PplWare Mobile

Apenas 0,6% dos condutores de elétricos já ficou retido por falta de bateria, diz sondagem

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Hugo says:

    São as mesmas pessoas que ficam sem gasolina ou bateria no telemóvel a meio da manhã.
    Há quem goste de viver no fio da navalha. Nada contra 😛

    • none says:

      Tive esta sexta feita o meu primeiro susto a serio… deram-me o carrito saido da revisao com 43km de autonomia. Pensei, em vez de ir a casa carregar vou buscar a minha mulher meto umas pinguitas nos carregadores da rua e seguimos para casa…

      A primeira bomba que fui, Repsol de pina manique, estava lá um Peugeot ha 52 minutos a carregar… nao parecia que fosse sair tao cedo, fui saltando de bomba em bomba e nenhum dos carregadores da rua funcionava… todos partidos e a dar erro.
      Estava ja em desespero, só com 10km de autonomia até que cheguei à Norauto de alfragide e consegui carregar na rua.

      Felizmente carrego sempre em casa. As poucas experiências que tenho tido com carregadores públicos são para esquecer. Se o carregador da Norauto não funcionasse estava bem tramado

    • basta ja says:

      Eu tenho um Tesla e já fiz imensos Km, um amigo com um igual também já mais de 200.000 km e nenhum teve desses problemas. Porque esse problema não se deve ao carro mas à infraestrutura que é muito deficiente! Muitos não funcionam bem (interrompem o carregamento a meio), são poucos e lentos.

      Exemplo: eu em viagem desde o centro até ao Algarve (já várias vezes) paro sempre um vez para WC/comer e aproveito para carregar. Em todas as estações de serviço há várias bombas (por norma dão para 8 a 12 veículos a meter ao mesmo tempo à mesma velocidade) mas só algumas dão para elétricos. E as que encontro -com apenas algumas excepções- só dão para 1 ou 2 carros simultâneamente: um a 11 kW (AC) e outro a 50 kW (DC). Quando há sorte dão para 2 carros a 22 kW cada. E com muito mais sorte em algumas temos a 150 – 170 kW (raro momento, é muito raro).

      Posso dizer que o meu carro suporta carregamento a 250 kW (nos carregadores em Faro é um show! Nem dá para comer uma Sandwich…) e só nos Tesla consigo carregar a alta velocidade. Em Espanha há muitos mais novos de alta velocidade de várias empresas, em Portugal é um roubo: o preço da energia, o monopólio da Via Verde, etc etc. Um festival..

  2. Rodrigo says:

    Durante os largos anos de carta já fiquei retido por falta de gasolina e gasóleo. 🙂
    No eléctrico ainda não aconteceu mas não digo “nunca”.

    Quando era novo deixava sempre o depósito no vermelho. 🙂

      • B@rão Vermelho says:

        Tenho o orgulho de dizer que já fiquei sem combustível em todos os meus meios de transporte atuais e passados , 🙂 🙂 gosto de viver a vida na sua plenitude que jeito tem viver a vida a copo de leite?
        Macho que é macho come as abelhas e deixa o mel, ou mija nas calças e diz que é transpiração. 🙂 🙂 🙂

    • Mario says:

      Eu já tive sem eletricidade durante uma semana graças ao Furacão Leslie em 2018. E sem fibra durante mês e meio e estou aqui.
      Estranhamente, as bombas de combustível funcionaram sempre.

      • JL says:

        Parece que nem sempre funcionam, em Portugal há uns anos falharam várias vezes, e ontem também falhou na A1, há ai fotos disso.

        • Mascotes+electricas+nao+obrigado. says:

          Ai está ele, o defensor dos Pobres (alias que nao sao pobres) e oprimidos utilizadores dos eléctricos…o famoso Jeoverde!!

          Sua Santidade … qual é a igreja esta semana em que está a dar a oração verde?

          • JL says:

            Dos pobres ? Bom, penso que isso seja bom.

            Oprimidos ? Nunca vi nenhum oprimido, já viu ? Parece que o artigo contrária a sua opinião.

            Não sei, você é que parece gostar de igrejas, já que não aceita a opinião dos outros.

  3. Pedro says:

    Que sondagem da tanga.. o problema nao é ficar sem bateria.. o problema é o que se sofre porque nao sabem se o unico posto ao alcance ta avariado, se esta alguem a carregar (ou pior.. alguem ja à espera) ou se um anormal deixou o seu carro eletrico estacionado no posto porque afinal ali é para eletricos

    • há+cada+gajo says:

      Nisso não convém falar, porque os fanáticos dos VE´s caem-te logo em cima.

        • Vítor M. says:

          A parte em que ele diz que, mesmo sendo mais caro carregar fora de casa, vale bem a pena face aos carros a combustível fóssil, diz muito sobre o que as pessoas hoje têm a considerar quando vão comprar um carro. E essas contas devem ser bem feitas.

          • yamahia says:

            Ele diz mas nessa parte está claramente equivocado.

          • Vítor M. says:

            Ups, acho que só te interessou ver parte do vídeo. Deves estar arrependido de colocar esse vídeo, saiu-te o tiro pela culatra 🙂

          • Yamahia says:

            A mim não. A parte em discussão não é essa. Apenas me interessava passar um exemplo do problema vivido na 1ª pessoa de quem tem carro eléctrico e não tem garagem com capacidade de carregamento..

            Mas podemos discutir o assunto do custo.
            1- Carregar carro eléctrico acima de 0,375€ o KWh é prejuízo a comparar com um combustão a gasóleo.
            Ambos carros segmento D.

            2-A situação agrava pq são já várias as evidências de que há uma perda por dissipação ou resistência na ordem dos 17% nos carregamentos, mesmo em DC.
            Por outras palavras. Paga 50kWh mas só entra na bateria 41.5kWh.

          • Vítor M. says:

            Pois eu sei que a parte que não viste era uma que vai contra o que efetivamente tu queres mostrar às pessoas (erradamente). Porque, de facto, ter um elétrico permite poupar, e muito. Apesar dos elétricos não serem uma boa opção para todas as pessoas, muitas seguramente ficarão a ganhar.

            As tuas contas estão erradas, porque assumes que o gasóleo está barato e não está. Bem pelo contrário, é caro até no momento da manutenção, um elétrico fica substancialmente mais barato nas manutenções. Logo, há que fazer a conta a tudo, ao que se carrega em casa, ao que se carrega fora, ao preço das manutenções, e para muitas pessoas, um elétrico vale bem a pena.

          • JL says:

            Mesmo a pagar 6 euros por cada 100 kms, sai mais caro como ?

          • Yamahia says:

            1-As contas são fáceis de fazer. Basta dar uma vista de olhos pela MIIO. Não há carregamentos abaixo dos 0,375€ o kWh, mesmo em AC.
            Sendo que os valores indicados são meras estimativas. Normalmente qd chega a factura o Cliente é invariavelmente surpreendido com um valor superior.
            O gasóleo não está barato, pelo contrário, parti de uma base de 1.5€/l o que dá os 7.5€/100

            2-Manutenção. A manutenção de um carro eléctrico é potencialmente mais dispendiosa. Segundo o último CR estes avariam 80%+ a comparar com um a combustão puro e ainda não chegámos ao ponto crucial que é a inevitável troca da bateria calculado para pouco tempo depois de acabar a garantia de cobertura da mesma.
            https://www.consumerreports.org/cars/car-reliability-owner-satisfaction/electric-vehicles-are-less-reliable-than-conventional-cars-a1047214174/

            3-Por fim, tempo é dinheiro e perder imenso tempo para repor carga para mais 1/3 da viagem é deitar dinheiro à rua.

          • Vítor M. says:

            1.Usas um exemplo que não é o mais comum. As pessoas com elétricos (basta ver quem os comprou) carregam ou em casa, ou nas empresas. E vão carregar também fora, mas o mix de preços, torna o consumo aos 100 km mais baixo que o consumo do diesel, por exemplo. Logo, o teu cálculo está enviesado. Para favorecer a tua retórica.

            2.A manutenção de um elétrico é menos dispendiosa. O VE tem menos componentes mecânicos. A manutenção é simplificada (ausência de filtro de combustível, ausência de óleos e outros líquidos, etc…). A regeneração de energia possibilita que o sistema de travagem regenerativa reduza significativamente o desgaste o sistema de travões. E tudo isto é muito dinheiro ao fim de 4 ou 5 anos.
            https://www.theglobeandmail.com/drive/mobility/article-evs-will-be-more-reliable-than-gas-cars-but-theyre-having-some/
            Links há para todos os gostos.

            3.O tempo de carga pode ser mitigado com a recarga noturna. Além disso, com a evolução da tecnologia de carga, em breve haverá recarga em metade do tempo. E, como sabemos, um elétrico é um produto jovem, mas que tem muita margem de progressão. E vai continuar a progredir, apesar de ter de ultrapassar o lobby do petróleo. Além disso, é um veículo mais amigo do ambiente. Uma condução mais silenciosa, e para os peões e transeuntes, significa menos poluição. E a poluição é deitar dinheiro à rua.

