Vendas de automóveis na Europa estagnam, mas veículos elétricos perdem terreno
Não está fácil para as marcas chinesas de veículos elétricos na Europa. As novas taxas estão já aprovadas e o mercado parece estar a ajustar-se e a adaptar-se a esta realidade. A prova disso veio da análise que as vendas de automóveis na Europa estagnam, mas veículos elétricos perdem terreno.
O mercado automóvel europeu continua a sua transformação, com os veículos elétricos a consolidar a sua posição, enquanto as motorizações tradicionais perdem terreno. Nos primeiros dez meses de 2024, os registos de automóveis novos mantiveram-se estáveis, com ligeira subida de 0,7%, totalizando 8,9 milhões de unidades.
De forma clara, este cenário é refletido nas vendas que cada país da Europa teve neste período. Assim, Espanha e Itália registaram crescimentos, enquanto França e Alemanha enfrentaram quedas.
Elétricos a crescer ou a perder terreno?
Apesar do aumento de 2,4% nas matrículas de elétricos a bateria em outubro, o volume acumulado no ano caiu 4,9%. A quota de mercado destes veículos estabilizou nos 14,4%, mas ainda abaixo dos 14% de 2023. A Alemanha destaca-se com uma queda acentuada nos registos (-26,6%). Os híbridos plug-in também sofreram queda de 7,2% em outubro, com a quota de mercado a recuar para 7,7%.
Híbridos estão em ascensão
Os híbridos elétricos destacaram-se com um crescimento de 17,5% em outubro, alcançando uma quota de mercado de 33,3%. Pelo segundo mês consecutivo, ultrapassaram as vendas de carros a gasolina.
Combustíveis fósseis em declínio
As vendas de carros a gasolina caíram 6,8% em outubro, com quedas significativas em França e Itália. A quota de mercado recuou para 30,8%. Os veículos a diesel também registaram queda de 7,6%, com a quota de mercado a fixar-se nos 10,9%.
Tendências para o futuro na Europa
Os dados revelam uma clara tendência de transição para veículos eletrificados, com os híbridos a assumirem um papel de destaque. No entanto, a queda nas vendas de elétricos é uma aparente realidade, com vários fatores a pesarem neste momento. O maior deles será mesmo a aplicação das novas taxas nos veículos elétricos chineses.
Falso, os VE vendem muitissimo bem, cerca de 4 VE vendidos por cara carro IC.
Mas podemos testemunhar o milagre com os nossos olhos, carros a gasolina e diesel são nos dias de hoje uma raridade de se ver nas estradas.
Palavra de santo JL
😀 😀 😀 esse gajo ja enjoa
Tal como o toder.
Já viste a suberba do homem? Fala-se em santo e ele vem logo a correr tentar benzer isto tudo!
Então diga lá o que o atormenta ?
Então mostre lá onde eu disse isso ?
Não sou digno de colocar na minha boca palavras de Santo JL, senhor da mobilidade electrica.
Amém
Portanto sempre confirma que só inventa, diga lá o que o atormenta ?
Este que só deve ter bicicletas, nem sequer sabia que nos centros de inspeção procuram por ferrugem…
é não ligar.
Isto não é como começa, mas sim como acaba, e tudo acaba quando tem um começo, mas querem esse ciclo muito reduzido. Mundos modernos.
As marcas tradicionais vão acabar por só se vender no velho continente…
Sim porque Asia, Africa e America latina andam cheias de eletricos . Os eletricos não sao o futuro a litio, a hidrogenio sim mas daqui a 10 anos apenas com motores de fusão
Se fizesses uma pesquisa antes de comentares irias ficar surpreendido com o crescimento da venda de carros elétricos em alguns países de África da Ásia e da America do Sul. Em parte porque em muitos desses países não existe tarifas para os carros chineses ou são baixas.
América Latina está a ter um aumento significativo das marcas chinesas…
https://www.just-auto.com/analyst-comment/soaring-chinese-vehicle-sales-in-south-america-opportunities-and-challenges-ahead/
América do Norte, mais nomeadamente no México onde não possui entraves alfandegários, também está a ter um crescimento a olhos vistos.
