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Venda de carros elétricos continua em alta! Conheça as marcas preferidas em Portugal

                                    
                                

Fonte: Associação da Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE)

Autor: Pedro Simões


  1. Rodrigo says:

    Mais uns meses e a BYD já começa a aparecer nesse ranking dos BEV e mais 1 ano deve estar no topo.
    No Brasil estão no topo, só em 2023 venderam 10.000 carros e nos primeiros meses de 2024 já iam com um aumento de 470% em relação ao ano de 2023.

  2. há+cada+gajo says:

    Já na Europa não foi o que aconteceu. A queda foi grande e quer dizer que vai cá chegar.

  3. Zé Fonseca A. says:

    mercedes é a unica marca que interessa, seja em que segmento for

  4. Yamahia says:

    Só mesmo em PT meca de todos os subsídios.
    Até na Noruega do orgulho elektro venderam menos de metade no mês passado a comparar com MAR de 23.

    • JL says:

      Este ano ainda não há incentivos, só mesmo o IVA.

      Errado, na Noruega voltou a subir

      Portanto sempre se confirma que os diesel voltaram a despencar 18%

      • Yamahia says:

        Então o ISV ou semelhante, Hummm?
        Ou há moralidade ou comem todos!

      • Yamahia says:

        Noruega baixou de 19300 em 2023 para 9700 carros em Março de 2024.
        “Desepencar” foi os elektros que levaram uma cacetada de -11.3% a comparar com o mesmo mês de 2023.
        Não há subsídios que lhes valham loool

        • JL says:

          E os diesel levaram com – 18% em toda a Europa, um despencar ainda maior.

          • Yamahia says:

            Vc esquece sempre q qq mild hybrid, hibrido ou PHEV a gasóleo passa logo para o clube elektro loooloool
            EVangelizacão do padre ZéBigodes, ámen! looolooolool

          • JL says:

            A evangelização aqui é a sua, já que em temas de eléctricos vem sempre falar de combustão.

            Ainda há PHEV, mild hybrid e hybrid a gasóleo ? Raio, as malta gosta mesmo de ser enganada…

          • Yamahia says:

            Eu? Olhe lá bem para o espelho e procure quem foi buscar os 18% em relação ao gasoil eheheh

            Sim tem mild-hybrids a gasóleo a pontapé ex. Mazda e tem PHEV a gasóleo a pontapé, ex. Mercedes

          • JL says:

            Pois fui, e vou voltar a ir cada vez que você insistir que os eléctricos caíram mais.

            Curioso, não conheço nenhum mild hybrid a gasóleo.

          • JL says:

            Que grande problema arranjam quem o compra. looool

          • JL says:

            Se entendeu o que o yamahia disse, então devia ter entendido o que eu disse, mas como gosta de baralhar tudo e ter razão, começa com essas retiradas sem sentido.

            Eu não tenho paranoia nenhuma, quem tem são vocês que não sabem interpretar dados e ainda inventam.

            A interpretação entre veiculos vem dele, ou não leu o comentário dele ?

            Mas enfim, continue lá com a sua falta de interpretação, que até gozo de ler. LOL

          • Hugo says:

            Tu não és ignorante…isso é mesmo doença.
            O meu comentário nem foi neste post. Ninguém comparou carros onde respondi. Estás todo tolo dessa cabeça. Não te trates não.

          • JL says:

            Tanto que foi comparado que está aqui por cima, alguém comparou sim.

            E sim, enganei-me onde coloquei o post.

          • Hugo says:

            NÃO. Não foram comparados carros onde comentei. Tens um transtorno rapaz.

          • JL says:

            Quem tem é o Hugo, estão sim comparações aqui por cima, eu não disse que foi o Hugo.

            Mas como já é costume, não sabe ler.

          • Hugo says:

            Não te faças de burrinho que começo a ter pena. Tu respondeste a MIM falando de comparações. Mas afinal entendes Português ou é preciso um desenho?

          • JL says:

            Quem tem pena são as galinhas,

            Lamento que não tenha visto a comparação, ela está lá.

            Escusa de vir com nomes e adjetivos, isso não o faz melhor nem pior, nem altera nada.

          • Hugo says:

            NÃO ESTÁ mentiroso. Aprende a ler.

          • JL says:

            Está mentiroso, vê se aprendes a ler.

          • Hugo says:

            Epah não sejas criança. NÃO está onde eu comentei, lá por teres respondido noutra conversa não tenho a culpa de seres azelha…

          • JL says:

            Mas a comparação está nesta conversa criança.

          • Hugo says:

            No comentário inicial não houve comparação de elétricos vs combustão, na minha resposta também não mas tu insistes em afirmar que sim e mesmo depois de teres respondido “fora do sítio” continuas a comportar-te como um autêntico miúdo de 5 anos. Que espetáculo LOLOL Isto tudo entre anónimos na internet, imagino no dia a dia. Deves ser adorar e chorar por mais 😀

          • JL says:

            Tanto foi que ainda lá está. Se não sabe ler o problema é seu.

