PplWare Mobile

“Estamos muito satisfeitos”: cidade na Noruega diz que autocarros elétricos são um sucesso

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. rui says:

    Acho que a malta não tem noção o quão facil era toda a nossa rede de expresso por exemplo ter esta abordagem, com CCS a 300kwh ou mesmo mais nas simples paragens de 5 a 10 minutos por estação era suficiente para garantir nunca acabar a carga e paragens mais longas nas estações terminais seria o suficiente para fazer ser completamente viavel.

  2. Rodrigo says:

    Ambientes extremos e parecem se estar a safar bem com os eléctricos.

  3. B@rão+Vermelho says:

    Faz todo o sentido a electrificação nos transportes públicos.
    As pessoas não querem saber se o autocarro e movido a gasolina ou a peidos querem é chegar a tempo e a horas ao trabalho.
    Não temos de esperar que o carro carregue como na viatura particular logo para os passageiros é igual ao litro.

    • JL says:

      Os particulares também não esperam.

      • maxim says:

        carregamento instantâneo? conta-me mais por favor!

        • JL says:

          Seja ou não, espera porquê? Não tem mais nada para fazer ? Quando carrega o telemóvel, fica lá a olhar para ele ?

          • Jakim+Zé says:

            Não, mas continuo a fazer chamadas, ou a brincar.
            Já o JL quando o carro carrega continua a fazer a viagem, mas depois acorda e constata que não saiu do sitio.

          • JL says:

            E pode continuar a fazer chamadas na mesma, ninguém o impede, o resto do carro trabalha.

            Mas só fazem viagens grandes ? diga lá quantos kms faz por ano ?

        • Fusion says:

          Segundo o JL é menos de 20 segundos 😀 😀

          Tens que estar a par das ultimas aqui da ave rara do pplware.

          A uns dias tive uma discussão com ele em que bate o pé e diz que carregar o carro dele é 10 ou 20 segundos já nem sei o que ele disse.

          Portanto com ele nem vale a pena

          • GM says:

            Está certo. 10 ou 20s é o tempo que demora a ligar o cabo no carro e na tomada. Depois, vai dormir. De manhã, mais 10 ou 20s para tirar o cabo e arrumá-lo.
            Eu, que não tenho nem vou ter carro eléctrico nos tempos mais próximos (quanto muito electrificado), vi este podcast muito interessante, para os 2 lados da barricada. Só é preciso paciência, pois são 3h: https://www.youtube.com/watch?v=gQTPEooyllI

          • JL says:

            Que eu perco para carregar sim, nem chega a tanto.

            Ou são daqueles que ficam lá a segurar o cabo ?

            Isso é mentira, eu disse que é o tempo que gasto para o carregar, se ficam lá a segurar o cabo, isso é teimosia vossa.

            E sim, aposto com quem quiser que é esse tempo.

          • JL says:

            Só de ler o titulo do video fechei logo :”O que não te contam”

            Isto é o quê ? uma novela venezuelana ?

    • PedroE says:

      Certo, faz muito mais sentido o estado gastar dinheiro a financiar os veículos eletricos públicos (incluindo TVDEs e taxis) do que financiar veículos particulares através da redução de impostos. Os veículos públicos fazem muito mais kilómetros por ano que o veículo médio e os ganhos ambientais e de saúde são muito maiores.

  4. Dude says:

    é pena portugal apostar nos electricos chineses. Embora a volvo seja de capitais chineses..

    • GM says:

      E a POLESTAR, e a MG,…..
      A STELLANTIS comprou parte do capital social de uma empresa chinesa, LEAPMOTOR, para poder comercializar os carros mais económicos e conseguir mais tecnologia para o grupo.

  5. maxapadajá says:

    A Noruega é sempre um exemplo para os outros em quase tudo que depois quando implementado noutras culturas não funciona da mesma maneira porque a mentalidade desses países é “opaca”.

  6. Toni da Adega says:

    Em Londres comecaram um sistema novo de autocarros elétricos, onde as paragens fazem de estacao de carregamento.
    https://www.bbc.co.uk/news/articles/ckglpvg2ln2o

  7. TheD says:

    Em Portugal temos o metrobus (aka autocarro) do Mondego.
    Usa este sistema, ou similar. https://www.metromondego.pt/pt/metrobus

    • Mário2 says:

      Autocarros made in China, em detrimento de know how e qualidade portuguesa, mata se um comboio que transporta ate 500 pessoas em hora de ponta para um que transporta 130. Parece me uma boa aposta.

  8. zaorapk says:

    Pagos com petróleo. Que hipocrisia.

  9. Samuel says:

    Alguem que explique a estes senhores Noruegueses que o que lhes paga os eletricos e o bom nivel de vida é o petróleo?

    • Toni da Adega says:

      Quem lhes dá dinheiro são os Portugueses e todos os outros povos que adoram petróleo.
      Quanto mais petróleo consumimos mais eles ganham.

    • JL says:

      Não, não é o petróleo, são eles próprios, e os incentivos vêm do mesmo lugar que cá, da taxa de carbono.

      Cá também é o petróleo que paga os EV ?

      • Mário2 says:

        Cá temos uma pseudo taxa de carbono que o sr Montenegro já disse publicamente que era para tapar o buraco do IRS.
        Cá somos os que mais pagamos a transição verde face aos outros países. Já foi publicado por aí. Mas o JL vai dizer que é mentira.

        No dia em que tenha que optar se come ele ou os filhos logo pensa.
        Mas acha que toda a gente nasce em berço de ouro.

  10. Helio says:

    Hipócritas!!!! Na Noruega adoptam eletricidade por causa do ambiente, enquanto 20.5% pib de 2025 vem da indústria do petróleo. desde 2000 que o pib norueguês oscila entre 10 e os 35% na indústria do petróleo.
    É igual a taxar os agricultores europeus com taxas malucas de carbono, e comprar comida na américa do sul, sem regulamentação praticamente nenhuma e acrescentar o custo monetário e ambiental ao transporte.

    Depois é discurso de ódio!!!

    • Toni da Adega says:

      Deviam agradecer a eles e aos paises Arabes. Se eles pararem de vender petroleo fica tudo apeado e só andavam a pé.

      Hipócritas são aqueles que protestam por venderem algo e depois vão lá comprar regularmente.

    • JL says:

      E são hipócritas ? portanto se eu for produtor de maças e não quiser comer das minhas maças e sim comer apenas peras, sou hipócrita ? quer dizer que se eu produzir maças, só posso comer maças, é isso ?

      Já agora, se eles não o explorarem, como é que você o gasta ?

  11. Figueiredo says:

    «…“Estamos muito satisfeitos”: cidade na Noruega diz que autocarros elétricos são um sucesso…»

    Pois claro que estão satisfeitos e é um sucesso, o Reino da Noruega é o 12º país produtor de petróleo a nível mundial, sem os combustíveis fósseis as viaturas eléctricas (ou a pilhas, como quiserem chamar) não funcionam nem andam.

  12. Manuel says:

    Se eles estão satisfeitos, imagina os utilizadores da Transtejo…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.