Inédito: Venda de carros elétricos supera os a diesel em agosto de 2021
A esta altura já são poucas as dúvidas que o futuro (breve), do segmento automóvel, será fortemente elétrico. É verdade que ainda existem também os veículos movidos a hidrogénio, mas a tendência parece mesmo ser os carros elétricos.
Em agosto de 2021, pela primeira vez na história, foram vendidos na Europa mais carros elétricos do que carros a Diesel.
A venda de carros a gasolina também baixou face a 2020, para os 56%
A JATO Dynamics lançou recentemente um conjunto de dados que perspetivam o futuro do segmento automóvel. Agosto é agora um marco histórico, porque foi o mês em que o número de carros elétricos vendidos foi superior ao número de carros a diesel.
De acordo com dados de 26 mercados europeus, os registos de carros novos desaceleraram mais uma vez. Agosto registou uma queda de 18%, para 713.714 unidades. Este é o pior registo desde agosto de 2014. No entanto, a queda do mês passado não compensou o crescimento registado durante o segundo trimestre do ano.
O volume acumulado no ano continua superior ao do ano passado, com 8.095.419 unidades registadas em comparação com 7.192.839 registadas entre janeiro e agosto de 2020.
Apesar das quebras de vendas, o mercado de veículos elétricos e carros híbridos plug-in contínua a crescer. Um aumento acentuado em agosto de 2021, tendo sido registada uma participação de mercado mensal de 21%. A percentagem de mercado dos veículos a diesel ficou-se pelos 20%.
A venda de carros a gasolina também baixou face a 2020, para os 56%.
A procura foi particularmente forte para as versões elétricas do Fiat 500, Peugeot 208, Hyundai Kona, Opel Corsa e Kia Niro, além dos excelentes resultados do Volkswagen ID.3 - o EV mais vendido da Europa durante o mês.
Apesar de ser um cenário inédito, não é propriamente surpreendente. Cada vez mais as marcas apostam em carros elétricos, tendo atualmente o mercado uma oferta mais vasta e para todas as carteiras.
Este artigo tem mais de um ano
So em Portugal é que os carros a diesel tem o peso que tem…
A porcaria das políticas do ambiente… que no fundo fumentam a comora de carros a diesel, que depois se torna um problema porque o adblue, o filtro de partículas é extremamente caro, e metem directo e a passar por fora na inspecção.
E assim vamos em portugal durante uma vida inteira, quando falam do ambiente neste pais, é so ridículo descabido, para não chamar outros nomes, e quem acha correcto os impostos do ambiente mais valia vestirem logo a roupa de palhaços, e pintar a cara.
1• importar um carro ” os impostos, sao ridículos, principalmente nos a gasolina ”
Não admira termos uma frota de carros velhos e poluentes em Portugal
2• o IUC para a gasolina é 4x mais que para um diesel
3• a diferença os impostos da gasolina sao mais caros
Ps: isto é assim nos pelos menos últimos 30 anos ( ainda nao havia eletricos)
Sabendo isto tudo parece que nos últimos 30 anos estiveram a incentivar a compra dos carros mais poluentes ( velhos e a gasóleo) que o resto da europa quer despachar, somos a sucata da europa
Mas sempre a carregar nos impostos “bons” do ambiente, mas estão a enganar quem??
Pelos vistos muitos… peloa votos da para ver que temos o que merecemos.
Ja so faltava o PCP ganhar para ficarmoa como a Venezuela 94% de pobres.
E mais grave ainda… a maioria dos países desenvolvidos da Europa está a dar incentivos para a troca de carros a combustão para elétricos… incentivos diretos no preço de aquisição inclusivamente para particulares, que fazendo bem as contas, faz com que um elétrico até faça sentido financeiramente! Por cá? Pois.. temos um fundo ambiental qualquer para empresas, mas que não chega sequer para as encomendas… para o particular, como os vencimentos em Portugal são altíssimos, paga o valor de tabela!
Achas que se até agora as políticas sempre foram comprar o lixo da europa, alguma coisa ia mudar com os eletricos???
Até agora isto esta bom…da para comprar carros eletricos em segunda mão por um valor junto.
E ainda bem, ja se começa a ver muitos zoe’s, etc importados o que está a ajudar a renovação da frota de carros e a electrificação.
Mas entretanto vão ter de ir buscar a receita dos impostos de importação a outro lada qualquer, vamos esperar para ver o que sai da cartola, mas que vem ai impostos vem.
Não há muitas almofadas para aguentar a subida do preço da eletricidade.
No entanto é engraçado que o PCP é dos poucos partidos políticos que tem defendido o aumento do salário mínimo onde toda a direita partidária desaprova tal medida, afinal quem é que está mal?
