PplWare Mobile

Vai instalar e usar a app portuguesa para tracing à COVID-19?


Autor: Marisa Pinto


  1. terra ano30 says:

    Nunca! nem essa nem nenhuma do genero

    • Rui says:

      Ora bem, mas mantém Facebook, Instagram, WhatsApp e afins
      Informe-se do funcionamento dos APIs e depois fale novamente

      • terra ano30 says:

        WTF! Estás-te a basear em quê para dares uma resposta dessas? Não uso e não uso porr@! Para quê que eu quero isso a ocupar o meu smartphone. Não preciso disso para nada era preciso que tivesse chegado em Novembro.

        • rjSampaio says:

          “Para quê que eu quero isso a ocupar o meu smartphone”

          Pela tua saúde e a dos outros, e os outros não é só desconhecidos, é a tua familia…

          “Não preciso disso para nada era preciso que tivesse chegado em Novembro.”
          E por acaso a pandemia já passou?

          • terra ano30 says:

            Corona/Covid-19 Eu fui contaminado em Dezembro e ainda nem se ouvia falar em tal bicho, a única coisa que sei é que os médicos sabiam que não era coisa boa e também não sabiam como resolver. A minha sorte foi não ter ido parar a um ventilador. Agora já nem apanho e nem transmito, mas aproveito para dizer que se protejam porque isto é bem pior que a malária, mas não vai ser uma aplicação que vai proteger, mas sim as atitudes de cada um.

          • rjSampaio says:

            @terra ano30

            quem ficou infectado já não pode voltar a ser infectado ou transmitir? não sabia que já tinham confirmação.

            Seja como for, a aplicação não é para proteger, como qualquer doença quanto mais cedo for detectada melhor, é para isso que ela serve.

        • PTO says:

          Era preciso que tivesse chegado em Novembro?
          Uau, és um génio, iam fazer uma aplicação para a Covid ainda antes de saberem que o vírus existia e que ia cá chegar na proporção que chegou.
          Esse cérebro deve estar todo queimado.

      • Mario Alturas says:

        Nem facebook, nem instangram, nem whatsApp…

  2. Bento says:

    Estas app´s e afins , são eles próprios um virus num sentido AMPLO , ademais deixo para os tótós essa função

  3. Spoky says:

    A Probabilidade de induzir ao erro é grande e pode gerar ainda mais pânico.
    Não, não vou instalar. E a quantidade de dados que recolhem não devem ser poucas (é obvio nunca ninguem vai admitir, recolhermos imensos dados vossos!)

    Boa sorte, eu não instalo.

  4. Francisco Santos says:

    Respondi Sim porque tenho baixa imunidade, agora se os portadores não estiverem OnLine de nada serve … digo eu.

    • Sérgio says:

      +1
      (Ignorando a parte de privacidade) Só valeria instalar esta APP se ela fosse obrigatória para quem tivesse infectado.

      • rjSampaio says:

        “Só valeria instalar esta APP se ela fosse obrigatória para quem tivesse infectado.”
        E para que ia servir isso?

        A ideia é quem não sabe que esta infectado, ao saber, o SNS poder informar com quem tiveste contacto…

        Quantos mais usarem melhor para todos, sabes como as mascaras…

  5. mrProTech says:

    Nah e nunca vou usar essa app porque contêm virus e potencialmente adware!

  6. André Coelho says:

    Sim, obviamente.

    1 – É um dever cívico, de quem sabe viver em comunidade.
    2 – Não tenho porque esconder qualquer tipo de dados, pois não sou uma ameaça, um criminoso e como cidadão comum, estou-me a borrifar para o que façam com os dados.

  7. Bruno says:

    Usa api da apple / google?

    • Antonio Silva says:

      Sim usa.
      A Apple/google permitem uma aplicação deste tipo por país e esta do INESC é a única aprovada.
      Quem diz que tem virus, adware, tracking (nem sabem como é feita a coisa) e outras coisas más, digam quantos de voces usam FB, ou Insta, ou Google?
      Eu vou usar, assim como muitos alemães, estao já a usar o deles. Serão que são tótós?
      O meu android na conta do google já tem uma coisa ” Notificações de exposição à COVID-19″ para permitir que a app funcione.

  8. Rodrigo says:

    O código da app é aberto? Utiliza as APIs da Google/Apple? Ainda não consegui ver em lado nenhum essa informação.

  9. Luís says:

    E se as empresas começarem a exigir que os colaboradores a instalem de forma a rastrearem possíveis contágios? Muitas empresas já exigem o preenchimento de formulários com informações sobre contacto com infectados ou cidades visitadas nas últimas semanas.

