Router Fiber Gateway MEO – 5 coisas que pode fazer
Foi baptizado de Router Fiber Gateway e é um dos mais poderosos equipamentos a este nível disponibilizado por uma operadora. Este equipamento garante velocidades até 10x superiores, comparativamente ao modelo anterior, uma vez que suporta a norma 802.11ac Wave 2 podendo oferecer uma largura de banda na ordem dos 1,73 Gbps, e tem 4 antenas internas para emissão e receção. Com este novo equipamento os clientes deixam de necessitar de ter o ONT num equipamento à parte.
Mas o que podemos fazer com o Router Fiber Gateway MEO?
#1 - Como mudar o nome das redes Wi-Fi
Como sabemos as redes Wi-Fi têm associado um SSID (Service Set IDentifier) – vulgarmente referido como nome da rede. Este nome consiste num conjunto máximo de 32 caracteres (números e letras) e o utilizador atribuir-lhe o nome que pretender (veja aqui algumas sugestões).
Para saber como mudar o nome das redes Wi-Fi no Router Fiber Gateway basta que consulte este artigo.
#2 - Port Forwarding
Explicando de forma muito simples o que é "Port Forwarding" pensem no seguinte, imaginem que na vossa máquina (ex. PC portátil) têm em execução um servidor Web (Apache, IIS, TomCat, etc) e pretendem que esse serviço esteja disponível a partir de qualquer lugar da Internet. Uma vez que associado ao vosso serviço MEO têm um um IP público disponível, então só têm que redirecionar todos os pedidos que chegam ao vosso router para o porto 80, para a vossa máquina local. Para saber mais sobre Port Forwarding aceda aqui.
Como configurar no Router Fiber Gateway da MEO? Veja aqui todos os passos necessários.
#3 - Configurar serviço no-ip
O no-ip é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento, (por exemplo: 81.112.159.76) por um “nome” do tipo pplware.ddns.net. Este serviço tem uma versão gratuita, que permite ter associados três nomes.
Aprenda como configurar aqui.
#4 - Configurar o Router Fiber Gateway MEO via app (Android/iOS)
Recentemente foram disponibilizadas as apps para Android e iOS para configurar e fazer a gestão do Router Fiber Gateway MEO. De referir que, tal como o router, as apps também foram desenvolvidas pela Altice Labs de Aveiro.
Com esta aplicação poderá gerir as suas redes Wi-Fi numa FiberGateway Altice Labs GR241AG:
- Mudar os nomes das redes Wi-Fi que funcionam nos 2,4 GHz e 5 GHz
- Alterar as respetivas passwords de acesso às redes Wi-Fi criadas
- Criar e gerir redes GUEST
- Ativar ou desativar o botão WPS para as redes Wi-Fi disponíveis
- Visualizar os equipamentos ligados na sua LAN e WLAN
- Gerir permissões de ligação e horários/dias de semana aos dispositivos da sua rede
- Alterar o canal e definir largura de banda do canal Wi-Fi assim como a potência de transmissão
- Ver informações sobre o equipamento
Faça o download aqui das apps para fazer a gestão do Router Fiber Gateway MEO.
#5 - Como criar rede GUEST via app
Porque devemos criar uma rede GUEST?
Esta opção é interessante, por exemplo, quando temos visitas em casa e não queremos dar as credenciais da nossa rede principal (até porque depois de ligado à nossa rede até é possível controlar remotamente a nossa box da TV). Outro cenário é numa loja comercial, onde passa a ser possível criar uma segunda rede para clientes ou fornecedores.
Veja aqui todos os passos necessários para criar uma rede GUEST.
Sendo um produto "Made in Portugal", o Router Fiber Gateway é um excelente exemplo de tecnologia e inovação. Se quiser conhecer melhor a interface de gestão deste equipamento, pode ver neste e vídeo.
Já tem este Router Fiber Gateway?
Este artigo tem mais de um ano
Este router não está mau. No entanto falta a opção Bridge
A informação que temos (de fonte próxima), é que está no roadmap a integração dessa funcionalidade.