Leia mais sobre a Venezuela e ficará surpreso por descobrir que a probresa que se sente lá é uma consequência direta dos embargos, bloqueios e sanções dos “senhores do mundo” aka USA
Pudera lol
Imagina a tua empresa shell, BP,etc..
De um momento para o outro ser “comprada pelo estado” por trocos, e porem la todos os boys….
Achas que ia aguentar, não.
O governo roubou as empresas, levam com um embargo, normal.
Querem ter o monopólio
Porque o aumento de salários não se deve fazer por aumento do ordenado mínimo (há países com salários bem maiores que Portugal que nem ordenado mínimo tinham), mas sim por produtividade da economia, e isso passa por baixar impostos e fomentar a competitividade. Mas isso não se fala. O que acontece é que um técnico superior em 2010 ganhava mais do dobro do ordenado mínimo, agora ganha 30% a mais, porque não foram aumentados. O custo de vida vai aumentando em seguimento da subida de ordenado mínimo, mas cada há cada vez mais gente a receber perto do ordenado mínimo. A classe média passa a ser classe baixa. Ficamos todos mais pobres de um modo geral.
2021, muitos pensavam que era uma utopia.
e não é? carros eletricos a 50 mil eur…
É um problema bem Português. Por essa Europa fora os carros são mais baratos e os ordenados mais altos.
Fazendo as contas a poder de compra/preço, lá fora um carro custa praticamente metade a comprar
Resume-se a umas poucas palavrinhas:
“O Tuga é MAAAAAAANSO!!!”
Da maneira que estão os preços dos combustíveis, não admira. Estou para ver quando é que esses senhores de S.Bento se lembrarem de ir à fatura da eletricidade buscar os €€€ que vão começar a perder com o ISP.
Nao sei se percebes te, mas isto é a nivel europeu, em Portugal a compra de carros eletricos ainda é muito baixa.
E contra o resto da europa a fatia de gasóleo é bem, mas bem superior.
Para ao falar que se somos um dos paises mais pequenos da Europa, e que os carros a diesel supostamente sao para fazer Km.
Como é que um pais pequenino como o nosso tem mais carros a diesel que uma alemanha, França, espanha…
Fazia todo o sentido ser o inverso.
Ha ja sei temos políticos a incentivar a compra de lixo europeu. E a carregar em impostos, e uns palhaços a aplaudir os impostos sobre o ambiente.
O nosso país tem tanto carro a diesel porque é uma poupança grande face a alimentar um carro a gasolina.
Fazendo bem as contas à vida, compensa a muita gente ter carro a diesel, eu sou um deles.
Se tivesse carro a gasolina já tinha imigrado novamente só para não ver o fundo à carteira.
Mas ja pensas te que isso é porque oa papeis estão invertidos e portugal carrega nos impostos ambientais onde são os menos poluentes???
Melhor segundo o governo os impostos sao o que sao nos ice “para incentivar a compra de carros menos poluentes” , e gosto especialmente de que um tesla model 3 de 50 mil euros nao paga iuc mas o meu 1.4 paga 120 euros todos os anos ,é tipo o gajo que tem o tesla é um desgraçado que se nao fosse pelo incentivo do iuc nao tinha hipotese de manter o veiculo enfim portugal no seu melhor
gostava mesmo de saber é desses 21%, que percentagem representam os 100% electricos???
é que honestamente acho Hibridos uma verdadeira banhada!!!
Se é para não poluir, então é passar para um carro não poluente e não para uma “meia coisa” que continua a funcionar a gasóleo/gasolina…
mas devo ser só eu a ter esta visão, claro…
És só tu a ter essa visão, até porque acreditas que EVs são não poluentes.. e que mesmo que fossem converter todos os carros do mundo a EVs (impossivel em praticamente 3 continentes) que 13% a menos de co2 iriam compensar alguma coisa, basta nascerem mais 500M de pessoas para esses 13% caírem por terra.
gostava de saber onde foste buscar esses valores. 13%?
São dados publicos, as vaquinhas produzem mais CO2 que isso.
Foi por causa do subsídio de férias!!
Falam da importação e de só termos lixo, mas estive na semana passada em Lyon e o parque automóvel é bem pior do que o nosso!
Há gente que comenta porque ouve dizer que…
E já foram a Espanha também?
Para comentar é preciso ter conhecimento do que se fala!
Ja correi meio mundo, felizmente, e nao é preciso ir la para fora para ver isso.
Tens dados reais, de que temos um parque automóvel velho, e a diesel. São dados reais, não a conversa do café, que é da boca para fora.
Google it
Se calhar fostes a lyon, a uma comunidades portuguêsa, nos chamados bidon vile
Onde é que se compra um eléctrico barato? É que compro um utilitário a gasolina em condições por 2500€. Não dá para mais.
