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Diretor-executivo da Ford foi à China e regressou chocado com a indústria automóvel

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Toni da Adega says:

    Mais um que não sabe o que está a falar. Ele que vá ás redes sociais aprender alguma coisa de automoveis e da sua industria e depois que fale.
    Quem nunca foi á china e quem nunca fabricou um veiculo sabe que isto é tudo propaganda. E para falar de Elektros primeiro tem que perguntar a quem nunca teve um, esses são os unicos que realmente sabem.

  2. freakonaleash says:

    Peninha nenhuma da Ford, mexam-se! Aliás tivessem-se mexido quando a Tesla começou a mexer mesmo ao vosso lado e já não estavam nesta alhada.
    Eu defendo postos de trabalho europeus, logo defendo as tarifas de importação, agora se o patrão é chinês ou alemão pouco me diz.
    Era preferível que fosse alemão mas foram tão gananciosos décadas antes com a deslocação de fábricas para a China e ainda andaram com o dieselgate e agora têm a vossa marca ligada ao suporte de vida, temos pena…nenhuma, bem podem desaparecer.
    Venha a BYD e outros que tais ocupar as fábricas europeias não me chateia nada!

  3. TugAzeiteiro says:

    Há anos que se fala que as construtoras tradicionais, que ficaram à sombra da bananeira, iam passar um mau bocado e muitas iam mesmo à falência e/ou seriam vendidas a grupos chineses. A Ford não será certamente, mas haverá algumas marcas do grupo Stellantis que estão a caminho… Diga-se o que se disser, os chineses foram inteligentes quando há 20 anos atrás foram buscar engenheiros na reforma à Europa e EUA (os ditos velhos que o mundo ocidental teima em descartar), oferecendo ordenados muito apetecíveis, em troca do seu conhecimento. Está à vista os resultados…

  4. PorcoDoPunjab says:

    E depois ainda dizem que os Chineses andam a copiar… se estão à frente andam a copiar como?

  5. Rodrigo says:

    “carros com tecnologias muito avançadas, indo além da capacidade ocidental”

    E novidades?
    Os chineses já a muito passaram tecnologicamente a Europa e em alguns sectores os EUA.

  6. CA says:

    A China soube atrair e bem e o Ocidente queria viver à custa dela mas eles foram mais inteligentes, utilizaram a humildade como trunfo e assim muitas marcas ocidentais caíram que nem patinhos, venham eles.

    • Yamahia says:

      Muita humildade sem sobra de dúvidas:
      https ://sicnoticias.pt/pais/2024-09-18-um-morto-por-disparo-e-varios-feridos-com-arma-branca-em-vila-do-conde-d3c2a94c

  7. hfma says:

    hum.. china, europa é tudo o mesmo, só troca a moeda.
    todos os carros, até mesmo alguns premium são “péssima” qualidade, não adianta dizer que é Mercedes, Audi, Bmw, Porsche, austin, ferrari.. a mim não me apanham nessa á uns dia falava com um senhor vendedor da Porsche stand autorizado que dizia “eu as vezes sinto vergonha vendo um carro de 150.000 e sei que vai vir com problema na bomba de agua”.. isto para dizer que, as marcas mais conceituadas na europa vão andando com o “nome”.. mas a dinâmica mudou, antigamente um carro era para 1 vida, hoje um carro de de um jovem adulto em trabalho, dura em torno de 4 a 7 anos, no meu carro eu troco de carro a cada 4 anos, com 250 a 300mil km.. tenho um colega com o ev6 100% eletrico, 3 anos tem a bateria a 79%… é sempre a queimar e problema é “as baterias velhas.. estes carros velhos vao para onde?”.. eu tenho tesla Model S, gosto.. mas em Leasing ! Foi o tempo de ter um senhor carro bom e de qualidade como o meu audi s3 de 1990(agora é museu está na garagem.. )

    • JL says:

      Se tiver alguma bateria dessas diga, eu fico com ela.

      Difícil acreditar uma bateria de um Kia com 3 anos estar a 79%, quando há bem mais velhos e usados com elas acima dos 98%.

