2025 será o ano da mudança na China e carros elétricos vão dominar as vendas
Não há dúvida que os carros elétricos vieram para ficar e vão ser a alternativa lógica nos próximos anos. Com uma fatia de mercado já considerável, preparam-se para crescer ainda mais. A prova disso vem agora do maior mercado automóvel. 2025 será o ano em que os carros elétricos vão destronar os veículos com motores tradicionais, algo que se espera que aconteça naturalmente.
2025 será o ano da mudança na China
As vendas de veículos elétricos na China deverão eclipsar a venda de veículos tradicionais pela primeira vez no próximo ano, colocando o país à frente do Ocidente numa fase crítica da transição para a energia limpa, de acordo com um novo relatório. As vendas domésticas de veículos elétricos na China deverão crescer 20% ano após ano, para mais de 12 milhões de automóveis em 2025.
Agora, as projeções, que incluem as vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in, oferecem um forte contraste com as perspetivas para as vendas de veículos com motor de combustão interna. Estes deverão cair mais de 10%, para menos de 11 milhões de automóveis, no próximo ano.
Estes números marcam um ponto de viragem no maior mercado automóvel do mundo e sinalizam o quão mais rápida a transição para veículos com energia limpa toma forma na China em comparação com o Ocidente. Na Europa e nos EUA, o interesse dos consumidores nos VE tem sido misto face às elevadas taxas de juro e à inflação.
Carros elétricos vão dominar as vendas
As vendas de veículos elétricos na China este ano foram impulsionadas por um programa que oferece um subsídio de mais de 2.800 dólares a quem troque o seu carro com motor de combustão interna por um veículo elétrico ou híbrido. Em março, a BYD adicionou um desconto de 5% ao seu VE mais pequeno, o Seagull, custando menos de 10.000 dólares. Movimentos semelhantes foram feitos por outras marcas.
A Tesla de Elon Musk também cortou os preços dos veículos em vários países, incluindo a China, no início deste ano, para combater estratégias de preços agressivas das empresas nacionais de veículos elétricos. A receita da Tesla diminuiu 3,1% em termos homólogos, para 46,8 mil milhões de dólares nos primeiros seis meses de 2024. Ainda assim, anunciou uma venda total de 21.900 VE na China na primeira semana deste mês, as suas maiores vendas semanais no quarto trimestre.
Os fabricantes chineses de veículos elétricos têm procurado replicar o seu crescimento interno no estrangeiro, mas deparam-se com uma barreira contra as duras tarifas ocidentais. Em outubro, a UE decidiu aumentar as tarifas sobre os veículos elétricos chineses até 45% durante um período de cinco anos. Aconteceu na sequência de preocupações de que os fabricantes de automóveis chineses estivessem a receber apoios excessivos.
Seria importante informar neste artigo como será gerada a energia elétrica pra suprir estes VE.
Qual fonte será utilizada? Carvão, Petróleo, Gás Natural?
Quais iniciativas estão sendo conduzidas na China para a geração de energia sustentável..
Certamente carvão (extraído localmente), GN (importado da Rússia) e fotovoltaica / eólica, com menor preponderância para o petróleo. O grande investimento por parte da China, quer no veículo eléctrico, quer nos fotovoltaicos e eólicas, tem a ver com a independência energética. Para já, não consegue totalmente de forma renovável (incluindo nuclear), mas essa será a tendência. Não pode estar dependente do petróleo. Se lhe forem cortados os acessos por via marítima, não tem como importar petróleo. Com a preponderância de equipamentos exclusivamente elétricos, não ficam (tão) dependentes do exterior.
GM, o gasoduto Rússia China já está activo.
Da maneira habitual, já que o consumo deles pouco impacta com o consumo atual.
A táctica dos padres elektros é sp a mesma. Nunca mudam. Baralhar oara reinar.
O que está a crescer na CN são os PHEV, logo carros a combustão.
https://www.wsj.com/business/autos/gas-or-electric-splitting-the-difference-could-energize-chinese-automakers-e2492a86
Os problemas e inconvenientes dos BEV são os mesmos dos q foram identificados no mundo ocidental.
Podendo, as pessoas não optam pelo BEV.
A tendência de crescimento é claramente PHEV, cresceram de 50% no inicio do ano para 80% em Outubro ultimo.
Já os BEV viram o crescimento abrandar de 9 para 5% no mesmo período.
E os bev também estão a crescer.
Por acaso os phev estão a diminuir, um pouco menos que os diesel e mais que os a gasolina.
Já vi que a tática da missa a combustão é sempre a mesma, negar.