Quem não tem dinheiro compra um zoe ou um twingo eletric sejam duros como eu e tenham dois empregos e poupem
Mas porque raio é haveria de gastar o meu tempo com dois empregos só para poder comprar um carro mais caro? Prefiro ter mais tempo livre e um carro pior.
Falo por mim…. Há quem prefira viver menos para ter mais bens materiais….
Como se todas as soluções passassem por ter um veiculo da classe do Zoe… Também não tenho empresa do papá que me pague um segundo ordenado sem precisar de ir trabalhar.
Então…. Há mercado para todos. Nem toda a gente quer ser escrava do trabalho.
Só temos uma vida, há que aproveitar.
Interessantes falácias.
Na verdade os políticos puxam as cordas e as marionetes obedecem à pauta.
Com a verdadeira poluição, não acabam os governos, pois não lhes interessa:
Indústria pesada, Industria produtiva, Indústria Naval, Marinha mercante e Aviação = Diretamente responsáveis por mais de 90% dos problemas da poluição mundial. Isso não interessa mudar pois é responsabilidade direta dos governos e dos governantes.
É mais fácil manipular as mentes das formiguinhas, para converterem os seus meios de transporte familiar, para a mobilidade elétrica, pretensamente mais ecológica(x) e mais económica(xx), quando:
x – Para fabricar esses veículos produzem poluição equiparável de 8 a 18 anos de utilização(segundo a quilometragem anual) de um Diesel/Gasolina >Euro 4.
xx – Pretensamente mais económicos hoje, quando o seu custo está muito inflacionada na compra, mas ainda mais importante, quando toda a gente já sabe que os custos da eletricidade vão triplicar nos próximos anos.
Béee, Béee, Béee, em fila para a tosquia.
Continuem a comer gelados com a testa e a apoiar a “Racha” Ops! Gretinha.
isso ‘e tudo falso! E ‘e engraçado que falas em manipular as mentes das formiguinhas pq parece ‘es 1 dessas formiguinhas que acreditas naquilo que escreveste! Um pequeno exemplo para por a tua teoria pela santa abaixo.
A poluicao mata pessoas – directamente ou indirectamente. Disso nao ha duvidas. Ora esta no interesse dos governos ter uma população ativa e saudável para poderem continuar a pagar impostos certo? Ora se a poluição mata mais, haverá menos gente a pagar impostos certo?
Documentário: lado negro das energias verdes. https://m.youtube.com/watch?v=stxkY2JelZ0 Acho que vai poupar muita martelada vossa no teclado.
Subscrevo inteiramente.
1 – Apenas estão maioritariamente a relocalizar a poluição.
2 – A transição ecológica é acima de tudo uma transição económica e financeira.
3 – Industria automóvel a reinventar-se pois cada vez estava mais difícil aumentar as margens de lucro unitárias.
4 – Com a tecnologia over-the-air, passaremos a ser mais controlados e a fabricante conseguirá no limite bloquear o carro.
e muito, muito mais haverá para expor…
https://youtu.be/watch?v=stxkY2JelZ0
Aconselho a verem apenas os 1ºs 5 minutos, depois fica ao critério de cada um assistir até ao fim.
Estao a evoluir. Nao entendo qual e o problema. Queres carros a gasoleo podes continuar a comprar. Agora eles estao a puxar pela mudanca porque tem de ser, a Europa esta nas maos de uns quantos produtores de petroleo.
Tudo estava bem enquando a Europa colonizou estes paises e explorou os seu recursos, mas agora se te quereres aquecer no inverno tens de comprar o Gas ao preco que uma meia duzia de senhores querem.
Estas com problemas na exploracao do litio, mas nao tens problemas na exploracao do petroleo? E que tal ires ver imagens do Delta do Niger e o estado que esta por causa do petroleo. Nada que o Homem produz e livre de poluicao.
Transição económica e financeira com a relocalização da poluição para dominar o mundo:
Em pouco mais de 50 anos, a Europa será apenas uma colónia dominada integralmente pela XlNA(proposital).
O domínio já começou há mais de 20 anos e os comércios XlNESES são apenas entrepostos de implantação, estudo e dominação que a XlNA fomentou com a sua estratégia de conhecimento(estudo-spy) e fomentação populacional.
Quando nos tiverem dominado completamente no financeiro(o que está já a acontecer), pela compra das empresas base, distribuição energética, águas, gás, combustíveis, TVs/Mídia, seguros, finança, etc. colocam cá a sua politica definitiva e o seu povo excedente.
Abram os olhos…
Se alguém tem dúvidas, veja isto…
https://www.youtu.be/watch?v=r33VU7NxdxM
Acordem.
É uma boa mudança para um futuro próximo, mas a mobilidade do futuro será muito provavelmente a hidrogénio ou mesmo nuclear…
Aqui no Brasil o principal incentivador da compra do carro elétrico é a Pretrobras