Quantcast
PplWare Mobile

Ultimato do WhatsApp? Mude para o Telegram ou Signal

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. See Mee says:

    O Telegram e muito superior ao WhatsApp, é um menino ao pé do Telegram

  2. moonlightz says:

    No entanto, o Signal está abraços com o surgimento repentino de novos utilizadores… https://tech.slashdot.org/story/21/01/07/1918206/whatsapp-rival-signal-reports-growing-pains-as-new-users-surge É possível os serviços Telegram e Signal venham a ter falhas.

  3. Vitor says:

    Recebi hoje esse “ultimato” do WhatsApp…felizmente já à algum tempo que “aconselhei” os meu amigos a instalarem o Telegram…quando o Whats resolver impor esse “aviso” já todos sabem onde me podem encontrar!

  4. Luisão says:

    Uma questão… se o WhatsApp vai partilhar dados com o Facebook, então o Telegram e o Signal vão partilhar o quê e com quem? Ou acreditam mesmo que protegem os dados e informações dos seus utilizadores?

    • Carlos says:

      Vai ler um pouco antes de fazeres afirmacoes. Telegram ate pode dar azo a comentarios, mas o Signal e totalmente aberto. Vai ler o codigo e logo ves.

    • Ricardo says:

      Em relação ao Signal não sei mas em relação ao Telegram o CEO da empresa disse que todos os custos com servidores, etc estavam a ser suportados com doações e investimentos pessoais, no entanto, recentemente, veio dizer que devido ao elevado acréscimo de utlizadores na plataforma essas doações e investimentos não suportam todo o custo agregado a isso tendo adotado uma política que na minha opinião é a mais rentável possível sem tirar a privacidade que é mostrar alguma publicidade exceto nas conversas em si (eu uso o Telegram há anos e nunca vi uma publicidade por isso suponho que não seja tanta assim) e tornar alguns dos recursos da app pagos como alguns stickers por exemplo.

    • Raposao says:

      Ambos vivem de doações.

    • anon says:

      o signal pertence a uma organização sem fins lucrativos, vive de donativos, nem um dos gigantes os pode adquirir, por assim dizer. nem publicidade nem nada. e só para deixar um nome de alguém “famoso” no mundo da privacidade, segurança, etc, que usa o Signal: Edward Snowden.

    • anon says:

      PS: e outra, o whatsapp sempre partilhou dados com estas outras aplicações, pois todas pertencem ao ecossistema facebook… o que mudou foram as diretivas europeias e eles agora foram forçados a dizer que o fazem. se bem que já o diziam naqueles textos grandes que toda a gente carrega em “continuar/aceito” sem ler… e a pior delas todas nem é o whatsapp mas sim o messenger, que é realmente vergonhoso!
      têm aqui o que cada uma delas recolhe sobre os utilizadores (apps de mensagens):
      https://i.gyazo.com/73c8f43fd6b701fdb82952730f34ca65.png

      para outras aplicações podem pesquisar “NOME DA APP privacy labels” (por ex: telegram privacy labels) para verem o que esta recolhe…

  5. D says:

    Ultimatos destes dão razão ao processo da FTC, um claro monopolio. Não me admira que eles tenham partilhado dados em segredo o tempo todo.
    Eu gosto do Telegram, espero que seja confidencial.

  6. Joao says:

    Outra opcao e a app Threema
    https://threema.ch/en/

    Nao e gratuita, mas acho que compensa pagar uma vez do que pagar sempre como acontece com os produtos doo Facebook, Google e afins.

  7. Napoleão Bonaparte says:

    É a politica do quero posso e mando, à cabeça da qual encontramos o Fakebook e a sua ambição doentia de fazer tudo e conseguir tudo.
    Creio que este é o caminho para eles continuarem a faturar, pois é indispensável ter acesso à informação, desta vez de forma legal ou tendencialmente legal. A isso obrigam os tribunais e outras entidades como a Comissão Europeia, quem têm há algum tempo esses colossos tecnológicos na mira.
    Eles sabem isso muito bem mas não querem abrir mão do filão. Por isso vão movimentar-se no sentido de branquear as formas como atuam; ou pelo menos vão tentar atuar de uma forma mais suave ou light…!
    Já agora, o que a acontece se eu não tenho Fakebook? Fico automáticamente sem poder utilizar o Whats?

  8. Alex J. says:

    Ainda têm o Wire e o Session. Ambas ferramentas de comunicação consideradas seguras.
    Mas para o mortal comum, sugiro o Signal. Utilizo-o todos os dias e recomendo-o a toda a gente.