    • Woot! says:

      Era o que mais faltava. Primeiro se exigirem recuso, segundo se fizerem algo tribunal com eles. Mas desde quando é que podem a obrigar a instalar o que quer que seja no telemóvel pessoal? Era o que faltava! Nem o e-mail da empresa tenho no telemóvel.

  10. xnelox says:

    Eu gostava de instalar mas já tenho 82 aplicações do género e não tenho mais espaço.

  11. Pirata das cabernas says:

    Eu vou usar. Prefiro saber o que anda há minha volta

  12. Hugo Pires says:

    É open source? Este tipo de aplicações deviam ser open source para que qualquer pessoa possa perceber de que forma os dados são partilhados.

  13. Patinhas The Second says:

    Adoro estar opiniões “fundamentadas”. Se é uma app duma multinacional é boa, se é do INESC é um vírus. Santa paciência.

  14. tenho dito says:

    desculpem la os infectados e doentes, mas nao recebi nenhum comparticipaçao a quando da aquisicao do meu telemovel, alias ainda fui obrigado a contrubuir para os direitos de autor, pelo que nao vou disponibilizar qualquer tipo de recursos seja a favor de quem quer que seja as minhas espensas.

    Se quiserem ter acesso as informaçoes do meu aparelho que me paguem.

    Ja agora nao faltava mais nada!!!

  15. Piro says:

    Se a APP fosse Open source, seria possível averiguar da segurança dos dados, e seria uma opção instalar.
    Sendo assim, há aquela velha questão da confiança, ou seja, não há razão para não ser Open source, não e uma aplicação que visa o lucro, mas preferem esconder o código e agitar a bandeira da confiança.
    Assim basicamente foi dinheiro mal gasto, porque toda a gente desconfia da tal segurança dos dados, e para onde vão parar.

    • eu2 says:

      Não é que passassem a confiar na app por ser open source, poucos percebem de código. Mas não é preciso ser Open Source para confiar, simplesmente é preciso uma confiança básica no desenvolvedor. Tens medo que te tirem dados? Bloqueia-lhe as permissões. Achas que o desenvolvedor tem segundas intenções, querendo roubar dados em vez de proteger a sociedade do vírus? Boa sorte a tentar confiar em quem quer que seja que te ofereça alguma coisa com boa intenção, então.

  16. Piro says:

    Vi agora no site que afirmam que vão disponibilizar todo o código fonte, e se assim for, o meu comentário anterior não faz sentido e após olhar para o código pondero instalar. Alguém sabe informar o link para o repositório?
    Obrigado

    • eu2 says:

      Quando postarem o código deve-se poder encontrar o link, provavelmente do GitHub. Devem postá-lo nesse tal site, que também não encontrei. Gostava que partilhasse o link desse tal site, também estou interessado

  17. Francisco says:

    É realmente incrível o que se lê na grande parte dos comentários. É triste, desmotivador e revelador da falta de conhecimento que boa parte da população tem, ainda por cima aqui, que é um site com conteúdo direcionado para um target que supostamente tem maiores conhecimentos informático (e supostamente também outros tipos de conhecimentos por consequência). Alguém fincar pé que não instala uma aplicação deste tipo sem conhecimento profundo da forma como todo o processo funciona, não só mostra grande falta de conhecimentos a nível informático como mostra também uma falta de civismo e capacidade de entendimento global sobre toda esta questão do COVID-19. Há pessoas a morrer desta doença e pode acontecer a qualquer um infelizmente e quantas mais pessoas instalarem esta app melhor será o seu funcionamento e monitorização. São de vidas que estamos a falar e uma app como esta, avisando as pessoas de que poderão estar infectadas e assim mudar os seus comportamentos e estarem mais atentas a sintomas, não me deixa qualquer dúvida que irá salvar vidas. Bastava saber que iria salvar uma para a instalar com toda a certeza.

    • Piro says:

      “Alguém fincar pé que não instala uma aplicação deste tipo sem conhecimento profundo da forma como todo o processo funciona, não só mostra grande falta de conhecimentos a nível informático…”

      Isto que acabas de dizer é uma contradição.
      Precisamente por haver pessoas com relativos conhecimentos na area é que é de todo importante ter todo o código fonte, White papers, etc.
      Só assim se pode validar a segurança da aplicação.
      Como é que achas que se valida o open software que usas todos os dias?
      Precisamente deixando toda a gente olhar para o projecto, para o código.
      Nem percebo porque ainda não é publico todo o material, visto que a app ja está pronta e apenas carece de autorizações para poder ser descarregada.