África:
Chinese cars dominate new car market
https://www.news24.com/news24/southafrica/news/us-ambassador-brigety-resigns-chinese-cars-dominate-new-car-market-todays-top-7-stories-in-7-minutes-20241118
Imports of Chinese cars into South Africa are on the rise
https://www.cna.al/english/kosova-bota/rriten-importet-e-makinave-kineze-ne-afriken-e-jugut-i410490
Chinese Carmakers Hit Gold In Africa
https://edutimesafrica.com/chinese-carmakers-hit-gold-in-africa/
How Chinese Chery is capturing Lagos automotive market
https://businessday.ng/transport/article/how-chinese-chery-is-capturing-lagos-automotive-market/#google_vignette
Estes países não possuem tarifas e estão a receber as marcas chinesas de braços abertos.
Para além disso um carro a hidrogénio é um carro elétrico na mesma… a única diferença está na forma como alimentam o motor elétrico do carro.
Sim, os carros a hidrogénio são VEs que usam como fonte principal de electricidade o prórprio hidrogénio. Também o há que utilizam como fonte principal o vento, água, carvão, gás e urânio.
Errado, usam como fonte principal o gás produzido em refinarias.
Só que o hidrogénio não aparece sozinho.
Por isso também ele precisa de usar vento, água, carvão, gás e urânio para o obterem através da eletrolise, que é um processo que usa eletricidade…
Carros a hidrogénio também usam lítio, além de outros elementos bem raros, como a platina, irídio, estrôncio.
Se são tão bons porque não se vendem ?
O que é um motor de fusão? Anda a sonhar alto ?
Este ano vieram comigo mais dois casais amigos nas férias aqui na Ásia, ficaram espantados com a quantidade de carros Toyota que circulam nas estradas assim como motas da Honda, na Ásia e África a Toyota goza de um prestígio que vai ser complicado superar.
Nós os Europeus estamos mais preocupados em reduzir as emissões o resto do mundo ainda nem pensa nisso e somos uma migalha comparados com eles.
Acho bem a transição para VE acho é que estamos com muita pressa e estamos a dar tiros nos pés e estamos a queimar o motor da economia europeia.
Normal.
No entanto com o passar dos anos, vais constatar o declínio da Toyota, porque isso não acontece do dia para a noite.
Sim claro.
Pois eu quase de certeza que vou comprar um Corolla híbrido em 2025, precisamente para contribuir para esse declínio.
Então só a combustão já não é bom???? lolol
Já agora a Toyota agradece, já que as vendas globais estão em queda nos últimos 8 meses…
Se me mostrares um comentário meu onde eu dga objetivamente que SÓ A COMBUSTÃO é que é bom, podes escolher o restaurante, que eu pago.
Há muitos meses que por aqui digo que não compro um EV porque não tenho como o carregar em casa e que a minha opção será a de comprar um HEV (até referi num comentário que seria precisamente o Corolla).
Tens de começar a prestar mais atenção, andas muito distraído.
Fácil:
Este é um comentário meu onde diz objetivamente que SÓ A COMBUSTÃO é que é bom.
Quando podemos marcar?
😀
Mudar de um 100% a combustão para um hibrido é estar mais perto de mudar para um 100% a combustão, aos longo dos anos tenho falado com pessoas que agora só têm ev e muitas passaram por isso, ICE->HEV->EV, a maioria diz que só tem pena de não ter dado logo o salto….
Esse é aquele argumento que fico na dúvida, entendo que como não tem como carregar, mais vale um hibrido, mas será que um hibrido vale a pena em relação a um 100% a combustão ? o custo a mais dele alguma vez compensa ?
Nesses locais a fiabilidade e rubustez é o mais importante.
Estamos a queimar o motor da economia europeia á conta de medidas onde menos fazem impacto no mundo e dos bolsos dos europeus.
Há muitos anos que é assim, não é de agora. Presumo que está a falar de Singapura, também estive lá há 1 mês, mas também acontece na Tailândia, no Vietnam e noutros estados.
Mas também se vêem muitos carros eléctricos , não tanto como na China obviamente, mas já se vê.
Agora o que poucos sabem é que em Singapura um carro eléctrico paga 150% de taxa, inacreditável, o Y custa lá quase 130,000 usd , o Zeekr quase 150,000 usd.
Ainda se queixam aqui…
Eis que os haters de mobilidade elétrica deixaram de ter argumentos plausíveis, e conseguem iniciar os comentários com ofensa.
