Testes ao Snapdragon 865 mostram que vai arrasar toda a concorrência
Para conseguir satisfazer a crescente corrida ao desempenho dos SoC dos smartphones, os fabricantes têm-se empenhado em criar SoCs com cada vez mais poder. Estes procuram dar aos equipamentos ainda mais processamento e desempenho.
Se a corrida estava a pender para o lado da MediaTek, com o seu recente Dimensity 1000, tudo parece agora ter mudado. Novamente a Qualcomm vem colocar ordem no mercado e bate toda a concorrência com o novo Snapdragon 865.
O Dimensity perdeu o trono dos SoC
O mercado dos smartphopnes está ao rubro. Há cada vez mais propostas a usar os SoC que têm sido apresentados. Estes elevam de sobremaneira o desempenho a que nos habituámos e dão aos equipamentos um desempenho acima da média. Claro que dependem ainda do restante hardware, para assim serem únicos.
O grande domínio neste campo tem pertencido à Qualcomm com a sua linha Snapdragon. Entretanto esta posição foi ameaçada com a chegada do MediaTek Dimensity 1000, tendo conseguido ultrapassar toda a concorrência. Este era o SoC que todos iriam querer ter nos seus smartphones, em especial pelo desempenho.
Snapdragon é o novo rei da potência nos smartphones
Claro que este acabou por ser apenas uma situação temporária a fazer fé nos dados apresentados agora. O Snapdragon 865 surgiu agora nos primeiros testes da Antutu e arrasou completamente toda a sua concorrência direta. Atingiu a marca dos 544 mil pontos, tendo por uma vez atingido o valor de 568.919.
Com este valor único, o Snapdragon 865 bate sobretudo a própria oferta da marca, com os 855 e 855+. Consegue 15% mais de desempenho geral, melhorando no CPU 28% e 19% no GPU.
Qualcomm volta a bater toda a sua concorrência
No embate com a concorrência, é 11% mais potente que o Kirin 990 5G e está 18% acima do Dimensity 1000. Ao nível do GPU atinge os 38% de melhoria. Será contra estes SoCs que o Snapdragon se irá bater quando entretanto chegar com o Galaxy S11 e com o Xiaomi Mi 10.
O mais curioso é que estes valores foram obtidos com uma versão de testes deste novo SoC. O Snapdragon 865 irá ainda ser otimizado antes de ser colocado nos novos smartphones. Mesmo aí, poderá haver ainda certamente margem para ser melhorado via software.
Este artigo tem mais de um ano
Esperemos que o meu futuro XIAOMi Mi 10 faça 600 000 pontos no AnTuTu BENCHMARK para trocar pelo meu velhinho XIAOMi Mi 8 do Verão de 2018 que faz 347 000 pontos no AnTuTu BENCHMARK que já é qualquer coisinha
Nossa que violência de Score…
Speed Test G entre o dispositivo de teste Qualcomm com SD865 e um iPhone 11 Pro:
https://www.youtube.com/watch?v=hJbLDavIPV4
Menos de um segundo de diferença entre os dois.
Celso R só vês o que te interessa. a resolução no Snap Dragon é maior do que a do Iphone agora põe a mesma no Iphone e vê se é só menos de um segundo. e não te esqueças o A13 tem um sistema operativo feito a medida para ele põe o A13 em outros e vê o resultado.
A minha intenção não era ser fanboy Apple, pelo contrário.
A Qualcomm, que durante alguns tempo se deixou dormir, tem feito um trabalho muito bom nos últimos 2 anos, mas, não estava à espera que nesta geração desse um salto tão grande.
Quando falei a diferença de menos de um segundo estava na verdade a elogiar o SD865.
Eu não sou fanboy de nada, pelo contrário, gosto que haja concorrência e espero que Samsung (Exynos), Huawei (Kirin) e MediaTek também entrem nesta corrida.
tanta potência dos SOC e continuamos com o mesmo problema de sempre…o software não é automizado a pleno para tirar partido de todo o poder dos SOC.
continuamos com as mesmas aplicações, que continuam a não ter o mesmo desempenho que aquelas baseadas em x86.
tenho um smartfone com 3 anos(média gama/175 euros na altura) e faço o mesmo que aqueles que tem o samsung galaxy 10, menos qualidade nas fotos e video, é a única diferença, a sério…
por isso digo, para que serve tanta potência nos SOC se continuamos com o mesmo tipo de APPS?
tanto poder e pouco uso ( para facebook e companhia basta um modelo de 100 euros)
à tua pergunta respondo, puro consumismo, as pessoas gastam indiscriminadamente …….. para nada.
boas!!!
nem mais, tem toda a razão.
Olha que não! Olha que não!
As apps têm de evoluir e dou-te um bom exemplo: tenho um OP6 e na passada semana passei para o Android 10. A minha app para ouvir a rádio M80 deixou de cumprir. Desinstalei-a, voltei a instalá-la e não funcionou, pelo que tive de recorrer à app My tuner para poder escutar a minha rádio favorita.
É como as apps, acontece com o hardware, que deixa pouco a pouco de conseguir acompanhar o software, por mais quês as specs do equipamento prometam.
Presumo que durante o próximo ano equacionarei, eventualmente, a substituição do equipamento se começar a ter um desempenho que considere fraco. Penso que poderá também depender muito da implementação do 5G: só vou adquirir um equipamento com 5G quando a tecnologia estiver operacional.
Presumo que o meu S845 vai ainda ter que durar e durar mais uns tempos…!
Boas!!!
isso não será a APP que não está optimizada para android 10? penso que será optimização e nada mais, eu uso apps para androis 6, 8 ou 10, o meu “charuto rola tudo”, até PUBG que dizem que é muito puchado para smartphones…tudo MARKETING.
Também faço o mesmo com o meu Nokia 5 que já tem 3 anos, a diferença é que mais devagar, e por vezes os 2gb de RAM não chegam, mas no caso dos Nokias se tiveres mais que uma app aberta o sistema vai fechando as apps em 2 plano para evitar ficar mais lento ainda, o que por vezes me causa alguns transtornos.
Não deixas de fazer o mesmo, só fazes mais rápido e com melhor qualidade.
Boas!!!
nem mais nem menos.
No meu caso tenho 3 gigas, rola um bocado melhor.
Mas que bom a pilinha da Qualcomm será a maior por uns 2-3 meses. “Ironia”
O meu Xiaomi Mi 8 abre tudo e chega a ter mais de 20 apps abertas e é super rápido… mas de qualquer maneira quero um smartphone novo com Snapdragon 865 e 5G e 12 Gigas de RAM DDR5 e 512 Gigas de ROM UFS 3.0 e essencialmente uma câmera principal de 108 Megapixels com um Super zoom de 50 ou 60 vezes….um XIAOMi Mi 10 /Mi 10 PRO… para não ter inveja nenhuma do Samsung Galaxy S11/S11+
20 APPS abertas ou mais, se calhar são 50, 20 apps não tem você no smartphone instaladas.
Eu não alinho em carnifinas de scores, quero é ver na prática como flui o sistema