      • Francisco says:

        O código vai ser open source e disponibilizado ao público apenas a partir do momento em que a app for disponibilizada na ‘App Store’ e na ‘Play Store’, o que faz sentido.
        Podes ver toda a informação aqui, no site oficial: https://stayaway.inesctec.pt/

        Ter um espirito crítico é importante, mas na minha opinião é ainda mais importante que as criticas sejam argumentadas, fundamentadas, verdadeiras e honestas.

        Como nem todos sabem avaliar o código fonte é importante que quem saiba o avalie de forma séria e partilhe os seus estudos de forma honesta. No meu entender, com mais informação argumentada e explicada, muitos comentários que aqui estão seriam diferentes.

        Para ti Piro e para quem ler este comentário e queira partilhar conhecimento, por favor façam-no, para os restantes leitores serem melhor informados e tomarem as melhores decisões .

    • andre says:

      claro que sim, so burros! vamos ter que dar telemóvel os macacos mosquitos, pássaros…. pois eles também podem portar o vírus! ou tu que és mais informado do mundo não sabes que o vírus veio do morcego!

      • PTO says:

        Realmente o teu comentário é a perfeita definição de burro.
        Argumentação adulta e baseada em conhecimento do que está em discussão… ZERO!

  18. sakura says:

    SIM, se há instituições em que confio esta é uma.
    Ouvi na TSF que está atrasada por problemas burocráticos……..enfim.
    Tb confio na MS (Telemetria) e Fedora (Abart), (politica clara e transparente). muito diferente do Debian ou FF.

  19. Mina says:

    Basta funcionar por bluetooth para não a instalar. Ficava sem bateria em pouco tempo. E mais vulnerável claro.

  20. Nokas says:

    Os que não querem instalar são mais uns parasitas da sociedade. Concerteza não querem ser infectado, mas também não contribuem para isso. O quetionario deveria ter mais uma opção, que seria. Não vou instalar a aplicação e com isso abdico de todos os tratamentos de saúde caso venha a infectado. Assim é que é, tomates no sítio, para ser do contra é para ser em tudo tudo e não só para o que comvem.

    • torificado says:

      Voçê acredita mesmo na eficiencia de la app? a app é de código aberto? o código fonte já foe verificado? vivemos em Democracia amigo. nao é obrigatório instalar NADA em nossos aparelhos.
      Aprenda a viver em Democracia e aceitar um NÃO!

    • andre says:

      ditador aqui!!! e desde quando e que a app é um anti vírus? tens medo de viver fica es casa, tu és daqueles que não se importa de ter um chip só porque acha que vai estar seguro no mundo, ate ser atropelado ou morrer de ataque cardiaco por comer macdonalds nos shopping onde esta seguro da chuva.

  21. Luis says:

    Se fosse realmente útil sim.
    Num Estado completamente deserganizado como o nosso e absolutamente óbvio que não vai servir absolutamente para nada, excepto para nós sentirmos idiotas por acreditarmos que o Estado português não é uma fábula.

  22. Fiu says:

    Instalem vocês. Já se sabe que os me me s do costume vão instalar sem ousar questionar. E se for preciso ainda insultam quem não quer. O costume desta sociedade feita por grandes me me s.

  23. Pedro Ramos says:

    Se as aplicações que a Comissão Nacional de Protecção de Dados aprova são o que são em termos de segurança da dados, imaginem esta que eles ainda não aprovaram.

  24. adbu says:

    Não vou instalar, pois esta aplicação pode ser mais uma porta de entrada para 1984.
    Não vou largar mão da minha privacidade e não sigo “Quem não deve não teme”.
    Esta aplicação apenas vem dar uma falsa sensação de segurança o que pode ser bastante perigoso, pois as pessoas pensam que podem fazer a vida normal pois a app vai avisar se estiveram ao pé de alguém contaminado, no meu ponto de vista a utilização desta aplicação vai levar a que mais pessoas tenham comportamentos irresponsáveis, como temos observado por alguns de vez em quando.

    • rjSampaio says:

      “pois a app vai avisar se estiveram ao pé de alguém contaminado”
      Estas a dizer que as pessoas pensão nisso ou que tu pensas nisso?

      É que não é assim que ela funciona, e de qualquer maneira é um mau argumento.
      A app serve para a detenção precose do virus, facilitando e aconselhando testes a quem esteve em contacto com pessoas infectadas sem saber , não é para criar estigma ou identificar pessoas instantaneamente infectadas.

