Atingimos um número recorde de seres humanos no espaço, segundo a NASA
Ainda que haja empresas que querem levar humanos para lá da Terra, a verdade é que enviar-nos é, ainda, uma tarefa difícil. Daí que um número recorde de humanos no espaço seja um marco a assinalar.
A tripulação a bordo da cápsula russa Soyuz, um voo para a Estação Espacial Internacional (em inglês, ISS) que teve lugar a 11 de setembro, marcou um recorde de residentes no espaço, com a humanidade a contar com 19 seres humanos a explorar o espaço.
Aquele foi o maior grupo de pessoas da história a viver no espaço, em simultâneo.
After Wednesday's launch to the @Space_Station, there are now 19 humans in orbit—a new record for humanity.
We're proud to help expand the boundaries of human exploration. Ad astra! pic.twitter.com/3FvzQlbmNN
— NASA (@NASA) September 13, 2024
A missão incluía o astronauta da NASA Don Pettit e os cosmonautas Alexey Ovchinin e Ivan Vagner. Estes juntaram-se a nove pessoas que já viviam no laboratório espacial: os astronautas da NASA Michael Barratt, Tracy Caldwell-Dyson, Matthew Dominick, Jeanette Epps, Barry Wilmore e Suni Williams, e os cosmonautas Nikolai Chub, Alexander Grebenkin e Oleg Kononenko.
Além destes, na ISS, outras três pessoas - Li Cong, Li Guangsu e Ye Guangfu - estavam a bordo da estação espacial chinesa, a Tiangong, e outras quatro estavam a bordo da Crew Dragon Resilience, parte da missão Polaris Dawn da SpaceX. Os quatro incluíam os civis Anna Menon, Scott Poteet, Sarah Gillis e Jared Isaacman- estes últimos realizaram a histórica primeira caminhada espacial comercial, no dia 12 de setembro.
O recorde anterior de humanos no espaço, que contou com 17 pessoas, foi atingido no ano passado, após o lançamento bem-sucedido da equipa de três pessoas a bordo da missão Shenzhou 16 da China.
Tenho uma lista para enviar sem retorno e sem cabine com suporte de vida…