Só espero que não deixe de estar no roadmap!
Se deixar de estar no roadmap significa que foi implementado!
Espero que deixe de estar!
Pelo que posso ver, a opção já está disponível… é usada a porta LAN 4 para funcionar como bridge.
Boas, algures !!!
Alguém me consegue explicar porque é que a terminação de fibra, do lado da caixa onde chega o sinal óptico vindo do exterior, já não é feita na ficha de encaixe que existe para esse efeito! O técnico disse-me que era uma nova norma da Altice. Cá para mim é mais uma maneira de se alguém partir/dobrar o cabo óptico, a Altice cobrar uma deslocação técnica… Eles andem aí, cuidado!
É para evitar mais atenuações opticas, m ais perdas passivas, menos fusões, menos riscos. Nunca me lembro de ter cobrado uma deslocação pelo pathcord / fibra partido, ou até mesmo quando era o gato, cão , empregada doméstica, aspitador ou marido cusco a partir a fibra. Mas já vi um cliente tentar reparar uma fibra partida quando lhe tentou colar fio de côco de pesca colado com cola super 3…. Mas tambem sei que alguns colegas cobraram a deslocação a clientes arrogantes, pintarolas ou xicos-espertos, portanto, cuidado mesmo 🙂
OK, está esclarecido.
Mas vamos ver se realmente não cobram nada, se alguma vez acontecer.
Directamente ao Técnico não cobram de certeza, mas via factura; a ver vamos como diz o cego !!! 🙂
Só mais um comentário…
Nesta última instalação que solicitei para uma segunda habitação (da minha mãe) só fiz 3 reclamações no livrinho oficial e ao fim de mês e meio lá fizeram a instalação!
Mas nada contra o técnico que foi lá casa fazer a instalação. 🙂
Neste router não precisas de ter ONT num equipamento à parte. Não sei se respondi à tua dúvida.
Agora, na caixa óptica branca externa, não tem disponível um encaixe externo de cor verde para ligar um patchcord. Agora corta-se um patchcord ao meio, faz-se uma fusão directamente na fibra, acomoda-se a fusão dentro da caixa óptica e sai directamente o patchcord feito para ligar na ONT / Fibergateway.
Eu tenho este router há 1 semana. Até ao momento tudo ok, menos tralha e cabos na parede… Bem, o que ainda não percebi é o porquê de vir com duas ssid 2.4ghz e 5ghz. Como os equipamentos que possuo nenhum suporta mais 100mbs largura de banda apenas estou a usar a 2.4. Devo usar esta rede ou a de 5??
Os cabos fazem falta. As duas frequências criam diversidade , compatibilidade e largura de banda. Podes ter equipamentos ligados em 5 ghz e em 2.4 ghz. 2.4 ghz dá mais propagação de sinal, mas menos largura de banda. 5 ghz dá mais largura de banda, mas menos alcance. Mete nos equipamentos ambas passwords, que são iguais se não as mudaste, que o equipamento terminal vai selecionar automaticamente a melhor sempre quando a intensidade do sinal o permita (5ghz, se os teus equipamentos terminais tiverem 5 ghz)
Por incrível,desde a instalação em agosto de 2018 tinha mais cobertura em 5 GHz
António Mendes
Se os teus equipamentos suportarem 5Ghz, usa esta rede pois tens uma maior largura de banda (pode chegar aos 1,73 Gbps). No entanto tens um menor raio de cobertura.
Dá uma vista de olhos neste artigo:
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/melhor-canal-wireless-5ghz-router/
Para mim o pior nem é isso, é a reflexão das ondas 5 Ghz que é muitíssimo superior, para quem vive em casas com bom isolamento isso é um problema.
1,73 Gbps com a largura de banda do canal em 160 MHz. Por vários motivos é preferível escolher 80 MHz.
Hoje é 2 de Agosto de 2024 e penso que o MEO retirou os 160Mhz.
Em zonas com mais densidade populacional, os 160 MHz deveriam ser utilizados em WI-FI 6E, e Wi-Fi 7. (banda de 6 GHz).