    • anon says:

      sim são boas, mas como o signal está um pouco à frente, tem gifs/stickers fofinhos e tal que a malta gosta, é o mais fácil de recomendar haha, e não perde na segurança/privacidade

  9. Teodoro Ildeberto says:

    Pergunta parva e porque nao percebo nada destas coisas:
    nestes tempos de RDPDs e direitos de utilizadores, como é possível ao WhatsApp puxar desta carta do baralho sem consequencias?

    • SL says:

      Supostamente, na EU não deviam fazer esse aviso nem essa partilha de dados. “Facebook says it does not use WhatsApp information for those kind of purposes in Europe, because of negotiations with European data protection bodies.”

      Mas é sempre de desconfiar…

      https://www.bbc.com/news/technology-55573149

    • Mico says:

      Infelizmente estar a dar o consentimento informado.
      O que deveria ser era usares e dares acesso aos teus dados, recebidas publicidade dirigida. Não dares acesso recebidas a que viesse. Mas não. Querem mesmo sugar os dados, independentemente da publicidade.
      Por isso acho que este negócio de publicidade està sobre valorizado. Eu não compro nada só por me aparecer à frente. Muitas vezes é ao contrário.
      É se eu sei, os peritos também. O negócio de dados ou melhor, o negócio da correlação de dados é que é o negocio

  10. Leal says:

    Força Signal

  11. Pedro says:

    Element também é uma alternativa interessante

  12. RM says:

    Façam boicote!

  13. Discovery says:

    A mim não me surge nada no ato. Será porque uso contas e emails diferentes?

  14. João Silva says:

    Já removi o Whatsapp, estava-me a encher o mail com lixo…

  15. Helder Ferreira says:

    e quem não tem facebook? partilha com quem?

    • cK says:

      Não existe oficialmente! Portanto não pode partilhar nada!

      • anon says:

        “não partilha” mas recolhe. whatsapp, instagram, messenger, são todo da mesma laia, são todos produtos do facebook. seja uma seja a outra, todas recolhem dados, sendo que a pior é o messenger. nem sei porque dizem “partilhar” dados com as outras… são a mesma empresa, se o messenger e o whatsapp recolhem a informação dos contactos, por ex., é informação duplicada, porque são os mesmos lol. se foi o whatsapp ou o messenger a recolher não interessa porque vai toda parar ao mesmo sitio. contactos, endereços dos contactos, detalhes de pagamentos, compras, localizações, etc, tudo exemplos de coisas que o whatsapp recolhe…
        a forma mais rápida de saber que o fazem é terem uma conversa sobre algo que se compre… não tem muito tempo que no messenger falei do japão com um amigo e no facebook apareceu-me publicidade de agencias para viagens ao japão em desconto lol, não são a mesma aplicação, no entanto é óbvio que estão ligadas, assim como o whatsapp e instagram

  16. Informem-se! says:

    Pelo que li, apenas vai acontecer fora da Europa devido às restrições do GRPD.
    https://www.bbc.com/news/technology-55573149

  17. RichardBloom says:

    O telegram tem um problema serio nas traduções para português Iberico. Faço traduções do telegram á anos nunca passa da fase beta, as traduções para Portugues Iberico sao geridas por Brasileiros, usando a tradução base Brasileira , entao basicamente consiste em a eliminar o “voce” e traduzir “usuário” e baixar” etc… e mesmo apos a tradução esteja feita é preciso esperar pela boa vontade dos gestores Brasileiros que pode demorar anos.

    De qualquer forma, quem quiser usar a tradução em Português lusitano basta colocar este link na app

    https://t.me/setlanguage/pt-pt-beta

  18. Marisa Raquel says:

    Só gostava de saber então é quem não tem Facebook.. como eu? Perde o acesso na mesma? 2 é de rir mesmo.

  19. MalicX says:

    Na Europa isso não existe. RGPD, ok
    Notícia sem fundamento na Europa.

  20. Sérgio J says:

    Há uma funcionalidade que o whatsapp tem e os outros não: pessoas

  21. Euéquesei says:

    Desculpem lá a pergunta inocente, mas já alguém daqui recebeu essa notificação?
    É que eu não recebi nada.
    Não tenho Facebook ou Instagram e outras tretas similares.
    Será por isso?
    É que ando mesmo à procura de um bom motivo para remover o WhatsApp de vez.
    Só ainda não o fiz por causa de algumas pessoas que só têm what’s mas se essa notificação me chegar no mesmo minuto o what’s vai ao ar.
    Cumps

    • anon says:

      eu recebi mas havia a opção de “aceitar” ou “agora não”. creio que dá até certo dia de fevereiro e entretanto deve voltar a perguntar se aceita ou não. se passar da data sem aceitar então deixam de poder fornecer o serviço e a conta é apagada (sendo que depois pode voltar a criar se aceitar os tais termos…)

