Férias no estrangeiro? Estas apps vão ajudá-lo com o idioma
Falar pelo menos uma língua estrangeira, nomeadamente o inglês, já é uma enorme ajuda para quem vai viajar para fora do país, mas não é suficiente. Saber como pedir a conta no restaurante, pedir uma informação a uma pessoa que não fale inglês, entender uma indicação numa placa... poderão ser apenas algumas das dificuldades que encontrará, mas que a tecnologia ajuda a colmatar.
Para aprender um pouco mais da língua nativa do país para onde vai viajar, para saber como se diz algo específico em determinada zona do país ou simplesmente para fazer uma tradução, temos 5 aplicações móveis para lhe sugerir.
1. HiNative
Esta aplicação é ideal não só para levar em viagem mas também para aprender mais um determinada língua. Funciona mais ou menos como uma rede social onde poderá deixar as suas dúvidas através de mensagem ou ficheiros de áudio a pronunciar uma expressão ou uma frase e receber as respostas de nativos.
O mais interessante é que também poderá responder às dúvidas de outros utilizadores que queriam saber mais sobre português.
Dispõe de mais de 120 idiomas é gratuito (com compras dentro da app) e está associado ao site Lang-8 também direcionado para a aprendizagem de idiomas.
Homepage: HiNative
Preço: Gratuito
2. HelloTalk
A HelloTalk segue o mesmo princípio do HiNative, de interação entre pessoas que falam línguas diferentes de forma a desenvolver os conhecimentos e a tirar dúvidas. Neste caso funciona mesmo como uma aplicação de conversação.
Além disso, inclui um tradutor instantâneo que permite falar com qualquer pessoa sem perceber nada do seu idioma e assim ir evoluindo na aprendizagem.
Esta app é também gratuita, com compras dentro da app, e está disponível para Android e iOS.
Homepage: HelloTalk
Preço: Gratuito
3. Memrise Language Spymaster
Esta não é propriamente uma app para levar em viagem, mas sim uma forma de aprender de forma completamente diferente um novo idioma, antes de partir à aventura.
Memrise Language Spymaster não é mais do que um jogo que o levará a aprender "num universo distante", que inclui vídeos de nativos, missões de aprendizagem e jogos com objetivos e recompensas.
Inclui, entre outros, os idiomas de Francês, Espanhol (do México ou de Espanha), Alemão, Inglês, Chinês, Japonês, Coreano, Turco, Russo, Italiano, Português (do Brasil ou de Portugal), Sueco, Norueguês e Dinamarquês.
Homepage: Memrise Language Spymaster
Preço: Gratuito
4. Tradutor da Microsoft
Entrando agora mais no universo dos tradutores existem dois dos melhores e pelo menos um dos que aqui vamos sugerir, deve levar na sua viagem.
O Tradutor da Microsoft é uma app de tradução pessoal gratuita disponível com mais de 60 idiomas que traduz texto, voz, diálogos, fotos da câmara e capturas de ecrã. Além disso poderá fazer o donwloand de idiomas para traduzir em modo offline gratuitamente.
Homepage: Microsoft
Preço: Gratuito
5. Google Translate
Esta app dispensa apresentações. É talvez a mais completa app para tradução, contando com 103 idiomas para tradução online e 52 para tradução offline. Traduz imagens e ainda faz tradução de voz, bidireccional instantânea em 32 idiomas.
Em viagem, não há dúvida que a tradução por imagem é bastante útil, nem precisa conhecer os caracteres do país onde está para descobrir o que está escrito à sua frente.
Homepage: Google Translate
Preço: Gratuito
Que outras apps não dispensa nas suas viagens ao estrangeiro?
Este artigo tem mais de um ano
Férias no estrangeiro? Deixe o telemóvel em casa e aproveita as férias em paz!
Sim. Porque é bastante agradável ir para um país estrangeiro onde não conhecemos nada, e onde possivelmente não falamos o idioma local, e estarmos sem uma maneira de entrar em contacto rapidamente caso aconteça alguma coisa.
#sóquenão
Google Translate. Não fiável…
Olha que é. Já estive em Tokyo 2 vezes e acredita que me ajudou a não me perder, e até mesmo a “falar” com pessoas que de inglês sabiam 0. Bastava escrever algo em Inglês (porque em PT a app não ia lá) e era só mostrar a tradução e as pessoas entendiam o que queriam.
Confirmo. Ainda assim prefiro o Tradutor da Microsoft que, em modo offline, mais facilmente traduz directamente do Português do que o Google translate. Online são similares.
Varia muito de língua para língua.
Línguas com estruturas como o húngaro é um desastre, mas com o japonês funciona surpreendentemente bem.
De inglês para português o Microsoft Translator parece-me geralmente melhor.
Só 2 notas (possíveis correcções?)… no artigo só apresenta o Microsoft Translator como existindo no WM10, mas o HiNative parece que existe (pelo menos a store mostra-o), e o Memrise Language Spymaster parece também existir (apesar de ser com o nome Memrise Learn Languages).
Fernando, obrigada pela informação. Não foram colocados os links porque nas páginas oficiais dos serviços não são indicados. Vamos avaliar se esses que indica são mesmo oficiais e se forem, serão colocados.
OK! Eu fui lá pela store…
Se depois for possível deixar aqui um comentário só para saber a conclusão?
Obrigado!! 🙂
Fernando, as apps não são oficiais pelo que não serão incluídas neste artigo. Mas vamos trabalhar num artigo dedicado às apps disponíveis na loja da Microsoft para Windows Mobile.
OK!
As stores têm sempre este problema de não se saber o que é oficial.
Obrigado na mesma!
🙂
Depois de muito tempo tentando aprender a como PENSAR EM INGLÊS, encontrei um vídeo no youtube (https://youtu.be/0oVOrubu49A) com várias DICAS para finalmente aprender a PENSAR EM INGLÊS e facilitar minha vida! Isso me abriu muitas portas de oportunidades profissionais, de viagens e de lazer! Fantástico!