            Se eu tenho 5 você está a comportar-se como um de 3, que só faz birras.

          • Hugo says:

            Está, só não dizes onde LOL…ou vais acabar por dizer algo que nada tem a haver com o que eu comentei inicialmente e originou este enxurrilho de estupidez.
            epito: procura ajuda para esse comportamento compulsivo. Não é normal alguém ser tão teimoso por pormenores sem interesse absolutamente nenhum. É doença e o primeiro passo é assumi-la.

          • JL says:

            O erro da posição do comentário já foi assumido, no entanto aqui foi feita comparação.

            Sim realmente não se entende porque você andam sempre com esse comportamento, até porque a conversa aqui nem era consigo, depois ainda chama compulsivos aos outros ? Estranho, está mesmo mau.

          • Hugo says:

            Não te chamei compulsivo. Afirmei que o és e com razões para tal. Então comentas no post x, respondendo e referindo claramente o meu post y mas a falar do post x (que por acaso até é mentira…apenas te está a dar jeito para o “NÃO” assunto) e ainda dizes que o assunto não era comigo….e achas que és normal? LOL Opah tu procura ajuda LOLOL

          • JL says:

            Saltar na localização é ser compulsivo ?

            Tem a certeza que sabe português ?

            Eu não sou normal, sou super. Looool

            Procuro ajuda para ?

          • Hugo says:

            Pára de fazer perguntas. És absurdo. Tanta conversa para não teres dito absolutamente nada. Literalmente nada. Ficaste exatamente no mesmo ponto do comentário inicial em que dizes algo que, pelo menos até agora, não explicaste que sentido faz ou o que tem a ver com o que eu disse.

          • JL says:

            Quem está a ser absurdo é o Hugo, além disso é persistente e teimoso.

            E o Hugo disse alguma coisa ? nem responder às perguntas conseguiu.

            Já foi explicado várias vezes, mas como sempre você não entende ou faz que não entende.

          • Hugo says:

            Teimoso? Foste tu que respondeste ao meu comentário. EXPLICA DE UMA VEZ O QUE QUERIAS REALMENTE dizer ou cala-te e assume que nem tu próprio já sabes do que estás a falar LOLOL
            A tua conversa é SEMPRE a mesma. Os outros não percebem e “já explicaste”…só que não. és só maluquinho e achas que se enrolares a conversa ficas com a razão ou lá o que é. O chamado “sonso”. Fazes-te de entendido e desentendido conforme te dá jeito.

          • JL says:

            Eu não lhe respondi a nada, eu fiz um comentário relacionado com o tema.

            E sua é pior ainda, além de desviar do assunto ainda inventa.

            Os outros já perceberam ? ah então também está na mente deles ou é um médium ?

            Quem está a enrolar conversa é o Hugo, e ao que parece gosta de andar enrolado em conversa, não deve ter nada para fazer além de fazer estas figuras, enfim.

            Eu fiz-me entendido, dai ter explicado o que era preciso.

          • Hugo says:

            Eu enrolei onde? Estou desde início a pedir que expliques o que quiseste dizer com aquilo lolol. Tu fizeste um comentário que até então NÃO está relacionado com o que EU referi. Insistes em não explicar onde está a relação e dizer que “já explicaste”. Mentir é feio miúdo.

          • JL says:

            Eu já expliquei o que queria dizer com o meu comentário, por isso é que é também teimoso porque continua a insistir no mesmo.

            Eu não menti em lado nenhum.

          • Hugo says:

            Não, não explicaste a relação do teu comentário com o que eu comentei, que foi o que originou esta “treta” toda da tua parte. Fim.

          • Hugo says:

            Continuas a não atingir que não comparei vendas dos diferentes tipos de veículos LOOOL
            Tenta outra vez…

          • JL says:

            E onde eu disse que o Hugo comparou vendas ?

          • Hugo says:

            “E onde eu disse que tu disseste?”
            É este o nível dos teus comentários LOL Vai-te encher de moscas maníaco.
            O assunto é básico: Eu falei de algo…tu respondeste algo que não entendi o sentido e nem tu consegues explicar mas no fim queres estar certo não sei de quê LOL Fim.

          • JL says:

            Meu nivel ? não, esse é o seu, eu explico logo de inicio para não haver duvidas, mas você não entende, lamento.

            Não preciso de moscas para nada, felizmente a minha zona tem poucas. LOL

            Por não ter entendido é que expliquei mais pausadamente, se mesmo assim não entendeu, então só com desenhos, que aqui é complicado postar.

            Se estou certo ou não, não interessa, eu dei a minha opinião e até a expliquei, mas para alguns parece ser complicado.

          • Hugo says:

            Eu entendi TUDO. E entendi que logo no primeiro comentário não estavas a falar do mesmo que eu nem o yamia.

          • JL says:

            Tanto que estava que o refutei e ele respondeu.

            Você é que andou sempre a leste… que já é costume.