      • PeterJust says:

        Ele ouviu dizer e depois vem aqui ecoar como se fosse o maior entendedor da poda. As baterias de litio não só de carros, de ferramentas, telemoveis, etc são das coisas mais eficazes de reciclar, além de que uma bateria de carro a 50% alimenta uma casa durante uma semana, portanto… o KIA pode ter um problema ou pode ter 79% porque fez uma carga rápida e só carregou até aos 80, enfim…

        • JL says:

          É mesmo para isso que estou à procura…

          Ainda agora vi um à venda com 2 anos, 80 mil kms e tem a bateria 100%.

          • Yamahia says:

            E como diz que tem a bateria a 100% é verdade e não há mais discussão, lool.
            Faz lembrar o outro:
            “…Qual não é o meu espanto ao ver esse print, que o meu carro apresenta um valor para o S.O.H de 100%. Sim é isso, um carro com 5 anos e com 73.000 Kms, teve uma degradação das baterias de 0%. …”

          • JL says:

            Se diz que tem a 100% é porque obteu essa informação nalgum lado, senão não a colocava.

            Acredito bem que esteja com 100%, já vi um táxi com quase 400 mil KMS e tinha 98%.

            Mas ele tem teve degradação, a Kia e Hyundai é que metem menos capacidade nos cálculos que aquela que tem, ou seja, os carros quando são novos têm mais de 100% de SOH.

          • Yamahia says:

            Não estou a falar de degradacôes mínimas.
            No caso do testemunho em apreço, o KIA estava com o alcance comprometido a menos de metade do que qd era novo o q supõe uma degradação na ordem dos 50%.
            Quer ver o testemunho completo e ao mesmo tempo conferir como é aldrabona esta indústria do carro elektro ?

          • JL says:

            A degradação é o que é, não já mínima nem máximo.

            A sério que vai trazer testemunhos de mecânicos que nem isso sabem ver ?

            Se for um Kia soul de primeira geração nem vale a pena, já toda a gente sabe que as baterias da primeira geração não eram grande coisa, têm refrigeração como os híbridos, é feita apenas com o ar do habitáculo.

            São aldrabonas ? Devem ter herdado isso da sua longa experiência com combustão, onde ainda são mais.

          • Yamahia says:

            Não sabe ler?
            A Univex, agente KIA deu um print do software que a kia usa para medir o estado das baterias e informou o Cliente que as baterias estavam boas e mais, com S.O.H a 100%.
            Que interessa para o caso o modelo do carro? A marca está ou não está a mentir?
            Fdx que nhurro…

          • JL says:

            Então mostre lá esse print ?

            Nesse caso não é a marca que está a mentir, é o concessionário.

            Qualquer obd2 de 5 euros com software gratuito dá para ver isso, alem disso existem testes de 50 euros para confirmar essa saúde, não estamos a falar de carros a combustão que dão para esconder muitos problemas.

          • Yamahia says:

            Ai que caraças. E então? Não é o concessionário o representante da marca?
            Se calhar vale mais a informação que vc deu que está um usado à venda com 2 anos, 80 mil kms e tem a bateria 100%.
            Só cai quem quer.

          • JL says:

            Não, o concessionário vende da marca, tanto que os há multi marca.

        • hfma says:

          eu só não vou é em cantigas,”A etapa mais cara e trabalhosa na reciclagem de baterias é a extração de materiais valiosos como lítio, cobalto, níquel e manganês. ” ou seja, reciclar e “SIMPLES” mas e das coisas mais dispendiosas que pode fazer.. não é trocar a pilha de uma coisa para a outra, daqui a uns anos falamos..

          • JL says:

            Esses não usam pilhas, e os que usam não há reciclagem para os metais valiosos, porque simplesmente desapareceram.

            E sim podem ser trocadas, podemos falar já, já ando com eles há 16 anos.

      • hfma says:

        Andar com um carro elétrico para fazer 100k por dia, numa utilização razoável acredito.. agora faça 200, 250 por dia .. autoestrada, carregamento de 35minutos + completo em casa e depois falamos.

        • JL says:

          Quantos mais fizer mais compensa.

          Com esses KMS nem precisa carregar fora de casa.

