Maior avião elétrico do mundo, que promete uma autonomia de 800 km, voará em 2025
A Heart Aerospace, uma empresa sueca de aviação, está prestes a revolucionar o setor dos transportes aéreos sustentáveis ao preparar o teste do maior avião totalmente elétrico do mundo em 2025.
Heart X1 da Heart Aerospace tem capacidade para 30 passageiros
A empresa planeia realizar o voo inaugural do seu protótipo, o Heart Experimental 1 (Heart X1), no Aeroporto Internacional de Plattsburgh, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Este evento representará um marco importante no desenvolvimento do ES-30, um avião regional híbrido-elétrico com capacidade para 30 passageiros.
O ES-30 é um projeto concebido para reduzir emissões de carbono, diminuir custos operacionais e oferecer voos mais silenciosos e amigos do ambiente. Segundo Anders Forslund, cofundador e CEO da Heart Aerospace, os aviões elétricos comerciais têm o potencial de reduzir significativamente os custos das operações aéreas, reabrindo rotas regionais e dinamizando economias locais, o turismo e a acessibilidade entre cidades e zonas rurais.
O ES-30 combina tecnologia elétrica com um sistema híbrido para equilibrar eficiência e sustentabilidade. Para distâncias mais curtas, opera exclusivamente com energia elétrica, alcançando zero emissões de carbono. Para voos mais longos, utiliza geradores híbridos alimentados a combustível de aviação para aumentar a autonomia.
Equipado com quatro motores elétricos de hélice, o ES-30 alimenta-se de baterias avançadas da BAE Systems ou, quando necessário, de geradores híbridos. Após apenas 30 minutos de carregamento, o avião consegue percorrer até 200 km exclusivamente com energia elétrica.
Caso seja necessário ativar os geradores durante o voo, a autonomia pode ser expandida para 400 km. Reduzindo a capacidade de passageiros para 25, o avião consegue atingir até 800 km de autonomia.
Outra característica destacada é o baixo nível de ruído, significativamente inferior ao dos aviões tradicionais. A capacidade dos motores elétricos de gerar potência instantânea permite descolagens em pistas curtas, com apenas 1100 metros de comprimento, tornando possível a operação em aeroportos de menor dimensão.
O futuro dos voos sustentáveis
O protótipo Heart X1 terá 32 metros, o mesmo comprimento do ES-30 final, e passará por rigorosos testes em solo antes do seu primeiro voo. Estes testes incluirão operações como carregamento e manobras em pista, fundamentais para validar os sistemas do avião.
O primeiro voo totalmente elétrico do Heart X1 está previsto para o início de 2025, marcando um passo crucial para demonstrar a viabilidade do sistema de propulsão elétrica em condições reais.
Após o X1, a empresa desenvolverá o Heart X2, um protótipo pré-produção que incluirá melhorias identificadas durante os testes iniciais. Este modelo deverá realizar o seu primeiro voo híbrido-elétrico em 2026.
A Heart Aerospace espera comercializar o ES-30 até 2028. Até lá, o avião passará por um rigoroso programa de testes para garantir que cumpre os mais elevados padrões de segurança, desempenho e sustentabilidade.
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Afinal é híbrido. Ok loolool
Apenas 800km e passado uns meses a bateria viciada nem dura 200km e quando cair vou me rir a grande
Porque é que a bateria vai viciar?
Para ganhar dinheiro é o vale tudo. Basta haver meia palavra para um bom entendedor.
Sinceramente, pergunto-me como é que há empreendedor que decide investir em aviação eléctrica no corrente estado da tecnologia. Partindo do principio que o(s) empreendedor(es) percebem alguma coisa do ramo e do estado de desenvolvimento actual da tecnologia de baterias, pergunto-me como é que se metem num empreendimento destes senão para sacar fundos publicos até secarem. Quer dizer, 800km é o range que se espera para um carro nos dias de hoje, não de um avião… Eu até compreendia que um empreendedor se metesse numa venture que tentasse resolver o problema de armazenamento das baterias para as potencias e alcances requeridos pela avaiação, agora fazer aviões electricos para andar 800kms… tá bem tá…