PplWare Mobile

Taiwan diz que a TSMC está 10 anos à frente da China no domínio de chips

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Aves says:

    E a diferença entre a China e Taiwan/TSAMC chama-se: ASML. O que escrevi num comentário de um post de 22/05/2024:
    – A China usa DUV (litografia ultravioleta profunda), com que chegou recentemente, com surpresa geral, ao chip de 7nm. Sabia-se que tinha em preparação um desenvolvimento, SAQP (padrão quádruplo autoalinhado) com que pretendia chegar aos 5nm.
    – A TSMC (desde 2019), a Samsung e a Intel passaram usar a litografia UVE (litografia ultravioleta extrema), com máquinas produzidas exclusivamente pela holandesa ASML. A TSMC está a fabricar chips de 3nm e, com as mesmas máquinas, fabricará chips de 1,6nm em 2026 [E em 2025, espera-se que fabrique de 2nm, exclusivamente para a Apple].
    – A ASML vendeu a primeira máquina “High NA EUV”, à Intel , em abril, que a TSMC reconhece como importante para o fabrico de chips sub-3nm,
    Quais são os problemas do DUV na China, e pode baixar dos 5nm? Diz a ASML que: “Durante anos, temos empurrado os limites da litografia DUV, restando pouco espaço para ajustes”. Conclui-se que a China empurrou esses limites, mas que não os eliminou, pois são limites da física de fabrico (a ASML explica a parte da física). Outro aspeto inevitável é que forçar o limite obriga a aumentar o tempo de produção e cria riscos adicionais de serem produzidos chips defeituosos, com o correspondente aumento do custo de fabrico.
    Por isso, uma vez que a ASML está impedida de lhe vender máquinas EUV, a China continuará com um atraso de alguns anos em relação à TSMC/Taiwan.

    • David Guerreiro says:

      Se os chineses são tão bons como alguns apregoam já deveriam ter criado máquinas tão boas ou melhores do que as da ASML.

    • tagus+park says:

      @Aves, este comentario teu foi bastante informativo e imparcial. Acho que os editores de pplware deviam era aprender com alguns comentarios e escrever artigos mais esclarecedores.

    • Alpoim Calvao says:

      E bom bom comentario, so para adicionar, a Intel tem poucas maquinas de EUV, as que usava em R&D foram a pouco tempo enviadas para a Irelanda. As novas High NA, para ja so em R&D. Primeiro que cheguem a producao ainda vai faltar bastante tempo.

  2. PorcoDoPunjab says:

    Dez anos atrasada?
    Em dois ou três anos recuperam isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.