“Estamos muito satisfeitos”: cidade na Noruega diz que autocarros elétricos são um sucesso
Com temperaturas negativas a serem a norma durante o inverno, a cidade de Hammerfest, no extremo norte da Noruega, revelou estar muito satisfeita com os autocarros elétricos da Volvo. De tal forma, que a parceria foi renovada para este ano.
Hoje em dia, a Noruega é um role model para outros países que, como ela, pretendem eletrificar as suas estradas. O caminho começou há vários anos e os frutos estão, agora, a ser colhidos, bem como admirados, com resultados impressionantes em matéria de adoção de carros elétricos.
De facto, apesar da ideia de que os carros elétricos perdem qualidades em contextos de frio, da Noruega já recebemos dados que dizem que os elétricos podem até ser menos problemáticos em condições de frio.
A confirmar que os modelos movidos a bateria podem ser eficientes em condições de frio está a cidade de Hammerfest, na Noruega, situada a 70 graus norte, no interior do Círculo Polar Ártico.
Após uma parceria para a utilização de autocarros elétricos ter funcionado com sucesso durante o inverno do ano passado, a Tide Buss renovou-a nesta segunda temporada.
Estamos muito satisfeitos com os autocarros elétricos da Volvo. Só tivemos uma paragem em que o autocarro ficou sem energia, mas isso deveu-se a uma falha nas nossas próprias rotina. Também recebemos reações positivas da autoridade local, Finnmark. Estamos orgulhosos disso, mas queremos fazer ainda melhor.
Partilhou Trond Inge Hausmann, diretor de Operações da Tide Buss, o operador de transportes públicos da cidade.
No ano passado, a Tide Buss operou nove autocarros Volvo 7900 Electric, numa iniciativa que foi, aparentemente, bem recebida pela cidade.
Como é que uma cidade de frio extremo optou por autocarros elétricos?
Segundo Jan-Helge Sandvåg, diretor técnico da Tide Buss, quando a autoridade local Finnmark lançou o concurso para os serviços de autocarros, "havia uma ponderação substancial nos critérios ambientais que tornava atrativa e vantajosa a oferta de autocarros elétricos".
Depois de ganhar o concurso, a Tide Buss começou a trabalhar no processo de aquisição. Havia, também, outros fatores importantes a considerar, incluindo um bom sistema de pós-venda. Com isto em mente, o operador decidiu juntar-se à Volvo Buses.
Temos uma longa experiência com eles e, na nossa frota de um total de 2450 autocarros, a Volvo Buses é a maior marca individual. Temos autocarros elétricos Volvo em Trondheim desde 2019. Portanto, tínhamos uma boa base quando iniciámos este processo. A Volvo Buses apresentou, também, boas ofertas e soluções.
Explicou Jan-Helge Sandvåg.
Para que a operação fosse um sucesso, a Tide e a Volvo Buses equilibraram vários parâmetros diferentes, procurando garantir a melhor solução possível para as condições climatéricas extremas.
Em Trondheim, por exemplo, os autocarros têm pantógrafos no tejadilho para carregamento rápido em cada terminal, como complemento ao carregamento normal. Por sua vez, em Hammerfest, para satisfazer as exigências climáticas, todo o carregamento tem de ser efetuado durante a noite, além de os autocarros necessitarem de baterias maiores.
A Tide Buss adotou carregadores de alta qualidade, aprovados para temperaturas de -30 graus, que tivessem sido submetidos a testes exaustivos neste tipo de ambiente.
O fornecimento de aquecimento fiável e energeticamente eficiente durante os períodos de muito frio foi, também, alvo de atenção.
O autocarro perde calor muito rapidamente quando as portas estão constantemente abertas, e o aquecedor auxiliar entra em funcionamento a uma temperatura definida. Isto ajuda a garantir que temos capacidade suficiente da bateria durante os períodos de frio e vento.
Esclareceu Jan-Helge Sandvåg.
Os autocarros Volvo 7900 Electric circulam no centro da cidade e nas aldeias vizinhas. Oito deles estão em funcionamento contínuo e o último é um autocarro de reserva. Seis dos autocarros possuem os maiores conjuntos de baterias que a Volvo oferece.