A minha família tem 6 routers GR241AG com velocidade contratada de 500/100Mbps e está satisfeita. Não temos interesse em mudar do FGW 5 para FGW 6, já tem 7 anos e quando chegar ao fim de vida vamos saltar para o FGW 7.
Não sabemos de o ganho é superior nas antenas em 6GHz para ficar com alcance semelhante á banda de 5GHZ.
A tenologia MLO foi uma boa invenção
Os router poderiam ter 8×8 MIMO para exportação.
Parabéns pela ex-PT Inovação com sede em Aveiro Portugal.
A empresa hoje já tem cerca de 900 engenheiros.
Bom dia para todas as pessoas de bem
Instalaram-me ontem. Parece expandir melhor a net por casa. Vamos ver.
tiveste que pedir pra trocar ou foram eles que contactaram?
Instalação por renovação de contrato e portabilidade para fibra (tinha adsl)
Quando agendam ou quando estás a fazer o pedido, pede para deixarem em notas para o técnico para levarem o fibergateway
Por favor responde ao jp99 porque ocasionalmente a internet vai-se abaixo na minha casa e pode ser por o router ser antigo; ainda não insistimos que instalássem outro.
é muito mellhor, acredita. Agora digam ás mulheres lá por casa para não se porem a tapar o router á volta com centenas de bibelôs ou outros montes de cenas inuteis de que o sexo femenino se lembra para infernizar o homem e a tecnologia por rádio 🙂 🙂 🙂
Sim, tem uma melhor cobertura nos 2,4Ghz.
VPN seria optimo!!
Duvido que alguma vez facilitem isso, imagina criar uma VPN entre 2 clientes MEO 1 deles com canais premium e assim pedir uma 2ª box para fazer-se um 2 pelo preço de 1 em Sport TVs e afins ^^
Não dá para alterar os nomes dos dispositivos que estão na nossa rede Wi-Fi.
É verdade, e é mais chato do que parece… até porque depois se ficam com montes de dispositivos com nomes em branco que só se descobre o que são pelo MAC address… que pode não estar à mão para consultar!
A nível de alcance do Wi-Fi, não noto diferença para o anterior que tinha (Technicolor TG789vac v2)
Tem um pouco mais, a nível de antenas (mais) e posicionamento das mesmas foi melhor concebido. Trabalha melhor em pé, devido á polarização de onda, uma vez que a maior parte dos dispositivos usados por nós e respectivas antenas estão praticamente sempre em polarização vertical.
Alguém sabe se suporta VPNs com IPSec Site-to-site?
Eu tenho o FIber Gateway da MEO a funcionar com a PiVPN num RPi sem problemas.
A questão, depreendo, seria sobre a possibilidade de ter o serviço de VPN no próprio router do operador e não num dispositivo à parte.
Isso mesmo Francisco!
Pelos vistos na distribuição PiVPN é utilizada a OpenVPN, incompatível com IPSec VPN.. Mas obgdo pela dica, não conhecia a Pi
como configuraste o router? Precisa de port forwarding, certo?
Como configurou? podes passar algum tuto?
Nem DNS deixa alterar. Não deixa desactivar o MEO-wifi (temos de dar borlas). Este router é para ter a configuração deles e não a nossa.
O meo wifi desliga-se na área de clientes meo.
Para desativar tem de ser na página do cliente tem lá opção desativar, mas tens de a procurar. Uma semana depois aconselho a ligar para lá porque eles vão dizer está desativada mas não está, vais perder um tempo com eles, se o técnico disser que está desatino e é a do vizinho desliga o router para provar que não é, se forem mais teimosos, usas o livro de reclamações. Sim foi uma dor de cabeça até ficar desligarem.
PS: DNS? desliguei todas as redes e tenho outro router ligado ao da meo, única solução que encontrei.
O router da MEO tem porta específica para funcionar em bridge? Já houve alguém que disse que não tinha.
Modo Bridge no Router Fiber Gateway MEO, está impossibilitado de momento, bem como outras funções mais interessantes.