          • Hugo says:

            Respondeste no tópico errado a um assunto que até ver não tem relação absolutamente nenhuma com o que eu disse…mas continuas a dizer que “refutaste” e “explicaste”. TU nÃO ENTENDESTE do que eu estava a falar e ponto ifnal LOLOL. És patético

          • JL says:

            Errado, a ele respondi no mesmo tópico.

            EU ENTENDI O QUE DISSE e ponto final.

            O patético aqui é o Hugo que continua com a mesma teimosia de sempre.

          • Hugo says:

            Entendeste…mas decidiste responder com percentagens de vendas de elétricos LOOOOOL

          • JL says:

            O assunto era mesmo esse.

            Enfim, continua “a leste”

          • Hugo says:

            O assunto era venda de elétricos no geral, nunca foi comparado com combustão. A única comparação feita foi entre países. Está lá escrito para quem souber ler. BURRO.

    • Hugo says:

      Será porque na Noruega esse “pico de vendas” já aconteceu?…nah isso seria demasiado óbvio.

      • JL says:

        Onde 91% dos novos são eléctricos, se houve queda é porque todos sofreram do mesmo, que é o que os números apresentam.

        • Hugo says:

          Mas alguém falou em “não” elétricos? Nem sei do que estás a falar.

          • JL says:

            Eh não falei em não eléctricos.

          • Hugo says:

            Irra és mesmo desequilibrado rapaz. Então para que referiste a percentagem de elétricos se os “não” elétricos nem fazem parte da conversa.
            Volto a repetir: NEM SEI DO QUE ESTÁS A FALAR. Reformula em vez de fazeres mais afirmações offtopic.

          • JL says:

            O desequilibrado é você, já que veio com a conversa de ter acontecido pico de de vendas, ora se a esmagadora maioria são eléctricos, se houve queda e mesmo assim continuou a aumentar a cota, quer dizer que se baixou, baixaram todos.

            Chegou lá agora ?

          • JL says:

            E mais, além de terem caído todos, se a cota de eléctricos aumentou, quer dizer que os não eléctricos ainda caíram mais.

          • Hugo says:

            Vamos lá ver uma coisa oh cromo.
            Eu acho que entendi o que o yahmia disse e acho que se percebe o que eu respondi mas em relação à tua conversa ainda não percebi onde queres chegar…não entendo o que isso tem a haver com o assunto mas creio que a tua paranoia com os VE’s nem te permita fazer interpretações corretas do que lês, pois nunca me passou sequer pela cabeça fazer qualquer comparação entre tipos de veículos.
            “Chegou lá agora ?”

          • JL says:

            Se não entende é porque tem falta de alguma coisa, porque já expliquei várias vezes.

          • Hugo says:

            É costume portanto. “já expliquei várias vezes” LOLOL

    • Rui says:

      Claro, é mesmo que venderes garrafa de agua em lisboa ou em africa é obvio que em africa vende mais porque é mais escasso. As vendas de carros na Noruega os elétricos representam 82% é obvio que mais dia menos dia o numero de vendas vão estabilizar na Noruega isso já está a acontecer.
      Em portugal é obvio que continua a aumentar ainda há poucos, e as pessoas não são parvas basta olharem para o preço dos combustíveis e os aumentos constantes

    • Toni da Adega says:

      O que vale é que os elektros só duram 2 anos, proximo ano já está tudo a renovar a frota.

    • David Guerreiro says:

      Não esquecer que o parque automóvel da Noruega já é mais de 80% BEV

  5. O Barbaro says:

    Lá para Agosto vou comprar o novo veiculo, o meu do ano 2000 está nas últimas, estou indeciso entre o modelo a escolher não sobre o tipo de combustível, esse será gasolina sem margem de dúvidas.

    • Gonçalo says:

      Quando alguém diz que não tem dúvidas em algo geralmente está errado, mas pronto cada um sabe de si para mim nem me cabe na cabeça comprar agora um carro a gasolina os preços estão caríssimos e é aumentos semanais, no mínimo dos mínimos é a GPL mas para mim hj em dia é só elétricos ou hibridos plug in, atualmente gasto 20€ em eletricidade para fazer 1000km por mês no meu plug-in

      • Realista says:

        Só quem é rico é que se pode dar ao luxo de comprar carros a gasolina…

        • Yamahia says:

          Ou “Só quem é rico é que se pode dar ao luxo de comprar carros…” elektros e carregar nos postos públicos!

          • Gonçalo says:

            Ah sim isso tens razão comprar elétrico para carregar em postos públicos para alem da dor de cabeça que é perdes 80% da poupança agora para quem pode carregar em casa é uma solução muito mais económica sem sombra de dúvidas

          • Yamahia says:

            Situação apenas ao alcance de uma pequena franja da população. É essa franja aproveitar enquanto as regras não mudam, poder carregar em casa ao preço de bem de 1ª necessidade, não pagar ISV, não pagar IUC etc
            Mas um dia tudo vai mudar. Nas costas dos outros vemos as nossas.