Para a Tide Buss, é evidente que operar autocarros elétricos é uma forma de pensar completamente diferente de operar autocarros a diesel. Por exemplo, algumas das rotas dos autocarros tiveram de ser adaptadas com base na capacidade da bateria. Isto tornou-se claro quando um dos autocarros ficou sem energia.
É importante seguir as rotinas, mas também ajustá-las se for necessário. Estamos a aprender com a prática e tem sido emocionante assumir esta responsabilidade. Também ajuda o facto de termos pessoas muito boas que já estiveram envolvidas nisto antes, se não aqui em Hammerfest, noutros locais do país.
Disse Trond Inge Hausmann, explicando que "o inverno passado mostrou que o funcionamento elétrico é inteiramente possível, mesmo a 70 graus norte". De facto, as entidades envolvidas alegam ter conseguido "ultrapassar condições climatéricas extremas e manter as coisas a funcionar sem problemas".
Acho que a malta não tem noção o quão facil era toda a nossa rede de expresso por exemplo ter esta abordagem, com CCS a 300kwh ou mesmo mais nas simples paragens de 5 a 10 minutos por estação era suficiente para garantir nunca acabar a carga e paragens mais longas nas estações terminais seria o suficiente para fazer ser completamente viavel.
Ambientes extremos e parecem se estar a safar bem com os eléctricos.
Faz todo o sentido a electrificação nos transportes públicos.
As pessoas não querem saber se o autocarro e movido a gasolina ou a peidos querem é chegar a tempo e a horas ao trabalho.
Não temos de esperar que o carro carregue como na viatura particular logo para os passageiros é igual ao litro.
Os particulares também não esperam.
carregamento instantâneo? conta-me mais por favor!
Seja ou não, espera porquê? Não tem mais nada para fazer ? Quando carrega o telemóvel, fica lá a olhar para ele ?
Não, mas continuo a fazer chamadas, ou a brincar.
Já o JL quando o carro carrega continua a fazer a viagem, mas depois acorda e constata que não saiu do sitio.
E pode continuar a fazer chamadas na mesma, ninguém o impede, o resto do carro trabalha.
Mas só fazem viagens grandes ? diga lá quantos kms faz por ano ?
Segundo o JL é menos de 20 segundos 😀 😀
Tens que estar a par das ultimas aqui da ave rara do pplware.
A uns dias tive uma discussão com ele em que bate o pé e diz que carregar o carro dele é 10 ou 20 segundos já nem sei o que ele disse.
Portanto com ele nem vale a pena
Está certo. 10 ou 20s é o tempo que demora a ligar o cabo no carro e na tomada. Depois, vai dormir. De manhã, mais 10 ou 20s para tirar o cabo e arrumá-lo.
Eu, que não tenho nem vou ter carro eléctrico nos tempos mais próximos (quanto muito electrificado), vi este podcast muito interessante, para os 2 lados da barricada. Só é preciso paciência, pois são 3h: https://www.youtube.com/watch?v=gQTPEooyllI
Que eu perco para carregar sim, nem chega a tanto.
Ou são daqueles que ficam lá a segurar o cabo ?
Isso é mentira, eu disse que é o tempo que gasto para o carregar, se ficam lá a segurar o cabo, isso é teimosia vossa.
E sim, aposto com quem quiser que é esse tempo.
Só de ler o titulo do video fechei logo :”O que não te contam”
Isto é o quê ? uma novela venezuelana ?
Certo, faz muito mais sentido o estado gastar dinheiro a financiar os veículos eletricos públicos (incluindo TVDEs e taxis) do que financiar veículos particulares através da redução de impostos. Os veículos públicos fazem muito mais kilómetros por ano que o veículo médio e os ganhos ambientais e de saúde são muito maiores.
é pena portugal apostar nos electricos chineses. Embora a volvo seja de capitais chineses..
E a POLESTAR, e a MG,…..
A STELLANTIS comprou parte do capital social de uma empresa chinesa, LEAPMOTOR, para poder comercializar os carros mais económicos e conseguir mais tecnologia para o grupo.