Mas ligar as portas outro router não está impossibilitado.
Agora já tem. A porta usada é a LAN 4.
Meo Wifi é na área de cliente (não aconselhamos a fazer isso)
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/no-tem-acesso-aos-hotspots-da-meo-wifi-saiba-o-que-fazer/
DNS pode sempre mudar no equipamento.
Não aconselham porque?
Clica no link que o @Pedro Pinto colocou. Se desactivares o acesso de terceiros à tua rede MEO-Wifi em casa, então deixas de ter acesso às redes das outras pessoas — faz sentido, se não quiseres partilhar a tua rede, porque é que os outros hão-de querer partilhar contigo? É o mesmo princípio que a FON…
Pode desactivar o meo wifi na area de cliente
Deixa-te de letras o meio WiFi ocupa uma largura de banda que não afeta a tua que tens contratada, também usufruía de fora da tua casa inseres o teu user da área cliente e podes navegar no WiFi em muitos sítios.
A mim não faz falta nenhuma, está off…
Mas não te afecta a tua largura de banda.
Já agora, espero que não uses a meo WiFi fora de casa. É assim para o chato desactivares o teu hotspot e usares os dos outros. Mas isso sou eu a dizer
Sabes que ao desligar não podes usar as dos outros, para mim é inútil
Só uma anotação, cada um é livre de deixar ligado ou desligar, eu não quero é simples
Como fazer para que a meo me troque o router existente por um destes?
Também gostava de trocar…
Problemas mais salientes deste modelo:
– Não é possivel de forma nenhuma desactivar, mesmo temporariamente, o Wifi.
– Se se optar por desligar o mesmo perder-se-á a possibilidade de ter TV por RF, alem de quem tiver uma rede interna com RJ45 não a terá mais.
– Em caso de avaria do router (que até pode ser só de alimentação) terá a anomalia reproduzida na ONT incluida.
– Como já foi dito: a falta do modo bridge.
Modo bridge já tem.
6ª coisa que se pode fazer com o router:
– Usar noutra operadora melhor com velocidades decentes e bom suporte
Tenho o router a cerca de uma semana, tudo funciona bem mas bloqueia-me algumas aplicações do telemóvel. Se verificar a velocidade está boa (50mb download) mas demora muito tempo a abrir (pesquisas google ou videos no youtube) e outras (intagram, etc..) nem consigo abrir. Quando utilizo o 4G ou outras redes as aplicações funcionam perfeitamente.
Acontece a mais alguém? Como resolveram?
A mim isso acontece sempre que os DNS servers da MEO estão a responder demasiado lentamente. No Technicolor isso não acontecia, pois tinha os endereços dos DNS públicos da Google a replicar por casa via DHCP (8.8.8.8 e 8.8.4.4). Agora já não dá, tenho de configurar máquina a máquina…
Mas é fixe porque como o DNS da MEO lento afecta toda a gente, quando se usa o DNS da Google, somos os «únicos» a ter resposta rápida e aproveitamos a banda na totalidade
O que o Router da MEO não faz:
– mudar o nome do user de admin (viva potenciais ataques por brute force)
– actualizar a lista de hosts visíveis, uma vez que só mostra leases de DHCP que por vezes nem os actualiza como deve ser
Outra feature bonita: o DHCP é chato e por vezes força-se em hosts com IPs fixos
Alfredo, sei que já é um post antigo, mas andava à procura na net como se pode actualizar os hosts que estão ligados, pois vejo uma porrada deles que estão desligados há que séculos, mas o router mantém-nos “ligados”.
Conseguiu descobrir forma de fazer isso?
Obrigado
Pessoal… Acabaram de me instalar isto…
nao dá para mudar a gama de IP´s para 192.168.2.XXX????
Dá, na boa: LAN > Características > Servidor DHCP > Editar
Tenho uma duvida. Sou cliente da MEO, como é que posso solicitar a instalação deste router ? Ligando para eles? Muito obrigado!