            Para as pessoas que têm dúvidas, podem tirar algumas com uma simulação preliminar.: https://www.vwfs.pt/ev4me-tool-pt.html

          • Toni da Adega says:

            @yamahia “Ele diz mas nessa parte está claramente equivocado”

            Temos aqui 3 opcoes.
            – Video é uma treta e temos que ignorar tudo o que diz.
            – É um bom video e tem razão no que diz
            – Video para escolher a dedo somente as frases e palavras que validam o nosso pensamento e ignorar tudo que vai contra o nosso pensamento.

          • Mario says:

            @Vítor M. um elétrico vale bem a pena é um facto, mas diga-me quem é que tem possibilidades de comprar NOVO? não falo em comprar na lotaria dos usados… é que das cotações que pedi, a diferença para o modelo a gasolina era sempre na casa dos 20 – 25k€ e isso dá-me para abastecer de gasolina até á minha reforma.
            Nem todos trabalham no ramo das tecnologias a ganhar balúrdios…. O elétrico pode ser mais barato na manutenção, ninguém o nega, mas e a lotaria da bateria? Sim, sei de casos de Kias a fzerem 350 000 km (elétricos), como também sei deles que foram para o lixo aos 80 000km com faturas milionárias para pagar.

          • Vítor M. says:

            Quem tem possibilidade de comprar um novo? Seguramente muitas pessoas. Salvo erro, foram vendidos em 2023 mais de 36 mil veículos de passageiros elétricos no país.

            E estamos a chegar a uma altura em que o preços dos elétricos está a ficar comparável com os preços no mesmo segmento dos veículos híbridos e térmicos. Ainda não está, mas caminhamos a passos largos.

            Se hoje uma pessoa precisar de comprar um carro para o dia a dia, que essa pessoa faça cerca de 40 a 80 km por dia, e quiser um carro elétrico, já tem vários modelos e a poupança ao longo dos próximos 4 anos será significativa. Claro, tem de ter alguns requisitos, sobretudo conseguir carregar em casa. Aí a poupança é significativa. E mesmo que nas viagens mais longas tenha de recarregar fora, mesmo assim vale bem a pena. Mas, como já tenho referido, um elétrico não serve a todas as pessoas. E por isso os híbridos e bi-fuel estão a ganhar terreno.

            As baterias não são de todo uma lotaria. Há cada vez mais elétricos a virar os 10 anos de idade com as baterias em muito bom estado. Contudo, importa referir, tecnologia atual é superior há que foi usada há 10 ou mais anos. Hoje os elétricos são melhores e amanha os elétricos serão ainda melhores.

          • Yamahia says:

            Eu não sei é pq não entra o meu comentário que foi postado 4 ou r posts antes deste último. Assim vai-se a sequência e perde-se o sentido das coisas 😛

            @Toni, a diferença é que umas são testemunho visual. Coisas que sucederam e que por acaso foram filmadas. Portanto nada a fazer q às dificuldades encontradas pelo user.
            Qt à questão do valor do carregamento ele tlz se quisesse referir ao global dos carregamentos, a maioria em casa. Caso se esteja a referir ao carregamento nos públicos, como parece, então sem dúvida que foi um equívoco. O meu post que ainda não entrou explica pq.

          • Vítor M. says:

            Não o deves ter submetido, porque não está nenhum por moderar.

          • Yamahia says:

            Olha já entrou o post e de rajada com uma resposta. Vou ver eheh

          • Vítor M. says:

            Estás lento. Muda de SO.

          • Yamahia says:

            @Vitor M
            Obviamente eu estava a referir-me a carregamentos fora de casa, ou ele explicou-se mal ou eu percebi mal. De qq forma todas as minhas observações foram com base em carregamentos fora de casa.
            Claro que carregando em casa o BEV não dá hipótese. Sucede que que os podia ter nestas condições já os comprou. Por isso as vendas baixam exactamente TAMBÉM pq a maioria da população (e não é só em PT) não tem como os carregar em casa. E 30% dos que os compraram arrependeram-se TAMBÉM por causa disso

            ” O VE tem menos componentes mecânicos”
            Pois é esse um dos argumentos para fazer valer argumentos para venda de carros elétricos por parte da indústria elektra. Mas, entretanto, os consumidores falaram e para mim têm mais credibilidade sobre aqueles. Os BEV avariam 80% mais que os ICE. Essa é que é a verdade.

            ” o desgaste o sistema de travões.”
            Em cidade é capaz de fazer sentido.
            Eu em 1800 kms se tocar nos travões 6 vezes é muito. 1 à saída da garagem, 1 à chegada a Almeria para estacionar, 1 no início do regresso e 1 para aparcar em casa. Estou a dar 2 de avanço para algum imprevisto que raramente acontece.
            Portanto depende do uso!

            “https://www.theglobeandmail.com/drive/mobility/article-evs-will-be-more-reliable-than-gas-cars-but-theyre-having-some/”
            Apesar do artigo constante do link que aqui deixaste ser pago e não deixar perceber o que dizem para além do título, consegui saber o que diz e só confirma o que os consumidores já tinham concluído:
            1-Maior Taxa de Problemas: Os EVs apresentam, em média, 79% mais problemas do que os carros a gasolina. Essa maior taxa de problemas é atribuída principalmente às novas tecnologias envolvidas, que ainda estão em fase de maturação​ (Engadget)​​ (Moneywise)​.
            2-Custos de Reparação: Os custos de reparação dos EVs são atualmente mais altos do que os dos carros a gasolina, devido à escassez de técnicos qualificados e ao tempo adicional necessário para diagnósticos e reparos. No entanto, espera-se que esses custos diminuam à medida que mais técnicos se especializem em EVs​ (Moneywise)​.
            De resto são os desejos a que já nos habituaram, mas não passam disso. Desejos:
            3-Variações por Modelo e Fabricante: A confiabilidade dos EVs varia significativamente entre os fabricantes e modelos. Por exemplo, a Tesla tem um desempenho relativamente melhor em comparação com outras marcas novas no mercado de EVs, como a Rivian​ (Moneywise)​.
            4-Expectativas Futuras: Apesar dos desafios atuais, espera-se que os problemas de confiabilidade dos EVs diminuam com o tempo, à medida que a tecnologia amadureça e mais profissionais sejam treinados para lidar com esses veículos. Além disso, muitos consumidores continuam interessados em EVs devido a preocupações ambientais e ao aumento dos preços dos combustíveis​ (Moneywise)​.

            “é um veículo mais amigo do ambiente”
            Nem por sombras:
            https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306_EN.html
            Que Timmermans levou 5 meses a responder:
            https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html
            E por isso esta facão saiu derrotada pq agiu de má fé, nomeadamente tentando obter o contraditório com recurso a pressões políticas junto dos promotores de certos estudos para que dessem o dito por não dito. Má onda! 🙁

            “Uma condução mais silenciosa,”
            Não concordo, já o disse, o ruido de rolamento é o mais incomodativo num carro a alta velocidade. A baixa velocidade os BEV são obrigados a terem o AVAS activo que acima de 20 kms/h é sempre mais barulhento que um combustão a essa velocidade e até 50 kms/h.
            E o ruido de rolamento a velocidades mais altas é superior no BEV pq são mais pesados e qt maior o peso maior o ruído de rolamento!
            “e para os peões e transeuntes, significa menos poluição”
            E significa maior risco de morte para eles tb devido ao maior peso que caracteriza o BEV. E a poluição que gera o BEV há-de cá chegar, se não de imediato, certamente trazida por ventos dominantes. A propósito, hoje andam aí as poeiras novamente!
            Ainda devido ao peso, os BEV’s acabam por poluir mais localmente devido ao desgaste superior nos pneus tb devido ao peso superior e descarga de binario à bruta.
            “é um veículo mais amigo do ambiente”
            Nem por sombras:
            https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306_EN.html
            Que Timmermans levou 5 eses a responder:
            https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html
            E por isso esta facção saiu derrotada pq agiu de má fé, nomeadamente tentando obter o contraditório com recurso a pressões poíticas junto dos promotores de certos estudos para que dessem o dito por não dito. Má onda! 🙁

            “Uma condução mais silenciosa,”
            Não concordo, já o disse, o ruido de rolamento é o mais incomodativo num carro a alta velocidade. A baixa velocidade os BEV são obrigados a terem o AVAS activo que acima de 20 kms/h é sempre mais barulhento que um combustão a essa velocidade e até 50 kms/h.
            E o ruido de rolamento a velocidades mais altas é suprrior no BEV pq são mais pesados e qt maior o peso maior o ruído de rolamento!
            “e para os peões e transeuntes, significa menos poluição”
            E sigifica maior risco de morte para eles tb devido ao maior peso que caracteriza o BEV. E a poluição que gera o BEV há-de cá chegar, não no imediato para ttrazida por ventos dominantes. A propósito, hoje andam aí as poeiras novamente! Ainda devido ao peso, os BEV’s poluem mais acabam por poluir mais localmente devido ao desgaste superior nos pneus tb devido ao peso superior e descarga de binario à bruta.
            Emissions Analytics:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcraJchkTFPfOYKEChsQ?e=5RdiGm
            Os pneus poluem muito mais e emitem muito mais partículas fayais para o ser humano que o tubo de escape dos carros modernos.