Pois bem, felizmente massa cinzenta queimada não liberta monóxido de carbono como queimar combustíveis fósseis, mas aparentemente causa sintomas como inveja que leva a abrir notícias de mobilidade elétrica só pra destilar ódio nos comentários. Foi o que fiz agora sim, mas porque enerva não se resumirem a ficar calados e começar mesmo com ataques direcionados e pessoais. Poupem-se e vão destilar ódio prós comentários das notícias dos preços de combustíveis e petróleo etc
Impossível, que grande calúnia dizer que os carros elétricos perderam terreno!
Os profetas dos EV’s juram a pés juntos que os elétricos se vendem como sardinhas no São João e eles nunca admitem estar errados. NUNCA!
LOL 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
Mostre lá um que diga isso ?
Ninguém quer elétricos. Quem caiu na armadilha perdeu 50% do valor do carro em apenas 1 ano. Parabéns XD
Então quer dizer que ninguém quer diesel, gasolina, gpl, hibridos plugin?
@JL, isto não é impingir elétricos pois não? Tal como o outro que diz… oh sr. dr. juiz, a senhora atirou-se 20 vezes para cima da faca.
https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/oe2025-agravamento-dos-impostos-em-22-vai-fazer-precos-dos-combustiveis-subir-no-proximo-ano-alerta-associacao/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
Os preços nunca subiram antes, só subiram agora que circulam veículos elétricos…
O que tem isso a ver com os eléctricos ? não entendi…..
Até porque:
“De acordo com a ANAREC, o descongelamento e gradual subida da taxa de carbono vai ter “um forte impacto nos preços finais dos combustíveis que são pagos pelo consumidor final”. O único benefício, prossegue a entidade, é “mais receita fiscal” para o Estado.”
Portanto, ela já tinha aumentado, e curiosamente baixaram-na.
Portanto agradeça aos veiculos eléctricos.
Então mas se os seus eletrodomésticos com rodas são muita bons, não devíamos estar a assistir a uma diminuição acentuada do consumo de combustível?
Algo aqui não está certo.
O único eletrométrico que tenho com rodas é um aspirador, que não uso fora de casa, se é que sabe o que é isso.
O meu é muito bom, aspira muito bem.
E estamos a olhar, basta pesquisar, mas ao contrário de si, eu não invento:
https ://welectric.pt/2024/09/24/consumo-de-combustiveis-rodoviarios-em-portugal-tem-de-diminuir-mais-de-5-ao-ano-ate-2030-estamos-muito-distantes-disso/
Durante decadas os combustiveis estiveram sempre em baixa. Tinham de vir os Elektros para dar cabo da coisa.
O consumidor europeu compra veículos híbridos esta é a realidade do futuro próximo. O BEV em declínio tem explicação com o fim dos incentivos à compra em muitos países.
Nos híbridos é igual, quando acabarem os incentivos, foi o que se viu.
Não está em declínio, está com uma ligeira redução.
Cada vez mais trânsito nas cidades devido ao aumento de egocêntricos adeptos da salvação via veículos eléctricos. Se não fosse haver passes gratuitos nos transportes públicos e seria bem pior. Mas a questão é essa, porque é que tem que haver passes gratuitos? Sim, porque devem ser poucos os utilizadores de VEs que utilizam transportes públicos.
Isso só acontece porque há veiculos eléctricos, quando foram só a combustão durante décadas não havia esse problema.
Então os utilizadores de VEs levam os seus VEs nos transportes públicos ? e os utilizadores de ICE’s não levam nem se transportam neles devido ao preconceito ?
O pessoal não é contra o trânsito. O que não se quer é trânsito com VE.
Imagina o martirio que deve ser estar no meio do pará arranca com VE.
Abrem a janela, não há barulho, não há fumos não há nada. Deve ser horrível
Realmente é muito chato, um ve com motor de arranque sempre a arrancar, ainda ontem tinha um diesel à minha frente, em 10 metros que a fila andou em 1 minuto, o motor eléctrico do diesel arrancou algumas 3 vezes.
Um utilizador de VE andar de autocarro ou comboio? Isso é coisa de pobre. Eu tenho um VE não ando nos transportes com a ralé.
Lá está o preconceito.
+1 tenho saudades do tempo em que nao havia veiculos electricos, cidades praticamente vazias
Não há nada como cheiro de Diesel a ser queimado logo pela manhã…
No outro dia vi pela primeira vez um BYD estacionado no parque.
Tenho que dizer aqui que voltei para trás para ver aquilo mais ao pormenor.
Mas que carro imponente…
Exterior com uma estética aprimorada e os interiores então parecem um quarto de Hotel de 20 estrelas.
