Xiaomi: a fabricante de smartphones celebra hoje o seu 9.º aniversário
Fundada por Lei Jun e Lin Bin a 6 de abril de 2010, a Xiaomi celebra o hoje o seu nono aniversário. Inegavelmente uma das fabricantes de smartphones Android que mais rapidamente alcançaram o Top 5 do mercado global. Aliás, esta empresa já ocupa o 4.º lugar no mercado mundial, bem como o 1.º lugar na Índia.
Focada acima de tudo na produção de smartphones Android, além disso, a empresa também se dedica aos serviços, um dos seus três principais pilares financeiros. Agora, em menos de uma década, todos a conhecem.
Em 2019 regressou ao Brasil, mercado onde antevê um enorme potencial. Entretanto, continua a conquistar o mercado europeu e asiático com os seus produtos. A princípio apostava apenas na produção de smartphones, porém, o seu atual catálogo de produtos é surpreendentemente diversificado, passando até pelos automóveis.
A Xiaomi celebra hoje o seu 9.º aniversário
Em Portugal também já é uma marca bem conhecida e destaca-se pelo seu modelo de negócios. Sujeitando-se a uma imposição espartana que limita a margem de lucro nos dispositivos móveis vendidos a um máximo de 5%, por conseguinte, o preço final dos seus produtos é extremamente competitivo e difícil de igualar.
Mas, isso não bastava para esta fabricante de smartphones Android. Ainda este ano ficamos também a conhecer a Redmi, a sua marca satélite, criada com o intuito de produzir smartphones ainda mais acessíveis ao grande público. Ao mesmo tempo, temos a POCO, mundialmente famosa pelo seu Pocophone F1.
Em síntese, temos agora a Redmi, focada no segmento de entrada e gama média. Temos ainda os smartphones Android da própria Xiaomi. Mais ainda, os produtos da Black Shark para o segmento de topo e nicho gamer. Estamos perante uma aposta tripartida com vista a escalar o mercado global de smartphones.
Os seus competitivos smartphones Android
Desde o mais modesto Redmi, de esqueleto plástico, ao arrojado Xiaomi Mi Mix 3 5G, o seu portfólio cobre todas as frentes. Atualmente, o seu smartphone topo de gama mais recente á o Xiaomi Mi 9. O equipamento está disponível em várias versões e também já está disponível nas cadeias de venda a retalho nacionais.
Antes que me acusem de ser, ou não ser um fanboy da marca, digo que não é preciso ser um devoto de Lei Jun para reconhecer os méritos dos seus produtos. Ainda que os mesmos estejam longe de ser perfeitos, a cada ano que passa, continuam a melhorar e a oferecer mais, sem escalar vertiginosamente os preços.
Fruto da supracitada limitação da margem de lucro a 5%, os seus smartphones são acessíveis. Aliás, continuarão a sê-lo daqui em diante, apesar de estar previsto um aumento de preços no segmento de topo - linhas Mi e Mi MIX. Ao mesmo tempo, continuaremos a ter as alternativas económicas da linha POCO.
A Xiaomi foi fundada por Lei Jun a 6 de abril de 2010
Porém, a marca não está isenta dos seus erros. Nenhuma o está e dizer o contrário seria uma falácia propositada. Contudo, esta marca chinesa tem acrescentado muita diversidade ao mercado Android, e isso é irrefutável. Prova disso é a sua já confortável posição enquanto uma das 5 maiores fabricantes mundiais.
Começou por ser a "Apple chinesa", e em boa verdade ainda retém parte desse espírito. Não que isso desvirtue o valor dos seus produtos, ainda que não abone a originalidade dos mesmos. Seja como for, a Xiaomi está no bom caminho e antevemos grandes feitos e conquistas par a empresa de Lei Jun. Um bem-haja e um feliz aniversário!
Utiliza algum produto da Xiaomi?
Este artigo tem mais de um ano
Ca em casa há mi band 2, mi band 3, amazfit bip, amazfit stratos 2, mi a2, amplifier, mi drone, mi speaker, caneta mijia, 70 mai cam, mi box 4s..
TENHO um smartphoneXiaomi Mi 8 de 128gb e uma powerbank Xiaomi e uma máquina de barbear da XIAOMi e comprei um Xiaomi Redmi S2 para a minha namorada e outro XIAOMi Mi A2 para uma irmã minha… escusado será dizer que Xiaomi foi a melhor marca que já me passou pelas mãos… Xiaomi são produtos de alta qualidade e baixo preço…. agora estou a pensar comprar um Redmi Note 7 Pro para oferecer… veremos os próximos capítulos.. .
Estou plenamente de acordo consigo. Possuo um Readmi Note 5 que me fez todas as actualizações automáticamente trabalha muito bem boas câmaras fotográficas, enfim sem problems e com carregamento rápido. Concluindo é e será a minha marca para as próximas aquisições. Recomendei aos meus amigos.
A Xiaomi lançou a Redmi como sua submarca porque a HUAWEI lançou a Honor…o Redmi Pro 2 com Snapdragon 855 e 3 câmeras na traseira com uma delas da Sony de 48 megapixels e uma potente câmera frontal e sensor biométrico no próprio écran e se for cerca de 300€ ou pouco mais ainda irá vender mais que o Pocophone