Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (5)
Considera que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? As possibilidades são muitas, mas a nossa sugestão vai para o elementary OS. Esta distribuição é “simplesmente” bonita e muito funcional, além de que tem como base o Ubuntu.
Afinal o que tem uma distribuição Linux destas “lá dentro”?
A grande maioria dos sistemas operativos multi-utilizador permitem criar utilizadores. No caso do Linux esse processo é frequentemente realizado através da Linha de Comandos mas, tal como o Windows 10, o elementary OS também tem uma ferramenta gráfica para o efeito. Para tal basta ir a Applications > System Tools.
Como criar um utilizador?
Para criar um utilizador é tão simples como carregar em User Accounts...
Em seguida carregar no '+' e preencham os dados solicitados (Full Name, username, password). O utilizador pode ser do tipo Administrator ou Standard, sendo que o Administrator tem todos os privilégios.
Se o seu PC é utilizado por mais do que uma pessoa (ex. irmão(ã), mãe, pai,…), nada melhor que criar um utilizador para cada um e, assim, cada um deles têm a sua área de trabalho e ficheiros pessoais separados.
Quer o elementary OS em português?
Como viram pelos screens anteriores, a interface do elementary OS está em inglês. Para que fique em português, acedam ao System Settings > Language & Region
Em seguida definam em Region Portugal e em Formats também Portugal. Como o idioma não se encontra instalado, têm de o instalar carregando em Complete Installation.
Para que fique com o idioma em português, deve reiniciar o sistema. Na primeira inicialização do sistema, após a alteração do idioma, podem decidir se pretendem atualizar as pastas padrão para o idioma atual.
E está feito, a partir de agora o vosso sistema está em português mas podem sempre mudar para outro idioma caso pretendam.
Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.
Artigos
Este artigo tem mais de um ano
Faltaram os links para as partes de 1 a 4 ao final, para que se possa acompanhar.
Quem quiser instalar em graficas onboard poupo-vos bastante tempo:
sudo apt-get install xserver-xorg-video-openchrome
E não se esqueçam de instalar as aplicações de 64 ou 32 bits respectivamente, não conseguirão instalar apps 32 se o SO for 64 (ao contrário do que acontece no windows).
E a saga continua sobre o elementary OS…Bom trabalho e bom artigo.
A saga continua e acho mt bem para quem quer entrar no mundo e descobrir novas opcoes de SO. Mas pff…. nao metam comments ridiculos.. q n vale a pena 😉
Alguns vão meter sempre comentários depreciativos….é IGNORAR e siga a “musica”.
É mais leve ou pesado que o Deepin?
Não sei dizer em concreto, uso Arch Linux e Debian. Mas, devem ser muito identicos em termos consumo de RAM.
deepin os e mt mas mt melhor que o elementary os 🙂 e olhe que o meu pc e fraquinho e roda o deepin mt rapido
Ponderar a substituição do Mac OS por uma distribuição de Linux que graficamente é uma cópia com pouca tinta deste, é absurdo.
O Linux não é um sistema operativo para um usuário normal, ou até mesmo para um usuário profissional que não tenha bases largas de programação.
O Linux tem a grande vantagem de ser um sistema operativo open source, mas de resto, para quem quer usufruir da máquina sem ter que passar por N configurações arrisco-me a dizer que até o Windows é melhor.
Arriscas-te mas falhaste.
Hoje em dia não são necessários grandes conhecimentos de programação para utilizar o Linux (ainda que isso dependa da distro utilizada) – A instalação e utilização do sistema foi muito simplificada e os diferentes sistemas oferecem excelentes soluções para qualquer utilizador.
Há ainda assim software que só se encontra disponível para o Windows e esse é possivelmente o único problema – quando não há mesmo alternativas a esses programas, visto que na maioria dos casos elas existem.
Não é bem assim. Mete lá o Steam ou tenta abrir aqueles documentos Office que os colegas enviaram que só funcionam no Office da Microsoft
Quanto ao office há várias opções, recomendo wps – é igual e funciona muito bem.