          • Vítor M. says:

            Claro, tiveste que ajustar a mão, obviamente que os fora de casa são mais caros, mas mesmo assim, podem ser mais em conta que os abastecimentos, usando um plano misto. Como já referi.

            Depois, não tens razão, os elétricos são mais económicos dentro de um cenário que já expliquei. Nem que faças o pino. Passas a vida a procurar links de malta, como tu,q ue não tem em conta diversos cenários onde os elétricos são essenciais atualmente. Rodas à volta da mesa com links que te afagam o ego. Só para teres razão. Mas a verdade e por muito que te custe, cada vez há mais elétricos,q ue vai baixar o preço e vai chegar a mais pessoas. Sim, és tu que vai em contração na autoestrada.

            As vendas de veículos elétricos em 2023 na Europa cresceram significativamente, com um aumento de 62% em relação ao ano anterior. Em 2023, os veículos elétricos representaram cerca de 20% de todos os novos carros vendidos na Europa, com a Alemanha, França e Reino Unido sendo os principais mercados.

            No que toca à percentagem de veículos elétricos no mercado português, esta mostra que a procura tem crescido significativamente. Em 2023, os veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in representaram uma parte crescente das vendas de automóveis em Portugal, com 92.395 unidades registadas, o que corresponde a um aumento de 58,5% em comparação com o mesmo período em 2022 .

            Além disso, em novembro de 2023, o mercado de veículos elétricos registou um crescimento de 60,2% em comparação com novembro de 2022, refletindo a tendência crescente de adoção de veículos mais ecológicos .

            Portanto, a percentagem de veículos elétricos no mercado português tem aumentado rapidamente, indicando um movimento forte em direção a opções de transporte mais sustentáveis.

            Sim, os elétricos são mais silenciosos. Se não achas, ou és teimosos, distraído ou nunca andaste. Porque quando fazes uma viagem longa, o carro é mais suave, tem menos vibrações, menos ruídos passivos e sem o roncar do motor. A deslocação do próprio carro é mais silenciosa, até me baixas velocidades.

            Os AVAS, ou “Acoustic Vehicle Alerting System” (Sistema de Alerta Acústico de Veículos), são sistemas instalados em veículos elétricos e híbridos para emitir sons quando o veículo está em movimento a baixa velocidade. Estes sons são projetados para alertar peões, ciclistas e outros utilizadores da estrada sobre a aproximação do veículo, uma vez que os veículos elétricos são muito silenciosos e podem não ser ouvidos facilmente. São sons pensados para serem acusticamente cómodos e não causarem stress. Logo, não faz sentido o que dizes. É um disparate.

            Se estiveres atento verás que estes AVAS são facilmente tapados pelos barulhos dos motores dos térmicos, das motos e dos pesados que se misturam no trânsito. O que dizes não tem qualquer valor prático, é errado e transmite uma falsa informação.

            Em termos de poluição, novamente agarras-te aos pneus. E o resto Sousa? 🙂 truncas os assuntos, isso não é lá muito honesto.. Mas vamos lá desmascarar-te:

            1. Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

            • Produção de Energia: Os VEs não emitem CO2 enquanto estão em operação, ao contrário dos carros térmicos que queimam gasolina ou diesel e emitem CO2 diretamente. No entanto, a produção de eletricidade para carregar VEs pode gerar emissões, dependendo da fonte de energia. Em regiões onde a eletricidade é gerada predominantemente por fontes renováveis (como energia solar, eólica ou hidroelétrica), as emissões associadas aos VEs são muito baixas.
            • Ciclo de Vida: Mesmo considerando as emissões associadas à produção e substituição das baterias, vários estudos mostram que os VEs têm uma pegada de carbono menor ao longo do seu ciclo de vida completo em comparação com os carros térmicos.

            2. Qualidade do Ar

            • Poluição Local: Os elétricos não emitem poluentes como óxidos de nitrogénio (NOx) e partículas (PM) que são comuns nos escapes dos carros térmicos. Isso melhora a qualidade do ar nas áreas urbanas, reduzindo problemas de saúde relacionados à poluição, como doenças respiratórias e cardiovasculares .

            3. Eficiência Energética

            • Eficiência do Motor: Os motores elétricos são mais eficientes do que os motores de combustão interna. Enquanto um motor térmico típico converte cerca de 20-30% da energia do combustível em movimento, um motor elétrico pode converter mais de 85% da energia elétrica em movimento.

            4. Recursos Naturais e Reciclagem

            • Produção de Baterias: A extração e processamento de materiais para baterias (como lítio, cobalto e níquel) têm impactos ambientais significativos. No entanto, avanços estão a ser feitos para melhorar a sustentabilidade destas práticas e para aumentar as taxas de reciclagem de baterias usadas.
            • Combustíveis Fósseis: A extração, transporte e refino de petróleo para combustíveis fósseis também têm impactos ambientais negativos significativos, incluindo derramamentos de petróleo e emissões de GEE.

            Portanto, deitando abaixo o teu argumentário, os elétricos são significativamente mais limpos para as nossas estradas e para a saúde das pessoas.

          • Yamahia says:

            Já agora:
            “Para as pessoas que têm dúvidas, podem tirar algumas com uma simulação preliminar.: https://www.vwfs.pt/ev4me-tool-pt.html
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbclPkxUHQINPfH5pg?e=U5HTqV
            Não é que me restassem dúvidas, mas não resisti 😛

          • Vítor M. says:

            Hehehe Sim, a ti nunca iria dar elétrico, por isso fizeste o teste até dar gasóleo. Outra coisa não seria de esperar. 😀

            Eu, como tenho a liberdade de pensar que o melhor não é um ou outro, mas que pode ser o conjugar de tecnologias, não tinha dúvidas no que iria dar: t.ly/l8W0o

          • JL says:

            Lol, o lobby trabalha bem, até inventam que consomem mais pneu.

          • JL says:

            Não entendi, um carro a gasóleo é bom para estar parado ?

            Ok.

          • JL says:

            Só uma dúvida, respondeu “Sim” à primeira questão ? É que senão mentiu.

          • maxim says:

            tenho um amigo que tem de gastar 10km para chegar a um estacionamento e carregar o carro. isso também tem custos que não aparecem nas calculadoras

          • Vítor M. says:

            Quando digo que os elétricos não são para todos… possivelmente o teu amigo está nesse grupo.

          • Yamahia says:

            @Vitor M, eu agora não tenho tempo para dar uma resposta com cabeça tronco e membros.
            Vou só voltar à questão do barulho.
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbJHYKQRTJdFHIO0cA
            Tesla Model 3 sr com 4 anos. Claro q qdo testas os eléctricos apanhas carros ainda justinhos cujos componentes ainda não foram afectados pelo factor peso excessivo destes carros e este tipo de coisas mal seria que se manifestassem nesse estágio de vida.

          • Toni da Adega says:

            @Yamahia O resultado é para aceitar ou ignorar?
            A mim deu
            Veículo elétrico – Sim
            Gasóleo – Não
            Gasolina – Talvez

          • JL says:

            A mim deu todos sim, e a gasolina talvez. LOL

          • JL says:

            @Yamahia, olhe aqui um Audi com barulho das suspensões do tesla ?

            Será que a tesla anda a vender peças à audi ?

            LOOOL

            https://www.youtube.com/watch?v=gDkkTwb105k

          • Yamahia says:

            @JL Q M* é essa? Uma GoPro instalada no compartimento do motor Oiço mais motor q outra coisa qq.
            Tive que andar a ler os comentários para perceber o que era. Um braço q tem que ser substituído num carro de 2007. looolooolool
            Grande desgraça? Que comparação que obter? Comparar o desgaste de um carro com 17 anos com outro de 4 anos ? looolooolool
            Já agora o carro com 4anos (model 3) estava bom para deitar no lixo. Aquilo não é só suspensão, deve painéis soltos e outros cenas, tipo bateria a chocalhar e o camsndro 😛 , etc Bom para deitar no lixo, por isso o do o se livrou dele no fim dessa viagem (carro com 4 anos e 100 mil kms, patético)

          • JL says:

            Se só saiu em 2013 não pode ser de 2007.

            Se leu os comentários viu que há lá quem se queixe do mesmo de carros de 2014.

            Segundo você não devia acontecer, só eléctricos deviam ter problemas.

      • Mario says:

        @Realista, sabes que esse aviso foi derivado a falha informática não sabes?
        Ou os postos de carregamento são imunes a isso?

    • JL says:

      Sabem sim, as comunicações com os postos servem para isso.

  4. JL says:

    Portanto o motivo que mais afasta as pessoas é o que menos ocorre.

    Boa, mais uma tesla a mostrar como se faz.,..

  5. Yamahia says:

    Invariavelmente ficam todos retidos qd chega a hora de recarregar.
    Por outro lado, uma taxa de 9,1% de retidos, seja lá qual for a razão, em carros relativamente novos, é uma taxa muito alta.

  6. há+cada+gajo says:

    Esta sondagem serve a quem ?? Bom, mas de qualquer forma não diz quantos condutores de VE é que sofrem com o stress da carga.. Não convém. Assim como não é dito quantos proprietários de VE veem as suas viagens condicionadas pelo simples facto da viatura ser eléctrica…

    • Toni da Adega says:

      Esta sondagem serve para enganar quem possui VE, porque esses mesmo após anos de utilizacao desconhecem o que possuem.