Do que conheço, este é melhor que Tesla.
Os restaurantes Chinos de antigamente tb pareciam super luxuosos mas era tudo de má qualidade.
Mas sim, devem ser melhores que os Tesla, isso não é dficil, que usa bancos de plástico a que dão o nome pomposo de “vegan”
É como as tascas… mas não resistes em lá ir.
Adoro tascas. Ao menos são genuínas.
…No entanto, a queda nas vendas de elétricos é uma aparente realidade, com vários fatores a pesarem neste momento. O maior deles será mesmo a aplicação das novas taxas nos veículos elétricos chineses…
Durante todo o Outubro de 2024, ainda foi possível importar e vender um elektro Chino isento das novas taxas.
Portanto esse efeito das taxas em nada contribuiu psra o flop elektro. Bem pelo contrario. Em SET foi td comprar elektros chinos para aproveitar os saldos. E em Outubro tb.
Novembro já se deve notar algum efeito, mas atenção q há dezenas de milhar de carros chinos por aí infiltrados já importados e armazenados, a maioria perto do salitre. Esses tb não devem sofrer com as novas taxas mas já devem trazer bicho looolooolool
https://pt.euronews.com/business/2024/10/29/ue-confirma-aplicacao-de-tarifas-elevadas-aos-carros-eletricos-chineses
Parece que o flop da combustão nem precisou de aumento de taxas para caírem por ali abaixo.
Será que a Bosch só faz peças para eléctricos ?
Ah esperem, os culpados são sempre os eléctricos, já me esquecia…
https://pt.euronews.com/business/2024/11/22/bosch-vai-cortar-milhares-de-postos-de-trabalho
Sabes que a Bosch não faz só peças para carros, verdade? Este teu comentário foi sem pensar de certeza, estavas distraído, ou só então não conseguiste um argumento honesto.
Como no artigo os culpados são os carros….
Conclusão, em vez de argumentares algo, preferiste dizer disparates, certo?
Vitor M., se ler o link não está escrito disparates:
“O fornecedor alemão de tecnologia automóvel Bosch”
“A empresa citou a estagnação das vendas globais de automóveis, a excessiva capacidade de produção da indústria automóvel em comparação com as perspetivas de vendas e uma transição mais lenta do que o previsto para veículos elétricos e controlados por software.
Cerca de 3.500 das reduções de postos de trabalho ocorrerão antes do final de 2027 e atingirão a parte da empresa que desenvolve tecnologias avançadas de assistência ao condutor e de condução automatizada, bem como software centralizado para veículos, afirmou a Bosch, com sede em Gerlingen, perto de Estugarda. Cerca de metade das reduções de postos de trabalho serão efetuadas em locais na Alemanha.”
Se calhar deve um pedido de desculpas ao JL.
Não sejamos ingénuos. O JL está a tentar colar os resultados negativos da Bosch ao mercado dos térmicos, como se a Bosch dependesse exclusivamente do mercado automóvel (térmico). E na verdade, e ele sabe, nos últimos anos a Bosch tem investido fortemente na eletrificação do segmento automóvel, inteligência artificial (IA) e tecnologias verdes, como soluções de hidrogénio, para se alinhar às novas políticas de sustentabilidade global. E a resposta dele “Como no artigo os culpados são os carros….” mostra bem que apenas está a introduzir um elemento de forma enviesada.
Não precisei de argumentar, está no artigo.
Enviesaste.
Daí a minha pergunta, se até apontaram em soluções que não vendem, é normal terem de mandar pessoas para a rua.
Aliás, basta ler o artigo para se perceber que tentam culpar sempre os mesmos.
Não tem nada a ver. Foi um conjunto de fatores que levou a empresa a este cenário atual. Não são os carros, ou as bombas de calor, os eletrodomésticos ou a aposta em tecnologias de navegação. Fopi um conjunto de fatores que está a atingir a Europa bem no seu coração.
As peças que a Bosh mais vende são para carros a combustão.
Basta dar uma vista de olhos ao catalogo onde encontras desde motores de arranque a correias de transmissão.
https://www.boschaftermarket.com/pt/pt/pe%C3%A7as/-/Pe%C3%A7as_e_acess%C3%B3rios/
O que acontece é precisamente que o mercado dos automóveis caiu com a pandemia e nunca mais recuperou.
E tinham lucro. Nesse teu ponto de vista, terá sido a aposta nos elétricos e a fraca adesão nos consumidores, que terá arrastado a empresa para os resultados atuais. Logo, o JL apenas quis enviesar a retórica.
