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Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 28

Por João Pinto (Especialista em Microsoft Office) para o PPLWARE.COM

Proteger uma folha de Excel

Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.

Acabámos de criar uma folha de Excel, colocámos as respectivas fórmulas, fizemos toda a formatação na mesma e chegou a altura de a enviar para outros colegas, para a usarem. Não queremos que “estraguem” o trabalho feito, não queremos, por exemplo, que apaguem as fórmulas da folha. Para evitar isso, vamos ter que proteger a folha de Excel. Numa folha de Excel, cada célula individual pode ser protegida ou ficar desprotegida. Por defeito, quando protegemos uma folha em Excel, todas as células ficam protegidas, tendo depois que escolher as que queremos que fiquem desprotegidas. Se, numa folha de Excel, seleccionarmos uma série de células, clicarmos com o botão direito do rato, e escolhermos a opção “Formatar células”, no separador Protecção, vamos ver que todas elas têm o opção Protegida seleccionada:

Se protegermos esta folha, todas estas células vão ficar protegidas. Nesta folha de exemplo, temos células com fórmulas, que vamos querer manter intactas, logo protegidas, e temos algumas células que são para preenchimento, para serem usadas nos cálculos, logo vamos querer deixá-las desprotegidas, para que possam ser alteradas. Neste caso seriam as células B5 e B9:

Vamos então seleccionar ambas as células, clicando primeiro na célula B5 e depois, mantendo a tecla Ctrl premida, na célula B9. Isto permite-nos seleccionar múltiplas células em Excel. Vamos agora clicar no botão direito do rato para acedermos às opções e vamos escolher a “Formatar células”. Vamos então ao separador Protecção e vamos retirar a selecção da opção Protegida. Clicamos no botão OK para fechar a janela de diálogo:

Vamos agora proteger a nossa folha. Para isso, devem ir ao separador Rever da nossa barra de ferramentas e, clicar no botão “Proteger folha”:

Abre-se depois uma nova janela de diálogo “Proteger folha”:

Nesta janela devem seleccionar as opções que acharem necessárias na janela de baixo e na de cima devem colocar a palavra-passe que escolherem. Se deixarem em branco, o Excel irá proteger a folha mas bastará clicar no botão de “Desproteger a folha” para que a mesma fique novamente desprotegida. Ao inserirem a palavra-passe e clicarem no botão OK, irá surgir uma nova janela de diálogo para inserir de novo a palavra-passe, para garantir que colocou a chave correcta. E já está! Já temos a nossa folha protegida, tendo apenas as células B5 e B9 desprotegidas para inserção de dados. Se tentarmos inserir dados noutra célula, que não estas, iremos receber uma mensagem de erro a informar-nos que a mesma se encontra protegida:

Para desprotegermos a nossa folha, basta clicar no botão “Desproteger folha” que aparece agora na no separador Rever, no lugar do botão “Proteger folha”, e inserirmos a respectiva palavra-chave:

Este botão é uma boa forma de verificarmos se a nossa folha se encontra protegida. Se estiver lá o botão “Proteger folha”, quer dizer que a mesma não se encontra protegida, se estiver “Desproteger folha”, é porque a mesma se encontra protegida.

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