Petal Maps: Chegou o serviço da Huawei que todos estávamos à espera para usar
Depois de todas as confusões e limitações que foram impostas à Huawei, a empresa resolveu reagir e alargar o seu ecossistema. Para além dos smartphones, resolveu apostar em serviços que os utilizadores necessitavam.
Claro que não se limitou a criar cópias do que já existe e resolveu dar um toque único e pensar numa integração mais alargada na sua filosofia 1+8+N. Depois de vermos muitas novidades, surgiu agora uma que muitos esperavam Falamos do Petal Maps, o serviço de mapas da Huawei e que era uma das mais esperadas propostas.
É incontornável o esforço que a Huawei tem colocado no desenvolvimento da AppGallery, do HMS e de todos os serviços associados. A marca quer libertar-se de todas as dependências e criar assim uma estrutura própria, capaz de concorrer com tudo o que o mercado oferece.
O primeiro acesso a esta novidade da Huawei
Na linha destes desenvolvimentos, surgiu na apresentação do Mate 40 uma novidade. O Petal Maps é agora uma realidade e pode ser já usada por todos os que têm um smartphone da marca, sem serviços Google.
Apesar de ainda em testes públicos, o Petal Search está já maduro para ser usado no dia a dia e com grande confiança. Pode ser obtido na AppGallery, sendo instalado como qualquer outra app que já tenham obtido da loja da Huawei.
Os primeiros passos mostram o compromisso com a segurança e a privacidade. Dão ao utilizador a possibilidade de configurar como e quando há acesso à sua localização. Esta é uma pedra basilar deste serviço, que quer manter privados os dados do utilizador.
Em poucos segundos, o Petal Maps fica pronto a ser usado, com todas as suas funcionalidades. Ao utilizador só compete usar e explorar ao máximo para conseguir navegar e descobrir os seus pontos de interesse.
Os locais de interesse estão acessíveis
A interface do Petal Maps é minimalista e reduz ao essencial a interação com os utilizadores. Esta é vista como uma vantagem, quando o que pretendemos, e aqui sabemos bem, está acessível de forma simples. Ou navega no mapa, ou traça rotas.
Porque um serviço de mapa é mais que as rotas e os caminhos, o Petal Maps tem já muita informação. Esta inclui no nosso país comércio, locais de interesse e muitos mais, que podem ser visitados virtualmente.
Para ajudar o utilizador a perceber mais sobre os locais, existe uma vista 3D, que mostra os edifícios presentes. Claro que, se preferirem, a tradicional e muito usada vista 2D está também disponível.
Algo útil e importante é a pesquisa de locais, filtrada por tipo. Assim, podemos ter acesso a uma lista de restaurantes numa área, sem ter de saber o nome de nenhum deles. Basta carregar no botão e a lista surge de imediato.
Descobrir para onde quer ir
Também na vertente de navegação o Petal Maps está já numa maturidade grande. Simples de usar, ajuda os utilizadores a encontrar os caminhos mais diretos para os pontos para onde querem ir. Basta escolher o ponto de origem e o de destino para ser traçada uma ou mais rotas.
O utilizador só precisa de indicar a sua origem e o seu destino, para que seja traçado o seu caminho. Aqui naturalmente que entra em campo a pesquisa e que oferece muitos locais de interesse já presentes em Portugal.
Para além de oferecer várias rotas para cada destino, adapta-se durante o trajeto para ser o mais eficiente possível. Importante é a possibilidade de mostrar o trânsito ao utilizador, para que este saiba o que o espera.
O utilizador só precisa mesmo de escolher depois o caminho que quer tomar. Para o ajudar tem presente logo a informação sobre o tempo da viagem, a distância e até o trânsito em tempo real.
Navegar com o Petal Maps
Depois de traçado o destino, é hora de iniciar viagem, contando com o Petal Maps e o smartphone Huawei. A interface volta a ser reduzida ao mínimo e apenas os elementos essenciais estão presentes.
Para além de mostrar o mapa com informação do caminho a seguir, o utilizador terá também acesso a indicações precisas, curva a curva, no topo. Esta é bem visível e é de todas a mais importante.
De notar que presente, do lado esquerdo, está uma ajuda também importante. Falamos do velocímetro, que ajuda a evitar excessos e a transpor os limites legais. Podem ainda mudar a vista do mapa, novamente com apenas 1 botão.
A qualquer momento, e sempre que precisarem, podem alterar as configurações dessa viagem. Podem silenciar, apresentar ou remover o trânsito, ou entrar num maior detalhe do Petal Maps.
Como podemos tirar ainda mais desta app?
