Quantcast
PplWare Mobile

A app SpeedTest agora informa o quanto o streaming de vídeo é uma porcaria

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Carbonato de Sódio says:

    Até achei uma certa piada ao título do artigo. No meu caso nem é só o streaming de vídeo que é isso; é quase tudo. Isto por causa da teimosia das operadoras no que toca à (não) prestação dos serviços por fibra óptica.
    Quanto ao nome da empresa responsável por esta app/serviço é Ookla e não Ooka. E 2160p é 4K.
    Curioso ainda que esta aplicação na sua versão para Android foi actualizada em 5 de Fevereiro, mas não contou com a funcionalidade aqui descrita.
    E para rematar pergunto: de que serve cada utilizador ter a noção da velocidade real (ou o mais próximo possível da realidade) se as operadoras se salvaguardaram contornando a lei com aquele miraculoso “até” no que toca às velocidades da ligação? Claro que discutir este assunto daria pano para mangas e já extrapola o propósito deste artigo.

    • Vítor M. says:

      Obrigado pelo reparo. Nome da empresa devidamente assinalado. Quando ao “2160p é 4K.” sim, diz lá no texto. Apenas apresento das duas formas.

      Sobre a questão que colocas, sim é importante as pessoas perceberem porque razão estão a ter tão má qualidade de streaming. Muitas vezes acham que é do serviço (Netflix, entre outros) quando na verdade é o operador que não está a servir como contratado. Além disso, serve também para as pessoas perceberem que nem todos os dispositivos irão ter acesso à totalidade de largura de banda que contratam, porque uns estão ligados por cabo, outros por WiFi e deverão ter essa noção. Mais ainda para questões das videochamadas numa casa com várias pessoas a ter acesso a estes conteúdos.

      Sim, isto dava pano para mangas.

  2. ernez says:

    Sim, mas dentro dos 2160p tens Dolby Vision, HDR10, HDR10+, HLG e Advanced HDR, que puxa um bocadinho mais pela maquina.

  3. eu2 says:

    Estranha essa palavra no título

  4. Eu Mesmo says:

    Gosto da publicidade metida no meio do texto 🙂

    Vamos esperar pela versão Android

  5. Rikardo S. says:

    Eu tinha instalado mas mesa parte do vídeo estourava. Fiz de novo e já funca. Para Android não há? Dava jeito.

  6. anon says:

    quanto aos que perguntam para android:
    eu por acaso uso este speedtest (ookla) no meu smartphone porque não faço uso de streaming lá (netflix, etc), para além do youtube, daí que não me interessa ter agora ou esperar até mais tarde por esta informação na app, mas na smart TV (android tv) uso um da analiti: Teste de Velocidade e Analisador de WiFi – analiti
    não sei se a app para smartphone será igual à da TV, mas a da TV mostra até que resolução posso fazer streaming por exemplo (até 8k).

  7. Celso says:

    Não tem isso no android mas no android tem algo que és os mapas de rede que acho muito mais interessante mas no meu ipad a minha internet para streaming dá 4k apesar de que com esta velocidade deveria mostar 8k

  8. fábio azev says:

    Existe um erro perpetuado e que agora é se calhar demasiado tarde para emendar.
    4k (4096 × 2160p) é uma norma que os televisores normais não conseguem mostrar. Esta norma 4k foi concebida para ecrãs de cinema.
    O que o vulgar cidadão apelida normalmente de televisor 4k está na realidade a referir-se a UHD (3840 × 2160p) sigla que está com muita dificuldade em pegar devido principalmente tanto às marcas de televisores que teimam em apelidar os seus ecrãs de 4k como aos jornalistas, youtubers, influencers e tudo o mais que teimam em usar uma sigla incorrectamente.
    Mesmo nas câmaras o erro repete-se porque a grande maioria das câmaras 4k são na realidade UHD.

  9. André Magalhães says:

    Para Android uso o NPerf.

  10. Sergio says:

    Além do que já foi referido de as operadoras se salvaguardarem pelo “velocidade até”, o facto de estarmos em estado de emergência da-lhes margem legal para limitar velocidades, especialmente de streaming. A razão por trás é de garantir os outros serviços mais básicos.

  11. Sérgio Camilo says:

    O problema é o protocolo usado ser TCP e não UDP. Devíamos ter possibilidade de escolher o protocolo ao utilizar aplicativos que sejam de streaming.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.