas, tem tudo para aumentar as vendas.
Inicialmente a Tesla era vista com muita desconfiança pelos europeus, mas conforme foram aparecendo relatos de condutores com 200,300 e 400Mkm sem problemas de maior, as suas vendas dispararam, apesar do aspecto muito simplista do seu interior. Quem anda muito, o que quer é um carro que não dê problemas mecânicos
Deve ser por isso que a Tesla está a baixar nas vendas.
É muita qualidade.
O horror, o drama a tragédia de se ser Ocidental! Olhe, nasci por aqui, e considero-me cheio de sorte! Tudo o que tenho é Ocidental, e não considero que viva mal e muito menos em “lixo”! Faz-me lembrar o conto da raposa e das uvas: estão verdes!
Está perto. Só o Rodrigo, sozinho, conseguiu vender aqui perto de 1M bydés com a sua publicidade 😀
Ouvi dizer para pagam boas comissões. Penas que exista gente incorruptível, como eu, para quem o dinheiro não justifica tudo e jamais serviria regimes obscurantistas.
Valores de 2024 (dados do post):
– a BYD vendeu 4,27 milhões de automóveis (BEV + hibridos), dos quais 1,76 milhões (41,2%) de “carros elétricos” (BEV (100%). Pelo que vendeu 2,51 milhões (58,8%) de híbridos.
– A Tesla vendeu 1,80 milhões de carros 100% elétricos (BEV)
Ou seja, a Tesla vendeu menos 2,47 milhões de carros que a BYD, mas. nos BEV, vendeu mais 40.000. O que se conclui é que as duas empresas têm estratégias muito diferentes – a Tesla exclusivamente nos BEV e a BYD maioritariamente nos híbridos. Em volume de vendas, a BYD é muito superior à Tesla (2,4 vezes).
Não é bem assim, embora só haja números definitivos em 2023, como é lógico, a diferença foi abismal, Tesla – 96 biliões de dólares, BYD – 28 biliões de dólares.
A Tesla não é só carros eléctricos. Os lucros foram ainda mais diferenciados.
Há aí um desvio qualquer. Só 3º trimestre de 2024 (e passando os biliões para mil milhões)
“Vendas da BYD aceleram e ultrapassam Tesla pela primeira vez
Receitas da BYD no terceiro trimestre ascenderam a cerca de 26 mil milhões de euros, ultrapassando os 23,2 mil milhões de euros em vendas reportadas pela Tesla.” (Lusa, 31 Outubro 2024).
Em dólares e no sistema financeiro usa se 1 bilião=mil milhões, portanto 29 mil milhões, em dolares são 29 biliões.
Os números apontados são os números oficiais que constam nos relatórios financeiros
Como se vê pelos valores do 3º trimestre de 2024 – só podes ter lido um ano de vendas da Tesla e um trimestre da BYD. Estás em Portugal (e na maior parte da Europa, exceto UK) escreve-se mil milhões e não biliões, seja dólares ou euros. Qualquer um sabe isso.
A BuYaDi, ainda tem de comer muito arroz.
Engraçada esta discussão a verdade é que tanto a Tesla como a BYD começam a deixar as outras marcas muito atrás. Tecnologicamente são bem superiores e oferecem muito mais a um menos preço.
As marcas europeias estão condenadas
As marcas chinesas ultrapassam facil as marcas europeias e americanas, pois so tem escravos, até na fabrica que estao a construir no Brasil se vê a escravidao, precisariam eles mandar construir a fabrica por chinos, este lula è mesmo um pau mandado de xi.
O Musk passa muito tempo a trollar no X e agora a Tesla está a começar a bater no fundo.
A BYD está a ganhar quota de mercado muito rapidamente.