Por fim, a Huawei não deixou de dar aos utilizadores a possibilidade de configurarem de forma fina o Petal Maps. São várias as opções, mas sempre com a ideia base do minimalismo. Tudo está acessível diretamente e é rápido de usar.
É aqui que vai poder ser feita a gestão dos locais favoritos, com a casa e o trabalho a serem quase obrigatórios. Todos os outros pontos que forem recolhidos e marcados surgem aqui para o utilizador os gerir.
Uma vez que a EMUI já tem o dark mode presente, o Maps da Huawei também já tira proveito deste modo. Basta escolher se o queremos claro, escuro ou a acompanhar o que o sistema oferece.
Por fim, e porque o controlo da privacidade pertence ao utilizador, podem eliminar todos os dados recolhidos para processamento. Podem também simplesmente desativar o serviço e remover dos servidores a informação do utilizador.
O que esperar mais deste serviço?
Apresentado no evento do Mate 40, poderia pensar-se que o Petal Maps era apenas uma ideia e uma base para ser explorada no futuro. A verdade é muito diferente do que vemos ao usar esta app e este serviço.
É já uma solução pronta a ser usada no dia a dia, confiável e muito estável. Tem margem de crescimento e irá de certeza acontecer isso, alargando funcionalidades e integrando-se com outras propostas.
Ainda assim, fica patente o esforço que a Huawei fez para conseguir ter já hoje um serviço de mapas pronto a usar. Este é mais um passo para a independência e para eliminar de vez o (errado) problema de falta de ofertas de serviços por parte da marca. O mais interessante é que não se vai ficar por aqui.
Huawei Petal Maps
Este artigo tem mais de um ano
Nao disponível no UK ainda 🙁
Vê bem pq a app, como referimos, só está disponível para smartphones sem GMS. Por agora só para quem tem HMS.
Em que modelo estás a testar o acesso?
Mate 20 Pro
Eu tenho um huawei y5p e nao tem serviços google e tambem nao esta a dar
Leandro, vê as definições do teu tlm!
Grd abraço
Mas não eram para ido para o HereMaps?
Tenho um Huawei Mate 20 Lite com o EMUI 10…. e pesquisando na AppGallery só me aparece a App “Petal Search”. No entanto se carregar no vosso Link, faz-me a ligação para a AppGallery e aparece-me escrito “Já não está disponível”.
Vê bem pq a app, como referimos, só está disponível para smartphones sem GMS. Por agora só para quem tem HMS.
Esse telefone tem GMS, logo, e por agora, só por instalação de APK manual
O nao tem serviços google e tambem nao esta a dar
“””todos estavamos á espera de usar”””
claro, todos na pplware que veneram huawei.
estas imagens mostram bem como as coisas da huawei sao incompletas.. uma app em PT com palavras como Gas, Grocery lol e nao aparecer chinesadas pelo meio…
Estão a melhorar, livraram-se da Google e seguiram o seu caminho. Mas tu que és tão adepto de haver alternativas, andas muito nervoso com o facto da Huawei não precisar da Google, estás com receio de algo? 😀
pensei o mesmo
Uma das funções que mais uso no Maps e no Waze é a questão das rotas alternativas. Tem?
Isto?:
https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/10/pplware_petal_maps_pesqusiar_4.jpg
Pena não poder desinstalar as aplicações da Google.
desativas, aqui desativei tudo da google no p30 pro da minha esposa, no meu P40 Pro tudo na boa. ainda não tive saudades. A huawei está a trabalhar realmente bem
Eu tenho este smartphone da huawei https://www.gsmarena.com/huawei_y5p-10223.php e tambem nao da so encontra o petal search
“Os primeiros passos mostram o compromisso com a segurança e a privacidade”
Vocês estão doidos?! Como é que isso é possível numa aplicação chinesa?!
É a velha questão, até prova em contrário, são inocentes. Prova que a Google não usa os teus dados, sem a tua autorização, para ganhar dinheiro com publicidade entre …. outras coisas 😉
Ainda a anos luz do google maps.
Para navegar tipo gps de a para b , existem dezenas de apps muito boas.
O problema são os locais de interesse tipo restaurantes e comercio.
Os chinocas agradecem a pub. O big brother asiático alastra, mas no pasa nada. Xau!
Eu sou adepto da concorrência. Mas lamento, e lamento muito a que só haja chinocas a fazer concorrência. Nem Google, nem huawei, nem apple, nem Microsoft, todos violam a privacidade. Mas já que violam a nossa privacidade, prefiro sem dúvida alguma que seja do lado dos Americanos do que os chinocas.
comecei a usar e estou bastante satisfeito, pena é não ter opção de voz em português
Usas espanhol