Eu tenho a minha box ligada a um segundo router, que esta a uns 20m do da meo. So que o router so permitia velocidades ate 100mbs (tenho net de 200mb)
Entao comprei um novo, com norma AC e que aguenta at 1000mbs, mas agora ao ligar o cabo do novo router a box ela so consegue dar cada canal 10s e depois vai abaixo?
Este metodo vai resolver este problema? ou algum conhece uma possivel solução?
talvez tenhas sorte se o router que compraste for Asus. http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Firmware-oficial-Asus-Beta-pr%C3%A9-configurado-para-os-servi%C3%A7os-Meo/m-p/121320#M20594
a box de tv do meo tem que estar ligado ao router MEO. A menos que faças uma configuração especifica no teu router (e tem que suportar). a asus tem firmware especifico para ultrapassar este problema. http://asus-portugal.com/isp-config/routers-meo.html
É da xiaomi
Tenho um router desses instalado mas ao conectar qualquer dispositivo fica sem sinal o que poderá ser?
Resumindo, e corrijam-me se estou enganado, mas a única coisa que este router tem de bom é a velocidade porque em funcionalidades é um coitadinho, não?!
Depende das funcionalidades que queres ou precisas… para 99,9% dos utilizadores, tem tudo o que precisas e muito mais (quem é que necessita, em casa, ter autenticação WiFi por RADIUS — já nem falando do nº de pessoas em Portugal que SABE o que é que é o RADIUS…).
Não é só a velocidade que faz diferença — mesmo com o Wi-Fi a 2.4 GHz o acesso é muito melhor, o sinal chega mais longe, etc.
Pois… nem sei do que me falas dessa tal autenticação por RADIUS mas sinceramente nesse aspecto faço parte da percentagem de que não quer saber porque não precisa, por isso nem me dou ao trabalho de ir ver ao Google.
Eu referia-me mesmo a coisas pequenas e básicas tipo mudar o nome dos aparelhos na rede para não andar sempre a confirmar os mac adress, não estar apenas limitado entre um serviço “fraquinho” ou o pago da DynDNS, e um “chatinho” da no-ip. O da TZO só lá esta a fazer volume porque já nem existe, foi comprado pela Dyn há algum tempo.
Referia-me a esse tipo de coisas muito uteis que podemos fazer em routers mais fraquinhos…
Por isso para mim, ate que me provem o contrario, o que era muito bom, ou alterem umas coisitas num firmware, tudo se resume a um router rápido mas que carece de muita funcionalidade.
(Não leves a mal, mas nem toda a gente precisa que a mulher tenha sinal “DO OUTRO LADO DA AVENIDA” como dizes ali no comentário de baixo)
Mas lá esta, devo fazer parte de uma minoria muito exigente que nem sabe o que é autenticação WiFi por RADIUS porque se não podia vir a precisar, ou nem por isso.
Eu gostava de ter mas a meo, já instalou a linha de fibra há 1 mês e não há previsão de ativação do serviço fibra na rua. Devem estar à espera de acabar o período de fidelização para mudar pra Vodafone
Desde que instalaram este router é “erro acesso sapo” que nunca mais acaba. Não está resolvido.
Resolvido pelos serviços técnicos da Meo.
No meu caso só tenho ligação na rede guest,em 5ghz ,quanto á cobertura o powerouter da nos tinha mais cobertura nada satisfeito,com este router
Vou contar uma coisa engraçada que me aconteceu. Este ano mudei de casa várias vezes (e ainda vou mudar mais uma!). Quando fiz a 1ª mudança, instalaram-me este router, e devolvi o Technicolor. Aquando da 2ª mudança, trouxe o FiberGateway comigo (por recomendação da MEO), e preparei o local onde ia ficar, a um canto do escritório (é a divisão da casa onde passamos mais tempo e onde se concentra o nosso «parque informático»). Quando o técnico da MEO veio fazer mais uma instalação de fibra (este apartamento já tinha fibra pré-instalada… para três operadores… mas mesmo assim passaram mais uma fibra! 🙂 ) e viu onde ia ficar o router, franziu o sobrolho, e resmungou entre dentes «ah, pois, no sítio pior possível para ter acesso em toda a casa…» — comentário que não me foi dirigido directamente, mas que não deixei de estranhar, visto no apartamento anterior ter tido acesso de qualidade em toda a casa (medido com o SpeedTest da Ookla!).
