Operadoras móveis da Finlândia suspendem a venda de telemóveis Xiaomi
Nem tudo são boas notícias no mundo tecnológico e bem sabemos que volta e meia surgem informações que nos mostram os vários conflitos existentes entre empresas e países. Como tal, agora as algumas das principais operadoras móveis da Finlândia suspenderam a venda dos telemóveis da marca chinesa Xiaomi.
Finlândia: operadoras suspendem a venda de smartphones Xiaomi
De acordo com as últimas notícias, a Xiaomi está a enfrentar alguns conflitos na Finlândia, nomeadamente com as operadoras móveis do país que agora suspenderam a venda dos smartphones da empresa chinesa. Em concreto, esta decisão foi tomada pelas três principais operadoras de redes móveis finlandesas, nomeadamente a DNA, Telia e Elisa, esta última parcialmente. E esta situação já começa a ser comparada por muitos ao que aconteceu à Huawei.
Contudo, para já, esta medida está a ser aplicada apenas por estas operadoras e as populares redes de estabelecimentos como a Gigantti e a Verkkokauppa já disseram que não têm motivo para também proibirem a venda dos equipamentos da Xiaomi.
Tudo indica que esta decisão esteja ligada à presença da Xiaomi na Rússia, uma situação que tem levado a algumas consequências depois que o país de Vladimir Putin invadiu a Ucrânia.
A Ucrânia já apelidou a marca chinesa como sendo um "patrocinador internacional da guerra". Para além disso, no mercado russo, a Xiaomi tem sido uma das maiores beneficiárias durante a guerra da Rússia contra a Ucrânia. E enquanto várias empresas não perderam tempo a abandonar o país após o conflito, a Xiaomi aumentou significativamente as vendas no país de Putin, sendo que várias empresas de pesquisa indicam mesmo que a marca se tornou líder de mercado no território russo.
A operadora DNA disse que não estava a vender mais equipamentos Xiaomi e o CEO disse que "a empresa não está satisfeita com a forma como a Xiaomi administrou a situação na Rússia". Já a Telia disse que iria apenas vender os modelos que ainda tem em stock, mas que não vai renovar a colaboração com a empresa chinesa. Segundo Markku Saranpää, Diretor de Negócios de Equipamentos da Telia, "neste momento, descontinuámos a nossa cooperação com a Xiaomi, portanto não ofereceremos novos modelos de dispositivos". Por sua vez, a Elisa vai apenas reduzir, para já, o stock de modelos da Xiaomi que tem à venda.
Este artigo tem mais de um ano
É parecido com uma Doença Contagiosa, pegou na Huawei e agora parece que vai contaminar a Xiaomi isto é a palhaçada em Grande Escala, o Consumidor não tem nada a Dizer, porque Os Grandes das Telecomunicações e Governos Trabalham só para veneficiarem a Elite que os Rodeia e Povo que Se Lixe.
Exato… e metem a culpa e penalizam os consumidores por venderem aquela marca num país “y”. Depois não gostam que lhes chamem Nazis… É a mesma coisa de eu não querer peixe porque foi pescado por um barco que não é Europeu…
+1 E ainda tem mais, por pressão externa de marca não beneficiada.
Nota-se que leste com atenção, embora a huawei até admite que seja lobby. No caso da xiao mi a ser o motivo do banimento o apoio à Rússia sou a favor de irradicar essa marca do ocidente, e olha que tenho muita coisa da xiao mi.
Mano deves ser amigo do Xi da China e do Putin da Russia que querem ver o mundo a arder…
Não apoio Ninguém, e sou Contra a Guerra que muito Bem Poderia ser Evitada, O povo que Abra a Pestana e Mande os Grandões Lutar Num Ringue de Boxe para eles Resolverem os seus assuntos o Povo não Tem culpa
Portugal, Espanha, Franca, Itália, Inglaterra, Alemanha, Dinamarca,Suécia, Bélgica e Holanda. Ex colónias que fizeram isto de que fala: ver o mundo a arder. Nenhum destes países que referi pediu desculpas e pagou pelo que fez aos outros povos que exploraram, escravizaram, tentaram erradicar e enriqueceram com os recursos naturais dessas colónias. Portanto antes de apontar o dedo a Rússia e China comece por apontar o dedo a si e a refletir o seu país fez a outros povos. É essa arrogância de que aquilo que fiz no passado não conta agora e só devemos olhar o que a Rússia oi China fazem é que o mundo está como está. O problema não são os governos mas as nossa sociedades ocidentais que acham que somos bons, que somos democracia e aceitamos os outros. Fizemos muita porcaria e nem isso ainda hoje admitimos e tentamos resolver. A Europa vê os outros povos do planeta como inferiores e que estão aqui para apenas lhes servir…Tal como vêem hoje a Rússia, China e Índia. Colossos que sabem quem são e não admitem que lhes tentem pôr o pé como fizeram no passado. Sou Europeu mas sei o que o meu país fez aos outros e enquanto o meu país não resolver isso não evoluímos.