    • V says:

      (Não estou a ser cínico)
      Era mesmo um bom tema para psicólogos.

    • JL says:

      Há stress da carga ? que é isso ?

      Eu tinha stress era cada vez que ia à bomba para abastecer.

      Tanto não são condicionadas que até mais mais kms que aqueles que faziam antes em outras tecnologias.

      • Raphael says:

        2.2 ictdi a gasoleo, vou fazer mais de meio milhao de km com o carro e quando atingir essa meta tu já nem o mesmo EV tens….
        Então e Filas de espera para carregamento ?? Ficar na bomba de gasolina a fazer tempo enquanto o pilhinhas carrega?? Ferias limitadas pelo pilhinhas?? Autonomia muito mais baixa apenas por causa da temperatura?? Nao podem fazer 1000 Km num dia….
        Preferem perder o tempo de vida que é limitado e poupar umas lecas no carro a pilhas…
        Dá me um gozo ver pessoal a esperar 1 hora ou mais para carregar e eu em 5 minutos tenho 1000 Km de autonomia…..
        apenas poupam dinheiro mais nada…. E sim poupam algum dinheiro ao ano, até bastante, Mas eu prefiro ser livre.
        E nao venham com as tretas que nao polui, basta ler os relatórios de mineraçao dos materiais necessários para a construção dos EV e nao se esquecam que as maquinas que tiram o mineral do chão funcionam a diesel e nao a eletricidade, e os barcos que transportam os EVS por todo o mundo funcionam a diesel e nao a eletricidade. Os aviões idem. Além de toda a infraestrutura necessária para tratar esses metais raros….
        Os EV só nao emitem gases (que sao bastante prejudiciais)de resto sao bem piores , até na reciclagem…
        Espero que quando sejam velhos nao fiquem com remorsos das horas e horas perdidas só para alimentar carrinho.
        Antes dos EV comprem um hibrido , aí sim, a pequena autonomia eletrica dá para 80% dos percursos do dia a dia. Agora pilhinhas…. tratem -se . Principalmente o JL que parece possuir uma estupidez acima da média.
        E esta sondagem é de uma pobreza…, conhecem google Schoolar ? que tal irem buscar relatórios sérios de universidades?

        • Totil says:

          “apenas poupam dinheiro mais nada…. E sim poupam algum dinheiro ao ano, até bastante”

          Aqui está o busílis da questão:

          Com o dinheiro que se poupa por ano existem pessoas que podem dar ao luxo de irem de avião em vez de andarem a perder tempo a conduzir e ainda sobra dinheiro para o Hotel…

          Mas você é livre para pagar às petrolíferas pela sua liberdade.

        • basta ja says:

          Eu dou-te relatórios sérios:
          – tenho um VW 2.0 TDI com 150 CV que gasta uns 8€/100km (low cost, se for a calcular pelo preço de AE serão uns 10-11€/100km), vou à bomba cada 10-15 dias e estou lá (entre esperar por bomba low cost, atestar e pagar) uns 15 minutos reais, são umas 9 HORAS ao ano na bomba só para o combustível.

          – no TDI tenho que fazer revisões cada 25.000 km (é variável, o carro é que avisa) e gastei até agora em 200.000 km em revisões e peças pelo menos uns 5000€ (oleos, filtros, calços, discos, problema na bomba do Adblue, radiador, etc.). Não conto os pneus. E tenho que o levar/buscar, daí que entre as 4 viagens (ir/vir para o ir levar, ir/vir para o ir buscar) pelo menos 2h nesses dias. Faço em média isso 1x/ano.

          – no meu Tesla carrego em casa 99.9% das vezes e é durante a noite, logo NÃO espero. E nos Tesla por norma não são precisas revisões programadas. Troca-se de calços e discos cada 120-150.000km.

          – as poucas vezes que faço viagens muito grandes, carrego enquanto como / WC logo não perco tempo. Mas se for a dizer alguma coisa, digo 2h/ano.

          – valor por 100km, mais ou menos 3€ (ou menos)

          Resultado:
          TDI: 11h/ano perdidas por revisões e meter combustível, 200.000km custam uns 21000€ em revisões + combustível para 150 CV.

          Tesla: 2h/ano em carregar fora de casa, 200.000km custam uns 7000€ em revisões (poucas) + energia, para 500 cv (a minha versão). Logo depois de 200.000 km poupei para meter uma bateria nova (que por norma não precisam) e ainda sobra dinheiro, andei com 500cv em vez de 150cv e não poluí por onde andei. Para mim parece-me um win-win.

          • PJA says:

            Carrega o Tesla em casa e tem dinheiro para um, fez muito bem. Quem não tem estas condições fique com o seu IICE.

          • yamahia says:

            “Tesla: 2h/ano em carregar fora de casa, 200.000km ”
            Válido para quem consegue fazer 200.000 kms à volta do quarteirão, estaciona o VW atrás do Tesla ou deixa o VW na rua.
            É experimentar vir da Holanda com isso e vai ver onde vão parar as 2 horas:
            https://youtu.be/_jwe1jiH43k?si=6YuiYc54VCL5WSC6
            Ah e leve a carteira bem recheada para pagar as estadias. É a multiplicar por 3.

          • Realista says:

            Ainda no Sábado passei por um Tesla com matrícula Italiana…

          • Toni da Adega says:

            @yamahia e quem nao precisa de ir á Holanda?

          • Realista says:

            @Toni da Adega deves ser novo aqui.

            O Yamahia faz 1000km por dia só para ir almoçar a casa e 2600km para ir ao supermercado… isto sem parar nem 10 min, porque é perda de tempo.

            Aliás o carro dele faz 2.5L/100km com o AC ligado mas anda sempre a 150km/h em AE, porque a 120km/h é só para Teslas.

            Ah, e ainda atira sementes nos campos vazios para produzir biocombustível de forma a que o impacto ambiental ser ainda menor….

            E €1700 por ano em poupanças para ele são trocos, mas pagar €10.000 uma vez a cada 10 anos é muito.

            Estas apresentado.

      • há+cada+gajo says:

        Mesmo que digas isso em voz alta, nem a ti próprio te convences.

        • JL says:

          Portando vocês são os reis da verdade, não sabem nem andam nos veículos, mas sabem tudo acerca deles e até sabem os sentimentos dos donos ?

          Coisa incrível, o que a dor de cotovelo não faz.

          Mas eu digo e repito, que é isso de stress ?

          • Tlisi says:

            Nós??? Gaita tu és o maior de todos, nem coças é umas atrás das outras… daí que já ninguém se rala com o que dizes, pois não existe qualquer credibilidade no que dizes…

          • JL says:

            Ah ok, ainda bem que confirma a dor que citei atrás.

            Se não se rala porque comentou ?

            Existir existe, alguns de vocês é que tentam o contrário.

      • JL says:

        Não ? Então que ev eu tenho até aposto que tenho um mais velho que o seu a combustão.

        Filas ? Nunca vi filas em lado nenhum.

        Também nunca tive férias limitadas.

        Preferem perder não, preferem ganhar tempo, porque eu e ninguém fica lá a segurar o cabo, logo é tempo que se ganha, mas isso é de difícil entendimento quem vem para aqui tentar ter toda a razão do mundo.

        Ui, já da faltava a conversa a conversa dos petrolambientalistas e todo o seu moralismo em volta da Greta. É isso é isso, ainda bem que os a combustão são produzidos em árvores e os combustíveis nascem por baixo da bomba.

        Eu felicito-me é das horas que ganhei e KMS que não tive de fazer e dinheiro que poupei por não ir abastecer, e já o faço há muitos anos.

        Então mas os híbridos não têm baterias ? E essas já não fazem mal ao ambiente ?

        Então andar em modo eléctrico num híbrido é bom, andar em modo eléctrico num eléctrico e concebido para isso já não é bom ? Loooool, nem precisa de baterias nem infraestrutura, nada.

        Estupidez porquê ? Porque você não tem argumentos ?

        • Mario says:

          @JL já te falei aqui do caso do 2008 que aluguei… cheguei ao LIDL e meti a carregar, fui ás compras vim, e um familiar meu só diz… fds essa porra ainda não carregou, porque andámos a engonhar só para fazer tempo da porcaria da carga. se tempo para ti não é dinheiro, és riquinho ou tens pais que te deram o € de mão beijada como muitos moralistas que por aqui falam.
          Não se fica a segurar o cabo, mas engonha-se noutro lado… bebe-se café, vai-se olhar para as moscas a voar, coisas assim.
          Ah e já agora… não ligues o AC para poupar.

    • says:

      A vida organiza-se como se quer e como se pode. Sim, certamente poderíamos ter mais postos elétricos e algumas outras melhorias, mas com boa vontade, tudo se faz.
      Fazes-me lembrar a malta que recolhia a caquinha dos cavalos pelas cidades. Foram os primeiros a reclamar que o carro a combustão lhes estava a tirar o ganha pão. Olha que se lhes tínhamos dados ouvidos, andávamos agora com esterco pelo pescoço. Há 100 anos atrás em algumas cidades só se consegui circular pelas ruas de botas com cano alto, tal era a acumulação de “bolotas” de cavalo. Enfim….