Bom, não só o acesso é formidável em todo o apartamento (afinal de contas, é um apartamento humilde num 3º andar, não é um duplex penthouse de 800m2…), como achei piada ter acesso com um sinal razoável no passeio DO OUTRO LADO DA AVENIDA onde moro!! E até apanho em 5 GHz… em 2.4 GHz até posso ir ao mini-mercado do outro lado da avenida e conseguir navegar com facilidade! Ok, talvez não seja a 100 MBps, mas que funciona, funciona!
Tanto é assim que ainda outro dia me diverti… mandei uma mensagem à minha mulher, depois dela me ter dito que já vinha a caminho de casa. Ela tem um plano de dados fraquinho e de qualquer das maneiras não é fã de estar online «todo o tempo», por isso só tem o Wi-Fi activo, mas nunca liga a conexão de dados. Isto quer dizer que quando ela não está num sítio com cobertura Wi-Fi, tenho de me lembrar de lhe enviar mensagens por SMS, senão ela não recebe. Desta vez esqueci-me, e o «default» das mensagens enviadas entre iPhones é usar a Internet primeiro, se houver connectividade Wi-Fi, e SMS só como alternativa se não houver. Normalmente há um timeout, talvez de um minuto, até o iPhone perceber que não consegue entregar a mensagem via Internet, e automaticamente muda para SMS. Mas desta vez isto não aconteceu — recebi a indicação que ela tinha recebido a mensagem via Wi-Fi! Uns minutos mais tarde, ela entra no apartamento; o iPhone dela tinha apanhado a rede já na esquina da rua…
Conclusão: até (alguns) técnicos da MEO subestimam a força do sinal do FiberGateway e a qualidade que este tem!
Claro que o equipamento tem algumas desvantagens, mas não há routers perfeitos, todos têm as suas vantagens e desvantagens. Pelo menos neste (ao contrário do Technicolor…) a actualização do DynDNS funciona lindamente…
Boas, entrei na app do router e desliguei as redes Wi-Fi agora não consigo entrar para voltar a ligá-las. O que devo fazer?
Aceder via cabo de rede.
O que não deixa fazer:
Alterar DNSs
Desativar DHCP (Deixa, mas depois funciona mal)
Desativar DHCP IPV6
Alterar definições IPV6
E isto é que é importante e não as mariquices de configurar via APP
A cena de não se poder alterar os DNSs cheira-me a um golpe manhoso da MEO. É que se eles baixarem a velocidade de acesso à hora de ponta, o pessoal pode queixar-se à ANACOM; se introduzirem «lag» / aumento do «ping time» /mais «jitter» etc. (tudo se pode fazer artificialmente para piorar o acesso), o pessoal pode queixar-se à ANACOM. Então que fazer? Bom, coloca-se o acesso ao servidor DNS da MEO mais lento a responder. Toda a gente passa a ter dificuldades de acesso ao exterior, consumindo muito menos banda (porque não conseguem resolver nomes suficientemente depressa!), mas se alguém reclamar, pedem para experimentarem o Speedtest ou outra ferramenta do género e na maior parte dos casos — mesmo em hora de ponta! — confirmar-se-á que têm a plena banda de upload e download disponível e que os ping times e o jitter etc. estão todos dentro do normal. Com isso o técnico pode calmamente informar o cliente que está tudo a funcionar (como o próprio pode ver) e que o problema deve estar no computador com que acede à Internet… e não podemos reclamar à ANACOM, porque realmente a velocidade de acesso (o que inclui os ping times e jitter etc.) corresponde ao que foi contratado.