          • JL says:

            Eléctricos podem carregar em qualquer lado, os a gasolina só abastecem em postos públicos.

          • JL says:

            Pequena não, da grande maioria que os compra.

          • Yamahia says:

            Que são uma minoria. lool

          • Yamahia says:

            Eléctricos em qq lado?
            Como faz no meio do mato?

          • JL says:

            Que são a maioria.

            No mato ? Com um gerador.

            E como abastece no meio do mato ? Com um jerrican ?

            Por isso mesmo os eléctricos serem os mais versáteis.

          • Yamahia says:

            Sim com jerrican. Já não seria a 1ªvez e em casa tb.
            Gerador no meio do mato acho difícil, a não ser que o leve atrelado comó outro lool

            Qt à versatilidade, estamos conversados:
            https://www.instagram.com/reel/C5nqwmJtgeZ/
            LOOOLOOOLOOOLOOOL

          • JL says:

            Não era a primeira vez ? claro, com veiculos a combustão é sempre aquela coisa de não saber o que têm no depósito, aconteceu-me algumas também, felizmente os mais novos já são mais precisos.

            Sim, quanto a versatilidade não há igual aos eléctricos, qualquer coisa os mete a andar, até uma descida dá para carregar energia para chegar a casa.

          • Yamahia says:

            Quem lhe disse que fiquei sem gasolina? Humm?
            Por acaso já sabia que a 1ª bomba onde iria passar (CEPSA Pegoes MonteAlegre) estaria fechada às 5:30H. Pelo que de véspera enchi 2garrafas de água com gasosa e fixei à mochila com fita americana. Parecia o rocketMan looolooolool Assim que calculei que já tinha espaço no depósito foram os 3 litros lá pra dentro e siga até ao Couço sp no grito, weeeee

          • JL says:

            Ui, tanto planeamento para andar a gasolina, pensava que dizia que isso era coisa de eléctricos. LOOOOOOL

          • Yamahia says:

            Com uma elektra nem passava da Apostiça Looolooolool

          • JL says:

            Chegava, pode não haver lá gasolina, mas carregadores há perto.

          • Yamahia says:

            Não há e no meio dos pinheiros muito menos. O que atava à mochila para aumentar a autonomia?
            looolooolool

          • JL says:

            Nem gasolina.

            Um garrafa de gasolina não atava de certeza, é preciso ser doido para andar com gasolina na mochila, se não entende o perigo, enfim.

          • yamahia says:

            Não é nada. Parece que ainda estou aqui a falar csg. Verdade? E não foi uma foram duas.
            Teria mais receio se viesse de Espanha com o porta bagagens cheio de jerricans com gasosa.
            Ali sei que ao menos ng me iria bater no veículo.

          • Realista says:

            Não adianta comprar o tempo a carregar com ir à bomba porque não vou fazer 500km de uma só vez e não.

            Portanto é mais lento ir à bomba do que carregar em casa…

        • freakonaleash says:

          Só se não olhares à grande diferença de custos de aquisição para carros do mesmo segmento e da mesma marca.
          Por exemplo VW Golf 29,8k vs ID3 42,1K.
          São só apenas 12,3k de diferença…pouca coisa! Pelo valor de um ID3 compras um Golf e um Sandero!

      • Paulo Silva says:

        Que porreiro!
        Eu gasto 130 euros mensais para fazer esses 1.000kms.
        Ou seja, em 5 anos vou gastar 6.600 euros a mais do que se tivesse um carro elétrico, e em 10 anos, mais 13.000 euros.
        Que carro elétrico consigo eu comprar com 13.000 euros, alguém me diz?
        Com isto tudo, terei passado 15 minutos por mês a preocupar-me com o abastecimento do carro, sem mais preocupações.
        Meus caros, não vão na cantiga de que isto “verde” é que é bom, bonito e barato.
        Podem começar as críticas, mas cada um faz como acha melhor, e ainda bem que assim é!

        • Yamahia says:

          “Eu gasto 130 euros mensais para fazer esses 1.000kms.”
          Tens o pé pesado.
          Que desperdício , 130€ já chegava para a terça parte da mensalidade do Smart.

          • Paulo Silva says:

            Sim, mas não me consigo deslocar num carro com 1,33 rodas.
            Pé pesado? Carro a diesel de 2006 com combustível premium.
            Faço 6,7L/100 porque sou amigo do ambiente e mantenho o filtro de partículas. Aí está o meu contributo para um mundo “verde”.

          • JL says:

            Loool, afinal os diesel não fazem 5.

          • Yamahia says:

            Em cidade com algum transito/filas, não faz de certeza. O Luppo e outros semelhantes eram capazes de fazer, mas resolveram dar cabo deles, agora queixem-se

          • Yamahia says:

            @Paulo, o Smart elektro tem 4rodas e é suficientemente grande pa caber a bateria looolooolool

          • JL says:

            Nem em cidade nem em AE, apenas em nacionais e a empatar o trânsito como é costume.

          • JL says:

            Se o lupo era tão bom, porque não comprou um ?