Não é negar, é ser realista (com “r” minúsculo). Acabei de trocar o meu veículo diesel, pois apresentava problemas nos injectores e filtro de partículas, por um gasolina “mild hybrid”, pois o modelo não possui um “full hybrid” fiável. Com poucos km’s rodados, para já estou satisfeito com o conceito, de aproveitar parte da energia para ajudar num “empurrão” ao motor a combustão. Não é muito, mas é um princípio. Se ajudar a reduzir o consumo entre 5 e 10% no motor a gasolina, já é uma vitória.
E quando é que lhe compensa o que pagou a mais por esse consumo hipotético a menos ?
Já agora, não foi esse assunto que falei em negação.
Quanto paguei a mais? Zero. O modelo só existe em duas motorizações, mild hybrid e full hybrid, sendo que mild hybrid é a mais potente e a diferença de consumos é irrelevante e agradabilidade de condução é superior na versão que adquiri.
Pelo que se vê, já é raro o motor que não saia pelo menos com um mild hybrid. Claro que os padres elektros aproveitam logo para lança-los nos nrs da ME.
Mas pagou a mais na mesma, já que o modelo 100% a combustão custava menos.
Errado, ninguém junta os mild hybrid aos ev, a não ser você e os padres da combustão.
Não. Não está disponível já há uns anos. Pelo menos desde 2021. Portanto, para mim aquele é o modelo base.
E a partir daí passou a pagar mais pelo mesmo carro, logo pagou mais.
Mas já agora qual é o carro ?
Até os puros a combustão vão ficar mais caros.
Porque as marcas vão aumentar os preços dos combustas na tentativa de tornar o elektro mais apelativo.
Isto se as pancas com o CO2 não forem revertidas. Vamos ser a nova Cuba.
Mas tenho para mim que os -15% vão cair em saco roto pq caso contrário não vendem nem combustão nem elektros, conforme já se assiste no UK. É só olhar para o exemplo aqui ao lado e apreciar as consequências. Nova Cuba, repito.
As marcas vão aumentar o preço deles para ver se os clientes não compram, já que não sabem fazer carros.
Péssima ideia. Até agora era a classe média assalariada que te subsidiação fiscalmente o gasóleo barato. A partir de agora vão ser outros burgueses parasitas a pendurar-se no imposto pago pela tua gasolina.
Tens razão. É melhor andar de burro. Como alguns, por aqui.
GM, tb tenho um veiculo que me dá problemas na válvula EGR e no filtro partículas.
Vou remover tudo e meter mais cavalos.
Problema resolvido.
Até o carro ir ao IPO…..
@JL, vc não sabe ler? Está lá a fonte e o que é dito é bem claro:
BEVs: Desaceleração do crescimento
PHEVs: Crescimento acelerado
Essa dinâmica sugere que a transição para um mercado totalmente BEV pode levar mais tempo do que o esperado, com os PHEVs a desempenhar um papel estratégico como tecnologia alternativa e mais conveniente para o user.
Nem mais nem menos do que aquilo a que se assiste no ocidente com a única diferença a residir no facto da opção ocidental residir nos híbridos não recarregáveis na tomada!
Mas não estão em desaceleração, pelo menos na china
, você é que mistura tudo.
Como assim ? Se os phev crescem menos e vendem menos ?
No ocidente é ainda pior, os phev a descer muito e os bev a descer menos que os outros, só os hev cresceram devido aos mild híbrid, que na verdade perderam algum nos a gasolina para passarem a mild hybrid.
Ah ok, ainda bem que confirma o mesmo, diesel a cair desde 2017…..
Estão em desaceleração na própria CN.
Vc é q tem tendência para misturar tudo, ou seja PHEVs com BEVs
Errado, estão a aumentar também, basta ler as várias notícias.
Você é que tem essa tendência, até de misturar mild hybrids com ev.
Vê-se quem é que baralha ou tenta baralhar:
Os padres bem tentam:
https: //jornaleconomico.sapo.pt/noticias/carros-eletricos-vendem-mais-pela-primeira-vez/
Na realidade, tudo o que é hibrido ou mild-hibrid é chutado para um canto com 41% das vendas, LOL
https: //cdn.cmjornal.pt/files/mercado-automovel-em-portugal
Errado, tanto que a acap separa QUASE tudo, apenas junta os mild hybrid nos hibridos, os plugin e bev têm as suas próprias categorias, no caso do segundo link, os bev estão separados, apenas os hibridos estão todos juntos, mas a acap separa.
A uve chegou a juntar, agora separa também e nem conta os os mild hybrid e hibridos não plugin, só contam os bev e plugin em categorias separadas.
https://www.uve.pt/page/vendas-ve-11-2024/
Pois separa-os dos combustão q são o q eles são .