  7. Luis says:

    Não conheço muitos proprietários de VE, mas sei de 3 que já tiveram problemas. 2 porque a bateria não chegou para a viagem e essa acabou por atrasar de 1h para cima, num percurso de 3h. E outro que para vir de Lisboa a Faro, ou ao Porto, aluga um veículo a combustão.

    • JL says:

      Portanto nenhum ficou retido.

      • Mario says:

        Atrasar uma hora, pode ser perda de milhões de euros como já aconteceu com os meus patrões… portanto nada de mais para o JL que é o riquinho aqui do sitio.

        • JL says:

          Invente outra que essa não convence ninguém.

          • Mario says:

            Vê-se mesmo que nunca geriu uma empresa… mas sabe dar ordens… Engraçado que nos seus comentarios os seus Elétricos são os melhores, fazem 10 00000000 km com uma carga, tiram cafés, finos, et

          • JL says:

            Onde disse que eram os melhores ?

            E onde fazem o resto ?

            Está me a dizer que o patrão sabe gerir empresas e não sabe gerir o tempo?

            Invente outra que essa não cola.

    • Realista says:

      Com o que poupa em combustível deu para alugar um e ainda deve ter dado para pagar as férias LOLOL

      • yamahia says:

        Exagero, se não carregar em casa gasta mais do que se tivesse um carro a gasóleo ou um carro a gasolina. Já para não falar nos carros a gás.

        • Realista says:

          Estas a comparar carregar fora de casa com abastecer 98 em auto-estrada?

          • Yamahia says:

            Nop,
            Pode ser aqui no Pingo Doce:
            Em 29 de julho de 2000, a temperatura máxima em Lisboa, Portugal, atingiu 35,3 °C, Hoje estiveram 34 °C. Menos mal.
            Em 30 de julho de 2000, a temperatura máxima em Lisboa, Portugal, atingiu 34,6 °C, Amanhã não vai pasar dos 27 °C e recomeça a estação gelada. Não há uma semana que se aproveite desde o início do verão deste ano e o ano passado foi a mesma tanga. Lá vem 1 ou 2 dias mais ou menos como hoje e ontem mas é sol de pouca dura.
            https://www.extremeweatherwatch.com/cities/lisbon/year-2000

          • Yamahia says:

            Fv apagar post acima:

            Nop, pode ser aqui no Pingo Doce:
            47,94€ para 59.3 kWh=16,17€ por cada 100 kms
            https://link.miio.pt/point/NsqL

          • Mario says:

            @Yamahia, o JL e o Realista vão já dizer que esse link é martelado… isso não acontece ! Nada disso! cruzes credo.

          • JL says:

            Não sei se está martelado, mas eu não consegui abrir.

            Mas agora fica a duvida, quando vão meter combustivel, escolhem sempre o mais caro ?

            Aguardo resposta!

          • Yamahia says:

            47,62€ para 59,3 kWh
            Acontece que se por azar as outras tomadas estiverem ocupadas ou avariadas, vai ter que usar a Type2 e arrotar com 92,47€ para a mesma quantidade de energia.Para além de apanhar uma seca ainda maior loolool
            Cada vez gosto mais disto 😛

            O Pingo doce é o mais caro? Na gasolina costuma ser dos mais baratos. Qual sugere?

          • Yamahia says:

            Como vê, não vale a pena aguardar por uma hora mais económica @JL. São 23:40H e pouco alterou, continua mais caro que o NITRO loool

            O que o leva a pensar que o pingo doce de Loures é o mais caro de todos?

          • Realista says:

            Portanto, estas a comparar carregar fora de casa com abastecer 98 em auto-estrada…

            Porque qualquer carregamento fora de casa é “fora de casa”…

      • Zé Fonseca A. says:

        férias baratas essas, o que pouparia num ano não me pagava um fim-de-semana fora

        • Realista says:

          Aqui poupo €2500/ano só num carro…

          Para si deve ser pouco porque é rico o suficiente para ter um carro a combustão, eu é que não me posso dar a esse luxo.

          • Yamahia says:

            Realista, a 19000 kms/ano que dizes que fazes, mesmo que tivesses a electricidade à borla apenas conseguias “poupar” 1700€. Tens electricidade à borla @Realista? Ou pagam-te um bónus de 800€ ao fim do ano por teres andado de carro elektro e ainda te oferecem a electricidade?

          • Mario says:

            Voce é que é rico… quem é que tem 20 a 25K a mais para dar por um elétrico face a combustão? Eu não tenho, mas gostava de ter.

          • JL says:

            A mais ? então mostre lá um que custe isso a mais ?

          • Realista says:

            Mesmo que fosse uma poupança de €1700/ano só em combustível achas pouco? A ter uma poupança dessas por ano são €15.000 em 8 anos só em combustível. Agora junta-lhe manutenções e impostos…

            E sim, tenho eletricidade gratuita sim conforme já tinha dito, porque eletricidade é possível gerar em casa enquanto que combustível não.

            E sim em casa tenho painéis, para além de poder carregar gratuitamente na empresa já que é só ligar uma tomada normal ou na casa dos sogros/pais quando lá vou almoçar lololol

    • Toni da Adega says:

      Mesmo quem tem veículo a combustão por vezes necessita de alugar veículo a combustão.

  8. Toni da Adega says:

    Quem não possui VE sabe muito bem que isto é mentira, e provavelmente os valores reais estao invertidos, Apenas 0,6% nunca teve problemas.

    Um conselho, se realmente querem saber os problemas de possuir um VE o melhor é nao adquirir um ou venderem o que possuem. Só assim vão saber o que é a experiencia dos VE, assim que comecem a conduzir um é impossivel saber o que é possuir 1.

    • luis says:

      nunca tive problema nenhum por ter electrico. já vai fazer 3 anos nao tarde

    • Apaixonado por Carros says:

      Eu tenho um carro elétrico faz dois anos agora e o único problema que tive foi a água do limpa para-brisas que acabou…

      Aliás foi a única manutenção que teve, mesmo quando teve que ir obrigado por questões contratuais à marca, foi encherem a água do limpa para-brisas.

  9. Pastor says:

    Sondagem viciada, a maior parte dos sondados têm vergonha de assumir o erro de ter derretido dinheiro num elétrico a pensar que vai poupar, que é moderno e que é amigo do ambiente.

  10. Urso maior says:

    estou a pensar trocar para um eletrico. para quem os tem, vale a pena? a nivel de custos de manutencao anuais? e carregamentos, é stressante? estou na duvida entre um tesla 3, um toyota bz4x e um volvo ec30. faco a volta de 300km por semana. tesla esta a frente pela automonia reportada e real (que é a que tem menor desvio). suponho que haja apps que digam quais os carregadores que estao activos e sem ninguem la a carregar para ir a uma carregar se for necessario. e o preço, ja me disseram que sai mais caro que meter gasoleo nas de carregamento rapido.

    • JL says:

      Experiente e depois decida.

      • Urso maior says:

        a historia para ti vale zero certo? mais vale repetir os erros dos outros e não te interessares pela experiencia dos outros. porque há povo que perde o seu tempo a não acrescentar nada a uma conversa, beats me.

        • JL says:

          Não foi isso que eu disse, apesar de estar ali um erro, eu disse, experimente fazer test-drives a cada um deles, o carregamento só é diferente para a o tesla, já que têm carregadores próprios, e também é a rede mais barata.

          O sair mais caro que gasóleo só depende das escolhas que faz em termos de carregador e tarifário, há aqui uma pessoas especializada em encontrar os preços mais caros e também os mais baratos em gasóleo.

          • Urso maior says:

            agora compreendo o que querias dizer. mas, não sao os test drives que me vao fazer trocar de gasolina para eletrico. sao mesmo os custos de manutencao. povo so faz contas ao que compra na hora. eu faço as contas ao tempo que espero ter o carro, e o dinheiro que vou gastar dinheiro com ele ate la. sei que a toytota tem custos baixos de manutencao (nao sei sobre o modelo que referi). O testa nao faco ideia mas ja vi no site deles que é de 2 em 2 anos o recomendado. mas tem um plafod e 500 euros ano que acho exagerado….o toyota é 1350 euros por 5 anos no corolla. Sei que vou poupar dinheiro no combustivel. mas se tudo o resto for mais caro nao compensa, ne. volvo nao sei se no eletrico a manutencao é cara e se pode ser feita la fora (o meu é volvo) e faço na mazda a menos de metade do preço do que na volvo. so queria saber mesmo opiniao de quem ja tem se ficou arrependido, se esta feliz e se valeu a pena.

          • JL says:

            Nesse caso tem de perguntar no concessionário sobre esses custos.

            A resla não usa nenhum plafond, nem sequer tem manutenções obrigatórias, tem apenas alguns pontos para verificar, mas pode fazer fora da Tesla.

            No caso do Toyota são 1150 euros por 5 anos de manutenção, pode simular no site, para o bz4x são 566 euros durante 5 anos para 75 mil KMS, e 1661 euros se fizer 195 mil KMS nesses 5 anos, pelo meio existem os valores correspondentes a cada valor de KMS que faça.