A Noruega é sempre um exemplo para os outros em quase tudo que depois quando implementado noutras culturas não funciona da mesma maneira porque a mentalidade desses países é “opaca”.
É só o país que mais lucra com o petróleo…. É tipo uma certa farmacêutica… Produz o veneno e produz o antídoto.
Em Londres comecaram um sistema novo de autocarros elétricos, onde as paragens fazem de estacao de carregamento.
https://www.bbc.co.uk/news/articles/ckglpvg2ln2o
E podemos no futuro ter estradas “eletrificadas” e carregamento dos carros sem fios enquanto viajam. Tal como nos tlms já temos.
Não há necessedidade disso…
Se tiveres paciência: https://www.youtube.com/watch?v=gQTPEooyllI
Em Portugal temos o metrobus (aka autocarro) do Mondego.
Usa este sistema, ou similar. https://www.metromondego.pt/pt/metrobus
Autocarros made in China, em detrimento de know how e qualidade portuguesa, mata se um comboio que transporta ate 500 pessoas em hora de ponta para um que transporta 130. Parece me uma boa aposta.
Pagos com petróleo. Que hipocrisia.
Também não podemos circular com os Toyotas Land Cruiser 70 no entanto são fabricados em Portugal…
Querias que a produção saísse daqui? xD
espertos queres tu dizer
Alguem que explique a estes senhores Noruegueses que o que lhes paga os eletricos e o bom nivel de vida é o petróleo?
Quem lhes dá dinheiro são os Portugueses e todos os outros povos que adoram petróleo.
Quanto mais petróleo consumimos mais eles ganham.
Não, não é o petróleo, são eles próprios, e os incentivos vêm do mesmo lugar que cá, da taxa de carbono.
Cá também é o petróleo que paga os EV ?
Cá temos uma pseudo taxa de carbono que o sr Montenegro já disse publicamente que era para tapar o buraco do IRS.
Cá somos os que mais pagamos a transição verde face aos outros países. Já foi publicado por aí. Mas o JL vai dizer que é mentira.
No dia em que tenha que optar se come ele ou os filhos logo pensa.
Mas acha que toda a gente nasce em berço de ouro.
Hipócritas!!!! Na Noruega adoptam eletricidade por causa do ambiente, enquanto 20.5% pib de 2025 vem da indústria do petróleo. desde 2000 que o pib norueguês oscila entre 10 e os 35% na indústria do petróleo.
É igual a taxar os agricultores europeus com taxas malucas de carbono, e comprar comida na américa do sul, sem regulamentação praticamente nenhuma e acrescentar o custo monetário e ambiental ao transporte.
Depois é discurso de ódio!!!
Deviam agradecer a eles e aos paises Arabes. Se eles pararem de vender petroleo fica tudo apeado e só andavam a pé.
Hipócritas são aqueles que protestam por venderem algo e depois vão lá comprar regularmente.
E são hipócritas ? portanto se eu for produtor de maças e não quiser comer das minhas maças e sim comer apenas peras, sou hipócrita ? quer dizer que se eu produzir maças, só posso comer maças, é isso ?
Já agora, se eles não o explorarem, como é que você o gasta ?
«…“Estamos muito satisfeitos”: cidade na Noruega diz que autocarros elétricos são um sucesso…»
Pois claro que estão satisfeitos e é um sucesso, o Reino da Noruega é o 12º país produtor de petróleo a nível mundial, sem os combustíveis fósseis as viaturas eléctricas (ou a pilhas, como quiserem chamar) não funcionam nem andam.
99% da electricidade é gerada por renovaveis, não funcionam sem combustíveis fósseis porque??
A energia eléctrica da Noruega provém de fontes renováveis, fundamentalmente hídrica.
https://www.dadosmundiais.com/europa/noruega/orcamento-energia.php
Então mas não entendi, eles não podem vender o que têm para outros poderem usar como você ?
Eles só têm 167 viaturas a pilhas em todo o pais, ainda à dias estava aqui um artigo com isso.
Se eles estão satisfeitos, imagina os utilizadores da Transtejo…