Samsung cria aplicação para o Galaxy Watch Active 2 que monitoriza a pressão arterial
O segmento dos smartwatches é hoje um dos mais fortes no que toca a dispositivos móveis, ou "vestíveis". A Apple deu um impulso fundamental com o seu Apple Watch. No entanto, outras marcas estão a apostar em fortalecer igualmente a sua oferta. Assim, a Samsung desenvolveu uma app que consegue tirar proveito dos sensores do Galaxy Watch Active 2 e monitorizar a tensão arterial do utilizador.
A Apple tem, desde há uns anos, uma parceria com a Universidade da Califórnia, de San Francisco e a Health startup Cardiogram, visando conseguir monitorizar a hipertensão. No entanto, a Samsung parece estar já mais avançada neste capítulo.
Galaxy Watch 2 irá monitorizar a pressão arterial
Conforme foi anunciado pela Samsung, nesta terça-feira (21), a empresa desenvolveu uma ferramenta para monitorizar a pressão arterial dos utilizadores do Galaxy Watch Active 2. A aplicação tira proveito dos sensores existentes no smartwatch para analisar propriedades da corrente sanguínea. Assim, poderá ser possível informar o utilizador, com rigor, de como estará a sua tensão arterial.
Esta informação é importantíssima, dado que a pressão arterial elevada é uma “ameaça silenciosa”. Na maioria das vezes, não existe qualquer tipo de sintomas que indiquem que os seus valores estão acima dos considerados saudáveis.
Principalmente quando não é detetada, a pressão arterial elevada é perigosa para a saúde, ocupando o primeiro lugar no “campeonato” de fatores de risco para acidentes vasculares cerebrais (AVC) e doenças cardíacas.
App foi já certificada pelo MFDS da Coreia do Sul
Atualmente, a aplicação ainda não está disponível aos utilizadores. Contudo, a tecnologia já tem certificação atribuída pelo Ministério da Segurança de Alimentos e Medicamentos da Coreia do Sul.
Conforme pode ser lido, a monitorização da pressão arterial é realizada a partir dos sensores de batimentos cardíacos do Galaxy Watch Active 2. Contudo, para que a ferramenta tenha êxito, é necessário calibrar previamente, recorrendo a um esfigmomanómetro. Este é um instrumento utilizado para registar a pressão do sangue nas artérias, vulgo monitor de pressão arterial.
A Samsung Electronics anunciou hoje que a aplicação Samsung Health Monitor foi autorizada pelo Ministério da Segurança Alimentar e dos Medicamentos da Coreia do Sul (MFDS), como um Software Dispositivo Médico (SaMD), tornando-a uma aplicação de monitorização da pressão arterial sem braçadeira, sem receita médica, aprovada pelo governo. A aplicação Samsung Health Monitor, quando combinada com a avançada tecnologia de sensores no Galaxy Watch Active 2, permite medir e acompanhar a pressão arterial de forma fácil e mais conveniente.
Segundo o vídeo da Samsung, primeiro, o utilizador mede a pressão com o equipamento tradicional e regista os valores sistólicos e diastólicos na aplicação, aqueles cujos ideais são 120 por 80 milímetros de mercúrio (o famoso “12 por 8”). Posteriormente, os sensores do Galaxy Watch Active 2 podem analisar as ondas geradas pelos batimentos cardíacos e relacioná-las com o valor calibrado previamente. Assim, a app irá fazer uma identificação dos valores e dirá qual foi a variação da pressão arterial.
Portanto, a app irá primeiro aprender e só depois poderá fazer um confronto com os valores gravados e confrontados no momento em que estava a ser feita a calibração. A empresa refere que esta operação terá de ser feita a cada quatro semanas, para garantir a precisão.
Tensão e Hipertensão Arterial
A circulação do sangue, que tem por destino chegar a todos os tecidos e células do organismo, implica que haja alguma pressão sobre as paredes das artérias. Esta pressão, que é normal e até essencial para que o sangue atinja o seu destino, é a chamada “tensão arterial”.
No entanto, existe uma série de fatores — de ordem genética ou ambiental — que podem fazer com que esta pressão, sobre as paredes das artérias, aumente em excesso. Estamos, então, perante um cenário de hipertensão.
Em Portugal, existem cerca de dois milhões de hipertensos. Todavia, deste número, apenas:
- 50% sabe que sofre desta patologia;
- 25% está medicado;
- 11% tem a tensão efetivamente controlada.
Portanto, é exatamente por existir uma percentagem tão elevada de doentes cuja hipertensão não é controlada ou corrigida, que este tipo de dispositivos pode ser imensamente importante.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma vez a copiar a Apple!
Por enquanto, o smartwatch apple 5 não mede a tensão arterial, mas quando medir… vão todos a copiar.