          • Yamahia says:

            Vc anda picado. Lool
            A farpa para emoldurar é sp a empatar:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrPwqs4XB7EmuiJbT2g

            EN? realmente o que se vê mais é elektros a velocidades de EN nas AE. A pergunta que me faço é o porquê de não seguirem pela nacional? Sp poupavam algum nas portagens. Eheheh
            Looolooolool

            O Luppo é só para exemplificar a brilhante decisão de meia de mentecaptos que agora vão de vela. Já vão tarde.

          • JL says:

            Aí está a prova que dão os a combustão que andam devagar.

            Também acho, porque não vão pela nacional, é que assim até poupavam dinheiro para o combustível que anda caro.

            O lupo não serve para exemplificar nada, ele não existe porque não vendia, se não o compram não serve de exemplo para nada.

            Não tem nada a ver com decisões, tem a ver com as opções dos clientes , as marcas não produzem aquilo que os clientes não compram.

          • Yamahia says:

            Tenha tino.
            Nenhum político que queira chegar a tempo de “ver a novela” anda de elektro.
            Quer melhor prova?
            E com o novo governo nada muda, na tomada de posse nem um elektro para amostra.
            Deixe de sonhar

          • Yamahia says:

            Em relação ao Luppo e aos pequenos diesel a UE tratou dos aniquilar (tornar inviáveis comercialmente) com normas estúpidas que obrigavam a tecnologias de retenção demasiado caras para um utilitário.
            A escolha foi deles. Preferiram anular carros a gastar 2 5 l/100 em prol de carros a gastar o dobro.
            Excelente politica ambiental, sem duvida. Loool

            Se bem reparou preparavam-se para fazer o mesmo aos pequenos a gasolina com o EUR 7 mas tiveram azar. E o azar foi tanto que vão de vela e já vão tarde. O PPE já ganhou isto. Temos pena .

          • JL says:

            O lupo morreu antes destas novas regras, morreu em 2005, portanto escusa de estar a inventar regras e regrinhas e tretas, se assim fosse vendiam-o fora da Europa, e não aconteceu.

            As novas regras beneficiam mais os pequenos do que os grandes, porque é bem mais fácil meter um carro pequeno a consumir pouco do que um grande.

            O real problema é que ninguém quer carros pequenos e de pouca potência, essa é a verdade.

            LOOOOL, ainda há quem acredite que mudança de poleiro vai mudar alguma coisa.

          • JL says:

            Mas o que isso tem a ver ? também é politico ? então porque não anda de jato particular ?

            Não é mais do que uma comparação absurda.

            Portanto o politico não anda de electrico nem na tomada de posse foram comprar carros novos para mostrar, que bom, deviam ir ter comprado ? Se não dá não se usa, agora fazer de conta não vale a pena, mas enfim, esse é o argumento dos antiquados.

          • Yamahia says:

            Esse motor 1.2TDI perdurou até pelo menos 2012. Veio a UE com a norma EuroV, e matou-o. Depois veio os 1.0 no Toyota Aygo e Citroën. Veio a UE com a norma EUR VI e matou-os.
            Mas a UE não importou em matar o Bronco ou Hummer e outros q tais.
            Rua hipócritas que já vão tarde.

          • Yamahia says:

            Ainda não percebeu pq não andam de elektro?
            Olhe é por isto, com um elektro não iria conseguir.
            https://www.google.com/amp/s/amp.sicnoticias.pt/pais/2021-11-02-Ministro-reage-a-reportagem-da-SIC-e-explica-por-que-razao-seguia-a-200-km-h-601ad5d5
            Acorde pá Looolooolool

          • JL says:

            Sim, se fosse elétrico até poderia ter sido pior, já que têm mais performance.

            Acorde pá, o mundo evoluiu.

          • JL says:

            Isso não faz o minimo de sentido, a euro V entrou em Janeiro de 2011 e ainda se vendiam após isso.

            Tanto matou que até é uma marca que faliu.

            Não há hipocrisia nenhuma, essa foi de quem albardou as regras.

          • yamahia says:

            EurV foi em 2011? Bate certo, o 1.2 manco a diesel foi descontinuado em 2012.

            Qto ao resto, qdo verificar um político a cumprir a agenda, às velocidades a q parece estarem imunes, com um elektro, tente novamente.

          • JL says:

            Não, não bate, se foi produzido depois da norma, não bate.

            Mas devo vender o meu porque os políticos não usam eléctricos ? Ah deve ser por isso que usa diesel ?

            Depende do político, nem todos viajam pelo país.

          • JL says:

            E quando querem velocidade usam outros meios.