Instalar o Steam é facil e fuciona bem…Não sei qual o problema
em relaçao a steam, o problema e que maior parte dos jogos nao tem para linux :p
Tirou me as palavras da boca… ė a mesma coisa que dizer que o windows ė que ė bom… a minha formacao foi na microsoft e para edição audio visual eu uso mac… ė diferente? Ė. Tem que se habituar? Tem. Mas com X anos em windows e 0 em osx estão a espera de que.. ė aprender o b a ba de novo… ambos tem os seus fortes ambos são bons OS… linux… tambem ė, mas n ė p o usuario dito normal… nem o OSX… dar de 1300 a 3000 ou mais por um pc para p facebook e joguinhos da net… so p dizer que tem uma maçã… um netbook em condicoes ou um hibrido chegam… p o dia a dia… windows… p jogos… windows ( nao ė que o osx n de mas… integrada de 1.5GB… intel… iris…pois… acho que a apple fez um acordo c nossa sr de fatima em que eles n faziam milagres e ela n criava uma marca tecnológica ) (ok existe os dual grafics… e os imac e mac pro…. ok ai ja ė outra coisa mas ja passa os 3000€) p “trabalho” dependendo do mesmo…. osx
não usas android pois não?
Qualquer pessoa pode usar um sistema operativo linux. Tudo vai depender do uso, e conhecimento.
Desde que não tenho de resolver problemas de SO, até pode ser uma opção bem bom.
Mas, por norma, a maioria das pesssoas está habituada ao Windows ou Mac OS.
Muito bom parabens. Nao esquecer que qualquer distribuicao ja da para adicionar users sem ser por linha de comandos.
Hoje em dia as novas distribuiçoẽs de Linux, raramente o utilizador, tem de usar a CLI. Obviamente ela está presente sempre que para tal seja necessário usar esse enorme recurso, ou quando o utilizar quer aprofundar os seus conhecimentos nas “entranhas” do Linux.
Bem, eu não disse adeus a nenhum….. apenas adicionei mais uma distribuição a experimentar, e quem sabe, possivel solução para muitas pessoas 🙂
Tudo isto é muito ‘bonito’ e agradeço ao PPlware por estes artigos, mas tal como a maioria dos utilizadores windows, somos leigos, na matéria e tenho o pc para usar o Office ao qual estou hbituado há vários anos e mais do que tudo para jogar, algo que nestes sistemas operativos não é pratico e a maioria dos jogos não correm.
Por isso enquanto o Linux não der esse pequeno grande salto não irá ter a relevância dos outros SO’s.
Luís, sem dúvida que não estamos a falar na mesma coisa, tens toda a razão. Claro que sabemos que para muitas pessoas, o computador serve para fazer determinadas acções que qualquer das mais recentes distribuições Linux consegue dar conta com mestria. E à medida que estas distros vão evoluindo, como é o caso desta por exemplo, mais fácil fica para o utilizador perceber como funciona este SO. Depois, estes nossas guias passo a passo, são mesmo para ajudar as pessoas a experimentar, na loucura instalar, usar e ver como é simples e poderoso o Linux.
Mas tens razão, há muitas ações onde o Windows é Windows.
Não posso concordar contigo. Concordo com o vitor na sua afirmação final na medida que acho o Windows muito fácil de usar, pelo menos o XP e o 7. Também dou te razão que nos produtos e serviços da Microsoft nada que um computador Windows. Nesse campo teremos de ir criando alternativas open source. Mas deixa-me dizer-te que de uma forma não oficial podes usar o teu office pirata no linux com facilidade. Os jovos tens um site que vende jogos de ultima geração para linux mas se quiseres piratia los também podes fazer isso com linux. É provável que não saibas disso por uma razão muito simples: a maioria dos utilizadores que usam linux respeitam a filosofia deste grande projeto. É por isso que é mais provavel veres pessoas a usar libreoffice em vez do office. Não é que não dê, dá. Mas é uma coisa que não te conseguia explicar.