Nem mais nem menos do q eu tinha dito. Agora até os bifuel vão para o canto dos híbridos.
É a velha táctica do dividir para reinar.
Qq dia temos 90% de híbridos, mas ei, tal como os combustão não vão poder ser vendidos após 2035 pois são carros a combustão de acordo com eles próprios. LOL.
Sempre quero ver como vão descalçar a bota. Eu até sei, apenas aguardo que as metas insanas sejam revertidas. É uma questão de tempo.
São tão a combustão como eléctricos, daí terem uma categoria específica.
Errado, os bifuel têm outra categoria, basta olhar para os dados da acap.
Vão descalçar com as medidas que estão criadas.
Inverter ? É isso, vão incentivar o os diesel e gasolina e proibir os eléctricos. Loooooooooooool
Há cada lunático.
Claro que misturam, chutam tudo o q baralha mentes fracas para o canto dos híbridos e agora até os bi-fuel .
Eu deixei-lhe o gráfico da ACAP ali atrás https: //cdn.cmjornal.pt/files/mercado-automovel-em-portugal , não viu, não quis ver ou não sabe ler gráficos?
Eu explico ao mestre do 18 matemática:
26,9% elektros, 24,6% gasolinas, 7,5% gasoils e 41% híbridos.
Nem sequer há o tradicional separador “outros” que já se sabia que eram os bi-fuel. Agora passaram a híbridos na visão dos padres elektros. Combustão é que nem pensar. Enfim. Começaram por chutar para canto o
MILD HYBRID, uma tecnologia que sobretudo substitui o motor de arranque e alternador por um gerador eléctrico que mantém a bateria de 12 volts carregada apenas e só e portanto é impossível conduzir em modo zero emissões. Pegou por incrível q pareça
e agora chutaram para lá tb os bi-fuel q tb são impossíveis de conduzir em modo zero emissões.
Que alucinados, não têm outro nome LOL
Outch…oiçam eu tb carrego a bateria de 12v sem gastar gota, basta uma desaceleração grande ou descer o túnel do Grilo. Não querem meter estes no canto dos híbridos tb? assim as vendas de elektros ainda seriam mais expressivas.
—-
E quem falou em inverter? Vc sabe ler ?
Reverter o qu esta para acontecer agora em 2025 (-15% emissões ou comprar mais créditos de carbono à Tesla) não é inverter, é manter os níveis de emissões como estão e zelar pela indústria da UE e não continuar a destruí-la.
Esse não é o gráfico da acap, é da cm.
Portanto também não sabe o que é mild hybrid, é que nem sequer alternador para 12v eles têm.
Os bifuel estão na categoria deles, que são os hibridos não eléctricos.
Disse pois, está aqui:
“. Eu até sei, apenas aguardo que as metas insanas sejam revertidas. É uma questão de tempo.”
Deixe de tomar essas bodegas que lhe dão nas lavagens cerebrais, só passa vergonha.
.
https://www.acap.pt/site/uploads/paginas/documentos/516FFB03-AE000_1.pdf
Já agora, uma das vantagens dos mild hybrid é essa mesmo, não tem alternador que consome 10 a 12% do combustível que lhe mete.
Já perdeste 70% do valor do teu elétrico. Parabéns! XD
Não, e você quando perdeu ?
Continuo a aguardar por eléctricos com 80% de desvalorização em 2 anos, saem ou não ?
Eu gosto mesmo da frase, phev é o melhor dos 2 mundos, o problema é que não, são o pior dos 2 mundos, são maus eléctricos e piores a combustão.
Isto!
De certa forma. Em compensação dão para desligar o motor nas filas de marca passo, o que já é uma vantagem enorme.
Tendência de crescimento para quem?
Para os fabricantes Europeus com quebras de 20% nos mercados China/Ásia não é certamente.
O rodrigo dos bydés já nos sabe informar mais sobre a fábrica no Brasil? Fico a aguardar (ou não) por mais novidades ahah
Se eu precisar de peças para estes carros há? Só falta dizer que não têm acidentes… e os BYD parados em oficina á espera…
Onde ? Mostre lá uma oficina em Portugal à espera de peças ?
Quantas quer?
E já agora… boa sorte a arranjar pneus para os chinos.
Os pneus também são diferentes, quer ver ?
Até nisso os chineses copiam as marcas europeias.
Isso já existe faz vários anos
2025 vai ser o grande estoiro dos carros elétricos. As vendas de elétricos já estavam mau e vão ficar piores.
Ninguém quer essa sucata.
As que estão piores são as vendas dos a gasolina e diesel.
Sim, ninguém quer sucata a combustível.