Utilizadores gastam $133 mil milhões com Apps em 2021. App Store bem mais forte Google Play
O mercado de aplicações Apple é mais atraente pela sua capacidade de receita apesar de ser um mercado menor. No geral, as lojas de aplicações são um grande negócios e neste ano as lojas da Apple e Google atingiram os 133 mil milhões de dólares em vendas.
Ano após ano, este mercado das apps cresce e pode ser uma grande oportunidade para os programadores.
Apps: Qualidade vs. Quantidade
O mercado das aplicações móveis cresce cada vez mais a cada ano, e os números mostram esta realidade. Segundo uma nova análise de mercado pela mão da Sensor Tower, publicada nesta terça-feira, os utilizadores neste ano de 2021 terão gasto cerca de 133 mil milhões de dólares em aplicações, o que confere uma subida de 20% face ao ano de 2020.
Curioso, ou talvez não, é o poder da App Store da Apple. Apesar de haver substancialmente menos dispositivos móveis da empresa de Cupertino, estes estão nas mãos de utilizadores que geram muito mais receita que a conseguida pela Google Play.
A análise e respetivo relatório disponibilizado pela Sensor Tower, inclui dados tanto da App Store como do Google Play.
Assim, globalmente, só a App Store da Apple representa atualmente 85,1 mil milhões de dólares deste mercado, com um crescimento anual de 17,7%.
No que toca ao grande mercado Android, este apesar do domínio na quantidade de smartphone, tem utilizadores que gastam substancialmente menos. O valor em 2021 rondou os 47,9 mil milhões de dólares de receita na loja de apps Google.
Mercado começa a normalizar no "pós-pandemia"
Não há ainda efetivamente um pós-pandemia no que toca à doença COVID-19. Contudo, depois de 2020 ter sido fustigado com uma nova e terrível realidade, que forçou a uma vida diferente, o tempo é de normalização face ao que era antes do mercado de aplicações.
Quer isto dizer que após o boom na adoção e nos gastos tanto para jogos móveis como para aplicações não relacionadas com jogos em 2020, as tendências do mercado começaram a normalizar-se em 2021, uma vez que se prevê que os gastos do consumidor mundial atinjam aproximadamente 133 mil milhões de dólares em compras na app, aplicações premium, e subscrições em toda a App Store e Google Play, de acordo com dados da Sensor Tower Store Intelligence.
Isto representa um crescimento de 19,7% em relação ao ano anterior de 111,1 mil milhões de dólares em 2020. Esta realidade quase que espelha o crescimento de 21% em relação ao ano de 2019.
A investigação observa que o crescimento se deve à normalização do mercado após os impactos da COVID-19 no ano passado, pelo que é plausível imaginar que os resultados serão ainda melhores em 2022.
TikTok continua líder nas receitas e tiktokers cada vez são mais
Sem surpresas, o TikTok é a melhor aplicação de receitas do ano, uma vez que a plataforma de vídeo atingiu 3 mil milhões de dólares de receitas em junho.
Outras aplicações que impulsionaram o mercado de aplicações móveis em 2021 foram YouTube, Tinder, e Disney+. Aplicações como Tencent Video, iQIYI, Piccoma, QQ Music, e Youku estão também entre as principais aplicações de receitas na App Store da Apple.
Quando se trata de números de downloads, o TikTok continua a ser o número um da lista. No entanto, YouTube, WhatsApp, Instagram, Facebook, e Zoom vêm logo atrás dele.
A Sensor Tower também publicou um ranking dedicado aos jogos. Apenas na App Store, espera-se que os jogadores gastem 52,3 mil milhões de dólares até ao final do ano.
No iOS, o jogo mais descarregado em 2021 foi o PUBG Mobile, enquanto Honor of Kings liderou a geração de receitas para o ano.
Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser encontrados no website da Sensor Tower.
Este artigo tem mais de um ano
É assim, bem mais forte, porque o mesmo produto, a mesma aplicação, é bem mais cara na apple que na Google! E não é necessariamente melhor ou mais completa, é apenas uma questão cultural e de seguidismo! Mas cada um é que sabe como tem os bolsos, dos meus não sai um tusto para a apple!
se cada um sabe como tem os bolsos, o seu comentário era desnecessário, cada um gasta o dinheiro onde quer e como quer, não é necessário economistas do inveja vir aqui dar valores aos gostos dos outros.
Cheira-me a dor de cotovelo oh ressabiado
Mais um comunista… Mas porque raio vocês querem impor as coisas aos outros? Ide todos para a Venezuela e mais os vossos eleitores, lá sois todos iguais, pobres e com telemóveis chineses. Estou farto de vos aturar, desapareçam do país.
por acaso nao..normalmente uma app criada para ios costuma ser melhore e mais optimizada para este telemovel.
Se alguém paga 1800 euros por um telemóvel e 400 euros por uns phones sem fio (sem falar dos 700 euros para os carregadores sem fios e suportes), é natural que possam pagar 2000 euros anualmente pelos serviços de internet e gastarem 6000 euros na loja da apple. Quem pode pode.
Por alguma coisa a Apple consegue 700000 milhões de dólares em receitas da loja e da venda de publicidade aos seus clientes… 523000 vezes mais do que a Google obtém.
a inveja é lixada
Num país pobre e desgraçado, com muita gente a viver de subsídios ou com salários baixos, contudo, quando alguém refere que há alternativas mais baratas e melhores, cai o carmo e a trindade, ou são comunistas, ou deviam ser deportados para a Venezuela, :)) como se Portugal fosse muito superior, ou têm inveja dos outros, ou são ressabiados, só por terem dado uma opinião pessoal. Faz lembrar os espetáculos culturais gratuitos que ficam às moscas, outros, com menos qualidade artística, mas bem bagos, esgotam. Continuo a afirmar, dos meus bolsos não sai nada para a apple, porque sou pobre, sim, mas sobretudo porque não preciso minimante da apple!
Mas o que interessa aquilo que os outros tem? Pq ‘e que isso lhee incomoda tanto? So pq ‘e pobre ( palavras suas) nao quer dizer que outros o sejam certo? E mesmo que fossem nao quer dizer que nao podem comprar aquilo que querem. Isso nao lhe diz respeito minimamente.
Tambem nao percebo pq tanto ódio (sim ódio) ‘a marca da Apple so pq oferece produtos, que para si, sao caros? Sabendo que marcas tipo Samsung, Xiaomi, Oppo, etc oferecem telemoveis bem mais caros do que o iPhone.
Nao lhe vejo aqui a dizer que ‘dos teus bolsos nao sai nada ‘a Mercedes’ por exemplo? Ou ‘a Calvin Klein? Ou qualquer outra marca cara.
A sua opiniao pessoal nao ‘e palavra sagrada nem esta salva de critica dos outros. Vale o que vale. Ou seja zero..tal como a minha opinião vale zero.
oh Rodrigo, vai dar uma volta, desanuviar, e aproveita para aprenderes a escrever português! Quanto à minha opinião valer zero, certo, até admito, só me admiro que se dê ao trabalho de responder!
Sim posso não falar português perfeitamente (somente pq falo umas 4 ou 5 outras línguas) mas pelos vistos a minha mensagem foi clara. As vezes vale a pena gastar um pouco de tempo para ensinar algo a alguém. Espero teres aprendido qualquer coisa.
Se eu fosse primeiro ministro, obrigava-o a voltar para a escola