A app SpeedTest agora informa o quanto o streaming de vídeo é uma porcaria
Com o confinamento, as pessoas consomem mais largura de banda, mais Netflix, mais Internet... e os operadores tentam servir todos. Contudo, é notório que a qualidade perdeu-se e o streaming de vídeo é uma porcaria. Como tal, é importante sabermos o que pagamos, face ao que nos é servido. A app SpeedTest foi atualizada e agora permite informar a qualidade de vídeo que vamos receber.
Esta aplicação da Ookla tem sido muito utilizada para as pessoas terem a noção das velocidades de upload e download que contrataram ao operador e o que recebem de facto.
SpeedTest: Está a receber a qualidade pela qual paga ao operador?
O SpeedTest.net é uma ferramenta popular para verificar a velocidade da rede. No entanto, a velocidade pura expressa em megabits (ou kilobits, para quem tem muita paciência) por segundo é difícil de traduzir nas aplicações mais convencionais. Por exemplo, sabe se o Netflix está com boa qualidade de streaming de vídeo?
Assim, a empresa quis marcar pela diferença e numa atualização recente da sua versão para iOS, haverá já essa informação para a qualidade de vídeo.
A nova interface da aplicação tem três separadores na parte inferior: o separador principal testa a velocidade, o separador Vídeo permite medir a nossa experiência de streaming de vídeo no dispositivo que estamos a usar e, por último, tem a opção VPN.
Nesta última opção o utilizador poderá usufruir gratuitamente de uma “VPN” (basicamente é publicidade à Vanish que oferece 2GB gratuitos, depois se quiser tem de pagar, mas é caro, mais vale usar a PureVPN). Se quiser usar, a app vai pedir autorização para instalar no iOS esta VPN.
Resultados na hora e por resolução
Execute o teste de vídeo e a app reproduzirá uma amostra de animação de vídeo, onde será testada a sua taxa de bits e qualidade na sua ligação de rede. Após cerca de trinta segundos, a app mostrará uma indicação da qualidade máxima de vídeo que pode transmitir.
Na minha Internet doméstica, um serviço Vodafone 1 Gbps/200 Mbps, o SpeedTest diz que posso lidar com streaming de vídeo 4K. Contudo, quando me ligo por LTE os valores caem consideravelmente. Apesar disso, a app indica que posso esperar vídeo teambém em 2160p. Nada mau.
Portanto, se não tem, ou não a atualizou, faça isso e valide a qualidade que está a receber para o preço que está a pagar.
Homepage: Ookla
Preço: Gratuito
Este artigo tem mais de um ano
E Android?
2160p é 4K
Até achei uma certa piada ao título do artigo. No meu caso nem é só o streaming de vídeo que é isso; é quase tudo. Isto por causa da teimosia das operadoras no que toca à (não) prestação dos serviços por fibra óptica.
Quanto ao nome da empresa responsável por esta app/serviço é Ookla e não Ooka. E 2160p é 4K.
Curioso ainda que esta aplicação na sua versão para Android foi actualizada em 5 de Fevereiro, mas não contou com a funcionalidade aqui descrita.
E para rematar pergunto: de que serve cada utilizador ter a noção da velocidade real (ou o mais próximo possível da realidade) se as operadoras se salvaguardaram contornando a lei com aquele miraculoso “até” no que toca às velocidades da ligação? Claro que discutir este assunto daria pano para mangas e já extrapola o propósito deste artigo.
Obrigado pelo reparo. Nome da empresa devidamente assinalado. Quando ao “2160p é 4K.” sim, diz lá no texto. Apenas apresento das duas formas.
Sobre a questão que colocas, sim é importante as pessoas perceberem porque razão estão a ter tão má qualidade de streaming. Muitas vezes acham que é do serviço (Netflix, entre outros) quando na verdade é o operador que não está a servir como contratado. Além disso, serve também para as pessoas perceberem que nem todos os dispositivos irão ter acesso à totalidade de largura de banda que contratam, porque uns estão ligados por cabo, outros por WiFi e deverão ter essa noção. Mais ainda para questões das videochamadas numa casa com várias pessoas a ter acesso a estes conteúdos.
Sim, isto dava pano para mangas.
100% de acordo!
Sim, mas dentro dos 2160p tens Dolby Vision, HDR10, HDR10+, HLG e Advanced HDR, que puxa um bocadinho mais pela maquina.
Se se comparar uma versão 4K sdr com outra hdr,ver-se-á que têm praticamente o mesmo tamanho em termos de gigabytes.
Bitrate é mais importante, nao interessa o tamanho.
Abc
Se tiver um tamanho elevado o bitrate automaticamente também o será.
O que realmente interessa é o codec usado e a sua implementação.
2160p, refere-se a resolução do ecrã.
Dolby Vision, HDR10, HDR10+, HLG e Advanced HDR, refere-se à color depth.
São conceitos diferentes.
Podemos ter essas normas HDR em monitores com outras resoluções.
Estranha essa palavra no título
Gosto da publicidade metida no meio do texto 🙂
Vamos esperar pela versão Android
É tanto como a tudo o resto, até porque tem várias marcas envolvidas. Mas reparei que gostaste, como utilizador, estás a tento. Isso mesmo.
Eu tinha instalado mas mesa parte do vídeo estourava. Fiz de novo e já funca. Para Android não há? Dava jeito.
quanto aos que perguntam para android:
eu por acaso uso este speedtest (ookla) no meu smartphone porque não faço uso de streaming lá (netflix, etc), para além do youtube, daí que não me interessa ter agora ou esperar até mais tarde por esta informação na app, mas na smart TV (android tv) uso um da analiti: Teste de Velocidade e Analisador de WiFi – analiti
não sei se a app para smartphone será igual à da TV, mas a da TV mostra até que resolução posso fazer streaming por exemplo (até 8k).
Não tem isso no android mas no android tem algo que és os mapas de rede que acho muito mais interessante mas no meu ipad a minha internet para streaming dá 4k apesar de que com esta velocidade deveria mostar 8k
Existe um erro perpetuado e que agora é se calhar demasiado tarde para emendar.
4k (4096 × 2160p) é uma norma que os televisores normais não conseguem mostrar. Esta norma 4k foi concebida para ecrãs de cinema.
O que o vulgar cidadão apelida normalmente de televisor 4k está na realidade a referir-se a UHD (3840 × 2160p) sigla que está com muita dificuldade em pegar devido principalmente tanto às marcas de televisores que teimam em apelidar os seus ecrãs de 4k como aos jornalistas, youtubers, influencers e tudo o mais que teimam em usar uma sigla incorrectamente.
Mesmo nas câmaras o erro repete-se porque a grande maioria das câmaras 4k são na realidade UHD.
Calma fábio, é mesmo a app que refere que nessa resolução é 4K. O que não falta aqui no site são definições do que é o 4k e como ele se representa, https://bit.ly/3aN5j05 há mais de 10 anos que se fala nisso. Nós por cá nunca usamos a sigla incorretamente. 😉
Para Android uso o NPerf.
Além do que já foi referido de as operadoras se salvaguardarem pelo “velocidade até”, o facto de estarmos em estado de emergência da-lhes margem legal para limitar velocidades, especialmente de streaming. A razão por trás é de garantir os outros serviços mais básicos.
O problema é o protocolo usado ser TCP e não UDP. Devíamos ter possibilidade de escolher o protocolo ao utilizar aplicativos que sejam de streaming.