  22. Euéquesei says:

    Nem de propósito.
    Abri o WhatsApp e apareceu me essa notificação.
    Por agora dá para escolher para mais tarde mas após 8 Fevereiro ou se aceitam os termos ou fica impossibilitado de usar a app.
    Era mesmo disto que estava à espera.
    Vou já mandar mensagem a todos os contactos que vou apagar a app e que me podem encontrar no Signal.
    Finalmente vou poder livrar me deste lixo.
    Que boa notícia…

  23. Godinho says:

    Não recebi nada ainda. Mas afinal como sabe o whatsapp se tenho Facebook ou não? Penso que para isso, é necessário que o número registado no whatsapp, esteja também associado à conta de Facebook. Eu tenho Facebook e já várias vezes o Facebook pediu para associar o meu número de telemóvel, mas nunca o associei. Logo como teem eles forma de saber se tenho conta de Facebook ou não? Posso simplesmente usar o whatsapp e nem sequer ter conta Facebook. Que parvoíce.

    • Euéquesei says:

      Eu tenho facebook com nome falso, morada falsa, fotos dos meus animais e mesmo assim vou remover o whatsapp…
      E agora que em falei nisto, esqueci-me outra vez da porcaria da password… são meses e meses sem usar e depois dá nisto.

      • anon says:

        nome falso, morada falsa, isso é o que está escrito lá no perfil, mas eles se calhar até o número que calça sabem. basta o acesso à localização, que qualquer uma delas recolhe, para saberem a morada verdadeira… quem não sabe é quem visita o seu perfil, porque o facebook sabe tudo haha

      • anon says:

        outra coisa, imagine que o seu nome verdadeiro é Joaquim Medeiros, mas até no whatsapp utiliza um nome falso, digamos António Ramos, mas obviamente tem de utilizar o seu número real para poder enviar/receber mensagens… inicia uma conversa com o seu amigo Pedro Silva e com a sua amiga Mariana Teves. o whatsapp tem acesso aos seus contactos, e sabe que realmente aquele número do seu amigo está associado a um Pedro Silva, e o outro a uma Mariana Teves nos seus respetivos contactos. agora na perspetiva dos seus amigos, que nos seus telemóveis têm o seu nome real (Joaquim Medeiros) associado ao seu número em vez do nome falso que utiliza na aplicação (António Ramos), a aplicação também tem acesso aos contactos deles, daí que passa a ver que o seu número no telemóvel deles pertence a um Joaquim Medeiros e não a um António Ramos, ou seja, já são 2 contra 1, sendo que é mais possível o seu nome real ser Joaquim Medeiros (verdadeiro) e não António Ramos (falso). que é como quem diz, até pode mentir/ocultar, mas até por aí eles descobrem a verdade.

        • Euéquesei says:

          Anon, o completo anonimato digital é muito difícil de conseguir.
          É possível de concretizar, mas só para quem sabe o que anda a fazer.
          O ter criado um perfil com tudo falso menos as fotos dos animais, e não há mais fotos além dessas, não foi para criar anonimato, foi só para brincar com essa empresa.
          Porque eu não uso o Facebook para nada e vou lá tão frequentemente que me esqueço sempre das passwords.
          Mas acho que eles não estão para se dar ao trabalho de saber quem sou porque nunca recebi publicidade deles.
          Podiam ao menos mandar pub de rações para animais, mas nem isso.
          Ninguém me quer.. Lol.
          Anon, a partir do momento em que usa Windows, anonimato não existe.

          • anon says:

            eu tenho o meu W10 o mais bloqueado que consigo, não uso conta online para fazer login no PC nem nada do género, apps em 2 plano desativadas, etc etc… mas sim, a 100% não se consegue. pode é ficar muito melhor quando se vai a cada coisa uma a uma a desativar o que se pode… por acaso já nem jogar jogo, daí que até podia estar a usar linux uma vez que até tenho familiaridade com ele, já usei bastante na escola e mesmo em VMs para testar várias distribuições, mas a questão da conveniência vem sempre ao de cima numa coisa ou outra, como o facto de não poder usar o meu leitor de cartão de cidadão no linux das raras vezes que seria preciso… mas raras não são nunca e é por aí que ainda não mudei (é só 1 dos exemplos). e dual boot é só chato haha

  24. João says:

    Pelo que li as alterações não se aplicam na União Europeia. Mas pelo sim pelo não vou forçar a migração que já tentava fazer à algum tempo.
    As conversas de grupos são possíveis de migrar no Signal, façam uma pesquisa.

  25. Mike says:

    E quanto ao Line que muitos no Brasil e Ásia utilizam?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.