          • hfma says:

            sabe como funciona a bateria na parte técnica ?
            o que danifica a bateria, o que torna a bateria pouco durável ? Não são nem os anos nem os quilômetros.. são os tempos! um dia pode ser que eu me dê ao trabalho de vos explicar..
            Eu das baterias falo com conhecimento de causa, estive 2 anos ligado a Alexandria no desenvolvimento “engenharia” de baterias e postos de carregamento autorizados testa.. eu não vou em cantigas, porque é tudo “disfarçado”.. existem mecanismo de “sub” baterias para regenerar a bateria principal.. os células não são regeneráveis.. e é fisicamente impossível algo que está a 100% desde que descarregar o desgaste da célula é instantânea dai a importância dos tempo de carregamento e circuitos de carregamento.
            por exemplo, a Apple faz “pressão” para ter os carregados deles porquê ? A Testa faz o mesmo porque ? São todos loucos ? Eu tenho um casa circuitos que coloco o carro da testa sempre a 100% de bateria.. como os chineses, colocam na leitura global de “cellslife” e nã de “cellscharge”.. em termos praticos e quantas celulas existem 100 quantas funcionam 99 bateria 99 .. se for o contador pelas celulas life charging.. muitas vezes não chega as 80%..

          • JL says:

            Sei.

            Mas mudou de assunto porquê?

            Para quê dar ao trabalho, só pelo que disse não sabe.

          • JL says:

            Desde quando a Tesla faz pressão para os ter carregados ?

            Depende do tipo de bateria, sabe qual é a bateria e porque aconselham a carregar a 100 %.

        • Toni da Adega says:

          200/250km por dia não é problema nenhum, basta carregar em casa e ainda sobra.
          Agora para quem fizer 500km continuos diariamente já pode ser um problema.

    • AlexS says:

      “antigamente um carro era para 1 vida”

      Ridículo. Era para uma vida porque não se andava nada. Quantos carros antigamente faziam 300000km em poucos anos?

  8. papa arrroz says:

    Medo? Todos os ocidentais deviam deixar de comprar coisas chinesas e fomentar industrialização do ocidente novamente.
    Dependência mínima da china!
    Queria ver quem tinha medo de quem e do quê, mas infelizmente deixamos que os medíocres nos governem no ocidente.
    Disso, sim, tenho muito medo.

    • PorcoDoPunjab says:

      papa arroz, não são os Chineses com quem se deve preocupar.
      Com quem se deve preocupar são com outros, que vêm de barco.
      Esses é que estão a minar tudo por dentro.
      Isto vai ser lindo de ver….

      • PeterJust says:

        Que ignorância… estás com medo que te roubem o emprego de entregar pizzas?

      • Jose says:

        Nem mais! Nunca no Ocidente tivemos liders tão medíocres. Preocupam-sr mais em andar em desculpas estúpidas e em politicas que ofendem o sentir das nações, para culminar, andar a sustentar o avanço chinês! Não há muito tempo, andam a dizer bas Universidades “que temos de empobrecer” para permitir a outros enriquecer! Agora, dedicam-se a temas que dividem as sociedades e promovendo gente que nem para passear o cão tem capacidade quanto mais estar à frente dis nossos destinos. Entretanto, a nossa industria é inteligência definham. Não foram os outros, qye espiam e copiam, foram os nossos que entendem que devemos viver em crise e com pior nível de vida como já se vê nas novas gerações!

  9. Joao M. says:

    Eu não percebo este tema de se pedir subsidios ao estado para se ter “força” para bater a concorrencia mais barata externa. Quer dizer, percebo o porquê de as empresas pedirem subsídios mas não percebo porque é que as pessoas apoiam estas medidas.
    O dinheiro dos subsidios do estado (ou até europeus) vêm do bolso do contribuinte. Ou seja, mais subsidios = subir impostos porque a despesa aumenta. É o mesmo tema de a malta pensar que o que o estado dá é de graça.. tipo as SCUT.

    A economia é algo que necessita constante renovação para inovar. Uma empresa que é constantemente ajudada a ficar “à tona” para sobreviver não vai inovar. É preciso deixar morrer para algo novo crescer nesse meio. As marcas grandes, como FORD, VW, andaram a dormir à sombra da bananeira de serem “lideres” durante anos e não fizeram grande aposta em inovação. Aparece a TESLA a abanar os EVs há uns anos e começam a tremer. Agora entram as Chinesas pelo mercado a dentro com carros também com boa qualidade (a ideia que o que é chinês é mau já não se aplica como antigamente) e as emrpesas europeias e americanas começam a tremer ainda mais. Estão a pagar pelos erros do passado. Subsidios resolvem isto? Não.
    Protecionismo vai resolver isto? Também não – porque vivemos num mercado global e basta ver o resultado de se ter aumentado as taxas a importações de veiculos chineses – eles respondem com taxas também e o consumidor final é que paga isto.