Não posso concordar com o vitor nem com ninguém que ache que este tipo de publico interessa. O que ia acontecer era frustares te quando aparecesse um desafio. Tu estás abituado a que venha tudo parar ao prato sem esforço. O linux exige ainda algum raciocínio extra. Quando estás habituado a uma coisa e tens de arranjar solução. Ni Windows já tens tudo. Claro que rapaidez, segurança, estabilidade, privacidade tens menos. Mas são coisas pouco importantes para quem troca de computador anualmente e não tem outras preocupações.
Mas alguem usa linux? So os needs inuteis pois quem trabalha usa Windows e mac
Eu por acaso uso linux… há já muito tempo… também uso Windows e depois? Não sou é como a maioria dos espertos que usam Windows…nem sabem o que é outra coisa….mas se calhar até usam linux sem se aperceberem…Android ou IOS derivam todos do mesmo…. Linux…LOL…curioso não é?
@Carlos
iOS não tem rigorosamente nada de Linux.
IOS é baseado em macOS, que por sua vez o macOS é baseado em Unix.
Induzes as pessoas num erro, tão básico.
🙂
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/IOS
Peço desculpa aos fanboys da Apple…o que queria dizer é que IOS/OSX e Linux derivam do mesmo…Unix
Escreveste asneiras, e ainda chamas fanboys só por te dar um ‘toque”? Lol
Foste pesquisar e só agora soubeste a base dos sistemas Apple?
He He.
Quem te disse que sou Fanboy da Apple?
Tu és Fanboy Linux?
😉
Uh, eu trabalho e uso Linux. E agora? Queres ver que afinal não trabalho?
Que guerra mais sem nexo. Cada um usa o que se sente melhor. O resto é conversa!
Não é bem assim… Há certas áreas que certos sistemas operativos funcionam melhor, como há uns que nem chegam a funcionar a 0.000001%.
Mesmo que quisesse mudar, deixava de ter o lightroom (que tanto uso). Para já não é opção
Adeus Windows?! E FL studio com todos os plugins? E Reaper? Eu uso o GIMP, Inkscape, Audacity e o krita. porém não tenho como usar o FL studio em Linux, o Lmms não é a mesma coisa. Não digo mal do Linux porque também uso no smartphone (para quem não sabe android é uma variação de Linux) As aplicações específicas ainda não tem alternativa viável. gostaria de migrar, até pela questão de segurança e privacidade do Windows 10.
Linux falhou no sector profissional e hade continuar a falhar porque o harware é construido para trabalhar a 100% com um determinado sistema windons ou mac os. Quando instalamos linux numa máquina windows o comprador vai ficar a perder algumas coisas que acaba por descobrir mais tarde. Perde mesmo quando atualiza para uma versão do windons mais recente. Já testei cerca de 10 distribuições linux e acabo por voltar para o windons. Drivers de Gpu não te deixam aproveitar todos o recursos da mesmo, nas aplicações é necessário instalar 2 ou 3 até encontrar uma que funcione e o software crasha com muita facilidade e o sistema em consequência. Suporte a firmwares é para o teto.
Por acaso instalei num portatil velhote o Elementary OS, e foi bastante simples. Mas reparei numas situaçoes, achei super pesado para o portatil (4gb ram + dual core) e bloqueava com frequencia enquanto com o windows 10 ele fica bem mais fluido. Resumindo acho que é uma boa distro, para um utilizador casualbque queria exprimentar o linux. Mas isto é a minha opinião e vale o que vale
Acredito que quando o Pplware adiciona um novo post desta categoria, acredito que já fiquem de guarda a esperar pelos haters.
Porque? Não, há sempre quem goste, quem não goste, mas é mesmo assim. Sabemos de antemão que se no passado criticavam, hoje muitos estão a usar. São ferramentas que podem ser muito valiosas na vida profissional (e não só) de cada um. 🙂
Boas Tardes,
Tenho uma dúvida, eu gostava de instalar o OS no meu SSD e utilizar o HDD para dados, como poderei fazer isso?
Quase que convence. É rápido, leve e apelativo. Agora … Tem contornos de ser 5tum projecto abandonado, dada a ausência de aplicações no servidor. É que fazer a instalação à “unha” não é para todos