      O facto de tu não usares vai fazer com que tu não tenhas acesso a essa vantagem e por consequencia minimiza a vantagem dos outros, em nada afecta por que motivo os outros usam…

    • PTO says:

      Largar mão da privacidade?
      A tua privacidade é quebrada por códigos aleatoriamente gerados, sem qualquer elemento ou dado pessoal teu neles inserido? É que é isso que a aplicação faz, nem mais, nem menos.
      Se calhar ias era informar-te melhor como ela funciona e assim já não dizias asneiras.

      • adbu says:

        É a CNPD que diz: “O facto de a aplicação STAYAWAY só funcionar com o Bluetooth Low Energy ativo força o utilizador, para a poder usar, a deixar ativa a função de Bluetooth, tornando o seu dispositivo visível quase em permanência, com risco de rastreamento da sua localização e das suas deslocações por terceiros”.
        Portanto a utilização da aplicação direta ou indiretamente têm riscos para a privacidade. Não é só por dizer que não tem que eles desaparecem.
        Podes sempre dizer que dispensas um pouco de privacidade para ter mais segurança (neste caso saúde), mas é sempre um trade off. Tiras de um lado para colocar noutro.

  25. JustAnotherQuestion says:

    Uma questão.
    Quem poderá ativar o caso positivo de covid? É assegurado oficialmente? Ou o próprio utilizador pode dizer que está infetado? Se sim, vão haver muitos falsos positivos…

    • rjSampaio says:

      é server side.

      em teoria a app so tem as funções para guardar no servidor as interações não sabe quem és ou quem são “os outros”, depois a entidade responsável SNC pergunta se tens a app, se tiveres eles fazem o processo de indicar e o serviço alertas quem teve contacto.

      • rjSampaio says:

        não é assim que esta descrito, mas penso que ja não ira ser como foi mencionado antes aqui pplware.sapo.pt/ciencia/covid-19-app-portuguesa-pode-chegar-nos-proximos-15-dias/

    • PTO says:

      Se fores positivo é-te dado um código pelo SNS e és tu que o tens de inserir no teu telemóvel (se quiseres, claro). Se o inserires o sistema é atualizado e as pessoas que estiveram perto de ti irão ser alertadas para uma situação de potencial contaminação (mas o aviso nunca refere onde tal situação aconteceu ou com quem).

      Não é dado nenhum dado pessoal, até porque a aplicação não os recolhe ou transmite seja em que altura for.

  26. Ana says:

    Virus encontrado em Marco de 2019 em Barcelona, o virus esta ou sera endenico em pouco tempo.
    Virologista, explica que quando o vírus se tornar endémico será uma constipação banal.
    https://www.youtube.com/watch?v=mt9KxjxFOeM
    https://www.youtube.com/watch?v=KMLR5CW2G1A

  27. PTO says:

    Sim, irei instalar.
    Já li toda a documentação técnica sobre a aplicação, bem como o parecer da CNPD, e não me levanta qualquer problema instala-la.

    • A. says:

      e os API leste ? a questão não é a app ou a CNPD (é voluntário e Livre , logo não percebo a CNPD ser chamada! ) mas os perfis de Dados pessoais VS API algo que o INESC TEC não pode avalizar ou pode ?
      A CNPD que falha no respeito pelo RGPD ao próprio Estado Português; noutros assuntos, não este perde confiança e sim eu leio os pareceres da CNPD, e acho que são bem elaborados, sem ironia nenhuma ! A questão é uma aonde estão as multas para quem prevarica, como a Google o faz e Facebook o fazem…

  28. Bibop says:

    Nem pensar, eu nao instalo, mais uma app de controlo das ovelhinhas….
    Informem se pessoal, nao vejam o noticiario (mind control) porque la nao aprendem nada, (agora é aquela parde que alguns dizem: mais um das teorias da conspiraçao).
    Deixem as palas bem metidas e instalem a app, porque quando as tirarem vao se arrepender de as terem instalado.

  29. Luis says:

    Vou usar. Se estiver contagiado quero que TODOS com quem cruzei o saibam. Quem não instalar que não se aproxime, mas relembro que só vou avisar que estou depois de o saber.

  30. A. says:

    Tenho muitas dúvidas se em termos práticos sem aumentar o medo irracional vai ser algo útil…
    A questão para mim em termos de Privacidade é a API vinda da Google e Apple que ao que saiba são os únicos a poder fornecer, posso estar enganado e gostaria de estar…
    A Questão com a Google é apenas uma confiamos na empresa que revolucionaram o mundo com o negócio do perfil de dados pessoais tanto que até forncem de graça aos fabricantes o sistema operativo certo ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.