    Ou seja, talvez o ideal seja deixar a ecnomomia fluir naturalmente. Talvez desta forma a Europa aprenda a realmente investir no empreendedorismo e não em politiquices arbitrárias para dar likes. Tenho muita pena de não termos mais malta que pense politicas a médio longo prazo… só se pensa em eleitoralismos, no que “fica bem” e em taxas e taxinhas.

    • NAF says:

      Finalmente alguem que diz alguma coisa de jeito. É a economia a funcionar. Aqui (Europa) andamos preocupados com o ser o “woke” possível e os otros andam preocupados em ter uma economia acelerada em direcção a prosperidade dos seus países e dos seus cidadãos. Aqui querem regular a IA, mas não desenvolvemos nada de IA. Ta tudo dito.

  10. B@rão Vermelho says:

    O que é certo é que a Mercedes ainda está com listas de espera de meses e em alguns modelos 1 ano.
    Eu vou todos os dias comprar pão a um supermercado aqui perto de casa, e dia sim dia não lá esta um Fiat 600E a carregar no carregador do supermercado, eu pergunto a quem já tenha VE, vale a pena comprar um VE e só carregar nos postos públicos?
    A pergunta não é para provocar nada nem ninguém é uma duvida que tenho se realmente é bom negócio para quem não possa carregar em casa.
    Eu estou a pensar comprar VE para o final do próximo ano, mas tenho forma de carregar em casa, e dai a minha duvida, se vale a pena comprar para carregar sempre fora.

    • JL says:

      Se é no continente compensa, é dos mais baratos.

      • B@rão Vermelho says:

        Lidl

        • Yamahia says:

          O problema de LIDL é ser ao minuto. Estás a pagar para velocidades 50kWh e depois só e tra a 30kWh.
          Bela táctica, no fim acabas a pagar (+ de 0,60€ o kWh)o mesmo que os PCUR da Powerdot que à sua maneira tb são uns aldrabilhas. Enfim. Continuem que vão bem.
          Lembro que um elektro para compensar tem que obter o kWh a menos de 0,375€.

    • Realista says:

      Mesmo em postos públicos, fica-me mais barato do que ir à bomba…

      Por exemplo, fui ao continente na Sexta-Feira e carreguei por 15 min enquanto fui a uma loja o equivalente para 50km por um custo de €1.83 (iva inc). Fazer km com um carro a gasóleo mesmo a gastar uns mágicos 3L/100km em cidade – que não faz – se pagar €1.5L pelo gasóleo ou 1.6 pela gasolina pagaria €2.25 (-18.6%) ou €2.40 (-23.75%)para fazer os mesmos km.

      • PeterJust says:

        3L em cidade só se for uma mota e mesmo assim tem de ser uma das poupadinhas

        • B@rão Vermelho says:

          @Realista, eu tenho um colega de trabalho que comprou agora à pouco tempo um BMW I3, ele diz que gasta mais coisa menos coisa 48€ a mais do que pagava normalmente na conta da luz, a casa atual é alugada e não tem paneis e ele está a construir casa onde vai ter paneis solares e dai a minha duvida, eu por exemplo no meu carro diesel gasto em média 70€ por mês e faço mais ou menos 950 km com um “carregamento” de diesel 🙂 :), se juntar os carregamentos do VE fora de casa a poupança não me parece assim tão evidente em comparação ao VE.
          Eu sei que não sou grande referencia pois sou bastante calmo a conduzir, e consigo fazer médias bem modestas devido a isso.

          • Realista says:

            Depende de vários fatores, a diferença do valor da eletricidade que pagava para o que paga não é a métrica mais correta. Mas eu com cerca de €30 faço 1500km por mês a carregar em casa… alias a carregar em casa os custos de quase todos os EV andam à volta de €0.018 a €0.025 por km enquanto que nos veículos a combustão os custos andam nos €0.065 a €0.10 por km.

            Mas é verdade, fora de casa a poupança não é tão grande mas pode ser significativa dependendo da utilização. Por exemplo os TVDE se pouparem 20% do consumo estamos a falar de quantias consideráveis ao fim de 1 ano!

            É claro que a nível pessoal depois entram fatores em jogo como o preço de aquisição do veículo elétrico que ainda é mais elevado mas depois existem as poupanças na manutenção e outros mix de fatores.

