Quantcast
PplWare Mobile

Kirin 1020 poderá ser o primeiro processador com 5nm

                                    
                                

Autor: Daniel Jesus


  1. Yamahia says:

    5nm? Isso é muito.
    Aguardo por um com 0nm. Até lá continuo com o meu sp de 150nm

  2. TS says:

    e a intel que não sai dos 14….

    • Mestre em direito says:

      Para a Intel passar para 7 ou 5 tem que mudar significativamente o desenho da sua arquitetura e isso significa muito tempo, esforço e dinheiro. Se são (ainda) lideres no mercado… para quê?

      A Apple e Qualcomm já têm 7nm SoC baseados em ARM com potência similar a um i5 da 10a geração. Quando a Microsoft e terceiros começarem a codificar as apps de x64 para ARM64, aí a Intel e AMD vão ficar em posições muuuito desagradáveis. Pelo menos a AMD já evoluiu para 7nm e já testam 5nm; as gráficas 7nm. Por isso Intel / Nvidia estão a ficar em posições nada boas, em especial a intel. Pena da Intel: zero

    • PGomes says:

      Em termos de dimensões das features dos transístores fabricados nos 7nm da TSMC, é o equivalente aos 10nm da Intel.
      Normalmente o número que vemos no processo de fabricação refere-se ao “gate” de um transístor.
      Mas desde os 20nm que a TSMC anda a aldrabar com as suas contas.
      De qualquer das formas, a Intel ainda está presa ao processo de 14nm++ e apenas usa o de 10nm para uma quantidade reduzida de CPUs em laptops. Até 2021 isto não deverá mudar, o que significa que a Intel vai continuar atrás de toda a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.