            Para um corola híbrido o mesmo plano já lhe custa 1138 euros para os mesmos 75 mil kms e 3506 para os t anos e 195 mil KMS, com isto já fica com uma ideia das diferenças.

            Sim, isso mesmo.

            Para saber preços justos para carregamento tem de saber o que o x arro usa de ficha de carga e máximo que carrega.

    • PJA says:

      Digo-lhe de caras, se carrega em casa escolha o que gostar, se carrega fora Tesla.

      • Urso maior says:

        obrigado pela resposta. eu consigo carregar em casa todos os dias, tenho desconto por invalidez na luz. faço poucos quilometros por ano, a volta de 12.000.

  11. says:

    Só pelo teor e pela quantidade de comentários vê-se bem que há muita gente que não tem que fazer. Aliás, eu só vim espreitar a notícia para me rir um bocado. Eu diria que esta notícia seria pertinente para quem tem carro elétrico ou está a pensar vir a ter (ou a ponderar para o futuro). A quantidade de gente que não tem nem quer e depois vem para aqui mandar postas de pescada é absolutamente hilariante. Eu não gosto de papas de sarrabulho. Ora, não procuro todas as notícias sobre papas de sarrabulho só para comentar que não valem nada. Não gosto, mas há quem goste. Pela mesma razão que não passo a vida a falar mal de tudo o que não gosto.
    Pessoalmente vou estando atento. Conto que o meu carro ainda dure uns anos mas quando for altura de trocar, dificilmente será um carro a gasolina ou gasóleo. Será elétrico ou talvez outra coisa que entretanto venha a ganhar tração. Não vale a pena meter a cabeça na areia. Parece que só quando o petróleo chegar aos 1000 dollars o barril é que algumas pessoas acordam.

    • yamahia says:

      A situação é um pouco diferente @Zé, os apreciadores das papas de sarrabulho tb não andam nas televisões e nos meios de comunicações sociais a dizer que o resto da população tem que deixar de comer bife com batatas fritas e que a partir de 2035 já não é possível comer bifes de com batatas fritas na Europa porque o que vai ser admissível a partir dessa data é só papas de sarrabulho. Claro q levavam o troco até da tua parte ou baixavas as calcinhas e passavas a comer papas de sarrabulho apesar de não gostares de papas de sarrabulho?

      • JL says:

        E onde é que andam a dizer isso ? nas reuniões onde dão uma lavagem cerebral à petrolhada ?

        Ah espere, mas eu vejo todos os dias na tv que devemos comer menos fritos, menos gorduras.

        Mas isso é mentira, a partir de 2035 pode continuar a fazer tudo o que fazia com carros até agora, onde comprou essa ideia ? sugiro que a devolva e com o dinheiro da devolução vá jantar.

        • yamahia says:

          Posso com comida requentada. Comida acabada de fazer já não dá para depois de 2035. Claro que era o q queriam e andaram a ameaçar no entanto já comecaram a enfiar a viola no saco e espero que ainda a escondam mais até lá.

          • JL says:

            Não dá porquê ? lá no grupo lhe disseram que a partir de 2035 não pode usar o que quiser ? e você feito pato acreditou ?

            Queriam quem ? o chefe do grupo ?

            Ah bom, parece então que esse grupo anda um bocado desorganizado.

          • Yamahia says:

            Não ando em grupos. Mas já agora e por curiosidade, qual é o grupo?
            Como as coisas estão vc não compra um carro novo a combustão depois de 2035.

            p.s. Isso é o que eles querem, entretanto já aceitaram a excepção dos sintéticos, vão abrir para os combustíveis e qq dia dizem apenas que foi um erro de cálculo looloool

          • JL says:

            Eu não compro de certeza, porque havia de comprar ? Já lhe disse que sou eu que escolho o que compro, e não os outros.

            Então mas já não sabe o que dizer ? Primeiro não era, agora já é? Isto é conforme o dia e a lavagem ?

          • Yamahia says:

            Certamente está a fazer confusão com outra pessoa.

          • JL says:

            É ler aquilo que escreve, depois chega lá.

      • says:

        Que eu saiba, ninguém anda a dizer que temos de deixar o petróleo, só porque.
        Vai acabar. Já é caro, é escasso, poluente. Caramba, andam a rapar petróleo da areia no Alaska. Um tipo não anda com uma palhinha a chupar tinto da carpete quando tem uma garrafeira cheia.
        Sim, ainda há muita coisa a melhorar nos carros elétricos, mas também os podemos fazer melhor, mais baratos e com menos impacto no meio ambiente, mas estamos mais na fase de ser necessário mudar do que propriamente numa fase de moda.
        E quando às papas não digo, mas provavelmente vamos ter de comer menos carne. Simplesmente porque vamos ter de optar por alimentos que necessitem de menos recursos para ser produzidos. O nosso planeta tem limites, e ainda ontem foi o dia mais quente do planeta alguma vez registado. Basta ver como está a meteorologia hoje. Não é normal.

        • Yamahia says:

          Pois não é normal. Lembro-me de Verões bem mais escaldantes ao contrário do que andam prai a impingir.

          • says:

            A temperatura medem-se em graus. Aqui pelo burgo, em graus centígrados. É uma unidade de medida padronizada e com milhentos instrumentos de medida precisos. Além disso, existem registos exaustivos com dezenas de anos e menos exaustivos com centenas de anos.
            Que eu saiba a temperatura não se mede em escaldante ou escaldões, nem existe registos disso.
            Fazes-me lembrar o Trump a perguntar onde andava o aquecimento global quando estava a nevar. É triste haver pessoas assim. Deixa as redes sociais e as teorias da conspiração e lê livros. As bibliotecas são grátis e têm muita, muita coisa.

          • Yamahia says:

            Em 29 de julho de 2000, a temperatura máxima em Lisboa, Portugal, atingiu 35,3 °C, Hoje estiveram 34 °C. Menos mal.
            Em 30 de julho de 2000, a temperatura máxima em Lisboa, Portugal, atingiu 34,6 °C, Amanhã não vai pasar dos 27 °C e recomeça a estação gelada. Não há uma semana que se aproveite desde o início do verão deste ano e o ano passado foi a mesma tanga. Lá vem 1 ou 2 dias mais ou menos como hoje e ontem mas é sol de pouca dura.
            https://www.extremeweatherwatch.com/cities/lisbon/year-2000

          • JL says:

            Então quer dizer que a temperatura agora está mais baixa ?

            Então é devido aos carros eléctricos, em 2000 não andava cá nenhum.

            Como vê, são até resolvem o problema.

            LOOOL

          • JL says:

            Exato, os eléctricos vieram resolver esse problema.

          • says:

            Comparar médias com picos é absolutamente errado. Ou então o gelo dos polos está a derreter devido ao frio. Agora estou confuso.

          • Yamahia says:

            Não é picos @Zé, são médias.
            Procura os dias que quiseres.
            A propósito, hoje já te deu vontade de dares uma cacholada? E ontem? looolooolool

            Não @JL em 2000 parece-me que havia cerca de metade dos carros que há hoje que em Lisboa, só naquela…Elektros ainda não contam para o totobola.

          • JL says:

            Havia metade ? parece que não.

            Não contam porque não convém ? senão vai contra aos seus devaneios.

          • Yamahia says:

            Então @JL? Agora anda armado em artista?
            Em PT haviam 3.6 milhões de carros a combustão. Ainda nem havia A2 até ao Algarve, só até Beja, lembra-se?
            Hoje circulam por aí 7.2 milhões. Exactamente o dobro.

          • JL says:

            Obrigado por confirmar o seu erro, são 7.2 milhões de veículos e não de automóveis ligeiros, já agora neste momento são 5.7 milhões.

        • Realista says:

          @Ze não é só relativamente ao clima que os veículos elétricos são solução, mas sim também por serem mais fáceis de viver que um carro tradicional.

          Da mesma maneira que quem tinha um cavalo dizia erradamente que um carro era apenas um cavalo mais rápido, viver com um carro elétrico não é só um carro mais amigo do ambiente, longe disso. É uma experiência mais prática, mais cómoda, mais fiável e sobretudo mais económica.

          Um carro tradicional necessita de muito mais cuidados e atenção, basta pensar que é necessário andar a verificar o nível do óleo regularmente e se começar a descer vai-se lá com a garrafinha besuntada para acrescentar enquanto que num carro elétrico nem sequer precisas de ver o motor regularmente. É a condução com um só pedal, é deixar a tremideira do motor e os abanos de passagem de caixa de lado, é o acabar com a pinguita de óleo no chão da garagem, etc. etc. etc.