Mesmo que alguém perceba que o «truque» está no DNS — e basta passar para os DNS públicos da Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) por uns momentos e notar a diferença — também não pode reclamar. No contrato da MEO nada é dito em relação ao acesso aos servidores DNS da MEO. Aliás, tanto é assim, que qualquer pessoa é livre de os mudar (nota: se eles bloqueassem o DNS para o exterior, aí sim, poderíamos reclamar à ANACOM!); mas obviamente que a) o Fiber Gateway não deixa fazer isso para o DHCP, logo a maioria das pessoas não saberá o que fazer; e b) os técnicos da MEO claro que irão insistir sempre em manter a configuração recomendada (ou seja, usar os DNS da MEO).
É manhoso, mas é eficaz; nunca naveguei tão depressa na MEO como desde o momento em que começaram a fazer esses «truques» no DNS…
Claro que depois o pessoal, ao fim do período de fidelidade, muda para outro operador sem «manhas» no DNS, e no fundo a MEO é que fica a perder…
Boa tarde.
O meu antigo router estava com problemas e teve de ser trocado ontem pelo router que está a descrever. E dá-me sempre jeito alterar o DNS para o da google.
O que está a dizer é que se mudar para o DNS público da google a internet apresenta maior lentidão?
Eu fui ver às definições de placa do meu computador e está estabecido o DNS da google tal como tinha deixado para o router antigo e não noto que a velocidade esteja mais lenta.
Obrigada pela atenção, agradecia se pudesse responder, agora fiquei curiosa
Boa noite, tenho este router e não tenho tido problemas, no entanto, tenho agora um dispositivo que se liga a 5ghz e nao encontra os dispositivos que estão ligadas por lan( tv ) ou outros dispositivos que estão ligados a 2,4 ghz. Já tiveram este problema?
A Gama das redes 2.4 e 5GHZ internas são diferentes (faz todo o sentido) 192.168.1.XX e a gama das redes Guest 192.168.4.XX, por essa razão pode ser a explicação que o o dispositivo não encontro outros equipamentos.
O facto de poderem estar ligados em gamas diferentes écomo estarem fisicamente em redes diferentes logo não irão estar visiveis.
Deve validar que redes internas (os nomes SSID) e ligar se a essas. AS guest deixe para convidados que tenha em casa por ex.
Obrigado Ana, mas os dispositivos estão ligados na mesma gama de IP. A diferença é que uns ligam-se a rede 2,4 Ghz e outros a 5 Ghz. Contudo, já reportei a situação à MEO que conseguiu resolver a questão.
Obrigado Ana, mas os dispositivos estão ligados na mesma gama de IP. A diferença é que uns ligam-se a rede 2,4 Ghz e outros a 5 Ghz. Contudo, já reportei a situação à MEO que conseguiu resolver a questão.
Ola boa noite, Não consigo editar o nome nos host aos quais o router não atribui de raiz! e com tantos equipamentos ligados, dava imenso jeito. Neste router é possivel faze-lo?
Não percebi bem o que precisas 🙂 Podes explicar melhor?
Boa tarde Pedro, no meu router fiber gatway da meo, tenho vários equipamentos registados “Host” e alguns não tem nome, apenas o numero que lhe é atribuído, e alguns nem isso, apenas o numero ip, e gostava de saber, como posso editar o nome dos dispositivos registados no router. desde ja obrigado pela atenção.
Vou mudar de morada para uma moradia com 3 pisos e rede cablada. Com a mudança vou mudar o router para este fiber gtw. Alguma sugestão de APs para conectar a este router / rede e colocar 2 ou 3 antenas na casa?
Já agora PoE…
Boa tarde Pedro, no meu router fiber gatway da meo, tenho vários equipamentos registados “Host” e alguns não tem nome, apenas o numero que lhe é atribuído, e alguns nem isso, apenas o numero ip, e gostava de saber, como posso editar o nome dos dispositivos registados no router. desde ja obrigado pela atenção.
alguem sabe qual o user com permissão admin do router? não me refiro ao user meo que têm permissões de user muito limitadas.
