Stellantis vai fechar uma fábrica no Reino Unido e a culpa parece ser… dos carros elétricos
Os carros elétricos estão a desorientar os planos das fabricantes, obrigando-as a tomar rumos que não seriam os desejados - pelo menos, para já. Agora, a Stellantis planeia fechar a sua fábrica de veículos comerciais ligeiros, em Inglaterra.
Por disputas com o Governo britânico sobre o volume de carros elétricos e carrinhas que precisa de vender no país, a Stellantis planeia fechar a sua fábrica de veículos comerciais ligeiros, na cidade de Luton, em Inglaterra.
O objetivo passará por consolidar a produção do Reino Unido, noutra fábrica britânica, em Ellesmere Port.
Conforme avançado, a Stellantis informou que vai criar uma fábrica de produção totalmente elétrica, em Ellesmere Port, após um investimento de 50 milhões de libras (cerca de 60 milhões de euros).
A estrutura da Stellantis, em Luton, fabrica carrinhas de tamanho médio para as marcas Vauxhall, Opel, Citroën, Peugeot e Fiat. Na Ellesmere Port, a fabricante automóvel produz pequenas carrinhas totalmente elétricas para as mesmas marcas.
De acordo com a proposta apresentada agora, a Stellantis construiria versões elétricas das carrinhas de tamanho médio, em Ellesmere Port, em vez de em Luton.
A Stellantis não mencionou quantos postos de trabalho seriam afetados, mas disse, por sua vez, que planeia realocar "centenas de empregos" de Luton para Ellesmere Port.
Stellantis repensa estratégia, perante medidas do Reino Unidos
O ainda diretor-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, está em disputa com o Governo britânico sobre o chamado zero emission vehicle mandate, que exige que as fabricantes de automóveis aumentem as vendas carros movidos a bateria para 22% dos seus automóveis de passageiros e 10% das suas carrinhas neste ano.
As empresas serão multadas em 15.000 libras (cerca de 18.000 euros) por veículo, caso não atinjam o objetivo.
A par da contestação de outras fabricantes, que veem as metas como irrealistas, considerando a procura dos consumidores, Carlos Tavares tem avisado que a Stellantis poderia fechar fábricas no Reino Unido, caso o Governo não suavizasse a medida.
De acordo com a própria Stellantis, no dia 21 de novembro, o encerramento da fábrica de Luton deve-se a este zero emission vehicle mandate.
O custo de produção no Reino Unido tem aumentado, nos últimos anos, devido aos custos mais elevados da energia e aos aumentos salariais, que visam combater a inflação.
A Stellantis pode recorrer a vários locais de produção em toda a Europa para a sua gama de carrinhas. Aliás, a empresa vai transferir a produção de motores de combustão para carrinhas de Luton para a sua fábrica em Houdain, em França.
As carrinhas atualmente construídas em Luton, denominadas internamente de K0, serão, também, produzidas numa fábrica renovada na Turquia, gerida em parceria com a Koc Holdings, a partir de 2025.
No próximo ano, a Stellantis vai iniciar a produção das mesmas carrinhas que constrói no Ellesmere Port, em Mangualde, em Portugal, onde os custos de energia são muito mais baixos.
É sempre dos carros eléctricos.
Havia de ser de quem/do quê?
A culpa da queda da Nokia foram os smartphones
A culpa da queda da Blockbuster foi a Netflix
A culpa da queda da Kodak foram as câmaras digitais
A culpa da queda da Blackberry foi o full touch
A culpa da queda da Yahoo foi a Google
Nenhuma delas foi ultrapassada e passou dificuldades devido à falta de visão, estratégia e inovação, e más decisões, nem por darem o mercado como garantido. Foi culpa dos outros…
“a culpa é do mosquito” – GNR
“A culpa é do árbitro” – FC Porto, SL Benfica, Sporting CP.
Nenhuma delas foi acossada com mandatos ZEV ridículos.
Pois, tal como agora.
Curioso, porque ao ler a notícia não fiquei com essa informação.
O futuro é elétrico (na cozinha)
E na garagem… ou não me digas que tens berbequins a carvão.
Depende da origem da electricidade. Pelo menos 70% trabalham a carvão.
Nos países subdesenvolvidos… pena que esses nem berbequins tem.
Polónia, Alemanha, Austrália, maioria dos estados dos EUA, China, India etc
Tudo sub desenvolvido
Tens que atualizar as tuas fontes porque em 2023 só a Índia tinha origem em 70% sendo que a percentagem dos restantes está a cair quase 10pp ao ano…
E já agora para tua informação, em 2023 os EUA são 15% de carvão e Alemanha 26% sendo que esta última assim como a Polónia, subiram em 2022 por causa da Rússia.
https://ember-energy.org/countries-and-regions/germany/
Portanto não, os berbequins não andam a carvão lol
Alemanha nem a 30% chega.
… LOLOLOLO boa, estiveste bem agora!!!
Futuro não, presente
Para ganharem dinheiro rápido apostaram em carros de luxo ou para chefias de empresas (com subsídios) esses são em pouco números. Criem carros para a classe média(inferior, porque as empresas não acompanharam os lucros com os vencimentos) e logo tem o mercado que procuram para a adoção do carro elétrico.