          • Yamahia says:

            Vê lá se acordas @Realista
            Realidade do carro elektro num dia de chuva em JuNho. que parece que tens tendências para confundir o Junho com o Julho 😛
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbdSGC1alBz3b0mz4A?e=yycFdj
            Nem quero pensar o que seria se estivesse sol, loooloooloool
            Highlights Fátima:
            1- 40 minutos para tomar um café
            2- Isto ainda vai a meio e já está a ser secante
            3-Estes 10 minutos que faltam já parecem 10 horas
            5-Vou mas é c(&% para os 3% que faltam, se vir que não dá para chegar a Loulé vou ainda mais devagarinho que é para dar.
            6-Porr*pá já estão 5 carros à espera até me sinto mal, vou mas é dar o lugar a outro
            7- Afinal são 8 ou 10 que estão à espera
            Highlights Loulé:
            1-P* já estão pelo menos 3 carros à espera
            2-Ainda tenho que ir dar a volta, espero que não esteja mais ninguém a dar a volta, a ver se fico atrás daquele vermelho
            3-Afinal fiquei atrás de um carro cinzento.
            4-Ó companheiro essa gaja meteu-se à sua frente. Vá lá avisar a gaja que nós dois já cá estávamos
            5-Isto aqui é uma grande confusão. Ás x’s dá porrada. Ainda bem que a gaja percebeu e foi para o fim da fila.
            6-Parece que saiu um ali ao fundo ó deixa lá ver. Vou lá numa corridinha num instante para não perder a vez.
            7-Estou aqui há 20 minutos à rasquinha para ir ao WC. É agora UFA
            8-Então pá tás bom? Isto tá lixado não está?
            9-Epá enganei-me em Alcacer o Tesla mandou para o meio de Alcácer e eu fui.
            10-Deixa lá, eu aqui em Loulé aconteceu-me o mesmo há uns tempos. Mandou-me para o meio de Loulé para um carregador qq. Hoje tive mais cuidado.
            11-Olha mas até correu mais ou menos, estive foi a partilhar.

          • JL says:

            Porque é que ele carregou até aos 100 %

            Então mas temos de seguir tudo o que esse faz ? Ok, lá temos de ser como os cordeirinhos. lollll

          • Yamahia says:

            Pq carregou? Sei lá, pergunte-lhe!
            Se calhar para evitar Alcácer, não?
            Se Fátima estava um pandã a meio da manhã que faria Alcácer que é 10x pior loool

          • JL says:

            Então mas diga lá, que isso tem a ver com os carros em si ? Não entendi !

          • Yamahia says:

            Com os carros nada, tirando o facto de serem elektros.

          • JL says:

            Eléctricos são todos, estes só usam menos energia.

          • Yamahia says:

            Por acaso os elektros usam muito mais energia, conforme já lhe provei! Com a agravante que depois apenas comportam uma quantidade ridícula dessa mesma energia para o peso que andam a arrastar.

          • JL says:

            Não provou nada, aliás essa parte é bem conhecida, só usam 5 a 8 vezes menos.

            Não se esqueça que falei em energia, não disse qual…

          • Yamahia says:

            Ainda não percebeu que a produção e transporte de eletricidade gera perdas. Tá difícil. LOL Já para não falar que nos postos paga 100 mas só leva 83 😛

          • JL says:

            Gera pois, muito menos que as alternativas, daí quererem usar electricidade para produzir as alternativas.

            Entendeu agora ?

      • PJA says:

        Excelente comentário. Muito bem.

    • Mario says:

      @Zé, sabes que aí até o que comes vai sair mais caro… E até os carros, ou os elétricos não usam petróleo na sua concepção? Ah ,não o aço é feito de eletricidade e o plástico também.

  12. JL says:

    Ena, é curioso como ficam todos nervosos com estes artigos de algo que não gostam, não queremos, não aconselham e também nunca tiveram e nunca vão ter, mas calma que o doente e estúpido sou eu. Lool

  13. TogasPacho says:

    quem puder ter, o melhor neste momento é um phev.

    • Realista says:

      E o pior que pode ter… porque também fica com o pior dos dois.

    • JL says:

      Ou o pior, depende do que se faz com ele, para cidade é onde se dão bem, mas nesse caso um elétrico é muito melhor, para auto-estrada são os piores que existem, já que consomem mais que um a combustão comum, e autonomia elétrica não tem.

      • says:

        Cada carro para o seu uso. Uma amiga minha andava de E220 CDi às voltinhas na cidade. Até dava pena ver um carro daqueles a fazer aquele serviço. Por outro lado, tive um Smart há uns valentes anos. Uma maravilha no trânsito, no para/arranca. Havia sempre alguém que estacionava mal o carro e um daqueles lugares em que quase cabia outro carro… mas o smart cabia. E até se defendia decentemente na AE. Dava para ir confortavelmente a 100/110 sem grande preocupação com consumos excessivos nem a esganar o motor. Claro que que aqui um E220 seria bem mais interessante. Mas para quem andava (e anda) uma vez por mês ou algo que o valha em autoestrada, vale a pena pensar nisso?
        Este ano até fui de férias de comboio e quando precisei pedi um Bolt. E ainda assim gastei menos do que se tivesse ido de carro. Não stressei com estacionamentos, com possíveis roubos no carro nem nada desse género. Um dos locais onde fui não tem estacionamento perto. Só tem estacionamento pago, no próprio local, e é caríssimo. 2 ou 3 euros por hora. Ficaram mais baratas as 2 viagens de Bolt do que o estacionamento. E sem contar com o combustível.

        • Yamahia says:

          O problema é que metade dos Bolt’s não leva metade da bagagem de férias e os Kimbóios tb não.

          • says:

            Eu disso posso falar bem.
            Estou habituado a ir de férias de carro. Levo tudo e mais alguma coisa no carro… Até comida, especiarias… E tenho dificuldades em viajar leve. Mas tenho conhecido várias pessoas que viajam pela Europa fora com apenas uma mochila e pouco mais. E não os vejo ser menos felizes que eu (muito pelo contrário).
            Este ano decidi fazer algo parecido. Eu e o meu rapaz pegámos nas mochilas e dois sacos pequenos de mão e fomos. O que levámos chegou e sobrou para uma semana bem passada. Comboio, metro, autocarro, Bolt… Chegou e sobrou. Além disso, podes pedir um Bolt XL que é maior e pouco mais caro. Presumo que outras solução existam na Uber e nos Táxis.
            O defeito é mesmo nosso, que estamos habituados a levar a casa atrás de nós e depois não usamos metade do que levamos. E eu incluo-me neste lote. Admiro muito a capacidade de quem viaja com uma mochila. A sério que admiro. Há algo de libertador em deixar as coisas para trás.

          • says:

            Além do mais, se andares de transportes públicos (e não só) vês muitas pessoas que acabaram de chegar ao nosso país com uma mochila e uma mala. E não vêm apenas de férias, vêm para ficar.
            Ou quando estão a morar em Lisboa e arranjam trabalho do outro lado do país e levam tudo de uma vez. São bem mais práticos que nós. A maioria nem carro tem e não é por isso que não fazem a sua vida nem vão de férias. Se calhar é uma das coisas que podemos aprender com quem vem de fora. Somos pobres mas burgueses.

          • Yamahia says:

            Eu só estou a falar nisso pq chegaram me aqui 4 visitas amigas que apanharam um Uber no aeroporto e para além das mulheres no banco de trás vinha tb 1 mala e um saco em cima do colo delas looolooolool. O carro era um ZOE. Que filme eheh

          • Realista says:

            Era pior se fosse num C3 ou Mini a combustão que ainda tem menos espaço na mala e são do mesmo segmento que o ZOE.

          • Toni da Adega says:

            Depende das bagagens e das férias, mas provalvente tudo que seja menor que uma mercedes Vito é bastante limitado

          • Toni da Adega says:

            @realista o problema não é o segmento é ser eléctrico. Na cabeça dele até um Smart a diesel tem mais espaço

          • JL says:

            Óbvio, porque a bateria vai dentro da mala do carro, já nos diesel, o tanque de combustível fica na zona onde os eléctricos levam a bateria. Lol

          • Yamahia says:

            Nunca vi nenhum C3 a fazer serviço de Taxi. Tu já viste @Realista?

          • says:

            @Yamahia quem pede um Bolt também tem de pensar um pouco. Podemos ver a marca e modelo do carro antes de ativar o serviço. Se tinham muitas malas, pediam um XL. A culpa não é da Bolt nem dos carros elétricos. Eu se tiver que pregar um prego, uso um martelo. Se tive que deitar uma parede abaixo, posso na mesma usar um martelo, mas uma marreta é bem mais apropriada. O mesmo com a Uber, Bolt ou um carro que compremos. Cada ferramenta para o seu uso.
            Na app da Bolt (não conheço a Uber, por isso não posso falar) depois de selecionar o destino podemos selecionar o tipo de viatura e, dependendo da disponibilidade, também podemos selecionar o condutor.
            Ao selecionar o tipo de veículo, temos (vou dizer de memória e posso-me enganar) as seguintes opções:
            Economy
            Bolt (diria o “normal”)
            Electric
            Executive (o carro fino)
            XL (penso que até 6 pessoas)
            Pet friendly (dá para levar a sogra)
            A primeira vez e porque nunca tinha usado, pedi um elétrico. Custava mais uns troquitos. Das restantes vezes pedi um Bolt ou Economy (sinceramente não me recordo) e só uma das vezes me saiu um carro a combustão. Só por aí deu para ver bem a quantidade de elétricos que há ao serviço.
            Outra coisa que reparei, é que os Bolt são, provavelmente, mais recentes em média que os taxi, e bem mais engraçados. Andei num Peugeot 2008, num Cupra, Zoe… e não me recordo de mais nenhum. E coloridos. Bem melhor o Táxi Dacia Lodger com uns 10 anos que apanhei na Gare do Oriente (eu tenho um Dacia, não é uma crítica).