Penso que hoje em dia já permite modo bridge…mas alguém já descobriu o superuser deste router? Usei o putty para verificar que utilizadores é que lá estavam e só mostra o “meo” que apenas tem permissões de utilizador, portanto tentar adicionar um administrador é impossível… os servidores DNS que eles usam estão ali bem visíveis na página do router; é como se estivessem a esfregar na cara que “está aqui à vista mas não o consegues mudar” lol
Boa noite, liguei um router tplink via wireless, ao router da Meo para servir de repetidor. No entanto ele não entrega um IP válido. Tenho o router da Meo Fibra no .254 E meti o Do link no .5 … faltará alguma configuração do lado do router da Meo? Sabendo que não me estou a ligar por cabo.
Boas a todos!
É possível configurar uma entrada de static arp?
Obrigado!
Gostaria que me ajudassem
Bloquei dois dispositivos android na minha aplicação Meo Smart Wifi.
Agora quero desbloquear e aplicação não deixa.
como posso resolver esta situação?
Obrigado
Carlos
boas
como encontar o numero do pin wps no router fiber gateway da MEO
sao 8 digitos .
Ora viva,
eu gostaria de remover os dispositivos inactivos que uma vez acederam a minha rede. Como é que eu faço isso?
Obrigado!
+1
i have just got meo fiber installed with good speed, however i have a vpn router for uk tv viewing conected via ethernet cable but the speed drop is down 90%, just 10mbs download. my asus vpn router has all the latest firmware etc, is there somthing im missing here?
Hardware router (yours) don’t support native AES. Upgrade hardware. F.U.B.A.R 🙂
Boas este router permite à Meo saber todos os equipamentos que tenho ligado ao router e por porta. A minha pergunta é…se eu aplicar um router que tenho da Lynsis na porta 4 e dai fizer a distribuição para todos os aparelhos, ele vao continuar a saber o que tenho ligado? é porque eu acho que eles tem a capacidade de limitar a velocidade de internet por porta, mediante o que lá estiver ligado baseado no tipo de stream.
E instalar uma impressora USB no ROuter??? É possivel???
Como limitar velocidade numa porta lan do router.
Positivo -Este router comparativamente com outros que conheço e não sou poucos é o mais eficiente e mais completo relativamente a funcionalidades.
Negativo – Em caso de avaria ficamos sem os serviços todos, já que os serviços estão todos integrados.
Software- Tem que evoluir a nível de segurança, versatilidade na ligaçao de perifericos.
Potencia – Sinal RFTV bom, Radio wireless razoável, durabilidade ainda não posso manifestar.
Bom dia a todos,
Sou o Pedro mas também sou conhecido por 4LittleNightmares devido a um Blog antigo e a um recente canal de Youtube.
Recentemente adquiri um destes novos routers, porem tenho uma NAS/ Servidor que, apresenta uma velocidade muito inferior a às situações antigas com o Technicolor.
Isto deve-se a uma opção que não consegui identificar no novo router de Reconhecer o computador como um Servidor. Para alem disso este novo router apenas apresenta a “Potencia de sinal” e não mais a velocidade máxima a que chega.
Já realizei diversos testes com o Servidor, com uma entrada Gigabit do router ligada à porta Gigabit do computador, e apenas consigo chegar a 58Mbits/s, no que de antes poderia chegar até aos 96Mbits/s.
Por ultimo o alcance em potencia é muito menor, ou seja, antes poderia trabalhar com um computador por Wireless ligado ao servidor, numa divisão muito distante à do router, tendo velocidades de 25Mbits/s, e agora, pela mesma norma 5GHz, apenas apanho velocidades de 8Mbits/s.
Este router deixou-me com muitas duvidas e bastante desiludido. Tem uma performance muito inferior e tenho maiores dificuldades a trabalhar com ele, visto que as velocidades de intranet são muito inferiores aos seus antecessores de routers.
Nada contra a velocidade contratada de internet, essa está excelente, mas sim contra a velocidade de intranet que é incrivelmente inferior, chega mesmo a ser quase 1/2 inferior.
boa noite, tenho o router recente da meo Fibergateway posso mudar o IP?