E os outros povos não fizeram o mesmo? inclusive os chineses! A europa esteve quase a falar árabe duas vezes!!! O passado ensina a não repetir os erros do futuro, e pelos vistos à países que querem repetir as façanhas do seu passado.
Muito complexo neocolonialismo nessa cabeça. Já era tempo de abrir os olhos e ultrapassar isso ..
Amigo, o seu comentário é e completamente fora do assunto.
Primeiro, colonizamos, escravizamos, exploramos, etc… e muito bem! Na altura era o “modus operandi”. Não temos que pedir desculpas a ninguém, pois fizemos, e fizemos melhor que os outros. Fomos a maior potência do mundo com muito orgulho, assim como os EUA é hoje, ao modo de hoje. E só falas do que se passou há 500 anos? Memória curta! E a 3000 anos atrás? Os egípcios? Andam a pedir desculpas? Os Incas e a Astecas, também exploravam e escravizavam. Ainda não vi peruanos, chilenos, venezuelanos pedir desculpas. Mesmo os indígenas brasileiros atacavam outras tribos, escravizavam e “colonizavam” o território de outros! E o Alexandre “o grande”? Gengis Khan? Etc… Não fizeram igual?
Você percebe de história?
Segundo, se a XIAOMI ajuda a Rússia deve ser sancionada. A Huawei foi por outros motivos (firmwares duvidosos) e acho que a XIAOMI deveria ser, assim como qualquer empresa que patrocine a Rússia. Se a Rússia ganha está guerra, o mundo está lixado. Todos os países alvos de sanções (e não só) estão a se juntar para desestabilizar a ordem mundial (BRICS). O que será do mundo “ordenado” pelo Irão, Rússia, China, Índia, etc… ? Que valores tem estes países? Repressão, fim da liberdade de expressão, corrupção ao mais alto nível, desigualdade e pobreza.
É isso que queremos?
O que é que impede um filandês de adquirir Xiaomi online? Nada.
Exato, o que impede um filandês de comprar numa loja fisica (excepto lojas dos operadores)? Nada.
Ou seja, o anúncio de que as operadoras irão deixar de vender equipamentos de marca Xiaomi, acaba por se traduzir num autêntico “nothingburger”. Ou compram online ou no comércio físico.
Resumindo, comparar a Huawei em que apontaram como empresa de espionagem com a Xiaomi que a unica coisa que fez foi vender telefones não parece uma comparação correta. Nao sou a favor nem contra as empresas estarem num pais em guerra com culta ou sem culpa, no entanto todos aqueles milhoes de pessoas que la vivem na ditadura e quem têm medo de se revoltar com o governo atual não têm direito à comunicação ?
Partilho a mesma opinião.
GrapheneOS não dá para instalar em Xiaomi.
A maioria dos russos são a favor da colonização da Ucrânia, assim como de outros países que eram da URSS. Os Russos querem novamente os territórios que acham que são deles. É como Portugal invadir o Brasil porque já foi território português, ou a Espanha invadir a Argentina.
Os Russos tem uma cultura implícita de extrema direita. São patrióticos ao extremo. Você já conviveu com um russo?
Eu já! E são do pior.
Há certos requisitos ao entrar para a NATO, um deles é obedecer cegamente aos EUA..
É como os requisitos necessários para se militar no pZCt (partido cãomunistanazi de tugalândia) aquela beija mão do troca lâmpadas promovido a chefe lá da quadrilha ao fuhrer putin tem sido delicioso de ver. Adeus parlamento!
Isso nao é bem assim. Tb faz com que os EUA nao invade um aliado pq sim… e n vejo ninguem obedecer cegamente aos EUA, que nao sao exemplo para ninguem, mas tem um exercito enorme que da jeito a paises como Portugal. Sem isso seriamos um alvo facil
+1
Aí que bom. Lá se vão os chinos do covid chinoca á falência
quanta ignorância numa frase….
Depois da huawei será a xiaomi? é que a China vacila mas sem a europa as coisas tremem. Podem produzir muito mas se não venderem, têm de comer tudo e acabam encharcados. Mania de tentarem dominar o mundo em vez de o tentar ajudar.
E a seguir será OPPO/ONEPLUS/VIVO e ZTE. São todas caras diferentes da mesma moeda.
