Pplware

Comandos Linux para Totós – Tutorial nº24

Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para mais uma rubrica “Comandos Linux para Totós”. No último tutorial ensinamos a procurar ficheiros e directórios via linha de comandos (ver aqui). Hoje vamos falar sobre logs (registo de eventos) em Linux.

Vamos a mais uma viagem no “terminal preto”?  Lets go…!

Tudo aquilo que acontece num sistema operativo é normalmente registado nos logs para que o utilizador possa saber o que aconteceu no dia X à hora Y. O Windows tem o event viewer, o MacOS terá também um sistema de registo de eventos e no linux essa informação fica mantida em ficheiros.

Imaginem por exemplo que a vossa máquina foi atacada via SSH e vocês querem saber a data/hora do atque, utilizador usado para entrar no sistema, IP da máquina de onde foi feito o ataque, etc. Para saberem essa informação basta acederem ao ficheiro de log associado ao serviço SSH.

Onde se encontram os ficheiros de log no Linux?

A maioria dos ficheiros de log estão no directório /var/log.

Como ver os eventos do sistema operativo em tempo ?

Tal como referido no tutorial nº12 (ver aqui), o comando «tail» permite-nos visualizar em tempo real o log de informações do sistema. Para tal basta usarem o seguinte comando:

tail -f /var/log/messages

Exemplo de Output

Além do /var/log/messages existem muitos outros ficheiros de log que normalmente estão associados aos vários serviços. Alguns exemplos:

Por hoje é tudo! Espero que estejam a aproveitar estes tutoriais para aumentar ainda mais o vosso conhecimento sobre Linux e aguardo ansiosamente o vosso feedback. E os vossos contributos? Alguém quer contribuir com artigos? mail me

Artigos relacionados

Exit mobile version