Sim claro…claramente foi a apple que inventou a tensão arterial e a sua leitura. Looool
Ha varios protótipos no mercado disto. A propria apple ja tem patentes na area. A diferença entre a Apple e os outros é que a Apple só lança mesmo quando acha que está bem feito e além de ser pratico também é fiável. O lançamento do relogio da apple em em outubro se estiver pronto e em condições é lançado na altura, se não fica mais um ano a espera. é esta a mesma razão porque o touch id e a camera ainda não está deixabo di ecra porque ainda não conseguem produzir em massa ou não é fiavel para funcionar bem 100% das vezes
😀 a copiar a Apple não, estão a apostar até numa área que ainda não havia nenhum. Estão a puxar o mercado.
ele estava a ser irónico. facepalm!
Já pareces o TRUMP :O
Copiar o que nao existe? Caso nao saibas, ja do tempo do S9 que a Samsung andava ainda nos sensores cardiacos do telemóvel a trabalhar para medir a pressão arterial. Existe até uma app para se usar no S9 e S10 que mede a pressão arterial, desenvolvida numa parceria com a Universidade da California, de nome My BP Lab.
Portanto a Samsung já vinha a trabalhar nisto desde ha algum tempo primeiro nos sensores dos telemoveis e agora parece que no Active 2 conseguiu ter os ditos resultados promissores. Assim este Active 2 além dos batimentos cardiacos e de realizar ECGs agora mede a pressão arterial. Parece-me atualmente mais completo que a ”concorrência”. So falta o sensor SpO2 que será desafiante ver a sua fiabilidade a medir num pulso dado que praticamente todos os dispositivos médicos medem nos dedos por algum motivo.
Esta app já existe, pelo menos a Samsung disse que existe. É estranha, depende de outra máquina para calibrar, mas pode até ter alguma serventia, se não der dados errados.
Agora, as empresas andam atrás deste parâmetro. Ou melhor, em breve a Apple quer ter no Apple Watch um oxímetro e o esfigmomanómetro, para juntar ao que já disponibiliza. Resta saber se consegue níveis de fiabilidade que valha a pena ter estes monitores. Para serem imprecisos é melhor não ter.
Agora, ainda bem que as outras marcas estão também a investigar tecnologia.
Nenhum vai ter medição de tensão arterial eficaz, isto porque a tensão arterial não é possível ser medida no pulso, isto nunca passará numa FDA.
Eficaz é o quê? Porque pode não ser completa, pode não ser para efeitos médicos, mas pode ser para monitorização contínua de informação. Tal como acontece com o ECG no Apple Watch. E este recurso tem-se mostrado muito eficaz, mas não substitui um ECG médico/hospitalar. Assim como a qualidade dos sensores e o conhecimento do corpo humano estão (e vão continuar) a permitir novas abordagens neste tipo de dispositivos. Relembro que no passado a medição da pressão arterial era apenas medida no braço (recorrendo a uma abraçadeira) e hoje no pulso, com equipamentos muito mais pequenos, já se conseguem os valores fidedignos. Portanto, o que dizes não tem muita validade no segmento da tecnologia, os impossíveis de hoje, são os desafios de amanhã. 😉
Como se o “ECG” da appple fosse fidedigno. Um ecg são 12 derivações. 6 dela bipolares. aquilo é um so canal.. enfim.. banha de cobra
Sim, precisa de 12, mas com 1 podes ter informação fidedigna se a pessoa estiver com fibrilhação auricular. Se não sabes nada, porque dás palpites? 😀 nunca viste um a funcionar, quanto mais perceber a qualidade das tecnologias.
A Huawei já permite a medição de SpO2, pelo menos no GT2:
https://pplware.sapo.pt/gadgets/wearables/huawei-watch-gt-2-tambem-ja-consegue-medir-a-saturacao-de-oxigenio-do-sangue-spo2/
Testei, e confirmo que funciona no pulso. Ainda não posso comentar a sua fiabilidade, mas na próxima vez que for ao médico vou tentar comparar os resultados.
Quando quiser medir a tensão arterial compro um aparelho médico a sério.
Sim, uma coisa não irá substituir, é com, o ECG do Apple Watch, não é para substituir, mas é para, de forma permanente, o utilizador ter um monitor de saúde atento a determinados sinais vitais. Com o desenvolvimento da tecnologia, um dia teremos um super monitor vital a olhar permanentemente a nossa saúde.
Não se trata de medir a sério nem a brincar. Quando uma marca anuncia que pode medir a tensão, ou é ou não é, e se não for é publicidade enganosa.
Comprar um aparelho a “sério” não resolve todos os problemas, pois a tensão pode variar ao longo do dia e ter um relógio que o faça a qualquer momento é de grande valor.
Ok. Muito interessante e então o ECG que já devia ter saído este mês? Nada ?
Omron heartguide. O resto é brincadeiras de miúdos.
pplware sempre promover apple. Espero que ao menos estejam a ser pagos. Apple deve agradecer-vos por excelente trabalho
Promovemos todos, se estão aqui falados, são todos promovidos. Alguns causam é urticária a meia dúzia de leitores, mas… paciência. Se todos gostassem do verde, o que seria do amarelo, não é?
Num artigo de smartwatch da Samsung começam a falar da Apple. Já para não falar de uma tag Android. Comparem o vosso artigo com de outros sites. Urticária é o exagero.
Podem ser fans mas ……
Nada, apenas e tão somente para a corei do sul, autêntica vergonha a Samsung