Tens noção que as empresas da Europa continuam a fechar fábricas em territírio europeu para abrir na China, certo?
Até pode acontecer com algumas. Outras estão a inverter o caminho.
https://necct.org/blogs/quase-uma-em-cada-quatro-empresas-europeias-querem-sair-da-china
Muitas surpresas quando o Zelensky mostrar a verdadeira face , ele está a matar o proprio povo com uma guerra fabricada por ele e pelos amigos dos esquemas a elite quer uma guerra mundial. vai ser o seu proprio povo a mata-lo.
loles
Sim Joao.
Vamos la deixar o invasor apoderar de todo o pais, depois anexar ouro, e mais outro e outro….
Nao aprendeu nada com a Georgia tambem?
Entao cale-se. Diga o Vladimir (nao e Volodimyr) para sair da ucrania e dos outros paises que invadiu.
Ja agora, a derrota da Ucrania significa WW3, olha para a China a querer invadir Taiwan.
Portanto, all in para a integridade da Ucrania.
Percebido?
Ainda está em choque com o submarino que afundou, ou com a base aérea que ardeu…tenha calma camarada tudo se há de resolver. Basta que o ditador baixinho da moscóvia assim o queira, retirando a manada de bárbaros violadores e assassinos de civis que tem no território da Ucrânia!
Não se esqueça que deve de bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido fuhrer putin que junto da arrastadeira.
Aqui está uma excelente medida.
Em vez dos políticos que ameaçam que vão fazer. Mas todos sabemos que nada fazem, pois os negócios só mudaram de nome ou de porto marítimo.
Tenho pena pois é uma marca excelente e com bons produtos.
Para mim já basta o PCP que (devido ao financiamento russo) continua a afirmar: “guerra? aonde? os russos estão só a acabar com os nazis!”
Você acha bem porque não é você o afectado pelos condicionamentos económicos quando for você depois falamos… As elites fazem as guerras e os desgraçados que sofram com elas. Ainda bem que o mundo é maior que o céu umbigo…
Seu
E desculpem os erros na minha escrita mas estava a andar. Como cidadão deste país não consigo perceber como ainda existem mentalidades neste país que vivem como o passado negativo do mesmo não seja colocado na mesa quando analisamos o comportamento atual de outros países. Por outraa palavras o Ocidente não tem moral para apontar o dedo a outros países quando o mesmo fez o que fez e continua a fazer.
Deixa ver se percebi, nós estivemos mal e isso dá legitimidade aos outros. Isso é que é mentaliudade evoluída.
Eu que não tenho contacto diário com a língua portuguesa há mais de 18 anos, consigo escrever melhor do que tu, mas que raio de português escreveste
Só me falta acertar no Euromilhões.
Eu bem disse aqui que atrás da Huawei iriam outras marcas de telefones, desde que a percentagem de vendas fosse alta.
Isto é só o princípio.
Estes ao menos não invocaram segurança nacional, vá lá.
Não se lembraram…
Não percebo o facto de haver sentimentos negativos ou positivos, nos comentários.
Todos os países têm os seus defeitos e/ou qualidades ; Agora comparar países que evoluíram para democracias, que permitem liberdade de opinião a países que não o fazem e não querem fazer quando vão perceber que simplesmente não é Comparável !
É por isso que eu não acredito, que não haverá um dia a China a invadir ROC – Taiwan o povo até pode querer manter o “status quo” actual..(um território, não um país) Mas é incompatível território, liberdade e democracia; ao lado da maior Ditadura do mundo que acha que aquele território, o povo, e o sistema político é Propriedade sua ! , Lá esta não é comparável não percebo a dificuldade em perceber o conceito… Mas pelos vistos há…
A NATO foi fundada em 1949. Nem Khrushchev nem Brejnev levaram a que a Finlândia abandonasse a neutralidade. Só com Putin a Finlândia se sentiu tão ameaçada que aderiu à NATO, este ano.
Isto leva os finlandeses a estarem mais atentos ao que se passa na Rússia. E o que se passa é que, na sequência da invasão da Ucrânia, um grande número de empresas que vendiam produtos eletrónicos e outros para a Rússia deixaram de vender, o que lhes trouxe significativas perdas de receita.
A Xiomi fez-se de morta, que não tem nada a ver com o assunto e aumentou as vendas para a Rússia. Não vejo como é que as empresas finlandesas não possam encontrar razões de queixa da Xiaomi por isso e não tenham o direito de o manifestar. “Ah, mas é a continuação do boicote à Huawei!”. Não tem nada a ver, nem o boicote à Huawei foi por causa dos smartfones.