  14. Augusto says:

    Tenho 2 eléctricos em casa para mim e para a mulher (ja tenho eléctricos á 2 anos), Viajo com bastante frequência Lisboa-Porto, até agora ninguém teve stresses cá em casa com os carros . TM3, Ioniq5

    • B@rão Vermelho says:

      Eu vejo e tenho amigos que vêm a Portugal vindos dos mais vareados países Europeus de carro, até a data ainda a combustão mas não é isso que está em causa, eu pergunto sempre não ficava mais barato virem de avião e alugar cá um carro.
      Quase todos dizem que não, como são “muitos” ficava caro, eu volto a perguntar e se comprares com antecedência, respondem que nunca sabem quando é que realmente veem, e eu relembro estas cá sempre em Agosto.
      Um carro antes de se comprar deve-se ver qual a utilização que se vai fazer dele, é para grandes viagens e não gostas de parar, então um VE pode não ser o carro ideal para ti, se fores daqueles que gostas de para ou tens uma próstata do tamanho de uma abobora que tens de para várias vezes pelo caminho ai tens uma boa opção.

  15. Anung says:

    Pode acontecer a todos, mas a quem anda de VE as probabilidades que ficar sem autonomia é menor pois são mais cuidadosos, pois até as viagens grandes têm de ser planeadas.

    Além disso ficar sem bateria não é o mesmo que ficar sem combustível, a logistica na resolução é bem diferente.

    • Mario says:

      Nas viagens a combustão, eu não planeio… e nunca fiquei sem combustível!
      Nas conversas que tenho com amigos, a ansiedade de ficar sem carga é sempre a maior.

      • JL says:

        Então onde estão os carros dos amigos à venda ?

        Mas reconheço que no primeiro mês isso pode acontecer.

        • Anung says:

          Sabes que as pessoas podem ter mais que um carro.

        • B@rão Vermelho says:

          Tenho uma colega de trabalho que tinha um Lift “já ñ tem problemas de bateria” e ela dizia isso nos primeiros tempos era uma aflição, depois já sabia que com uma carga fazia a vida normal do dia a dia, ir por e buscar os filhos à escola, ir para o trabalho compras e visita a família, já nem olhava.
          Quando compramos um carro ou uma mota no inicio também não sabemos quantos Km fazemos com um deposito, eu só atesto no carro ou na mota é sempre cheio mas só quando a luz da reserva acende e mais alguns Km
          ( detesto ir as bombas)

          • Realista says:

            Não precisas de dar a opinião da tua amiga…

            Comigo aconteceu-me o mesmo especialmente porque o meu carro tem uma bateria mais pequena. No inicio tinha receio e até fiz poucos km, mas depois começo a ter consciência dos trajetos e no tempo reduzido que demora a carregar que o medo acaba por não fazer sentido.

    • JL says:

      Têm, pelo carro, curioso que se gaba de vez em quando de andar de tesla e não sabe isso.

      Sim, muitos a combustão vão para a oficina, um elétrico é atacar-lhe com uma tomada, ou até uma power-bank à media.

  16. PJA says:

    Para evitar as discussões da treta que aqui acontecem, mesmo depois deste “estudo” não estou interessado em trocar o meu ICE por um BEV, no entanto respeito quem tem um. Cada um sabe da sua vida.

    • JL says:

      Boa, eu também não estou interessado em trocar o bev por um ice, faço minhas as suas palavras.

      • Hugo says:

        Ainda assim ele tem 5 comentários neste post e tu uns simpáticos 40 :O
        Mas és tu que estás bem. O mundo é que é pouco paranóico contigo. Carrega aí com força. Até num simples “bom dia”…refuta, contraria e ganha-lhes a razão LOLOLOLOL

        • JL says:

          Ok, eu vou deixar mais alguns então.

          Onde disse que estava paranóico?

          Exato, já que você se roi de não fazer o mesmo, a inveja é tramada.

          • Hugo says:

            Onde disseste o quê? Mas tudo o que é dito têm de ser transcrições tuas? Fui eu que disse. EU..LOLOL
            Inveja de questionar e contrariar tudo e todos tipo cão raivoso? Sim, que inveja de ser assim AHah
            Não há mais nada a acrescentar aqui 🙂

          • Mario says:

            Tendo em conta que a energia agora é verdinha com produção a gás natural… eu pintava a minha cara de palhaço se o meu carro eletricozinho andasse a comer energia vinda do gás natural. Além de estar cara que dói no OMIE.

          • JL says:

            Não sabe ler ? Bom, na sabemos que não.

            Eu refuto os invejosos.

            Onde refutei um bom dia ?

            Não ? Mas acrescentou alguma coisa ?

            Ok, eu vou continuar… Lol

          • JL says:

            A mim é totalmente renovável, nunca disse que era verde, isso é produto do seu fanatismo e preconceito.

            Ui, 9.9 cêntimos o kWh é realmente muito caro. Lol

          • Hugo says:

            REPITO visto seres limitado: “Mas tudo o que é dito têm de ser transcrições tuas?”

            “Não há mais nada a acrescentar aqui “

          • JL says:

            Tanto não precisa que não tem.

            Não tem nada a acrescentar e depois acrescenta !!! Isso anda mesmo mau….

            Ok, obrigado pelo seu apoio, quer dizer que estou no bom caminho.

          • Hugo says:

            “Não há mais nada a acrescentar aqui “

        • Realista says:

          E não é precisamente isso que estas a fazer?

          • Hugo says:

            Estou a comentar e argumentar com tudo e todos?
            Não entendi. Fiz algo proibido? Nem o que o JL faz é proibido, é apenas doentio. Já dizia o Marcelo: “Não se deve fazer, mas pode-se fazer”

          • Realista says:

            A argumentação funciona nos dois sentidos…

          • JL says:

            Mas o Hugo está a fazer exatamente o mesmo. Então chama doente a si próprio ?

            Aliás,.foi o Hugo, mais uma vez que veio comentar uma opinião minha.

          • Hugo says:

            E não posso comentar? LOLOL
            Conta os comentários de cada um e vais perceber o quão “exatamente o mesmo” NÃO são.
            Já te disse que não há nada a acrescentar aqui? Adeus.

          • JL says:

            Então quem faz mais comentário ganha um prémio ?

            Qual é? Já agora…

            Lol

          • Realista says:

            A argumentação funciona para os dois sentidos, não podes dizer uma coisa e fazer o mesmo…

          • Hugo says:

            Eu não fiz o mesmo. Apenas fiz um comentário que ao que parece era uma opinião do JL e ninguém lhe pode responder sem permissão. Mal ele sabe que esse mesmo comentário era a uma opinião do PJA LOLOL
            Vou repetir pela terceira ou quarta vez: Não tenho nada a acrescentar ok? Se tiverem dúvidas mandem por fax sff.

          • Realista says:

            Portanto fazes o mesmo, mas dizes que não é o mesmo…

            https://www.youtube.com/watch?v=7tTfL-DtpXk

          • Hugo says:

            Oh toni mas qual “mesmo”?
            Qual foi a ilegalidade? Desembucha. O que te preocupa assim tanto?
            Começo a achar que tu e o JL são a mesma pessoa LOL

          • Realista says:

            A mim, que me acusas de extremismo por ser contra a tua opinião, podes achar o que quiseres…

            Agora não podes é andar a criticar e a fazer o mesmo, isso é só hipocrisia.

          • JL says:

            Tanto podem que respondem, alguém o proibiu ?

            Também eu dei uma opinião, onde demonstra que não é? Eu até concordei com as palavras dele , e até fiz minhas palavras.

          • Hugo says:

            @JL pronto, assunto encerrado, seja ele qual for lol.
            @realista, acusei-te de ser extremista quando ao facto de ter dito que um carro era feio me teres deixado um link a provar que “eu estava errado”. Sê honesto e não descontextualizes.
            Pronto, agora sim…nada mais a acrescentar…

          • Realista says:

            @Hugo: “Disseste que eu estava errado em achar o carro feio…sim, és extremista. A tua opinião não vale mais que a minha.”

            Portanto, a minha opinião não vale mais do que a tua mas queres que a tua valha mais que a minha e portanto sou rotulado de extremista por ti…

            Mas agora criticas um utilizador por emitir uma opinião – que por acaso é contrária à tua e fazes exatamente o mesmo – mas o problema é que os outros! Os outros é estão errados.

            Ainda bem que não tens mais nada a acrescentar.

            Caso encerrado.

          • Hugo says:

            Que opinião minha é essa que é contrária à dele afinal?
            Se não sabes a diferença entre discutir gostos e dizer que o teu gosto é “errado” não sei que mais te dizer lol

  17. João says:

    Eu já fiquei sem gasolina, sem gasóleo e andar de bicicleta, “sem pernas”. Porque dizer que não irei um dia ficar sem pilhas . Este inquérito é tão fiável quanto o resultado das eleições na Venezuela

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.