Smartphone salva a vida de um soldado ucraniano ao parar uma bala
Já aqui mostrámos por diversas vezes situações em que a tecnologia foi essencial para poupar a vida dos utilizadores. Ainda recentemente revelámos a notícia de que os auscultadores da marca gaming Razer salvaram a vida ao seu dono que foi atingido por uma bala perdida.
E agora aconteceu algo parecido, pois um smartphone terá salvo a vida a um soldado ucraniano, depois que uma bala embateu no equipamento, em vez de atingir o seu dono.
Smartphone salva vida a soldado ucraniano
Há um novo vídeo que foi recentemente divulgado e que se está a tornar popular. Nele, é mostrado um soldado ucraniano que afirma que a sua vida foi salva depois de o seu smartphone ter sido atingido por uma bala perdida.
O vídeo, que foi publicado no YouTube, é bastante curto e tem a duração de apenas 45 segundos. Como podemos ver abaixo, o vídeo mostra o soldado e o smartphone que lhe terá protegido a vida. No equipamento podemos ver restos de uma bala de 7,62 mm e as consequências deste embate, as quais resultaram num buraco feio deixado no telefone.
Veja o vídeo:
Para além do testemunho deixado pelo soldado ucraniano, no vídeo também se podem ouvir sons de tiros e de explosões, fruto da guerra da Rússia contra a Ucrânia, conflito que já dura há quase dois meses e não parece ter um fim à vista.
Até ao momento, ainda não está claro qual a marca e o modelo deste verdadeiro 'telefone salva-vidas'. No entanto, algumas fontes indicam que este parece tratar-se de um equipamento da Samsung.
Felizmente esta foi uma situação que correu bem, mas sabemos que muitas outras não têm o mesmo desfecho. Ainda assim é sempre de salutar quando a tecnologia, para além das funções para as quais foi projetada, também se torna numa peça fundamental para a vida e a saúde dos seus proprietários.
Este artigo tem mais de um ano
O telemóvel não parou uma “bala” mas sim um projectil de uma arma de fogo. A palavra bala não é correcta. O que saí do invólucro, é o projectil. Invólucro junto com projectil, é uma munição.
yes but..who cares?
Nothing in all the world is more dangerous than sincere ignorance and conscientious stupidity.
e tanque -> carro de combate!
You must be funny at parties.
Never underestimate the power of human stupidity.
Random quotes are always a good idea… Not!
They are not random, they are extremely accurate
Lol! After all, you are funny!!! 😀
Come with me if you want to live!
Não era um telemóvel mas sim um dispositivo comunicacional apto a mobilidade dotado da capacidade de realizar o contacto de comunicações das mais variadas formas entre o emissor e receptor. Aparentemente tinha também instalada uma aplicação (não é uma app) com a capacidade de neutralizar projecteis à chegada ao seu alvo. Funciona como uma antiaérea contra munição de baixo calibre que após ignição e explosão de pólvora contida no seu invólucro faz viajar por via aérea o projéctil que a aplicação identifica ainda durante o voo.
Estou com o Bruno Mota. Ele é que tem razão seus leigos…
Não estranho nem um pouco quando as pessoas agem com ignorância, aspereza, indelicadeza, grosseria ou estupidez. A verdade é que, só conseguimos dar aquilo que temos.
Nem mais
Não era um telemóvel mas sim um dispositivo comunicacional apto a mobilidade dotado da capacidade de realizar o contacto de comunicações das mais variadas formas entre o emissor e receptor. Aparentemente tinha também instalada uma aplicação (não é uma app) com a capacidade de neutralizar projecteis à chegada ao seu alvo. Funciona como uma antiaérea contra munição de baixo calibre que após ignição e explosão de pólvora contida no seu invólucro faz viajar por via aérea o projéctil que a aplicação identifica ainda durante o voo.
Estou com o Bruno Mota. Ele é que tem razão seus leigos…
Nem calado eras poeta.
ba·la
(francês balle)
nome feminino
1. Projéctil, redondo ou cónico, de arma de fogo.
pro·jéc·til |èt|
(francês projectile)
nome masculino
1. Corpo esférico ou cónico arremessado pelo impulso de um explosivo.
2. Todo o objecto que se arremessa de qualquer modo para matar ou ferir.
adjectivo de dois géneros
3. Que pode ser projectado ou arremessado.
4. Que obedece a uma força de projecção.
projéctil oco
• Aquele que leva no interior uma carga destinada a fazer estalar o invólucro e dispersar os estilhaços.
Plural: projécteis.
“projétil”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/proj%C3%A9til [consultado em 26-04-2022].
self-own.
+1
Bem, armamento eu entendo.
Projétil está correto assim como bala. Para munições de carabinas, FMJ que é este o caso, bala é até o mais apropriado.
Projétil pode ser qualquer coisa, incluindo os projéteis dos obuses. Projétil (o que é projetado). Bala (o projétil único ou singular das munições das armas de fogo – essencialmente armas longas e curtas).
As armas longas de alma lisa que utilizam munições de projétil multiplo não são balas, ou assim como armas de fogo de classe E que usam munições de projétil não-metálico. O termo não é bala para esta porque se o fosse, no airsoft seria estranho chamar as bolinhas de balas.
Engraçado que nem foi mencionado a marca ou modelo do smartphone.
Olha se fosse um IPhone até as mínimas picuinhices sabiam todos….
Lucky lucky soldier until now….
Por acaso até foi…
Um ricochete ou vinha de mais de 1500 metros, senão, com ou sem telemóvel, não estaria cá para contar
+1
Se fosse um Nokia 3310 devolvia a bala..
Projéctil!
Há pessoas que não aprendem nada…
Não é uma invasão militar, é uma operação militar especial.
Verdade… as minhas sinceras desculpas, não voltará a acontecer. Espero não ferir susceptibilidades ou qualquer tipo de sapiência.
Terá sido um projétil, ou dois, que furou o casco do Moskva, tal e qual esse telemóvel. Só que o Moscka está agora a realizar uma operação especial submersa.
É impossível um telemóvel parar estes projéteis. A energia simplesmente é abismal. Deve ter perdido a meio do trajeto grande parte da sua velocidade cinética.
Até podem ver aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DbVHe5A6rJs