        • Gonçalo says:

          Verde? eu quero lá saber se é verde ou azul eu quero é saber da carteira e se achar que 7 mil euros em 5 anos é pouco é contigo mas eu com 7 mil euros de 5 em 5 anos levo a família toda numa ganda viagem

          • Paulo Silva says:

            Vocês falam como se o custo de um carro elétrico seja apenas o gasto com os abastecimentos.
            Usem o excel.
            Partam da v/ situação atual, coloquem o custo do carro, os abastecimentos durante 10 anos ou o número de anos que acham que o carro vai durar.
            Eu falo assim, porque neste momento tenho carro, e se fosse comprar elétrico, tinha de considerar o valor da compra, porque se não trocar, não tenho o custo da compra, apenas o do combustível e revisões, que sai sobejamente mais barato ao fim de 10 anos do que mandar abater o carro atual e ir comprar um novo.
            Para quem não tem carro, deve fazer as mesmas contas, duas tabelas em excel com o custo do carro e despesas durante 10 anos, e depois ver qual sai mais barato.
            Isto para quem faz contas.
            Quem gosta de carros repletos de tecnologia, nem sequer vai considerar fazer o excel.

          • JL says:

            Mas o Paulo teve o custo do carro.

        • JL says:

          Então e esse foi dado ?

        • rui says:

          Tens o MG4, para 1000km mês deve gastar uns 50€ se carregares no lidl ou similares, claro se fosse em casa, podia ser zero ou facilmente abaixo dos 20€.
          o MG4 custa novo 27k, credito de 20k a 96 meses prestação de 255€.
          se me disseres, quero trocar de carro para poupar… Não ganhas nada em trocar, se a pergunta for, precisso de um carro e quero novo, eletrico só perde em circustancias muito pequenas para gasolina/gpl e é nos segmentos tipo B, no C está em paridade e no D já são tipicamente a opção mais em conta.

      • Paulo Silva says:

        * digo 13.200

      • Infinity says:

        e quanto custo o carro? se calhar o preço dá para comprar 2 a gasolina, tambem so compensa se carregares em casa, vai carregar nos postos publicos durante um mês e depois diz se foram os mesmos 20€

  6. Croft Lara says:

    Tesla model Y e mega encantado, acima de tudo hardware e software fiáveis (até agora e tenho colegas com vários modelos com centenas de milhares de km, mais antigos e super bem). Cada duas por três novos updates de software grátis e por OTA com melhoramentos, novas funções…topo!

  7. Mestre Interespacial says:

    Tesla’s, BMW’s e Mercedes no topo ?? Viva o luxo. Agora é que se vê tudo. São carros “baratos”, se são.

    • Yamahia says:

      Pudera, para empresas saem ao preço de Clios.
      É o negócio da china dos tempos modernos em PT

      • Mr. Y says:

        E então? Já estás a dizer que a causa da compra ou não de um VE é o preço (como se fosse uma novidade para alguém)?
        Isso quer dizer que sendo barato já equacionas comprar? Onde fica o teu argumento sobre ter de recarregar de 20 em 20km?

      • JL says:

        A mesma razão que os diesel, comprados por empresas que são a maioria, ficavam mais baratos que gasolinas, e ainda beneficiam de 50% do IVA do combustível, e ainda o IVA das manutenções.

        • Yamahia says:

          Os Diesel sp pagaram o ISV e o IUC pela medida grande.

          • JL says:

            Sim, porque são super poluentes.

          • Yamahia says:

            Menos que os elektros.

          • JL says:

            Menos não, mais, e até mais que os a gasolina.

          • yamahia says:

            Por acaso não. A razão de não haver mais diesel híbridos é precisamente pq são mais eficientes e menos poluentes em termos de CO2 q os gasosas.
            No entanto QQ dos 2, actualmente , é menos poluente que o seu equivalente elektro.

          • JL says:

            Antes pelo contrário, a razão pela qual não há mais híbridos a diesel é que a eficiência não é tão grande e dão imensos problemas, conhece algum híbrido diesel que dure ?

            Comece pelos da Peugeot, 508 rxh, tanto que o modelo novo nem tem híbrida.

          • Yamahia says:

            Gasóleos não precisa de hibridar para conseguirem cumprir as normas de emissões vigentes. Já os gasosas precisam sempre ou qs sempre.

          • JL says:

            Ah agora já não precisam.

            Claro que não, basta aldrabar as emissões e todos conseguem.

          • Yamahia says:

            Por acaso a maior aldrabice até vem dos híbridos PHEV que raramente são usados em modo elektro.
            Por serem mais pesados q o seu homólogo puro a combustão, acabam por consumir mais e consequentemente poluir mais que estes últimos.

          • JL says:

            Então não é aldrabice, é mau uso. Portanto têm de aumentar os impostos nos combustíveis.

            Errado, eles até consomem menos, o problema é que não os carregam para consumirem 3.5 vezes menos.

  8. Infinity says:

    E qual a percentagem de carros comprados por particulares VS empresas?

  9. Joao says:

    Já cá anda o que responde a si próprio. É uma anedota… O que vale é que já não tem qualquer credibilidade.

    • JL says:

      Quem é esse ?

      Não tem ou você não consegue refutar os seus argumentos ?

      Você sim, é tão credível que nem consegue usar o mesmo Nick cada vez que cá vem. Enfim, triste figura.