Está no artigo:
O problema foi a contração de mercado que não voltou a níveis pré-pandemia, assim como a concorrência no desenvolvimento de peças que consegue custos de produção mais baixos aliado à aposta de tecnologia de software que não se chegou a implementar ainda…
De relembrar que nem só os veículos elétricos são capazes de conduzir sozinhos, pois os carros a combustão também, mas sendo de implementação mais difícil.
Ou seja, a Bosh está em declínio e não tem nada a ver com os carros elétricos mas sim que as marcas tradicionais estarem a vender menos… ou seja, o JL tem razão.
Não tem. E a realidade mostra-nos isso, só se não quoiseres ver! São as apostas de milhar de milhões nas novas unidades fabris que estão a delapidar as marcas automóveis. Porque, além do enorme envolvimento financeiro na transformação das suas unidades de produção, as marcas têm de mudar o próprio mercado, a cadeia de fornecimento, a tecnologia disponível, e tudo isto está a demorar ganhar tração e devolver às marcas o ROI. Como tal, os fornecedores eestão a pagar também esse preço. E a Bosch é um das marcas que o mercado alemão tem castigado. E não é por acaso que vemos as marcas alemãs com muitos problemas. Ou seja tu e o JL estão apenas errados a sacudir a água do capote da política de acabar com os térmicos.
“According to Bosch, manufacturers need significantly fewer parts for electric vehicles, for example, which is leading to overstaffing.”
https://finance.yahoo.com/news/german-car-supplier-bosch-slash-152720489.html
Acho que deves mesmo um pedido de desculpa ao JL…
Até porque como podes ler a Bosh informa que depende mais dos térmicos do que dos elétricos e culpa dessa situação [para além de outras já referidas] é não se estarem a vender tantos carros térmicos.
Tens de ler tudo. É desonesto estares a truncar as frases 😀 só te enganas a ti. Vamos lá desmascarar essa tua “farsa”:
The supplier attributed the downsizing to the crisis in the automotive industry.
“Global vehicle production will stagnate this year at around 93 million units, if not decline slightly compared to the previous year,” Bosch said.
A slight recovery at best is expected in the coming year amid considerable overcapacity in the industry. Competitive and price pressure has also intensified.
According to Bosch, manufacturers need significantly fewer parts for electric vehicles, for example, which is leading to overstaffing.
Está aqui clarinho que tu deves à verdade um pedido de desculpas. Eles dizem mesmo que o mercado, com esta nova política, com preços mais altos, com menos componentes nos elétricos, está a “despedir” pessoas que são, atualmente, mão de obra a mais. Está lá clarinho 😀 ainda bem que foste ler (engraçado foi tu ires apenas copiar a frase que, solta, dava a entender que o problema com os elétricos era o menos, em vez de dizeres, o que era honesto, que o problema dos elétricos era o menos consumo de peças) 😀
Depois há uma coisa estranha, tu dizes, “[para além de outras já referidas] é não se estarem a vender tantos carros térmicos.” pois claro, não estão por culpa do esforço na aposta nos elétricos. Que está a matar o mercado. Mas qual é a dúvida?
Tu e o JL estão a tentar clarear a situação, mas não pega 😉
Acredito que tenha sido, dai a minha admiração em tentar culpar sempre os mesmos.
Sempre não, atualmente sim, os elétricos e o forçar o mercado a adotar políticas para acabar coms os térmicos é que estão na base de muitos destes despedimentos. Tal como referi já várias vezes.
Se o mercado que tinham continuam a ter, quer dizer que não deixaram de fabricar peças para o velho mercado, eles não dizem em que sectores vão despedir pessoas.
A sério que estás a dizer isso? Estás totalmente errado. Como deverias saber, em 2023, as vendas de carros europeus enfrentaram dificuldades significativas no mercado chinês, perdendo participação para marcas locais devido à competitividade dos preços e avanços tecnológicos oferecidos pelos fabricantes chineses. Antes da pandemia, as marcas alemãs detinham cerca de 25% do mercado chinês, mas essa participação caiu para 15% em 2023, com quedas nas vendas de marcas como BMW (-30%) e Volkswagen (-15%). Agora faz as contas associando a isto a perda de competitividade no próprio mercado europeu e americano.
Não tenhas dúvidas que estás errado.