Acho que a culpa é mesmo só da Stellantis não saber fazer software para os seus carros eletricos! Vejam o Youtuber Bjorn Nyland no seu habitual challenge dos 1000kms e reparem bem na quantidade de erros e problemas….https://youtu.be/qMuLE6owMic?si=UelGPR0K0nfb8hl3
Já a eletrónica antigamente eram dores de cabeça, e agora com software a mistura então nem se fala. Coisas simples deixaram de fazer sentido algum.
Então que dores de cabeça tem tido com os mais novos ?
Basta ver o software do meu Citroen C3 Aircross (gasolina) e logo se percebe que deve ter sido feito por um estagiário de informático sem remuneração … está à experiência!
Não admira que com os elétricos as coisas falhem pois uma tecnologia nova/inovadora requer ainda muito desenvolvimento.
A culpa é do Antônio. Como se dizia no tempo da outra senhora.
Mais uma taxinha de carbono e resolvia se o problema.
Ou imposto sobre a sobretaxa do adicional de carbono.
Boa noite.
A Verdade é que os megalómanos da indústria automóvel deixaram de acharem que são donos da razao.
Perderam o controlo do que o consumidor que contribuiu e procura não conseguem oferecer.
O mundo automóvel está sem soluções para a classe media .
Que é quem alimenta a indústria automóvel.
Pois se estes senhores que ganham milhões não conseguem resolver.
Façam o o musk.
Procurem ser dinos disto tudo.
E eu que ganho mil euros por mês em Portugal tenho que lhe pagar o jantar.
Cumprimentos.
Não tenho contra as metas e cotas de vendas de elétricos impostas ao fabricantes mas se o cliente final não comprar os fabricantes não podem fazer nada.
Uma coisa é existirem metas que dependam do fabricante outra é metas irreais sobre as quais o fabricante não tem qualquer controlo sem dar os carros.
Os elétricos são caros os fabricantes podem descer os preços mas há um limite pois se não houver retorno mais vale não vender, se ainda por cima lhes puserem multas aumenta o prejuízo e o mais provável e começarem a fechar fabricas e surgirem mais falências o que na da ajuda a eletrificação.
Eu proponho uma lei que proíba e com pena de prisão, os condutores andarem com carros com mais de 4 anos e que sejam a combustão!!!!!
A ver se as vendas de eléctricos não disparam 🙂
Modo irónico desligado!
Pelo que se lê na notícia, a Inglaterra quer atingir determinadas metas no parque automóvel, se calhar as mesmas que a Finlândia e para não ficar mal na fotografia perante os eleitores deixa esse ónus às marcas de automóveis.
Nada como brincar com o assunto:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcJpSEmSVqAIyE1V4g
O q está a acontecer é q os fabricantes no UK vão reduzir a produção e venda de carros a combustão no UK para não serem multados. É claro q isso vai afectar a indústria na região e quem mais vai perder é a economia do país. Os fabricantes, esses, vão zarpar para outras paragens e continuar a fabricar e a vender longe dos alucinados.
Entretanto a câmara dos Lordes já viu isso e já contestou a continuidade da política do delírio que já custou o poiso de Sunak e pode custar o poiso dos trabalhistas caso não cumpram as promessas pré-eleitorais:
https://www.telegraph.co.uk/business/2024/09/14/hybrid-cars-to-be-sold-beyond-2030-soften-petrol-ban/
O Tavares, entre outros fabricantes,
apenas está a pressionar para que não caia em saco roto aquilo q foi prometido.
Boa para eles, só é pena não fazerem isso por cá.
Curioso, mas têm pena da indústria de carros a combustão e não têm pena da indústria de carros eléctricos ? Ah já sei, não são pessoas iguais ?
A Jag está a ficar um bocado pró larilas. Se é que é aí que quer chegar. loool
Não,não é aí que quero chegar.
Carro elétrico nunca foi a solução. Daí as vendas estarem a descer a pique.
Então os a gasolina e diesel também nunca foram, já que estão a descer ainda mais a pique.
Que lírico:
De JAN a OUT de 2024, as vendas de automóveis novos na UE apresentaram um crescimento acumulado de 6,9% em relação ao mesmo período de 2023.
Já os elektros venderam 4.9% menos.
Se não fossem os elektros a puxar para baixo, o panorama ainda seria melhor. Só estragam estes elektros!
Errado, foi ao contrario, basta ver os números da acea.
“Petrol and diesel cars
In October 2024, petrol car sales dropped by 6.8% overall. France experienced the steepest drop, with registrations plummeting by 32.7%, followed by Italy with a 10.1% decline. Spain recorded a more modest decrease of 1.6%, while Germany was the only major market to show growth, with petrol car registrations increasing by 3.7%.
Petrol cars now account for 30.8% of the market, down from 33.4% in the same month last year. The diesel car market declined by 7.6%, resulting in a 10.9% market share last October. Overall, decreases were observed in almost two-thirds of EU markets.”
Se não fossem os híbridos não plugin, tinham caído ainda mais.
1º Estamos a falar de um período temporal ref ao ano de 2024 até ao fim de OUT e não apenas de OUT. Depois…muito gostam vcs de mascarar a realidade só porque é mild-hybrid, hybrid, PHEV e gás já não conta para o campeonato da combustão. Novamente lírico!!! LOL
Fiz a mesma observação que você, só que trocou os dados, porque ambos desceram.
O mais curioso é que umas vezes os híbridos são eléctricos e outras são a combustão, para si, depende da altura e do contexto. Lool