  10. Raul says:

    Todos os carros são elétrico…. Não conheço nenhum que arranque sem Bateria…

    • Hugo says:

      O meu arranca sem bateria, no entanto com bateria é mais fácil e prático não fazendo ainda assim dele um carro elétrico.

        • Hugo says:

          Testar para que efeito? A bateria não faz falta só para o arranque. Apenas disse que o meu motor trabalha sem bateria.

          • JL says:

            Trabalha se tiver lá a bateria, se a retirar já era…

            A mercedes do meu irmão ficou parada há dias na estrada, porque a bateria foi abaixo, teve algum tempo parada e não aguentou.

          • Hugo says:

            Nunca disse que andava tirando simplesmente a bateria ou que era viável fazê-lo. Apenas que o meu motor arranca e trabalha sem uma bateria instalada. Os contornos para que isso aconteça é outro assunto.

          • JL says:

            Mas se não testou não sabe, portanto está apenas a inventar.

            Primeiro diz que arranca, depois já não faz falta só para o arranque.

            Já agora agora, um electrico só precisa da bateria para o arranque, depois pode tira-la.

          • Hugo says:

            Já testaste? LOL
            Deixa de ser rídiculo. É por causa disso que é um VE? Por ter arranque elétrico? Uma conversa começa com um tema…não é por mudares de assunto que deixas de ser estúpido…

          • JL says:

            Ridículo está você a ser, a afirmar algo que ainda não testou.

            Não é por ter arranque elétrico, é por ter vários sistemas que dependem de eletricidade e de tensões constantes.

            Ninguém mudou de assunto, o assunto aqui sempre foi de carros eléctricos, e vai continuar a ser.

          • Hugo says:

            O assunto aqui sempre foi “Todos os carros são elétrico…. Não conheço nenhum que arranque sem Bateria…”
            Ignoras uma afirmação daquelas e para variar, estás a embicar com pormenores de um exemplo que dei que obviamente não é chapa cinco e não basta tirar a bateria…se assim fosse ninguém usava bateria (sinto vergonha alheia por ter de fazer estas conclusões perante alguém tão iluminado como tu). Mas uma coisa te garanto: meto o motor do meu carro a trabalhar sem bateria, já um elétrico sem baterias nem AI nem UI. Nada. Zero. Podes tirar o motor, rezar, fazer o que quiseres…NÃO TRABALHA.

          • JL says:

            Se foi porque é que mudou de assunto ?

            Tanto não ignorei que lhe perguntei se já tinha testado.

            Tanto se usa que ela anda lá.

            Quem fez conclusões sem nexo foi o Hugo, que afirma algo que depois nega que tenha testado, mas enfim, como não reconhece o erro, fala fala e não diz nada .

            Então força, meta e partilhe um vídeo com isso.

            Eu também garanto aquilo que disse.

            Um electrico até com um booster daqueles pequenos funciona.

            Tal como um a combustão, também não trabalha, você é que está convencido que sim, a não ser que esteja a falar de um ciclomotor 50cc da idade da pedra que pega com pedal. LOOOOOOOOOL

          • Hugo says:

            Irra. E ele a marrar.
            Um elétrico funciona sem baterias? BATERIAS. Não me venhas tentar passar o pé com a conversa dos costume do “eu disse BATERIA”.
            Não interessa de que motor estou a falar. Disse e repito que o meu motor funciona sem qualquer bateria. Se têm de ser feitas adaptações ou funciona bem ou mal ou sequer anda não é para aqui chamado. Um motor elétrico não funciona sem corrente elétrica.
            Nos automóveis fala-se de motores, senão a partir do momento em que tem luzes, bombas de combustível etc eram todos elétricos.
            Se um carro é elétrico por ter arranque elétrico então não existem híbridos?
            Estás-te a fazer de mais ignorante do que quem fez a afirmação inicial. Puxa a conversa para onde quiseres…mas sê maluco sozinho…

          • JL says:

            Mas alguém disse que funciona sem baterias ?

            Já se esqueceu que um elétrico tem 2 baterias ?

            Aqui o ignorante é você, que afirma algo que não sabe se funciona, eu pelo menos disse que algo funciona porque já testei.

            Um carro a combustão precisa de uma bateria para estabilizar a corrente, mesmo no fim dele estar a trabalhar, se desligar, o mais certo é ele começar a falhar e entretanto para.

            Portanto afirma algo que não sabe e não testou e depois ainda chama ignorantes aos outros. Enfim..

            Já agora, para entender mais de automóveis, o que define o tipo de motorização, é o tipo de motor que dá torque ás rodas, quantos motores ou sistemas tem antes das rodas não interessa.

            Até pode ser alimentado a bugalhos, se é um motor elétrico que mexe as rodas, o carro é elétrico.

            Obvio que a declaração do Raul está errada e em lugar algum disse que ele estava certo, eu apenas me referi a si se já tinha testado aquilo que alega, e já sabemos que não, portanto aqui o ignorante é você.