Mas eles não deixaram de produzir peças para os não elétricos ? ou deixaram ?
Só que não têm saída. E isso é ainda um problema maior, que é o stock. O investimento de milhões em investigação, desenvolvimento, fabrico e aplicação não está a ter retorno,c omo é dito no texto que amavelmente o Realista usou para truncar informação. Isso é castrador para a Bosch e para muitas outras empresas que têm o seu foco na indústria automóvel. Estas viram o seu ROI mal parado. Além disso, há a menor necessidade de mão de obra. O que está também no foco destes despedimentos. Os elétricos são uma evolução no setor automóvel, mas está a ser um parto complicado, eventualmente por uma aposta errada e fora de tempo (ou com metas demasiado otimistas por parte dos senhores das secretárias no parlamento europeu).
Curioso, porque só anda com esses problemas aqueles que fabricam há décadas veículos a combustão, os que só fabricam elétricos não estão a ter esses problemas.
Curioso não ?
Novamente não sabes o que dizes. Coda Automotive (EUA) faliu, Fisker Automotive (EUA) faliu, Think Global (Noruega) faliu, Aptera Motors (EUA) faliu, Better Place (Israel) faliu, Faraday Future (EUA/China) faliu… e nem vamos ao mercado chinês.
Não sabes o que dizes. Não estás a ser sério.
Que eles enfrentam quedas já sabemos, era mesmo a isso que eu queria chegar, e muito grande nos a combustão, ainda bem que já lá chegou.
Tu não querias lá chegar nada. Andas à volta da mesa não dizes nada. Começaste a dizer que a culpa afinal não era dos elétricos, que tristemente estavas a dizer que eram sempre os culpados, agora dizes que queres chegar onde nem sabias o que estavas a dizer. Já percebemos que não dizes nada de útil.
Forçar do mercado não entendo, até porque aos dias de hoje têm mais tecnologias a vender do que antes que só competiam com diesel ou gasolina.
Então? Forçar do mercado com sanções, timing apertado e políticas restritivas. É disso que se fala. Por isso as vendas estão a cair, e estes players padecem.
Isso é novidade de agora ? ou vem desde os anos 90 ?
Não desconverses.
Se vamos para as que faliram, então também têm muitas de ambos os lados.
Não vou considerar aquelas que nem se implantaram no mercado, como é a mercedes e vw.
Lá estás, não sabes o que dizes. Ora dás no cravo, ou dás na ferradura. Primeiro não havia… agora os outros também. Enfim!
O que eu disse foi isto:
“Curioso, porque só anda com esses problemas aqueles que fabricam há décadas veículos a combustão, os que só fabricam elétricos não estão a ter esses problemas. “
E mostrei-te que estão a ter, até faliram. Estás errado.
Tanto de um lado como do outro.
Não se esqueça que a Fisker começou com hibridos, e faliu com eles.
Mentira. A Fisker investiu milhões na passages para o 100% elétrico e correu mal. Foi nesse processo que a falência apareceu.
Qual dessas afirmacoes que assinalaste e fizeste copia não tinham sido referidos por mim anteriormente?! Essas informações estão na minha última resposta e ao copiares não estas a acrescentar nada novo…
E quanto ao softwares da BOSH não é exclusivo para carros elétricos, mas passa também por sistemas de infoentretenimento até programação de centralinas, dos quais a BOSH são bastante fortes.
Agora baralhaste-te todo. É que copiaste uma frase, mas o inglês traiu-te então. Ora vai lá ler de novo.
Problemas referidos por mim e o que dizes que omiti nessa noticia:
1) “O problema foi a contração de mercado que não voltou a níveis pré-pandemia, ”
O que indicaste:
“Global vehicle production will stagnate this year at around 93 million units, if not decline slightly compared to the previous year,” Bosch said.”
2) assim como a concorrência no desenvolvimento de peças que consegue custos de produção mais baixos
O que indicaste:
“Competitive and price pressure has also intensified.”
3) aliado à aposta de tecnologia de software que não se chegou a implementar ainda… De relembrar que nem só os veículos elétricos são capazes de conduzir sozinhos, pois os carros a combustão também, mas sendo de implementação mais difícil.
O que indicaste:
“Moreover, the market for future technology is not developing as Bosch expected, with demand for driver assistance systems and solutions for automated driving falling significantly short.”
Ou seja basicamente eu já tinha indicado todas essas problemáticas e não devo nenhuma desculpa à verdade antes pelo contrário…