            Cada caso é um caso, mas geralmente sai sempre mais barato um VE a carregar em casa no longo prazo do que um carro equivalente a combustão.

          • B@rão Vermelho says:

            @Realista, obrigado pela explicação.
            Eu acho que tenho o perfil ideal para VE, 95% da utilização que faço no carro é à volta da aria de residência tenho possibilidade de carregar em casa, não faço ferias em Portugal e é raro fazer grandes deslocações dentro de Portugal, fiz na semana passada para ir buscar uma mota a zona do Porto mas é a exceção e não a regra.
            Vou manter o carro atual como é comercial dá imenso jeito para carregar ou fazer viagens mais longas “rapidamente ” se for urgente.

  11. Paulo Pessoa says:

    Com espera de 14 meses para receber um ford, os chineses não têm de se preocupar com o crescimento, são marcas como a Ford que estão a enviar os clientes para as marcas chinesas.

  12. N says:

    Duvido que o que o tenha chocado tenha sido a tecnologia, não há muito por onde inventar a não ser que os carros comecem a voar lá. O que o deve ter chocado imenso foi sim, e ele referiu, foi a autonomia e preço de venda dos carros que têm uma autonomia superior e preço inferior aos carros ocidentais. Mas já se sabe que em matérias de bateria a China está muito à frente de qualquer um.

  13. há+cada+gajo says:

    Querem ser concorrentes com a China que não respeita as modernas leis laborais nem respeita a dignidade humana ou as normas básicas de qualidade ? É isso que querem ? Esta malta só pensa em nivelar por baixo. Primeiro andaram colocar a tecnologia nas mãos dos chineses desviando o sistema produtivo ocidental para o oriente e agora queixam-se da burrada que fizeram. Só os cegos não viam o que estava a acontecer. Agora o monstro está bem vivo e dificilmente se abaterá.

  14. Tafc says:

    Passados uns anitos os carros chineses andam a cair de podre.

    • Ivo says:

      Gostaria de ressaltar que, se não aprecia este tipo de automóveis, fabricados na China, a escolha de não adquirir um é perfeitamente válida; ninguém é obrigado a comprar.
      Ademais, é interessante lembrar que, há alguns anos, havia opiniões semelhantes sobre os telemóveis, tablets ou PC fabricados na China, com muitos a afirmar que iriam deixar de funcionar após poucos dias de uso. Hoje, sabemos que não é bem assim, e a qualidade destes dispositivos evoluiu consideravelmente.
      No que diz respeito às baterias de veículos elétricos, a China tem se destacado, liderando o desenvolvimento e a produção, superando muitos outros países.

  15. Wagner says:

    O mundo está na eminência do colapso climatico , certo ? Carro menos poluentes devem ser mais acessíveis pra resolver o problema . Ai estão os carros acessíveis , mas de repente os problemas climáticos perdem sua importância , muito conveniente .

  16. Jc says:

    B tarde, já se previa que eles iam inundar as estradas e não só os comboios rápidos os telemóveis é tudo copiado vivi há 30 anos no Canadá na altura já se falava nesta invasão e espionagem industrial a mão de obra barata sai cara abriram as portas agora pensem.

    • Jose says:

      Mas claro, qual é a dúvida? Essa sua conclusão significa que ainda dá há gente que sabe usar o cérebro. Mas o drama todo é que muitos políticos e povos no Ocidente parecem ter apanhado uma doença que os tornou a todos imbecis que ainda por cima querem que todos sejamos em espécie de suicidas amorfos e sem carácter. Chegar até aqui, não tem ciência nenhuma, se souber ler a sociedade actual.

    • Toni da Adega says:

      Exactamente os comboios chineses são cópias baratas e bem mais lentos que os comboios europeus.

  17. Nirelle says:

    Os EUA acordaram a besta e o resto é que se lixa.

    • Jose says:

      Os americanos hoje meteram-se, voluntariamente, ao pé do precipício e querem dar o passo em frente, por mais que sejam avisados. Não admira que Zelensky para obter uma pequena vitória, tenha de ficar calado.

  18. Gracindo says:

    Pois claro, as empresas europeias e americanas armados em burros levaram toda a tecnologia para lá e deixaram que eles roubassem toda a tecnologia e agora como toda a jente lá trabalha para comer é só produzi a montes e pior é quando eles começarem a cair aos bocados e a arder

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