          • Hugo says:

            Como é que eu adivinhei que ias pegar por aí…tanto que frisei bem BATERIAS. A tua “pancada” é tão previsível LOLOL Vai marrar com os teus amigos que eu não ganho pra aturar malucos rapaz…
            Para entender mais de automóveis? LOOOL Não me ensinaste absolutamente nada, infelizmente e como era previsto.

          • JL says:

            Eu não peguei em nada e não tenho pancada nenhuma, pelo menos parecida com a sua se inventar só porque sim.

            Eu marro com quem eu quiser. Loool

            Tanto que ensinei que duvido que volte a dizer os mesmos disparates.

            Sim, normalmente é previsto que alguém venha com disparates e depois apareça alguém que meta os pontos nos i’s, é para isso que servem as caixas de comentários, além de vomitarem opiniões infundadas.

          • Hugo says:

            Mas quais disparates oh tóino? Um motor a combustão trabalha a combustão. Ponto. Se tem componentes elétricos para o auxiliar é outra história.
            Um motor elétrico não trabalha sem bateria. Fim.
            Marras com quem quiseres não…investes com quem quiseres. Cada vez que respondes aos meus comentários é a falar de pormenores linguísticos ou técnicos quando o assunto é bem mais básico que isso mas lá está…tu é que interpretas bem os textos e os outros são burros.
            O rídiculo é teres partido do pressuposto que o meu primeiro comentário era tão linear como…”afinal as baterias não são necessárias para nada LOL.
            Não te devo explicações de se já testei ou deixei de testar o que quer que seja. Disse o que disse e é válido. Se queres discutir cenários em que não é válido não estou minimamente interessado.
            A questão inicial era básica e está discutida. Questões de eletromecânica ficam para entendidos como tu que com alguma sorte nunca substituíram o que quer que seja num carro.
            Conheço pessoalmente alguns. Sabem a teoria toda…mas com jeito empanam por causa de um pneu furado 🙂

          • JL says:

            Oh toino, o disparate é simples:

            “O meu arranca sem bateria, no entanto com bateria é mais fácil e prático não fazendo ainda assim dele um carro elétrico.”

            “Já testou ?”

            “Testar para que efeito? A bateria não faz falta só para o arranque. Apenas disse que o meu motor trabalha sem bateria.”

            Primeiro arranca sem bateria, depois já não faz falta para o arranque, portanto no arranque faz falta.

            Se não testou não sabe se trabalha, é assim tão simples admitir que errou e que diz disparates sem saber aquilo que está dizer ?

            As baterias são necessárias, tanto que até o confirma, mas enfim, como gosta de falar muito, dizer pouco, parece que as palavras que coloca aqui é só para a malta se divertir, porque factos não têm nada.

  11. Myyk says:

    Era bom p q fosse…a dinâmica está decrescendo, Março 2024 já houve 21 países na Europa cujas vendas BEV caíram em termos homologos. Os mercados BEV estão assentes nas empresas com elevados benefícios fiscais…na realidade a evolução do número d infraestruturas d apoio BEV é fraca…custos de abastecimento público são caros…os países q retiraram os apoios a compra BEV das empresas, vendas caíram mt…Tesla perdeu mt valor bolsista no início do ano…UE já não sabe o q fazer, é possível q haja um reposicionamento da UE face ao automóvel, sob pena de perdermos a indústria europeia p os chineses…São milhões de empregos e a estabilidade social q estão em causa na Europa…poderia continuar,

    • JL says:

      Errado, caiu em 14 países e caiu para todas as tecnologias.

      https://www.acea.auto/pc-registrations/new-car-registrations-5-2-in-march-2024-battery-electric-13-market-share/

      Errado, tanto que se vendem mais a privados do que a empresas, ao contrário do que acontece nos diesel que a maioria é para empresas.

      São caros comparando com o carregamento em casa, mais barato que combustível.

      Obvio que cairam muito, os que iam para comprar, compraram antes dos incentivos acabar, é o que mostram os números e até o que acea diz.

      Sabe o que fazer, é continuar com a mesma política. Os chineses só têm de se adaptar, já que querem fazer o mesmo que os europeus fizeram na terra deles, onde curiosamente as marcas europeias estão a atravessar as mesmas dificuldades.

      Sim, poderia continuar a inventar, já que outra coisa não fez.

      • Myyk says:

        21 países q em março decresceram vendas BEV (usei a mesma fonte q tu)
        1- Áustria 8,2 %
        2- Croácia 71,7
        3- Chéquia 34,6
        4- Estónia 16,4
        5- Finlândia 35,6
        6- Alemanha 28,9
        7- Grécia 24,2
        8- Irlanda 41,4
        9- Itália 34,4
        10- Letónia 34,0
        11- Lituânia 18,4
        12- Países Baixos 1,1
        13- Polónia 10,9
        14- Roménia 35,7
        15- Eslováquia 9,9
        16- Eslovénia 38,2
        17- Espanha 2,8
        18- Suécia 33,7
        19- Islândia 83,7
        20- Noruega 48,2
        21- Suíça 1,0

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